Jornal do Brasil 15.1.74 |
Veja 16.1.74 |
Henry Ford II, o neto de Henry Ford está vindo ao Brasil.
A vinda de Lee Iacocca deu muito resultados e nós acompanhamos essa vista em outro post do blog.
Tem uma foto famosa do Henry Ford II ao lado de um Maverick, mas não foi tirada no Brasil é claro.
Podemos ver que a inserção do Maverick no mercado brasileiro alavancou a Ford por completo e a fábrica de motores também está dando um suporte incrível aos planos de expansão da Ford.
Novos investimentos estão vindo e coisa importantes estão para acontecer, o Chefe não está a passeio.
Folha de S. Paulo 23.1.74 |
A Ford se prepara para enfrentar a concorrência.
Jornal do Brasil 24.1.74 |
Folha de S. Paulo 30.1.74 |
Jornal do Brasil 30.1.74 |
Em junho serão iniciadas as exportações do motor de 4 cilindros, não é o Maverick quatro cilindros será lançado em junho...
Jornal do Brasil 7.2.74 |
Folha de S. Paulo 8.3.74 |
Tabela de preços segundo o jornal Folha de São Paulo
Jornal do Brasil 8.3.74 |
Jornal do Brasil 13.3.74 |
Não era mais intenção da Ford colocar esse motor de 4 cilindros no Maverick. Hoje nós sabemos o que aconteceu, mas na época devia ser uma revolta total porque praticamente a cada 6 meses mudava-se uma estratégia da empresa.
A Ford exportaria os motores que eram testados no Ford Pinto.
O Estado de S. Paulo 17.3.74 |
O Cruzeiro 27.3.74 |
Mais um ponto de vista para analisarmos...
Jornal do Brasil 27.3.74 |
4 Rodas 3.74 |
Essa tabela mostra muitas informações, inclusive que um fusca com moto de moto faz 21 km/l (comédia) mas vou focar no ponto em que o consumo dos carros passa cada vez mais ser um fator preocupante.
A crise do petróleo teve inicio em 1973, nos E.U.A os carros grandes estão perdendo espaço e 1974 o Brasil começa a enfrentar as mesmas situações.
O Cruzeiro 10.4.74 |
Folha de S. Paulo 26.4.74 |
Edição Barbarense 3.5.74 |
Como último a ser lançado, continuam as propagandas do Maverick 4 portas.
O Estado de S. Paulo 26.5.74 |
Folha de S. Paulo 30.5.74 |
Entendi o que o comercial quer dizer, mas não concordo. O correto não seria: Pergunte quanto VALE e não quanto CUSTA? Sugeri esse assunto em uma das aulas de Marketing, mas de qualquer forma o Maverick tinha um preço mais baixo do que as pessoas imaginavam.
Folha de S. Paulo 2.6.74 |
Aí está a repercussão.
O Maverick foi lançado como a fórmula Ford contra a rotina e querer passar a imagem de ser barato ao invés de mostrar realmente seu valor, indica problemas no mercado.
São os primeiro sinais da crise, atacando o Maverick logo em seu 2º ano de vendas.
Jornal do Brasil 12.6.74 |
Teste com o Maverick GT onde em 3 mil quilômetros rodando por vários tipos de estradas e com condições adversas, não apresentou nenhum problema. Esse Maverick já estava com mais de 30 mil quilômetros rodados!
Folha de S. Paulo 12.6.74 |
Um susto.
10 dias sem produzir Maverick. Também acredito que seja por causa da crise. Veja, não é só a gasolina que esta cara, mas tudo que depende do petróleo e isso é a nível mundial.
As vendas diminuíram, cortes são feitos, mas o Maverick resiste mostrando na pista que merece um lugar em sua garagem.
Folha de S. Paulo 12.6.74 |
Essa informação é "nova", A Ford tinha um representante esportivo, a LAG Veículos que tinha como "objetivo de dinamizar e facilitar o apoio ao setor de competições" Muito legal né?
Também reforça que "os 60 HP que elevam a potência do Maverick para 255 HP, são proporcionados pelo equipamento Quadrijetd, que a Ford incluiu em sua linha de produtos normais, criando uma nova versão - ou Variante Esportiva - para o Maverick."
Ainda vem mais Quadrijet por aí...
Folha de S. Paulo 18.6.74 |
Aconteceu fora do Brasil, mas e seus efeitos?
Jornal do Brasil 19.6.74 |
Folha de S. Paulo 23.6.74 |
Eu não iria colocar essa notícia junto com as outras sobre corrida. Lembra-se das corridas que o Maverick Hollywood venceu em 1973? Foram na divisão 1, com carros sem preparação, agora o Maverick está em seu casulo prestes a se tornar o terror das pistas. o Grande Maverick Berta esta sendo preparado... sai da frente! uuuhuhuhuhahahahaaaaa
Jornal do Brasil 3.7.74 |
Aí está a tão esperada Fábrica de Motores.
Não podemos confundir a inauguração da fábrica de motores com o lançamento do Maverick 4 cilindros, pois a princípio a fábrica somente exportaria sua produção.
Folha de S. Paulo 4.7.74 |
Acontecia praticamente uma guerra por causa dos taxis nessa época. O Maverick estava envolvido justamente por ser um dos carros que serviu como Taxi.
O que gostei nessa matéria é que os donos de opala ficariam sem clientes :)
O Cruzeiro 17.7.74 |
Folha de S. Paulo 24.7.74 |
Esses números serão importantes.
O Maverick está bem abaixo das 5500 unidades pretendidas. As vezes acho mesmo que o Maverick nunca foi pra qualquer um....
O Estado de S. Paulo 4.8.74 |
Maverick Quadrijet, novo carro de linha de produção da Ford.
Vamos ver mais pra frente como foi que o Bob Sharp, agora novo piloto para o Maverick Quadrijet, conheceu este carro nas 25 Horas de Interlagos desse ano
O Estado de S. Paulo 15.8.74 |
Certamente, o maior rival do Maverick só poderia ser outro Maverick.
Jornal do Brasil 28.8.74 |
4 Rodas 10.74 |
E quanto segredo não é verdade? Uma hora o motor vai ser feito para o Maverick, outra hora é somente para exportação... mas agora está ficando mais claro, colocaram o motor para testar e em um Maverick de 4 portas, ou seja, peso não deve ser o problema.
O Pioneiro 12.10.74 |
Os primeiros Maverick Taxi saindo da concessionária!
Na frente dos carros esta o cartaz do Teste de Economia. Muito bom!
O Cruzeiro 9.10.74 |
Diário do Paraná 20.10.74 |
Diário de Pernambuco 22.10.74 |
O slogan da Ford continuava o mesmo: Um passo à frente. , mas o do Maverick mudava: Não se mexe em time que esta ganhando.
Diário de Pernambuco 27.10.74 |
Folha de S. Paulo 6.11.74 |
Diário de Pernambuco 24.11.74 |
Essa matéria é importante para conhecer e diferenciar os detalhes dos modelos, mas ao mesmo tempo que bastante coisa mudou, esteticamente o Maverick era o mesmo.
Diário do Paraná 15.12.74 |
O Globo 13.12.74 |
Jornal dos Sports 14.12.74 |
Folha de S. Paulo 18.12.74 |
Esse não era fabricado pela Ford, ficou bem claro, mas pra mim era um carro muito bonito. Foi inspirado no Maverick Hollywood.
Há um tempo, naqueles grupos que a gente fazia no MSN, tinha um rapaz de Lages-SC que encontrou um Maverick 5000 R necessitando muito de um dono atencioso. Lembro que eu tentava convencer ele a deixar o teto solar no carro e que ele dizia que o documento do carro tinha uma particularidade curiosa, que agora não me recordo qual era, lembro que estava com motor falcon e que ele estava reformando aos poucos, só não consigo lembrar o nome dele... se não me engano era Audrey.
Bom, o MSN acabou, perdi contato, mas espero que eles dois estejam bem. Amigo onde você está? Manda noticias!
4 Rodas 12.74 |
4 Rodas 12.74 |
4 Rodas 12.74 |
4 Rodas 12.74 |
4 Rodas 12.74 |
Análise interessante e importante sobre o Maverick. A Ford recomendava que se perguntasse a quem tinha o carro. Tirem suas conclusões.
Já li várias 4 Rodas e espero que seja só uma implicância minha, mas sempre tenho impressão que nem sempre o Maverick é tratado de igual para igual, sempre dão um jeito de dar ênfase em alguma coisa que desfavorece o carro.
Por isso é importante que cada um tire sua conclusão e não apenas pegar a opinião pronta e embalada.
4 Rodas 12.74 |
4 Rodas 12.74 |
4 Rodas 12.74 |
A 4 Rodas disponibilizava a ficha técnica de todos os carros à venda. Aqui vemos o Maverick Quadrijet que já estava na família.
O Cruzeiro 4.12.74 |
Falaremos mais do Salão do Automóvel de 1974 em outra pesquisa.
1974 foi decisivo pois como podem ver, havia o problema da crise do petróleo, as vendas dos carros diminuíram, a fábrica de Taubaté foi inaugurada, o Maverick começou a ser testado com o motor de 4 cilindros, enfim, várias coisas aconteciam enquanto o Maverick ainda se firmava no mercado nacional. Mais páginas foram adicionadas a história do Maverick nesse ano, além das corridas, vamos ver acidentes, crimes e outros assuntos nas próximas postagens. Aguardem!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário