Este blog tem como principal postagem e argumento o
Maverick Quadrijet. Pra mim, defender esse carro virou uma questão de honra,
uma coisa pessoal que eu não admitiria deixar passar despercebida.Isso começou há
mais de 1 ano, veja:
Comecei a partir desse anúncio. A data era 19/4/2013
Fico feliz de ver o resultado das minhas pesquisas. O
Marcelo Hilchchen sempre apoiou. Um Abraço meu amigo!
Aqui vocês poderão ver a pesquisa que fiz provando
que esse carro realmente existiu e que fazia parte da linha de produção da
Ford. Mesmo assim, pouca gente conhece a história desse carro e é por isso que
temos sempre que divulgar essa preciosidade.
Fórum manual do Maverick
Pouco tempo depois da postagem sobre o Quadrijet, saiu um
vídeo no Youtube a respeito desse carro. Fiquei impressionado quando vi que
ainda tinha restado um exemplar para contar a história!
Aqui está o vídeo:
Viram os comentários do vídeo? Passei a ter contato com o Juliano Gonçalves, dono do carro e ele foi me contando os detalhes e a dificuldade de encontrar mais informações. Disse que havia sido o Marcelo Loureiro que havia encontrado o carro e restaurado.
O Marcelo disse que esse carro tinha ficado 30 anos com o mesmo dono, mas antes pertenceu ao Lobo Camilo Christófaro. Deu bastante trabalho convencer o antigo dono a vender, mas uma vez na mão do Marcelo, o Maverick Quadrijet estaria bem cuidado.
O Juliano passou a gostar de carros antigos observando um Maverick e este foi o primeiro que ele comprou. Ele tem outros ícones americanos na garagem, mas nenhum com a raridade e história desse Maverick.
Imagina, o primeiro carro que você compra e já é uma preciosidade dessas! O Marcelo tem faro pra encontrar esse tipo de carro. Ele é o Indiana Marcelo Jones, mas não só de Maverick, já encontrou vários outros carros raros.
Atenção: Vamos
começar a entrar nos detalhes e se você não entender que esse era o modelo
Quadrijet e não um Super, Super Luxo, GT ou LDO, você vai continuar com
dúvidas. Portanto, não fica comparando com outros, o Quadrijet é todo especial
e como esse carro até então é único, pouquíssimas pessoas conhecem seus
detalhes. Tirem suas conclusões com base e não no “achometro”. Já tem bastante
informação a respeito desse carro escrita aqui no blog para as pessoas não
saírem por aí falando que esse carro não é original, que não era de fábrica,
que é todo montado, bla, bla, bla.
Outra coisa, não
confunda o carburador quadrijet, com o Kit Quadrijet e com o Maverick Quadrijet.
Cada um é uma coisa. Se você não entendeu, leia aqui novamente.
Combinado?
Eu já tinha conhecimento do fórum Manual do Maverick e
conforme conversava com o Marcelo, notei que ele era o cara que contava as novidades
sobre o Quadrijet. Tomei a liberdade de copiar seus comentários para que mais
pessoas possam ver.
Segue:
User SL
Mensagens: 36
Data de registro: 14
Jul 2008, 17:25
Localização: vitória
Amigos do Forum...é com grande
satisfação que informo que acabamos de adquirir um legitimo QUADRIJET...
agora poderemos solicionar diversas dúvidas quanto a essa versão;
trata-se de um legítimo GT 77 (ultimo ano da série como algumas suposições), originalmente era marrom florentino metálico (PO) mas foi pintado de vermelho a quase 10 anos...
-o carro é extremamente integro e original (obs.: cor/rodas) esta com 63 mil km rodados, ficou com o segundo dono por 30 anos
-seu primeiro dono também foi um piloto da stock car, o CAMILLO CRISTÓFALO
-o motor ainda e confirma todos os itens ja citados (coletor com dupla entrada/quadrijet holley 650 mecãnico, admissão edelbrock F4B, tucho sólidos, radiador de óleo, radiados colméia tripla, diferencial 15x43 blocado, descarga dimensionada/kit de manômetros...
e mais algumas perfumarias de época como rádio mecca/ bancos originais modificados o enconsto e forrados com couro de bufalo etc...
oque foi o motivo de grande controvérsias, quanto a identificação da série...o mesmo possuia emblemas laterais como os mostrados no inicio pelo chará Marcelo casagrande, ms como eram de acrílico e foram perdidos...GRAÇAS A DEUS AINDA POSSUI A PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DA SÉRIE E DA PREPARADORA NA COLUNA DA PORTA DO MOTOTISTA A C-A-L-T-A-B-I-A-N-O (preparadora oficial da ford)
como um "tarado" por maverick, assim que fiquei sabendo da procedência deste carro fui ao estado vizinho e me deparei com um carro extremente bem cuidade (para minha surpresa), e oque tinha ideia de um maverick modificado (quadrijet, comandinho...arroz com feijão)
era na verdade, o TAL DO MAVERICK QUADRIJET (ainda mais levando em conta ser um GT e o ano 77) o 'último dos moicanos"...rsrs
agora poderemos solicionar diversas dúvidas quanto a essa versão;
trata-se de um legítimo GT 77 (ultimo ano da série como algumas suposições), originalmente era marrom florentino metálico (PO) mas foi pintado de vermelho a quase 10 anos...
-o carro é extremamente integro e original (obs.: cor/rodas) esta com 63 mil km rodados, ficou com o segundo dono por 30 anos
-seu primeiro dono também foi um piloto da stock car, o CAMILLO CRISTÓFALO
-o motor ainda e confirma todos os itens ja citados (coletor com dupla entrada/quadrijet holley 650 mecãnico, admissão edelbrock F4B, tucho sólidos, radiador de óleo, radiados colméia tripla, diferencial 15x43 blocado, descarga dimensionada/kit de manômetros...
e mais algumas perfumarias de época como rádio mecca/ bancos originais modificados o enconsto e forrados com couro de bufalo etc...
oque foi o motivo de grande controvérsias, quanto a identificação da série...o mesmo possuia emblemas laterais como os mostrados no inicio pelo chará Marcelo casagrande, ms como eram de acrílico e foram perdidos...GRAÇAS A DEUS AINDA POSSUI A PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DA SÉRIE E DA PREPARADORA NA COLUNA DA PORTA DO MOTOTISTA A C-A-L-T-A-B-I-A-N-O (preparadora oficial da ford)
como um "tarado" por maverick, assim que fiquei sabendo da procedência deste carro fui ao estado vizinho e me deparei com um carro extremente bem cuidade (para minha surpresa), e oque tinha ideia de um maverick modificado (quadrijet, comandinho...arroz com feijão)
era na verdade, o TAL DO MAVERICK QUADRIJET (ainda mais levando em conta ser um GT e o ano 77) o 'último dos moicanos"...rsrs
ou melhor, acho que podemos
considerar um "brazilianmuscle", foi oque esse carro significou para
sua época...
como o ex-dono me disse, entre os vários antigos importados e nacionais que teve (mach 1 351/ camaro 327 / charger...) esse maverick sempre superou estes outros. fora uma corvettestingray 74 conversível com 40 mil milhas originais que ainda conserva em sua garagem!!
para os amigos do forum, estou a disposição para esclarecer qualquer duvida...logo vou iniciar a restauração do maverick para o novo proprietário e grande amigo e grande adimirador desse carro...
vou volta-lo a cor original (faixas, rodas etc...) e fazer uma revisão geral no motor que ainda se encontra na forma original!!
coloquei algumas fotos do carro no meu orkut (marlousilver@hotmail.com) e estão abertas a todos!!
abs!!
como o ex-dono me disse, entre os vários antigos importados e nacionais que teve (mach 1 351/ camaro 327 / charger...) esse maverick sempre superou estes outros. fora uma corvettestingray 74 conversível com 40 mil milhas originais que ainda conserva em sua garagem!!
para os amigos do forum, estou a disposição para esclarecer qualquer duvida...logo vou iniciar a restauração do maverick para o novo proprietário e grande amigo e grande adimirador desse carro...
vou volta-lo a cor original (faixas, rodas etc...) e fazer uma revisão geral no motor que ainda se encontra na forma original!!
coloquei algumas fotos do carro no meu orkut (marlousilver@hotmail.com) e estão abertas a todos!!
abs!!
me desculpem pelas palavras
trocradas...imaginem como estava ancioso para chegar aqui e contar essa
novidade,
como disse antes, para mim maverickeiroduente é comparável a um pirata encontrando um tesouso!! rsrs
foram quase 3 meses de negociação, não é nada facil tirar um "bem" (acho estava muito além disso para o ex-dono) que o conservou e vivenciou aquilo por 30 anos e tinha conhecimento de toda procedência do carro e seus itens que o diferenciavam, a questão do "valor" de um carro destes, isso é, se um carro destes tem algum "valor", ja fazem idéia de como foi para adquiri-lo!
algumas frases não esqueço (rsrsrsrsrs...)
-"cuidado com esse carro, da 100 de primeira"...rs
-"cuidado com as curvas, ele é blocado aeja viu né"...rs
-" não vendo esse carro para qualquer um..." rs
além de descrever item por item da preparação daquele carro...passou um filme em minha cabeça quando fui informado que assim que o carro iria ser tirado da sua garagem, apenas virou as costas e cabisbaixo entrou para casa para não ver o carro indo embora, dizendo que não "aguentaria ver seu maverick ir embora"!
nem quero pensar se ao invés dele, fosse eu me desfazendo de um bem que virou um membro da família!
vou baixar a resolução das fotos e postalas aqui no forum!!
abs!!
como disse antes, para mim maverickeiroduente é comparável a um pirata encontrando um tesouso!! rsrs
foram quase 3 meses de negociação, não é nada facil tirar um "bem" (acho estava muito além disso para o ex-dono) que o conservou e vivenciou aquilo por 30 anos e tinha conhecimento de toda procedência do carro e seus itens que o diferenciavam, a questão do "valor" de um carro destes, isso é, se um carro destes tem algum "valor", ja fazem idéia de como foi para adquiri-lo!
algumas frases não esqueço (rsrsrsrsrs...)
-"cuidado com esse carro, da 100 de primeira"...rs
-"cuidado com as curvas, ele é blocado aeja viu né"...rs
-" não vendo esse carro para qualquer um..." rs
além de descrever item por item da preparação daquele carro...passou um filme em minha cabeça quando fui informado que assim que o carro iria ser tirado da sua garagem, apenas virou as costas e cabisbaixo entrou para casa para não ver o carro indo embora, dizendo que não "aguentaria ver seu maverick ir embora"!
nem quero pensar se ao invés dele, fosse eu me desfazendo de um bem que virou um membro da família!
vou baixar a resolução das fotos e postalas aqui no forum!!
abs!!
amigos...
estou finalizando a restauração do maverick 4jet (caltabiano)...logo vou postar mais fotos e mais coisas sobre o carro!!
Vou ter que refazer o escapamento do carro por completo pois esta bem oxidado, mas tenho que localizar que tipo de abafador é este que foi utilizado na época (acho que é de de algum carro nacional de pequeno porte...), alguem conhece essa peça?
[img]http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7517[/img]
gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7516
[/img]
[img]http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7515[/img]
[img]http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7518[/img]
abs!!
estou finalizando a restauração do maverick 4jet (caltabiano)...logo vou postar mais fotos e mais coisas sobre o carro!!
Vou ter que refazer o escapamento do carro por completo pois esta bem oxidado, mas tenho que localizar que tipo de abafador é este que foi utilizado na época (acho que é de de algum carro nacional de pequeno porte...), alguem conhece essa peça?
[img]http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7517[/img]
gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7516
[/img]
[img]http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7515[/img]
[img]http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=7518[/img]
abs!!
Que história! Quando o Marcelo me explicou parece que minha
cabeça se abriu para um novo mundo, um mundo em que o Maverick Quadrijet
existia. Nessa época, eu já tinha feito a pesquisa sobre o Quadrijet, mas agora
eu precisava contar a história desse carro. Tentei fazer uma entrevista com o
Juliano, mas as tarefas do dia a dia e as gêmeas que chegaram, tiraram todo o
tempo dele. Eu sempre o perturbava rsrsrsr, ainda bem que ele não ficou bravo
comigo. Foi por isso que não poderia perder a oportunidade de comparecer ao
encontro em Campos do Jordão, onde o Maverick Quadrijet apareceria no estado de
São Paulo pela primeira vez após sua restauração. O Juliano lembrou de mim e
avisou na terça feira a noite que iria. Minha ansiedade era tanta que só
consegui dormir direito na quinta feira.
Para saber como foi o encontro, clique aqui.
Ok, muito texto e tal, mas me dá imagens! Quero imagens!
Separei o antes do depois. Vejam:
Antes:
depois
antes
depois
antes
depois
antes
depois
antes
depois
antes
depois
antes
depois
antes
depois
antes
depois
antes
depois
Nem preciso apontar os detalhes que diferenciam o modelo
Quadrijet do Super, do Super Luxo, GT e LDO. O Marcelo descreveu tudo como
vimos acima.
De volta ao encontro....
O pessoal chegou com o carro e a minha alegria foi de 0 a
100 km/h em 7 segundos, igual o Maverick QuadrijetJ
Eu dentro do guincho olhando pra fera na plataforma
Confiram os vídeos:
Após ser carregado por aproximadamente 800 km desde Vitória no
Espírito Santo, o Maverick Quadrijet tocava as terras paulistas.
Depois, o Marcelo abriu o capo e ligou o cabo da
bateria. Aquele motor fantástico me hipnotizava. A única coisa que eu falava
era “nossa” e a Fabíola pode comprovar isso kkkkk.
Aqui o Marcelo iria levar o Maverick ao lugar onde ficaria
exposto. O Juliano com seu coração enorme, disse: “vai lá com ele Juninho,
entra lá”. Apertei o REC e segurei a emoção. O vídeo ficou curto, mas o Marcelo
mostra os detalhes e raridades internas que esse carro possui.
O Maverick não queria ligar, dava partida mas morria. Aí que
veio a piadinha que Campos do Jordão é frio e o Marcelo completou que Maverick
é bom frio mesmo kkkkkk
Mais tarde, fomos avisados que um cabo de vela estava solto...
Demos a volta no quarteirão, mas não achamos vaga. Desci e o Juliano embarcou.
Já estacionado, me juntei a equipe e começamos a limpar o carro e deixar pronto para a exposição. A verdade é que eu mais babava e falava “nossa” do que ajudava, mas foi legal.
Aproveitei a pergunta do Nilo, para fazer esse vídeo em que
o Marcelo explicava os detalhes da mecânica. A primeira coisa que ele disse e
que não saiu no vídeo, foi a respeito do coletor Edelbrock F4B
Durante o 1ª dia, passou por nós o Arnaldo Di Genova Junior,
piloto da época que conviveu com grandes nomes do automobilismo brasileiro,
inclusive o Camilo Christófaro. Nós alugamos e abusamos da boa vontade do
Arnaldo, fizemos várias perguntas sobre o carro, suas características e
particularidades e ele confirmou tudo: O radiador de óleo, o radiador de água
preparado pra evitar o superaquecimento, a caixa de direção, o diferencial
blocado.... Foi uma satisfação enorme conhecê-lo. Aprendemos muito.
Uma situação importante que aconteceu foi quando vimos umas
pessoas de prancheta na mão anotando alguma coisa sobre os carros. Nos demos
conta de que se tratava dos juízes, jurados, fiscais ou seja lá como se chama.
Mesmo não sendo o dono do carro, eu me senti muito tenso, até que consegui
falar com o fiscal (estava com medo de acabar estragando tudo kkkk). Ele disse
que o coletor de admissão não era o original, devia ser da Motorcraft, mas
peguei a revista Auto Esporte e mostrei não só a foto do coletor, mas também o
texto que diz Edelbrock. (baixe a QuatroRodas e a Auto Esporte) Ele disse que estava acompanhando a história desse
carro, acredito que pelo Manual do Maverick, mas eu tinha que defender esse
carro.
Eu tinha certeza do que estava falando e não ia me dar por
vencido. Nesse momento entrou a questão de honra. Não era só a história do
Maverick Quadrijet que estava em jogo, mas todo o meu trabalho de pesquisa.
Após uma rápida conversa, o juiz e eu chegamos a um acordo, ele anotou o
endereço do meu blog e elogiou bastante o carro.
E foi assim os 3 dias que estive lá. Muitas pessoas tentando
entender o que aquele Maverick tinha de diferente, vários elogios... Tirei
bastante foto J
Outros detalhes que devemos levar em conta:
A cor desse carro é a Marron Florentino Metálico, cor que só
era utilizada nos carros de luxo. Como o Maverick LDO (inclusive tinha um LDO
na mesma cor no evento).
Os relógios abaixo do painel, só poderiam sair de fábrica
também, pois eram e continuam sendo muito exclusivos.
Aí tem o escapamento, rodas traseiras com tala maior, panela
do filtro de ar, frisos pretos, radiador de óleo, bobina Accel e platinado
ainda funcionando....
Deu pra ver que não foi o caso de o Kit Quadrijet ter sido
instalado no motor, muito menos o caso de instalarem o motor com o Kit Quarijet
no Maverick. Esse carro é com certeza um Maverick Quadrijet completo.
É evidente que o fato do Camilo Christófaro ter sido o
primeiro dono contribuiu bastante para as características do carro.
Podemos ver o trabalho de restauração fiel que o Marcelo fez.
Não entendi porque esse carro não ganhou o prêmio no encontro. Foi o carro de
linha de produção mais potente do Brasil, com sucesso garantido nas pistas.
Era com o Maverick Quadrijet que os pilotos José Carlos
Pace, Paulo Gomes, Marivaldo Fernandes, Fabio Crespi, Bob Sharp e outros grandes
nomes conquistaram suas vitórias. Além de tudo isso, ainda tem o fato de esse
carro ter ficado perdido na história. Não havia praticamente informação nenhuma
sobre ele, mas ele está aí e é por isso que escolhi esse título: O Ford
Maverick Quadrijet Vive. Não importa qual outro carro estivesse presente, o
Quadrijet era famoso nas ruas e pistas, precisou até ser banido das pistas pois
o Opala não estava dando conta. Foi sua primeira aparição em um grande
encontro... era pra ter ganho, mas talvez por ainda não haver uma divulgação
maior sobre sua história que ele tenha ficado sem o título.
Você ainda tem dúvidas? Essa semana mostrei as fotos pelo
Facebook e após, mais pessoas duvidarem e tirarem conclusões precipitadas, o
Marcelo contou novamente a história. Vejam:
Marcelo Loureiro Amigos a cerca de 7
anos começamos a juntar informações sobre esse modelo, suas diversas
configurações e series, através do forum manual do maverick e orkut (comunidade
Maverick gt v8)...foi o primeiro meio a localizar e divulgar informações como o
complemento da tabela de cores e dados de plaqueta que até então era muito vago
e só tinha do início de fabricação! Enfim, boa base de informação que se tem
hoje sobre esse modelo vieram desse meio!
Participo destes grupos desde o início e sempre me atentei a modelos e configurações diferentes (ja foi muita estrada até mesmo quando eram apenas boatos rs)..Também a tempos, pesquisei sobre essa série que até era é uma "lenda", tenho todo material dE revistas de época que se tem informação sobre essa série, posso afirmar que a ford utilizava a caltabianoveiculos (famosa por patrocinar alguns pilotos nas divisões e pelas alterações em veiculos para revenda) para comercializar esse carros montados ou os kita de preparações existentes
Participo destes grupos desde o início e sempre me atentei a modelos e configurações diferentes (ja foi muita estrada até mesmo quando eram apenas boatos rs)..Também a tempos, pesquisei sobre essa série que até era é uma "lenda", tenho todo material dE revistas de época que se tem informação sobre essa série, posso afirmar que a ford utilizava a caltabianoveiculos (famosa por patrocinar alguns pilotos nas divisões e pelas alterações em veiculos para revenda) para comercializar esse carros montados ou os kita de preparações existentes
*kit
Um amigo me informou desse carro que estava em porto seguro e tinha procedência, fui o mais rápido possível conferir de perto...me atentei a todos os ítensja discutidos no forum (f4b, holley, purificador dupla entrada...kit accel (bobina, platinado e condensador) etc...
Tratava se de um carro segundo dono com apenas 63 mil km rodados (camillocristofaro 77-79, eduardo 79-2011), alterado externamente (5 cores diferentes sobrepostas, mas mecânica e interior excelentes...
Me atentei a outros itens como o kit de manômetros smiths, radiador de óleo...
Outro detalhe sao os bancos, sempre foram exatamente como estão segundo o antigo proprietário (são os originais feito trabalho no encosto e forrados em couro de bufalo), além de outros acessório como buzina fiam, antena truffi, toca fitas de época
Um amigo me informou desse carro que estava em porto seguro e tinha procedência, fui o mais rápido possível conferir de perto...me atentei a todos os ítensja discutidos no forum (f4b, holley, purificador dupla entrada...kit accel (bobina, platinado e condensador) etc...
Tratava se de um carro segundo dono com apenas 63 mil km rodados (camillocristofaro 77-79, eduardo 79-2011), alterado externamente (5 cores diferentes sobrepostas, mas mecânica e interior excelentes...
Me atentei a outros itens como o kit de manômetros smiths, radiador de óleo...
Outro detalhe sao os bancos, sempre foram exatamente como estão segundo o antigo proprietário (são os originais feito trabalho no encosto e forrados em couro de bufalo), além de outros acessório como buzina fiam, antena truffi, toca fitas de época
Quanto ao emblema se
acompanharem o forum, um amigo que em muito acrescentou nas pesquisas
(marcelocasagrande), ainda tem um emblema desses original guardado (era de um
carro com preparacão que possuía, que foi de bob sharp)
Lembrando que o carro é um legítimo GT V8, cor
original de plaqueta marrom fiorentino e diferencial x (2,87)
Penso eu, esse carro ser um dos ultimos com essa configuração ou um carro de encomenda, pois além da cor "exotica" nos gts, a gama de preparação, perfumarias e acessórios oferecidos na caltabiano contidos nesse carro!!!
(obs. O único acessório que acrescentei foi o spoiler original de época dos carros de pista, essa peca não tem nenhum tipo de acabamento nas abas e parte interna como os reproduzidos atualmente)
Esse carro veio com o forro de teto ainda na cor preta, retrovisor gt cônico, todos os frisos da carro na cor preta além do cofre do motor (copiando carros americanos ou de pista)
Penso eu, esse carro ser um dos ultimos com essa configuração ou um carro de encomenda, pois além da cor "exotica" nos gts, a gama de preparação, perfumarias e acessórios oferecidos na caltabiano contidos nesse carro!!!
(obs. O único acessório que acrescentei foi o spoiler original de época dos carros de pista, essa peca não tem nenhum tipo de acabamento nas abas e parte interna como os reproduzidos atualmente)
Esse carro veio com o forro de teto ainda na cor preta, retrovisor gt cônico, todos os frisos da carro na cor preta além do cofre do motor (copiando carros americanos ou de pista)
Não tem como
negar..... É o Maverick Quadrijet sim!
Quatro Rodas 12.74 |
Quer mais
informação sobre o Maverick Quadrijet? Eu tenho para mostrar.
Estado de S. Paulo 26.5.74 |
“A
comercialização e montagem desse kit é feita através de uma firma autorizada pela
fábrica, a LAG (Luis Antônio Greco) Acessórios e Representações Ltda.”
Viu, não era
só a Caltabiano.... Nesses casos, essas empresas funcionariam praticamente como
uma extensão da linha de montagem de Ford.
Folha de S. Paulo 12.6.74 |
“Essa potência
adicional pode ser incluída aos motores convencionais dos carros Maverick de
duas e quatro portas”
Até um
Maverick sedan super com motor V8 (que era opcional) poderia ser um Maverick
Quadrijet. O Maverick do Juliano, é LB5E de plaqueta!
“A LAG que
agora funciona ativamente como um novo departamento da Ford”.... “Por
intermédio da LAG......a Ford passará a centralizar toda sua atividade
esportiva, com o objetivo de dinamizar e facilitar o apoio ao setor de
competições.”
A LAG era a
Ford, fora da Ford.
Diário do Paraná 16.6.74 |
Estão vendo?
Mais jornais comentando o mesmo assunto. Eu acredito nesses jornais. E você?
Estado de S. Paulo 4.8.74 |
Não preciso
transcrever tudo. Mas vejam e comparem com o carro do Juliano. É o Maverick
Quadrijet.
Aí vemos que o Bob Sharp não perdeu tempo e trocou o Opala por um
Maverick Quadrijet. Sábia decisão!
Alguém aí
viu alguma notícia da Caltabiano?
Estado de S. Paulo 15.8.74 |
Ahhh Aí
está!
A LAG e a
Caltabiano estavam envolvidas junto com a Ford na montagem do Maverick
Quadrijet. Se você notou, o primeiro anuncio lá no em cima a respeito do
Quadrijet era da Cia. Santo Amaro de Automóveis.
Satisfeito?
Tá, mas
quantos foram produzidos? Chegou a ser homologado? Até que ano foi fabricado?
Folha de S. Paulo 31.7.74 |
"A Ford
informou também que, além de incluída agora em sua linha de produtos normais, a
versão Quadrijet já teve bom número de encomendas, atingindo 48 unidades
vendidas, e deve ser homologada nos próximos 60 dias pela CBA (Confederação
Brasileira de Automobilismo)."
Até então
foram 48 unidades. Acredito que estão se referindo a 48 Maverick Quadrijet
mesmo, e não aos Kit e motores com o Kit.
E a homologação?
Se preferir,
leia como foi as 25 horas de Interlagos de 1974.
Estado de S. Paulo 27.6.74 |
“O último
item analisado nessa reunião foi o que se refere às homologações de motores,
confirmando-se a existência de no mínimo mil (1.000) unidades para a divisão 1
e cem (100) unidades para as variantes destinadas a competições, que são apresentadas
pelas fábricas.”
Acredito que
tanto o Quadrijet como o 250-S entraram nesse caso das 100 unidades. E é claro
foram homologados.
Até quando foi fabricado?
Começou em
maio/junho de 1974 e o Maverick do Juliano que falei aqui é de janeiro de 1977.
Não tenho como dizer precisamente até qual ano foi, mas com certeza esse foi um
dos últimos.
Imagina assim: O Maverick Quadrijet era principalmente
voltado para as corridas, então porque montá-lo com todos os requintes do Super
Luxo ou toda a esportividade do GT? Tudo seria arrancado para poder voar nas
pistas. Pra que uma cor de luxo em um Maverick Quadrijet? Pra que montar em um
chassis LB5E? Não faz sentido? Pelo contrário, isso mostra a influência que o
Camilo Christofaro tinha em encomendar um carro com as características que bem
entendesse. Esse era o carro que ele usava no dia a dia!
Vejo que o Maverick Quadrijet não foi fabricado para durar
muitos anos, com certeza eles iriam acabar nas pistas. Em algum acidente,
alguma quebra séria do motor.... Entende? O Marcelo não encontrou um Maverick,
encontrou o item mais importante do automobilismo nacional depois do Maverick
Berta Hollywood. O Juliano apostou na ideia e hoje nós estamos aqui
evidenciando cada prova da existência desse carro.
Estou muito orgulhoso, me sinto ótimo! Enquanto o Marcelo
pesquisava tudo isso antes mesmo de eu saber o que era Maverick, comecei minhas
pesquisas paralelas e hoje conseguimos juntar tudo e com o carro ainda para
provar. Só não aceita quem não quer, quem não lê, quem não gosta, quem tem
inveja, quem não está nem aí pra história....
Talvez um dia esse carro apareça em algum programa na
televisão, espero que apareça mesmo. Tem gente que aceita mais fácil quando é a
televisão que passa a informação.
Pra mim a melhor coisa que esse carro poderia ter, era um
dono como o Juliano. Um cara muito legal, companheiro, que põe a mão na massa,
que faz questão que as pessoas a sua volta se sintam bem. Se não fosse um dono
assim, nunca que eu teria acesso a esse carro da forma que tive e a história
dele estaria comprometida.
Se não bastasse um cara como o Juliano, ainda tem o Marcelo.
Gente finíssima, humilde em perguntar, paciente em explicar e ouvir, um talento
enorme para restaurar e manter tudo funcionando.
Independente do carro foi muito bom conhecê-los. Eu sempre
digo que o Maverick une as pessoas, mas se elas não forem boas... aí não tem
jeito. Obrigado por tudo!
Que essa pesquisa sirva para tirar todas as dúvidas que
tenham ficado durante esses anos. Acredito que ainda vai aparecer mais
informação e a cada dia mais pessoas vão aceitar e divulgar essa história.
Obrigado a todos que me ajudaram e que se envolveram. Fiquem com mais fotos desse ícone.
Ford abraço pessoal!
Ford abraço pessoal!
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
Pra quem quer saber a história por trás da história.
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
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Parabens pela pesquisa...
ResponderExcluirshow de bola, bela maquina e com certeza uma realidade.!!!!
Fala Anderson! Obrigado amigo, é um carro incrível mesmo.
ExcluirPrecisamos contar a história dos seus GT heim.
Abraço!
Parabéns Juniho, BELA historia e belo Maverick!!!
ResponderExcluirBom dia! Seja sempre bem vindo.
ExcluirObrigado, continue acompanhando o blog.
Abraço!
Parabéns pela reportagem, é bom saber q realmente existe o Maverick Quadrijet, e q se encontra totalmente restaurado e original como veio ao mundo.
ResponderExcluirParticipava do Forum manual do Maverick e me lembro q em um comentário alguém disse q os Quadrijet's usavam o filtro de ar com duas bocas, (ja os outros com motor V8 tinha apenas uma boca no filtro de ar) deu pra entender??? hehehe
Estou querendo dizer q no Rio de Janeiro tem dois Maverick's com o mesmo estilo de filtro de ar mas desconheço a historia desses dois carros, um é o famoso Maverick Spiller e o outro é um GT fase II de cor azul e com faixas pintadas num tom de azul mais escuro, esses dois Maverick's tem o mesmo visual de motor mas não sei se eles são Quadrijet's.
Abç
Bom dia! Seja sempre bem vindo.
ExcluirObrigado. Realmente o Marcelo fez um trabalho excelente nesse carro e o Juliano quis que tudo ficasse original. Ficou perfeito.
Você é das mais antigas que eu então rsrsr, isso é legal, seu falar alguma esteira, por favor me corrija.
Poxa que legal, tenta descobrir mais informações sobre esses carros.
Ford Abraço!
Parabéns pela pesquisa Juninho! E parabéns ao Juliano pelo belíssimo exemplar que ele tem em mãos.
ResponderExcluirEu não vejo nada de errado nesse exemplar ser um 62D (GT), pois o interessado poderia muito bem querer um carro bem acabado e de desempenho excepcional.
Eu tenho um GT 74, fabricado em dezembro de 73, com kit Quadrijet instalado posteriormente. Posso assegurar que o carro anda muito.
Abraços.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
Reinaldo!
ExcluirBom dia! Seja sempre bem vindo.
Lembro de comentários seus no blog do Cuti: meusdodges. Te ver por aqui é uma honra!
Obrigado!
Ah ta vendo? falar com quem conhece é outra coisa. O seu temo Kit entao? Muito bom!
Já contou sobre ele no seu blog? precisamos divulgar.
Ford abraço amigo!
Já sim Juninho, no meu blog tenho algumas postagens sobre o GT, inclusive com link para a matéria que o Renato Bellote fez com ele no site Garagem.
ExcluirAbraço.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
kkkkkkk Claro, nossaa... essa dupla personalidade que as contas do google e do facebook nos fazem ter é complicada. Valeu Reinaldo, foi mal pleo branco que me deu. Abraço amigo!
ExcluirJuninho, sou o Marcelo Casagrande,parabéns pela pesquisa,se não fosse você acho que nunca saberíamos a verdade! Notei uma semelhança, nos 2 mavericks Quadrijet , o que foi meu e antes pertenceu ao primo do Bob Sharp e o do Marcelo eles tem a mesma cor de fabrica, marrom metálico, segundo o Bob ele e o seu primo Billy escolheram o carro a dedo no patio da fabrica da ford, e era uma cor especial, que não fazia parte do catalogo de cores do maverick.
ExcluirMarcelo Casagrande....Marcelo Casagrande!
ExcluirVocê participou do forum sobre o Maverick Quadrijet! Que legal, seja bem vindo e obrigado pelo comentário.
Eu fiz o que estava ao meu alcance. Você desvendou muitos mistérios do Maverick e pra mim é um prazer fazer parte desse grupo de pessoas.
Desse seu Maverick não sobrou muita coisa não é? Que eu lembre o motor foi pra outro carro e o monobloco eu não me recordo...
Enfim, parabéns e obrigado por compartilhar conosco, espero vê-lo em novos comentários.
Ford Abraço!
Obrigado Juninho, acompanhando sempre suas pesquisas e juntando o quebra cabeças ,agora sei passo a passo toda verdade e não tenho mais duvidas, o maverick que foi meu, era um Quadrijet de fabrica! Veja 1- Ano 74 mod.75 comprado direto da fabrica. 2- Quadrijet instalado pela LAG divisão da fabrica responsável pela produção do maverick Quadrijet.
ExcluirEu fico muito feliz quando a historia do Maverick vai deixando de ser um mistério. As minhas pesquisas sobre o Quadrijet são as mais acessadas aqui no blog.
ExcluirPodemos dizer então que na "história moderna" do Maverick, existiram pelo menos 2 sobreviventes. Vamos continuar procurando pelos outros!
Ford abraço amigo.
E Esse ? Há registro ?
ResponderExcluirhttp://www.carrosinuteis.com.br/que-carro-ha-aqui/
Eu tinha visto esse link quando fiz minha pesquisa, mas por não ter mais detalhes, não levei em frente. Você conhece esse carro? Poderia dar mais informações? Obrigado.
ExcluirLendo sobre o Quadrijet aqui nesse post, me lembrei desse carro, nesse Blog, não sei mais do que diz no post sobre o carro, mas o cara que "achou" ele, está no Facebook.... Mas me chamou um detalhe, me parece que o filtro de ar é diferente desse do ES.
ExcluirExatamente. Dá pra ver que esse do blog não tem o radiador de óleo tambem. Precisamos de mais detalhes pra poder comprovar se é realmente um Maverick Quadrijet ou apenas um Maverick com carburador quadrijet. Estou tentando localizar esse carro, vamos ver o que aparece. Valeu!
ExcluirMe envia um e-mail, canibal75@yahoo.com.br , abraço !!!!
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