segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Ford Maverick BOSS 429 Kar-Kraft

O Maverick foi feito para ser a Máquina Simples, um carro para o dia a dia de baixa manutenção, econômico e resistente. Mesmo assim, a Ford desenvolveu vários carros conceito com base no Maverick, vislumbrando um potencial até o momento não explorado.

Hoje vamos falar de mais um desses casos, o Maverick que recebeu da Kar-Kraft o que havia de melhor na Ford: O motor V8 429 BOSS 





A Kar-Kraft era uma empresa independente e atuava no ramo de preparação de veículos, mas só tinha uma cliente, a Ford Motor Company com seu programa Ford Special Vehicles durante 1962 e 1970. Entre os seus trabalhos mais conhecidos, estão o desenvolvimento do Ford GT40 e a criação do Ford Mustang BOSS 429. A Kar-Kraft teve um peso muito grande nas conquistas da Ford nas pistas. Juntos fizeram coisas grandiosas.


A Ford foi a grande responsável por introduzir o motor V8 em carros com larga escala de produção em 1932.
Nos anos 60, a Ford ia às corridas com o seu V8 289 que em seguida foi melhorado com o grande Carrol Shelby. O V8 427 também era outro monstro sob o capô dos Ford principalmente na Nascar. Apareceram também o V8 302 e o V8 351, dois outros grandes sucessos tanto nas pistas quanto nas ruas.
Durante 1969, chegava o mais brutal motor V8 que a Ford poderia ter. Já existia o 429 4V, o 429 4V Cobra, o 429 4V Cobra Jet Ram-Air e agora chegava o patão: 429 4V BOSS.

Veja:



Ford 8.1969

Ford - 1970



Sim, ele tem cabeçote de alumínio, carburador de corpo quadruplo (quadrijet) e outras coisinhas que o fazem desenvolver 375 cavalos. (poderia até ser mais potente, mas a Ford quis assim...)
Essa obra de arte estava no topo da cadeia alimentar e representava o melhor que a Ford tinha em questão de motor.


Mustang Boss 429

O Mustang recebeu o motor e seu nome. Ele é considerado até hoje como o Mustang mais icônico de todos.


Bom, mas e o Maverick? Onde ele se encaixa?


É meus amigos... Durante muito tempo guardei aquela primeira foto do Maverick vermelho(?). Eu não sabia do que se tratava, mas senti que envolvia algo especial. Não saí falando pois ainda não tinha a história completa, fui paciente e continuei pesquisando. As pistas foram aparecendo e ontem tudo se encaixou.

O livro Kar-Kraft: Race Cars, Prototypes and Muscle Cars of Ford's Special Vehicle Activity Program traz todas as histórias e modelos feitos e/ou modificados pela Kar-Kraft.


Kar-Kraft Race Cars, Prototypes and Muscle Cars of Ford's Special Vehicle Activity Program

Ele traz duas histórias interessantes para nós, o Maverick BOSS 302 e o Maverick BOSS 429. Por enquanto veremos apenas o último.

E aqui está:

Maverick Boss 429 Kar Kraft


Fantástico!!!

Na foto de frente traz a seguinte legenda:

"Para manter os custos baixos, as modificações na aparência foram mínimas e peças de produção foram usadas sempre que possível. O scoop do capô parece ser uma peça do Mustang BOSS 429 . Uma possível intenção do projeto era avaliar uma execução potencial de 50 unidades. Provavelmente Bringhton construiu os carros. Jim Manson moveu os recuo interno do paralama traseiro para dentro para limpar os pneus."


Podemos notar que ele está mais para um carro de arrancada do que de rua. Vemos uma gaiola interna de proteção, talvez um contagiros no painel, pneus e rodas especiais.

Sobre a segunda foto:

"A sujeira por baixo indica que o Maverick viu muitos testes de pista. Onde e por quem não está claro. O eixo traseiro é peculiar para um carro de arrancada com um motor big block. Não é o diferencial de 9 polegadas geralmente usada em tal carro"


Vemos também as duas saídas do escapamento e até um amassadinho na tampa do porta malas :)


A foto do motor:

"Modificar e fortalecer as estruturas da torre abriu espaço para o motor BOSS 429. Observe as costuras totalmente soldadas nas torres do amortecedor. Tal como acontece com o Mustang BOSS 429, todos os componentes da suspensão dianteira se encaixam totalmente nos para-lamas."

Um trabalho enorme e cirúrgico que só essa equipe de profissionais poderia executar.


O livro ainda traz as informações:

"O termo "BOSS 429 Maverick" é um pouco enganador. A Kar-Kraft construiu um Maverick de arrancada sob a supervisão de Jim Mason. O projeto do carro modificado "tamanho único" acomodava motores Ford de qualquer tamanho, desde o 289 até o BOSS 429 e o SOHC. Este foi possivelmente um exercício para ver o que seria necessário para criar um "carro kit" de corrida de arrancada. Compre o carro, acrescente um motor de sua escolha e vá correr. 
Os carros não puderam ser certificados ou vendidos para uso nas ruas e podem ter sido usados ​​apenas para pilotos selecionados.
Jim Mason lembra que o carro foi para Eddie Schartman, mas ele não tem detalhes além disso. Como costumava acontecer, uma vez que um projeto era concluído e saía da loja, Kar-Kraft não tinha mais nada a ver com isso. Schartman supostamente correu com o carro, ou outro semelhante, a 142 mph em 10,10 segundos."


Que projeto visionário! 
Dessa forma, o Maverick poderia receber qualquer um dos V8 que a Ford tinha à disposição. Tudo era voltado para as corridas e eles estavam usando a base do Maverick como um potencial veículo para receber a mecânica apropriada conforme a necessidade do corredor.
Como vimos aí, ele não foi vendido para uso nas ruas, mas podem ter sido utilizados por alguns pilotos selecionados. Isso dá margem pra acreditar que foram feitos mais de 1 exemplar. 
De fato, existiram outros Maverick com o motor BOSS 429, mas não sei dizer qual a sua origem.


www.forddragteam.com

Bom, ficamos conhecendo que existiu o projeto para o Maverick receber o motor BOSS 429 e que ele foi colocado em prática. O exemplar das fotos não foi destruído após o termino do projeto e a ideia foi tão boa que encontrou mais adeptos nas pistas de arrancada.

Muitas vezes tentam desmerecer a história do Maverick, ou até mesmo deixam ele de lado, mas não dá pra negar que ele teve participação em diversos momentos importantes para a Ford e isso nós temos mostrado com frequência neste Blog. 







Ford abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook