A primeira vez que escrevi sobre o Raid foi em maio de 2013 e de lá pra cá vim atualizando e aumentando a pesquisa. Tudo aqui está em constante mudança, pois nunca se sabe onde e quando mais informações aparecerão. Foi assim que há uns 4 anos passei a procurar pelas pessoas que participaram da viagem completa do Raid da Integração Nacional, mas foi só no ano passado que consegui encontrar e ter contato com o José Alvaro Ricci. Isso foi ótimo, pois como vimos, foi feito um vídeo/documentário sobre o Raid, que infelizmente ainda não temos.
De imediato ele me atendeu e confirmou que era quem eu procurava. Ele disse que nesses 48 anos ninguém o havia procurado para falar sobre essa história (o mesmo aconteceu com a Dona Irene e o Primeiro Maverick). Olha, já passei algumas vezes por essa situação, mas sempre sinto o mesmo entusiasmo. Eu fiz tanta pergunta para o José Ricci que só agora deu tempo de deixar tudo pronto.
Bom, já sabemos muitas coisas sobre o 1º Raid da Integração Nacional, a pesquisa que fiz reúne mais de 50 recortes de jornais e revistas com detalhes incríveis sobre essa viagem histórica, mas ouvir alguém que estava lá, viveu aquilo e tem as lembranças vivas em sua memória, não tem preço!
Antes de ir para as perguntas e respostas, vejamos o que os jornais nos dizem sobre os integrantes do 1º Raid da Integração Nacional