terça-feira, 20 de dezembro de 2022

1970 - Maverick Runabout

O Maverick chegou para renovar os conceitos e estruturas do mercado americano de automóveis. Foi a proposta da Ford de carro compacto para a década de 1970 e foi o primeiro a ser feito.

Sob o comando do maestro Lee Iacocca, o Maverick adquiriu personalidade e foi para a guerra contra os carros importados mesmo sem ter certeza de qual resultado teria. Apenas 3 meses depois, tornou-se o melhor lançamento dos Estados unidos, um recorde que surpreendeu a todos.

Depois da aposta ter se confirmado um grande acerto, com o que mais o Maverick poderia contribuir? Um das idéias da Ford foi o Maverick Runabout.

 


Aqui está ele:

  



ATUALIZAÇÃO 18/02/2023 - Vejamos os documentos da FORD


Um conversível esportivo com uma pegada um tanto quanto clássica?

Ele tinha lanternas inéditas montadas na grade, spoiler dianteiro, pintura exclusiva no capô, rodas de liga, emblema lateral “Maverick Runabout”, retrovisores externos dos dois lados, ausência de maçaneta externa, lanternas traseiras exclusivas, escapamento lateral coberto e um porta-malas bem diferente.

O parabrisa tem um acabamento que podemos até chamar de “infinito”, pois seu arremate superior é feito aparentemente apenas por um friso.

Realmente um conceito muito interessante para um carro que tinha como ponto forte a simplicidade e economia.




Que documento maravilhoso! A data: 21/10/1969!

Temos agora a descrição oficial do Maverick Runabout!



Embora eu não tenha a fonte real das 3 fotos acima, vou considerar que esta última é de fato um material da Ford. O curioso pra mim é que é dito que o Maverick Runabout tinha um contagiros externo, mas não vemos ele na foto.

O documento oficial disse que esse Maverick era 1 dos 5 carros especiais feitos pela Ford para expor nos salões do automóvel. 


Detroit Free Press 16.11.69

A Ford estava pronta para apresentar suas novas ideias nos Auto Shows


Detroit Free Press 16.11.69


Olha que legal o desenho do Runabout aí!

Nesse período aconteci o Salão de Detroit entre os dias 15 e 23/11/1969:



Essa foto da coleção do Bill Cook é incrível!

 

Temos também essa foto do mesmo evento:



Portando, apenas 6 meses após seu lançamento, o Maverick já servia como base para um carro conceito. Não é legal?


The Indianapolis Star 28.12.69

Aqui temos a notícia que o Maverick Runabout participaria do Indianapolis Automobile Show.


Mas não para por aqui.

Ente os dias 21/02 e 01/03/ 1970, aconteceu o Salão de Chicago e quem estava lá?



Consegue vê-lo? Essa foto pode passar batido facilmente, mas é muito valiosa historicamente.



Essa aqui é bem mais conhecida e mostra o Grabber com mais detalhe. Por pouco não vemos pelo menos um pedacinho do Runabout.


Mais documentos da Ford:



Esse era especifico para o salão de Nova Iorque. Fala dos 5 carros conceito que a Ford preparou.


Ok, mas também temos fontes brasileiras:

 

A Tribuna 12.4.1970

Veja só, este jornal traz “a mesma” descrição que já vimos,  e diz que está “...exposto no stand da Ford no Salão de Nova Iorque.”

O jornal é do dia 12/04/1970. O Salão de Nova Iorque aconteceu entre os dias 04 e 12/04/1970.

Temos foto do Maverick Runabout no Salão de Nova Iorque?

 

Mas é claro!

 


Esta foto do Duke Q. Manor não teve o local e a data classificada, mas após eu analisar muitas outras fotos e comparar com outros fatores, eu cheguei à conclusão que é realmente em 1970 no Salão de Nova Iorque.

Até aqui essa pesquisa está muito legal, mas agora é que fica melhor!

Sabe quem também estava neste Salão? O novíssimo Maverick Grabber

 

 

Isso me leva a crer que esses dois modelos foram criados simultaneamente. Deixando bem claro que o Grabber não tem nada a ver com o Runabout, apenas compartilharam da mesma epifania criativa do time da Ford. O Grabber para se tornar um modelo de linha de produção e o Runabout um carro conceito de exposição.

Portanto nós temos a confirmação da participação do Maverick Runabout em 4 Salões do Automóvel de grande expressão nos Estados Unidos, entre novembro de 1969 e abril de 1970. Embora tenha sido feito em 1969, é considerado “modelo” 1970.


Agora olha só....




Essa foto aqui é para alimentar o que eu suspeitei na pesquisa sobre o Maverick Estate Coupe. Não tenho a explicação para ela, mas eu acredito que nesse estagio aí, o Maverick Runabout estava sendo transformado no Estate Coupe. Mas isso é da minha cabeça... Não temos confirmação de nada, pode até ser o início do Runabout.

Infelizmente após essa data não encontrei mais nada sobre esse curioso show car, porém não paro de procurar.

Contextualizar e aplicar uma linha do tempo nesse material foi uma coisa que deu muito trabalho. Não achei ninguém que fez isso antes. Essa é a minha missão com essas pesquisas, ir além. Portanto, esse assunto não é novo, mas a forma como foi apresentado e as informações aqui contidas, são realmente uma novidade.


Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Nosso Facebook:

Nosso Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook