Sob o comando do maestro Lee Iacocca, o Maverick adquiriu personalidade e foi para a guerra contra os carros importados mesmo sem ter certeza de qual resultado teria. Apenas 3 meses depois, tornou-se o melhor lançamento dos Estados unidos, um recorde que surpreendeu a todos.
Depois da aposta ter se confirmado um grande acerto, com
o que mais o Maverick poderia contribuir? Um das idéias da Ford foi o Maverick
Runabout.
Aqui está ele:
Um conversível esportivo com uma pegada um tanto quanto clássica?
Ele tinha lanternas inéditas montadas na grade, spoiler dianteiro, pintura exclusiva no capô, rodas de liga, emblema lateral “Maverick Runabout”, retrovisores externos dos dois lados, ausência de maçaneta externa, lanternas traseiras exclusivas, escapamento lateral coberto e um porta-malas bem diferente.
O parabrisa tem um acabamento que podemos até chamar de “infinito”, pois seu arremate superior é feito aparentemente apenas por um friso.
Realmente um conceito muito interessante para um carro que tinha como ponto forte a simplicidade e economia.
Embora eu não tenha a fonte real das 3 fotos acima, vou
considerar que esta última é de fato um material da Ford. O curioso pra mim é
que é dito que o Maverick Runabout tinha um contagiros externo, mas não vemos
ele na foto.
Detroit Free Press 16.11.69 |
Detroit Free Press 16.11.69 |
Olha que legal o desenho do Runabout aí!
Essa foto da coleção do Bill Cook é incrível!
Temos também essa foto do mesmo evento:
Portando, apenas 6 meses após seu lançamento, o Maverick já servia como base para um carro conceito. Não é legal?
The Indianapolis Star 28.12.69 |
Mas não para por aqui.
Ente os dias 21/02 e 01/03/ 1970, aconteceu o Salão de Chicago e quem estava lá?
Ok, mas também temos fontes brasileiras:
A Tribuna 12.4.1970 |
Veja só, este jornal traz “a mesma” descrição que já vimos, e diz que está “...exposto no stand da Ford no Salão de Nova Iorque.”
O jornal é do dia 12/04/1970. O Salão de Nova Iorque aconteceu entre os dias 04 e 12/04/1970.
Temos foto do Maverick Runabout no Salão de Nova Iorque?
Mas é claro!
Esta foto do Duke Q. Manor não teve o local e a data
classificada, mas após eu analisar muitas outras fotos e comparar com outros
fatores, eu cheguei à conclusão que é realmente em 1970 no Salão de Nova
Iorque.
Até aqui essa pesquisa está muito legal, mas agora é que fica melhor!
Sabe quem também estava neste Salão? O novíssimo Maverick Grabber
Isso me leva a crer que esses dois modelos foram criados simultaneamente. Deixando bem claro que o Grabber não tem nada a ver com o Runabout, apenas compartilharam da mesma epifania criativa do time da Ford. O Grabber para se tornar um modelo de linha de produção e o Runabout um carro conceito de exposição.
Portanto nós temos a confirmação da participação do Maverick Runabout em 4 Salões do Automóvel de grande expressão nos Estados Unidos, entre novembro de 1969 e abril de 1970. Embora tenha sido feito em 1969, é considerado “modelo” 1970.
Agora olha só....
Essa foto aqui é para alimentar o que eu suspeitei na pesquisa sobre o Maverick Estate Coupe. Não tenho a explicação para ela, mas eu acredito que nesse estagio aí, o Maverick Runabout estava sendo transformado no Estate Coupe. Mas isso é da minha cabeça... Não temos confirmação de nada, pode até ser o início do Runabout.
Infelizmente após essa data não encontrei mais nada sobre esse curioso show car, porém não paro de procurar.
Contextualizar e aplicar uma linha do tempo nesse
material foi uma coisa que deu muito trabalho. Não achei ninguém que fez isso
antes. Essa é a minha missão com essas pesquisas, ir além. Portanto, esse
assunto não é novo, mas a forma como foi apresentado e as informações aqui
contidas, são realmente uma novidade.
Ford abraço!
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