Até os dias de hoje, o Maverick tem participado de vários tipos de corridas. No Brasil ele ficou à vontade nos circuitos e nos EUA, sentiu-se em casa nas provas de arrancada. É claro que no Brasil ele também disputou arrancada, inclusive, a primeira prova desse tipo no país foi exatamente uma apresentação promovida pela Ford em Interlagos com 2 Maverick, do Wayne Gapp e Jim Halloran no ano de 1975.
Nós já vimos bastante aqui sobre as corridas de circuito no Brasil e tenho a intenção de falar sobre as arrancadas também (está anotado aqui viu Antonio Rosalvo da Silva, não esqueci). Não é difícil encontrar fotos de época com os Maverick de arrancada nos EUA, até mesmo as fotos do Ford Drag Team e outros grandes nomes da arrancada americana, mas uma coisa que eu sempre procurei eram sobre corridas de circuito nos EUA e é sobre isso que vamos falar agora.
É engraçado que eu estava procurando por outro assunto quando encontrei uma foto de corrida. No mesmo momento mudei o foco da pesquisa e encontrei tudo isso aqui.
A IMSA, (International Motor Sports Association), é a entidade americana fundada em 1969 que organiza corridas em circuitos pelos Estados Unidos.
De 1974 em diante:
O menor motor que o Maverick tinha era o de 170 polegadas cúbicas, ou 2,8L. Havia também o 200 ou 3.2L e também o 250 ou 4,1L (todos 6 cilindros). O V8 302 ou 5,0L chegou no final de 1970, mas o motor que melhor se encaixava no regulamento era mesmo o de 200 polegadas cúbicas. Este motor tinha 120 cavalos de potência e colocaria o Maverick na categoria B como “motor acima de 2,0L”.
Encontrei os primeiros registros de participação do
Maverick na IMSA RS em 1973.
Tinha provas de curta, média e longa duração e de fato,
permitiam que todos participassem, pois, seu custo não era alto e aceitava
muitos dos carros populares nos EUA. O Grid atingia facilmente mais de 50
carros por corrida e contava com:
https://www.worthpoint.com/ |
Com base nos dados apresentados no site imsars.net, fiz uma relação das participações do Maverick por temporada.
Temporada 1973 – Goodrich Radial Challenge
Data - Pista - Posição de Chegada / Nº do carro - Piloto - Chegada dentro da Classe
* Não completou a prova
Foram 9 etapas e o Maverick participou de 5 (6 à
confirmar).
Mid Ohio 15.7.73
Wayne Lockhart |
|
Ron Lockhart |
Vale chamar atenção para alguns pontos.
No Brasil, o Maverick correu e andou na frente utilizando
o V8 302 e para nós pode ser estranho ver ele chegando um tanto quanto longe
das primeiras posições, mas lá na IMSA RS ele utilizava o 6 cilindros de 200
polegadas cúbicas e corria contra carros menores e mais leves. Este motor tinha
o objetivo de ser econômico com carburação simples e por isso em 1970 tornou-se
o motor básico do Maverick. Nessas condições, o Maverick realmente não era o
carro ideal para chegar à frente, mesmo assim, foi utilizado por vários pilotos
e durante alguns anos.
A IMSA RS era uma categoria de entrada é de se esperar
que haviam pilotos de final de semana, pilotos por hobby, pessoas que iam
apenas se divertir... Era uma competição sem tanta preocupação, pois era apenas
uma entrada para quem desejasse algo mais da carreira nas pistas.
OK?
Temporada 1974 – Goodrich Radial Challenge
Data - Pista - Posição de Chegada / Nº do carro - Piloto
* Não completou a prova
Temporada 1975 – Goodrich Radial Challenge
Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada - Piloto
* Não completou a prova
A prova do dia 9.8.75 em Talladega (100 milhas) merece
destaque. Bob Gardner fez a pole com o seu Maverick, chegou em 4º, mas herdou a
3ª posição após a desclassificação do carro à frente. Foi o melhor resultado do
Maverick.
Também é legal perceber a quantidade de posições que eles
conseguiam durante a corrida. Vejam o Guy Church em Daytona no dia 29.11.75
(249.6 milhas), largou em 65º, ganhou 40 posições e chegou em 25º. Eu vejo isso
como uma vitória.
Jere GIllan |
Temporada 1976 – Goodrich Radial Challenge / IMSA Radial Challenge
Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto
Temporada 1977 – Executive Motorhome Challenge
Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto
* Não completou a prova
Temporada 1978 – Champion Spark Plug Challenge
Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto
17.3.78 - Sebring - P14 L37 N47 - Jim Crobsy / Bob Crosby / Ken Mullins
Temporada 1979 – Champion Spark Plug Challenge
Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto
1.7.79 - Daytona - P59* L56 N49 - Ernie Smith / Paul McDonald
* Não completou a prova
Temporada 1981 - Kelly American Challenge
* Não
completou a prova
Aqui o Maverick corria com o V8 289 e tinha pneus e rodas
maiores e corria contra Mustang, Camaro, Malibu, Granada, Ventura....
A Vicki Smith é até então a única mulher piloto de Maverick que eu tenho conhecimento.
Nesse vídeo temos a corrida em Brainerd onde conseguimos ver um pouco do Maverick em ação:
E os pilotos?
Relação de quantidade de corridas por piloto e temporada:
Lembrando que essas informações têm base no site imsa.net e não é garantido que estejam completas. Na verdade, eu prefiro que tenha acontecido muito mais corridas do que temos aqui. Quem sabe em breve não façamos uma atualização né....
Por enquanto é isso, o Maverick participou de corridas de circuito nos EUA e podemos comprovar.
Que venham mais coisas boas sobre o Maverick!
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