quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O Ford Maverick na IMSA RS

 Até os dias de hoje, o Maverick tem participado de vários tipos de corridas. No Brasil ele ficou à vontade nos circuitos e nos EUA, sentiu-se em casa nas provas de arrancada. É claro que no Brasil ele também disputou arrancada, inclusive, a primeira prova desse tipo no país foi exatamente uma apresentação promovida pela Ford em Interlagos com 2 Maverick, do Wayne Gapp e Jim Halloran no ano de 1975.

Nós já vimos bastante aqui sobre as corridas de circuito no Brasil e tenho a intenção de falar sobre as arrancadas também (está anotado aqui viu Antonio Rosalvo da Silva, não esqueci). Não é difícil encontrar fotos de época com os Maverick de arrancada nos EUA, até mesmo as fotos do Ford Drag Team e outros grandes nomes da arrancada americana, mas uma coisa que eu sempre procurei eram sobre corridas de circuito nos EUA e é sobre isso que vamos falar agora.

É engraçado que eu estava procurando por outro assunto quando encontrei uma foto de corrida. No mesmo momento mudei o foco da pesquisa e encontrei tudo isso aqui.


A IMSA, (International Motor Sports Association), é a entidade americana fundada em 1969 que organiza corridas em circuitos pelos Estados Unidos.

Em 1971 teve início a categoria RS (Radial Sedan). O campeonato estava voltado para promover o interesse nas corridas, utilizando carros conhecidos do público americano.
Era como uma categoria de entrada para pilotos que quisessem se tornar profissionais. As modificações permitidas eram limitadas, mesmo assim, ainda eram mais permissivas do que as adotadas na Divisão 1 no Brasil.

 Até 1973, existiam duas categorias:

Classe A: abaixo de 2,0L ou 1,6 com comando de válvulas no cabeçote.
Classe B: Acima de 2,0L ou acima de 1,6L com comando de válvulas no cabeçote limitado até 3,8L.

 

De 1974 em diante:

Apenas uma classe para todos os carros. Os abaixo de 1.6L podiam mudar a carburação.
Aos poucos as regras foram mudando e se baseando nas da SCCA (Sports Car Club of America).

O menor motor que o Maverick tinha era o de 170 polegadas cúbicas, ou 2,8L. Havia também o 200 ou 3.2L e também o 250 ou 4,1L (todos 6 cilindros). O V8 302 ou 5,0L chegou no final de 1970, mas o motor que melhor se encaixava no regulamento era mesmo o de 200 polegadas cúbicas. Este motor tinha 120 cavalos de potência e colocaria o Maverick na categoria B como “motor acima de 2,0L”.

Encontrei os primeiros registros de participação do Maverick na IMSA RS em 1973.

Tinha provas de curta, média e longa duração e de fato, permitiam que todos participassem, pois, seu custo não era alto e aceitava muitos dos carros populares nos EUA. O Grid atingia facilmente mais de 50 carros por corrida e contava com:

 

Gremlin
BMW 2002
Pinto
Datsun 610
Opel
Colt
Capri
Mazda RX-3
Fiat 128
Hornet
Vega
Volvo 122S

 E muuuuuitos outros. Devia ser legal de assistir.


https://www.worthpoint.com/

Com base nos dados apresentados no site imsars.net, fiz uma relação das participações do Maverick por temporada.

 

Temporada 1973 – Goodrich Radial Challenge

Data - Pista - Posição de Chegada / Nº do carro - Piloto - Chegada dentro da Classe

16.2.73 - Daytona - P48* N53 - Ron Lockhart - B-35
21.4.73 - Daytona - P15 N52 - Wayne Lockhart - B-9
9.6.73 - Pocono - P19 N52 - Wayne Lockhart - B-14
30.9.73 - Road Atlanta - P44* N52 - Wayne Lockhart - B-29
24.11.73 - Daytona - P38* N52 - Wayne Lockhart - B-23
24.11.73 - Daytona - P43* N9 - Jere S. Gillan - B-27
24.11.73 - Daytona - P62* N53 - Ron Lockhart - B-39

* Não completou a prova

Foram 9 etapas e o Maverick participou de 5 (6 à confirmar).


Mid Ohio 15.7.73 

Wayne Lockhart

Wayne Lockhart

Ron Lockhart

Ron Lockhart


Vale chamar atenção para alguns pontos.

No Brasil, o Maverick correu e andou na frente utilizando o V8 302 e para nós pode ser estranho ver ele chegando um tanto quanto longe das primeiras posições, mas lá na IMSA RS ele utilizava o 6 cilindros de 200 polegadas cúbicas e corria contra carros menores e mais leves. Este motor tinha o objetivo de ser econômico com carburação simples e por isso em 1970 tornou-se o motor básico do Maverick. Nessas condições, o Maverick realmente não era o carro ideal para chegar à frente, mesmo assim, foi utilizado por vários pilotos e durante alguns anos.

A IMSA RS era uma categoria de entrada é de se esperar que haviam pilotos de final de semana, pilotos por hobby, pessoas que iam apenas se divertir... Era uma competição sem tanta preocupação, pois era apenas uma entrada para quem desejasse algo mais da carreira nas pistas.

OK?

 

Temporada 1974 – Goodrich Radial Challenge

Data - Pista - Posição de Chegada / Nº do carro - Piloto

20.4.74 - Road Atlanta - P50* N16 - Jere Gillan
29.6.74 - Mid Ohio - P50* N52 - W. Lockhart / G. Wilson
10.8.74 - Talladega - P14 N24 - Bob Gardner
10.8.74 - Talladega - P19 N16 - Jere Gillan
10.8.74 - Talladega - P28 N53 - Ron Lockhart
17.8.74 - Charlotte - P26 N16 - J. Gillan / A. Bolin
17.8.74 - Charlotte - P52 N24 - B. Gardner / D. Burris
2.9.74 - Lime Rock - P10 N24 - Bob Gardner
2.9.74 - Lime Rock - P20 N52 - Wayne Lockhart
30.11.74 - Daytona - P12 N24 - Bob Gardner
30.11.74 - Daytona - P38* N16 - J. Gillan
30.11.74 - Daytona - P63* N52 - W. Lockhart

* Não completou a prova

 

Temporada 1975 – Goodrich Radial Challenge

Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada - Piloto

31.1.75 - Daytona - P24 L46 - Jere Gillan / H. M. Kanady
31.1.75 - Daytona - P34 L40 - Walt Scadden
21.3.75 - Sebring - P8 L19 - Wayne Lockhart
21.3.75 - Sebring - P20 L46 - Jere Gillan / Herb Kanady
20.4.75 - Road Atlanta - P6 L13 - Wayne Lockhart
20.4.75 - Road Atlanta - P10 L24 - Bob Gardner
20.4.75 - Road Atlanta - P59* L52 - Jere Gillan
26.5.75 - Lime Rock - P20 L6 - Bob Gardner
1.6.75 - Mid Ohio - P50 L11 - Bob Gardner
20.7.75 - Mid America - P50* L18 - Bob Gardner
9.8.75 - Talladega - P4 L1 - Bob Gardner
23.8.75 - Mid Ohio - P12 L26 - Wayne Lockhart / Steve Shepherd
23.8.75 - Mid Ohio - P32 L65 - Jere Gillan / Bill Boye
23.8.75 - Mid Ohio - P57* L35 - Bob Gardner
29.11.75 - Daytona - P12 L10 - Bob Gardner
29.11.75 - Daytona - P21 L54 - Bill Boye / Jere Gillan
29.11.75 - Daytona - P25 L65 - Guy Church
29.11.75 - Daytona - P52* L31 - Wayne Lockhart 

* Não completou a prova

A prova do dia 9.8.75 em Talladega (100 milhas) merece destaque. Bob Gardner fez a pole com o seu Maverick, chegou em 4º, mas herdou a 3ª posição após a desclassificação do carro à frente. Foi o melhor resultado do Maverick.

Também é legal perceber a quantidade de posições que eles conseguiam durante a corrida. Vejam o Guy Church em Daytona no dia 29.11.75 (249.6 milhas), largou em 65º, ganhou 40 posições e chegou em 25º. Eu vejo isso como uma vitória.

 Mid Ohio 23.8.75 

Jere GIllan

 

Temporada 1976 – Goodrich Radial Challenge / IMSA Radial Challenge

Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto

30.1.76 - Daytona - P11 L12 - Bob Gardner
30.1.76 - Daytona - P38 L56 - Guy Church
30.1.76 - Daytona - P45 L35 - Jere Gillan
19.3.76 - Sebring - P25 L26 - Bob Gardner
19.3.76 - Sebring - P28 L59 - Guy Church / Russ Church
11.4.76 - Road Atlanta - P38 L49 - Guy Church
11.4.76 - Road Atlanta - P64* L58 - Wayne Lockhart
2.5.76 - Laguna Seca - P19 L36 - Guy Church
31.5.76 - Lime Rock - P9 L24 N24 - Bob Gardner
31.5.76 - Lime Rock - P18 L32 N52 - Wayne Lockhart
6.6.76 - Mid Ohio - P21 L21 N24 - Bob Gardner
6.6.76 - Mid Ohio - P28* L29 N09 - Guy Church 
3.7.76 - Daytona - P54* L54 N97 - Donald Taschereau
3.7.76 - Daytona - P56* L35 N09 - Guy Church
25.7.76 - Sear Point - P11 L30 - Guy Church
7.8.746 - Talladega - P53* L50 - Guy Church
15.8.76 - Pocono - P16* L17 - Wayne Lockhart
15.8.76 - Pocono - P30* L38 - Guy Church
15.8.76 - Pocono - P39* L18 - Bob Gardner
29.8.76 - Mid Ohio - P48* L52 - Guy Church / Russ Church
18.9.76 - Road Atlanta - P21 L48 N0 - Guy Church
8.10.76 - Charlotte - P37* L37 N14 - John Autenreith
28.11.76 - Daytona - P28 L54 - Guy Church
28.11.76 - Daytona - P37 L34 - Jere Gillan
28.11.76 - Daytona - P55 L63 - Bob Gardner

 * Não completou a prova

 

Temporada 1977 – Executive Motorhome Challenge

Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto

4.2.77 - Daytona - P18 L30 N24 - Bob Gardner
4.2.77 - Daytona - P46* L35 N06 - Jere Gillan
18.3.77 - Sebring - P27 L43 N71 - Jim Crosby / Bob Crosby
17.4.77 - Road Atlanta - P12 L22 N24 - Bob Garnder
17.4.77 - Road Atlanta - P26 L70 N77 - Jim Crosby
30.5.77 - Lime Rock - P11 L13 N24 - Bob Gardner
5.6.77 - Mid Ohio - P10 L21 N24 - Bob Gardner
3.7.77 - Daytona - P35 L59 N77 - Jim Crosby
14.8.77 - Pocono - P10 N24 - Bob Gardner
5.9.77 - Road Atlanta - P44* L28 N24 - Bob Gardner 

* Não completou a prova

 

Temporada 1978 – Champion Spark Plug Challenge

Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto

17.3.78 - Sebring - P14 L37 N47 - Jim Crobsy / Bob Crosby / Ken Mullins

 

Temporada 1979 – Champion Spark Plug Challenge

Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto

1.7.79 - Daytona - P59* L56 N49 - Ernie Smith / Paul McDonald

* Não completou a prova

 

Fotos retiradas do facebook ( Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3)







Muito legal né?
O Maverick tinha presença frequente nas corridas.



Agora um bônus. A IMSA tinha vários campeonatos e veremos agora um em que o regulamento era diferente, mas o Maverick estava lá.

 

Temporada 1981 - Kelly American Challenge

 Data - Pista - Posição de Chegada / Posição de largada / Nº do carro - Piloto

14.6.81 - Brainerd - P11 L15 N09 - Vicki Smith
22.8.81 - Road America - P14* L15 N09 - Vicki Smith

* Não completou a prova

 



Aqui o Maverick corria com o V8 289 e tinha pneus e rodas maiores e corria contra Mustang, Camaro, Malibu, Granada, Ventura....

A Vicki Smith é até então a única mulher piloto de Maverick que eu tenho conhecimento.

Nesse vídeo temos a corrida em Brainerd onde conseguimos ver um pouco do Maverick em ação:

 

Fantástico!


 

E os pilotos?

Wayne Lockhart / Wilmington DE
Bob Gardner / Newak DE
Guy Church / Miami FL
Donald Taschereau / PlmHarbr, FL
John Autenreith / Knoxville, TN
Jere Gillan / Rockledge, FL
Jim Crosby / Titusville, FL
Bob Crosby / Titusville, FL
Ken Mullins / Titusville, FL
Vicki Smith / Ft Lauderdale, FL


Relação de quantidade de corridas por piloto e temporada:

Lembrando que essas informações têm base no site imsa.net e não é garantido que estejam completas. Na verdade, eu prefiro que tenha acontecido muito mais corridas do que temos aqui. Quem sabe em breve não façamos uma atualização né....

 

Por enquanto é isso, o Maverick participou de corridas de circuito nos EUA e podemos comprovar.

Que venham mais coisas boas sobre o Maverick!



Ford abraço!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook