É o 4º ano do Maverick no Brasil e o 2º ano do Maverick com o motor de 4 cilindros. É hora de mostrar os resultados da sua maior modificação até o momento. O cenário não é bom, o preço dos combustíveis continuam subindo e junto com ele, os preços dos carros. Vamos acompanhar agora como foi o ano de 1976 para o Maverick no Brasil.
|
Diário do Paraná 4.1.76 |
O Diário do Paraná testou o Maverick 4 cilindros. Eles alcançaram uma média de 7,3 km/l na cidade. Isso é mais de que muito carro hoje em dia faz, inclusive carros de menor cilindrada.
No geral o Maverick foi aprovado em mais um teste.
|
Jornal do Brasil 7.1.76 |
Quem comprou carro em dezembro de 1975 fez um bom negócio e agora é capaz de até ter uma espera para pegar um Maverick 0km.
|
Estado de S. Paulo 7.1.76 |
Quem vai comprar carro agora se deu mal rsrrsrs. O Maverick teve um aumento de 7,28%!
|
Jornal do Brasil 7.1.76 |
Nós já vimos essa matéria na publicação sobre 1975. Os jornais faziam isso mesmo “compartilhavam notícias”. O importante é que as mulheres gostaram e na verdade, gostam até hoje. Acho muito legal ver as mulheres que tem e se orgulham de seus Maverick.
|
Folha de S. Paulo 10.1.76 |
Mantendo a posição, mas de olho na liderança. A grande aposta da Ford era o Corcel, o Maverick ficaria “por conta própria”.
|
Folha de S. Paulo 14.1.76 |
Mesmo jornal e a mesma notícia?!
|
Folha de S. Paulo 14.1.76 |
Vocês estão lembrados da promoção que a Nakata fez em 2013 para sortear um Maverick? Eu nem sei porque participei, não existe ninguém mais pé frio que eu. Na época da promoção eu postei essa reportagem na página do Facebook da Nakata e eles gostaram :)
É meu amigo, pode ficar tranquilo, o controle de qualidade da Ford era bem rígido e por isso que fabricou tantos carros bons e resistentes.
|
Jornal do Brasil 15.1.76 |
Os investimentos da Ford....
|
Diário do Paraná 25.1.76 |
Cara nova na gerencia da Ford. Raul Ventimiglia.
|
Jornal do Brasil 26.1.76 |
|
Folha de S. Paulo 28.1.76 |
Um Maverick recheado de “opcionais” para comemorar os 75.000 Maverick fabricados! Contei 13 acabamentos especiais para esse carro. Muito legal, onde será que estão hoje em dia?
|
Jornal do Brasil 29.1.76 |
Catastrófico e absurdo é pouco né. Em um ano a gasolina passou de 1,82 para 3,63!
O interessante é que aqui vemos o ponto de vista dos donos de postos e aí a gente vê que talvez eles lucrassem com isso, mas pelo contrário, sofrem igual ou até mais que os motoristas que só precisam se preocupar em abastecer. Não é à toa que chamava-se de CRISE do Petróleo.
|
Folha de S. Paulo 29.1.76 |
Começam as especulações a respeito da reação do consumidor frente a crise que não afetou somente ao Maverick, mas sim tudo que usava derivados do petróleo.
|
O Estado de S. Paulo 29.1.76 |
|
O Estado de S. Paulo 3.2.76 |
Ficou alguma dúvida? A propaganda responde tudo. “Só você e poucas pessoas exclusivas terão o prazer de possui-lo”.
E assim termina o mês de janeiro.
|
Folha de S. Paulo 4.2.76 |
Detalhes.
Olha como esse carro é raro: apenas 1500 unidades!
Trava para o encosto dos bancos e trilhos mais reforçados para os mesmos além de outros itens foram as alterações que a Ford precisou fazer para adequar-se às novas leis, e quem ganha com isso somos nós.
|
Folha de S. Paulo 4.2.76 |
|
Folha de S. Paulo 5.2.76 |
Novamente...
|
Jornal do Brasil 6.2.76 |
Realmente é uma oportunidade única de ter um carro exclusivo todo equipado por um preço baixo.
Mesmo sendo um produto ainda “novo” no mercado, (lançamento em 1973) o Maverick já tinha conquistado muita fama nas corridas, testes, nas ruas, no boca a boca dos donos.... a chance de ter um Maverick em edição exclusiva e limitada com certeza era muito atraente. Eu teria comprado.
|
Diário do Paraná 8.2.76 |
Notícias que já vimos.
|
Jornal do Brasil 11.2.76 |
Recordes de vendas por parte da Ford. O nosso Maverick ajudou bastante!
|
Folha de S. Paulo 18.2.76 |
Repetindo com muito prazer: “O destaque maior foi o Maverick de 4 cilindros....”
|
Folha de S. Paulo 22.2.76 |
O 6 cilindros desvalorizou bastante, mas em qualidade, o Maverick não perde pra nenhum.
|
Diário do Paraná 22.2.76 |
Mesma história. Olha o Senhor Luxo aí na foto!
|
O Estado de S. Paulo 29.2.76 |
O preço da frota completa. Interessante notar que em tese, um carro de quatro portas custaria mais que o mesmo carro com duas portas, mas não é isso o que acontece com o Maverick e olha que o quatro portas tinha um monobloco maior que o duas portas. Esse era o valor do carro quatro portas na época.
Tem muita informação interessante nessa tabela.
|
Jornal do Brasil 3.3.76 |
A Nakata e o controle de qualidade da Ford novamente.
|
Folha de S. Paulo 10.3.76 |
Testes Permanentes. Tem alguma coisa melhor? São carros feitos para durar eternamente.
Se ainda não viu, de uma olhada nesse vídeo e confira como o motor de 4 cilindros era produzido.
|
Jornal do Brasil 11.3.76 |
A produção estava a toda, pois dava conta de sustentar a linha de montagem do Maverick, Jeep, Rural e F-75 além de exportar quase 100 motores por dia para a Alemanha, Argentina e Canadá.
Isso é fantástico.
|
Diário do Paraná 14.3.76 |
Agora dá pra ver melhor as imagens.
|
Folha de S. Paulo 17.3.76 |
Saldo de vendas de janeiro e fevereiro
|
Diário do Paraná 21.3.76 |
Essas tabelas são importantes. Não é só o preço que elas mostram. Com mais tempo vou dar uma atenção maior a essas tabelas.
|
Diário do Paraná 21.3.76 |
Desenho muito legal do Maverick.
A Ford investindo e dando resultados para o Brasil heim.
|
Jornal do Brasil 22.3.76 |
A crise exigia esse tipo de esclarecimento.
|
Jornal do Brasil 24.3.76 |
13 Maverick GT vendidos em fevereiro??? Foi muito pouco...
|
Folha de S. Paulo 25.3.76 |
Os carros “acabaram” justo na hora que o preço iria subir.... que coincidência heim? Kkkkk Faz parte da estratégia das montadoras aprontar esse tipo de coisa.
|
Diário do Paraná 28.3.76 |
Mesma notícia, mas obrigado pela foto
|
Diário do Paraná 28.3.76 |
Mudança na gerência regional somente.
|
Jornal do Brasil 31.3.76 |
Ahhh isso é interessante!
Mesmo sendo mais barato, o consumidor brasileiro não estava nem aí para a comodidade que é ter um carro com 4 portas e como vimos, dos carros com os dois tipos de carroceria, o Maverick 4 portas era o menos desejado de todos! Isso era questão de gosto, hoje em dia é difícil encontrar alguém que não prefira um carro 4 portas.
No caso do Maverick, ainda vejo muita gente falando mal da aparência do 4 portas. Minha preferência é o cupê, sem dúvida, mas eu gosto do sedan, dou valor.
|
Folha de S. Paulo 3.4.76 |
Falaram que ia aumentar e aumentou mesmo
|
Jornal do Brasil 3.4.76 |
Se o preço vai subir é hora de comprar barato e a Ford sempre tinha uma carta na manga.
|
Jornal do Brasil 28.4.76 |
Quando li a primeira vez, fiquei intrigado tentando entender, pois não tinha reparado nisso. Em Campos do Jordão o Luciano e o Carlos mostraram como é na pratica. Ficou bem melhor assim.
- Viu como dá trabalho escrever nesse blog? Faz mais de um mes que aconteceu esse encontro e na época eu ja tinha começado as pesquisas.... Não é só postar foto ou achar uma reportagem interessante, a gente precisa entender o contexto. Uma imagem legal nao é nada sem o seu contexto. Mas esse trabalho vale a pena.
|
Diário do Paraná 2.5.76 |
Ué? O motor 6 cilindros era opcional em 1976? Devem ter saído pouquíssimos com esse motor.
“De todos os produtos Ford, o que registrou maior crescimento foi o Maverick. 153%”
|
Folha de S. Paulo 5.5.76 |
Já entendemos! As vendas cresceram rsrsr
|
Folha de S. Paulo 9.5.76 |
Atenção para não ficarmos perdidos.
No começo do ano saiu aquela versão exclusiva e limitada do Maverick em comemoração as 75.000 unidades vendidas. Agora para comemorar o milionésimo carro produzido pela Ford, que foi um Maverick, os revendedores Ford criaram uma taxa de juros reduzida.
Como podemos ver, o Maverick participou de vários momentos importantes da Ford no Brasil.
|
Diário do Paraná 9.5.76 |
A Ford vem crescendo muito e nós temos acompanhado esse planejamento todo desde 1972 quando traçou-se definitivamente os caminhos que a Ford seguiria no Brasil.
Fico admirado por isso. Todo passo deve ser calculado com precisão, toda casa deve ser construída a partir de um alicerce forte e em 1975 a Ford já colhia de seus frutos. 1976 está sendo um ano muito bom para o Maverick mesmo com os aumentos nos preços e com o agravamento da crise do petróleo.
|
Jornal do Brasil 12.5.76 |
JAN Transportes, vocês fizeram a escolha certa!
Olhem só os 10 garotões aí, é eles foram os primeiros Taxi Especiais no Rio de Janeiro.
|
Diário do Paraná 16.5.76 |
Ford de cima a baixo!
Só resultados positivos, só motivos a comemorar.
|
Folha de S. Paulo 19.5.76 |
Agora é a vez da Folha falar do milionésimo Ford.
Se for ver era a maneira mais fácil de andar em um Maverick, talvez o taxista até te deixasse dirigir. Com certeza era o meio de transporte mais veloz do país kkkkkk
|
Jornal do Brasil 26.5.76 |
Ahh essa matéria me trouxe muita alegria. Ela foi a base
desta publicação.
Maverick Centauro, Pick Up, Kit Spoiller e outros nem se comparam a essa réplica do Maverick Stallion americano. Eu nao imaginava que essa replica poderia existir e agora me pergunto: Será que ainda vamos encontrar alguma outra? Espero que sim!
|
Diário do Paraná 30.5.76 |
Mesma notícia, mais fotos.
É claro que deveria se chamar ESPECIAL, é um Maverick! rsrsrsr
|
Folha de S. Paulo 9.6.76 |
É a Ford Verde.
|
Folha de S. Paulo 10.6.76 |
Postei essa propaganda no Facebook e perguntei de qual modelo se tratava. Já descobriu?
|
Jornal do Brasil 13.6.76 |
Versão queimada :(
|
Folha de S. Paulo 29.6.76 |
Ninguém merece mais aumentos....
|
Jornal do Brasil 2.7.76 |
Aí estão. E o ano só está na metade heim...
|
Jornal do Brasil 7.7.76 |
Ford de GM brigando pela segunda posição.
|
Jornal do Brasil 13.7.76 |
O Maverick com o motor 4 cilindros está vendendo bem, muito bem. Mostrou para o que veio em 1975 e continua mostrando resultados.
|
Folha de S. Paulo 14.7.76 |
Saldo do primeiro semestre de 1976
|
Diário do Paraná 18.7.76 |
Esses novos modelos de fabricação limitada são muitas vezes esquecidos. Aí nós vimos todos os detalhes e acabamentos dos dois modelos. O Ouro é sempre 2 portas e o Prata sempre 4 portas .
Já vi foto desses carros nos dias de hoje, mas ainda aguardo ansioso para o dia em poderei ver pessoalmente.
Então adicione aí nas suas anotaçoes:
Modelos do Maverick até então:
Super
Super Luxo
GT
Quadrijet
Ouro
Prata
|
Jornal do Brasil 21.7.76 |
Essa matéria tem o mesmo teor da outra que vimos.
|
O Estado de S. Paulo 25.7.76 |
Preciso citar cada um dos itens de série desses modelos? Está bem descrito ne.... Em outra ocasião vou falar especificamente dos modelos do Maverick. O preço é bronze, mas não estamos falando de olimpíadas nem te ir tomar sol na praia rsrsrsr
|
Diário do Paraná 25.7.76 |
Agora o Maverick aparece como um dos principais responsáveis pelo grande crescimento da Ford no Brasil.
|
Jornal do Brasil 27.7.76 |
|
Folha de S. Paulo 27.7.76 |
“Você só paga o Maverick, o luxo é por conta do seu Revendedor Ford.”
|
Folha de S. Paulo 28.7.76 |
O que era opcional, nessas duas edições, passou a ser de série.
|
Folha de S. Paulo 11.8.76 |
Aqui da pra ver a diferença daquele “preço bronze”. Os Maverick em edição especial tinham o preço entre o modelo Super e o Super Luxo. Um baita negócio.
|
Quatro Rodas 8.76 |
A Ford e seus maravilhosos argumentos!
|
Diário do Paraná 18.8.76 |
Foi a Tenenge que transformou o Maverick em um ALCOOLátra rsrsrrs. Brincadeiras a parte, a Tenenge que também possuía uma equipe de corridas já estava bem avançada em suas pesquisas e mais do que nunca o Brasil precisava de uma alternativa aos preços cada vez maiores da gasolina.
|
Jornal do Brasil 29.8.76 |
Agora de outro ângulo.
|
Jornal do Brasil 1.9.76 |
A Ford crescendo no mundo e tal.... mas essa F-100 com o OHC 2.3l ficou somente na especulação ne? Não, tornou-se realidade.
|
Diário do Paraná 5.9.76 |
Papel social da Ford:
Use cinto de segurança;
Dirija com atenção e
Obedeça a velocidade regulamentar.
Hoje em dia eu acrescentaria: Dá seta seu imbecil! Kkkk
|
Jornal do Brasil 29.9.76 |
O Maverick ainda manteve um saldo positivo.
Nós vimos que todos os modelos que tem a versão de 2 e de 4 portas vendem cada vez menos a versão de 4 portas. Com o Maverick não é diferente, assim como também o modelo GT que trazia o motor V8 que é claro consume mais que o motor de 4 cilindros. Por isso as vendas desses modelos caíram.
|
Quatro Rodas 9.76 |
|
Quatro Rodas 9.76 |
Essas eram as novidades da Ford americana.
|
Folha de S. Paulo 1.10.76 |
Mais aumento...
|
Jornal do Brasil 27.10.76 |
Essa questão é muito importante.
Para os leigos, a única coisa que o Maverick é, é beberrão. Toda essa fama se deu pela maldita crise do petróleo onde os preços subiram astronomicamente, mas agora estamos de frente para o futuro.
A Tenenge divulgou o restante de sua pesquisa e que pesquisa! De todos os carros utilizados, o Maverick era o melhor, “pois são carros que já saem de fábrica preparados para competições” (em 1976 ainda existia o Maverick Quadrijet, será que era dele que estavam falando?).
O Maverick superou mais um teste e são os seus resultados a base para os avanços da Tenenge.
O Maverick tem um peso bastante grande na história automobilística e nacional. Participou de quase tudo!
Amo esse carro :)
|
Diário do Paraná 31.10.76 |
Esses aumentos eram bons. Aumentos de vendas!
|
Quatro Rodas 10.76 |
Seu Maverick tem problemas de infiltração?
|
Folha de S. Paulo 10.11.76 |
|
Diário do Paraná 14.11.76 |
Você achava que algum chefão da Ford achava uma cor bonita e aí escolhia para pintar os carros? Aqui vemos como era feita as pesquisas para encontrar as cores que mais agradariam, mais valorizariam e mais durariam no carro. Era um trabalho sério e importante.
Hoje em dia você pode comprar carro branco ou prata, mas e daí se os carros de hoje são descartáveis mesmo....
|
Jornal do Brasil 21.11.76 |
Não dá pra ler... mas 1976 era ano de Salão do Automóvel e deu pra entender que da linha Ford, somente o Maverick teria novidades. Pra mim está bom rsrsrss
|
Jornal do Brasil 22.11.76 |
Os carros são baratos baseado no preço de custo? Ahh não sei não....
|
Quatro Rodas 11.76 |
|
Quatro Rodas 11.76 |
|
Quatro Rodas 11.76 |
A Quatro Rodas com o interessantíssimo Escolha seu Carro.
|
O Estado de S. Paulo 2.12.76 |
|
Jornal do Brasil 7.12.76 |
A mais pura verdade: “Para gostar do novo Maverick ’77 basta chegar perto.” Melhor ainda, nem precisa chegar perto, só pela foto já dá pra sentir uma coisa diferente por dentro.
Temos aí muitas novidades: Novos modelos, maior espaço interno, mais conforto, maior segurança, nova aparência, suspensão, freios e rodas....
Essa mudança que ficou conhecida como “2ª Fase”.
Adicione aí o modelo LDO a sua lista.
Quinta feira agora vou pro encontro em Águas de Lindóia. Espero mesmo ver um LDO 4 portas. Ainda não tive o prazer....
Gostaria de citar aqui meus amigos David Brunstein e Anderson Di Santo que têm o GT 77, cheguei a comentar com voces que eu já estava terminando esse post... rsrsrs foi mal pela demora
|
O Estado de S. Paulo 7.12.76 |
Abaixa o preço do 76 aí! Depois de tantos aumentos, o que custa fazer o consumidor mais feliz?
|
Jornal do Brasil 17.12.76 |
Como que é??? Nunca ouvi falar disso. Era um motor 2 em 1? O que aconteceu com esse projeto?
|
O Estado de S. Paulo 19.12.76 |
Além dos preços, é claro, podemos ver que os novos modelos, LDO e GT 4 não tinham valor ainda, assim como não vemos o preço do Maverick com motor de 6 cilindros em 1976, justamente porque esse motor não estava mais disponível.
|
Jornal do Brasil 26.12.76 |
Um dia depois do natal e a turma trabalhando... igual eu.
Chegamos ao fim! AHhhhhhh
Por enquanto é isso, ainda temos as corridas, acidentes, salão do automovel.... Vem muito Maverick por aí.
Espero que tenham gostado. Aconteceu muita coisa interessante neste ano. Vou repercurtir mais pelo Facebook. Mesmo que voce nao tenha uma conta lá, pode acompanhar por aqui mesmo, blz?
Ford Abraço pessoal!
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
Pra quem quer saber a história por trás da história.
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Obrigado pela visita!
Deixe seu comentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário