quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Kit Quadrijet – Especificações

Aqui no blog você encontra a maior e mais relevante informação sobre o Quadrijet. Fomos bem longe nesse assunto e agora vamos dar mais um passo.

É bom que antes, você leia as outras pesquisas sobre o Quadrijet, clicando aqui.

Nessa pesquisa, vamos falar apenas do Kit e suas peças, pois as revistas e os jornais não contaram uma das principais informações: Qual é o modelo do carburador utilizado?

De acordo com os materiais de época, fiz uma relação das peças que compunham o Kit.
Era o seguinte:










  • Carburador Holley de corpo quádruplo






  • Coletor de admissão em alumínio Edelbrock F4B



  • Comando de válvulas mais eficiente – único e central acionado por corrente fabricado pela Iskenderian de 270°. Tuchos mecânicos. Molas duplas para as válvulas de admissão e descarga – 16 molas, 16 porcas e 32 arruelas

Nas revistas lemos que o comando é Y-73C9PO862, mas não encontrei esse código em nenhum lugar. O único modelo para tuchos mecânicos e com 270º da Inskenderian que encontrei foi esse:

Isky Solid Flat Tappet Camshafts 381333


Camshaft, Mechanical Flat Tappet, Advertised Duration 270/270, Lift .476/.476, Ford Small Block, Each

  • Junta de cabeçote mais fina. Taxa de compressão de 7,5:1 para 8,1:1


Temos a marca e modelo do coletor de admissão e do comando, mas não temos o modelo do carburador quadrijet da Holley.
Há muito tempo eu tento descobrir essa informação, pois pelo modelo saberíamos outra informação importante, o CFM do carburador.


É até engraçado, mas uma coisa que eu demorei tanto para descobrir, na verdade estava bem na minha cara e eu não havia percebido. Fiquei naquela: “Como é que eu não tinha pensado nisso antes?” Eu fico irritado comigo mesmo, mas pelo menos o resultado saiu. rsrsr


No site da Holley existe o passo a passo para fazer a identificação do carburador. Então eu assisti a esse vídeo:






E cheguei à conclusão que era possível, pois esses materiais são válidos para toda a linha de carburadores Holley, antigos e modernos.

A parte mais difícil era encontrar um carburador original com o número para poder traduzir por meio das tabelas. 
Isso se faz necessário por dois grandes motivos: Primeiro porque esse é o padrão das minhas pesquisas, mostrar os fatos na prática; e segundo que não posso deixar margem para dúvidas nesse assunto. Mesmo com várias provas, tem pessoa que questiona, portanto, quanto mais evidências, melhor.

É, poderia ser difícil se não fosse o meu amigo Jober. Já falei dele nessa outra parte da pesquisa sobre o Quadrijet.

O Jober é um apaixonado por carros antigos, estudioso do assunto além de ser uma pessoa excepcional. Ele tem um Maverick equipado com o Kit Quadrijet e enviou essas fotos em abril de 2016
Esse "selo" Holley é único também. Igualzinho a foto da revista.

Dei um zoom na foto, mas não foi possível ler o número gravado na peça. Então minha esperança agora estava toda no Jober. Perguntei se ele conseguia ver algum número ali no carburador e ele enviou uma foto perfeita:


Fiquei muito feliz! Puxa vida, parece tão simples né... mas se fosse, outras pessoas já teriam publicado essa informação.
Bom, o primeiro número é o List Number. O número logo abaixo é a data de fabricação da peça.

Traduzindo:



List Number 4776 significa que é um carburador Holley modelo 4150 de 600 CFM. Ele é mecânico e tem 2 injetores (double pump)

Em rápida procura pela internet, vi que a data usa um formato diferente do que eu estou acostumado. A Holley passou a utilizar 4 dígitos na data a partir de 1973. Os três primeiros dígitos representam o dia do ano e o último dígito representa o ano. Em nenhum momento indica a década, mas isso nós sabemos pelo contexto geral.

Portanto, esse carburador foi feito no dia 29 de abril de 1974, pois foi o dia 119 naquele ano.

Veja só:

O Cruzeiro 5.6.74
Interessante notar que o anúncio do Quadrijet é do dia 20 de maio. Talvez o carburador do Jober veio na primeira remessa para o Brasil.

Outra característica desse carburador é a cor amarelada devido ao seu acabamento em Cromato de Zinco. 

Atualmente o carburador 4150 de 600 CFM com o cromato de zinco tem o código 0-4776C

Essa tabela é muito legal também pois mostra o modelo do carburador correto para o tamanho do motor e sua rotação máxima.


Eu sempre gostei da preparação de época. Sonhava em ter um Maverick como o Quadrijet, nas mesmas configurações. Ainda não posso ter um rsrsrsr mas a receita está aí.

Podia ter um coletor dimensionado para o escape também, já pensou? Bom, hoje há muito mais tecnologia para deixar o Maverick ainda mais forte, mas não estamos comparando, apenas resgatando a configuração original do Kit Quadrijet.

Jober meu amigo, mais uma vez muito obrigado pela atenção e paciência comigo. Aos poucos temos descoberto coisas valiosas do nosso querido Quadrijet. Espero vê-lo em breve!

Abraço ao Marcelo e ao Liandro também pois me motivaram a ir mais a fundo nessa pesquisa.

Até a próxima pessoal!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

2 comentários:

  1. Legal Juninho, bela matéria, abraços. Jober.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, essa questão dos quadrijets opcionais nos Maverick é cercado de muitas lendas, obrigado desmistificar essas histórias! Grande abraço

    ResponderExcluir

No Facebook