quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Emerson Leão e o Maverick

Eu não consigo gostar de muitas coisas ao mesmo tempo. Acabo focando toda a minha atenção apenas à uma delas e com isso me torno um pouco seletivo.

Eu cresci ouvindo meu pai falar dos carros que ele teve e sobre o São Paulo Futebol Clube. Daí veio a influência pra gostar dessas coisas. Em 2004 eu tinha 14 anos e era uma ótima época pra ser são-paulino. O tricolor paulista estava montando um time coeso para encarar todo tipo de competição. Em 2005 ganhou 3 títulos, aí veio os títulos do Campeonato Brasileiro de 2006, 2007 e 2008 até dar uma esfriada. Em 2005 eu comprei na banca o pôster do time campeão do mundo, eu tinha revista, um monte de argumento pra debater com os torcedores dos outros times... era legal, mas tudo isso foi esfriando com o tempo.

Em 2007 eu conheci o Maverick. Em 2009 eu comecei a pesquisar mais a fundo sobre ele e pouco tempo depois eu já começava a frequentar os encontros de carros antigos da região. O futebol foi ficando de lado, até que em 2011 talvez, eu rompi de vez após uma eliminação do São Paulo no Campeonato Paulista. Continuo admirando o clube e o esporte, mas sem aquela preocupação toda de antes...

Minhas energias foram todas para o Maverick, o bem que em 2007 eu prometi ter um dia.

Eu fui de um torcedor de futebol, à um amante dos carros antigos, em especial o Ford Maverick. Em 2013 eu comecei este blog e aqui estamos.

 




E daí?

 

E daí que hoje eu estou voltado para falar do Maverick, mas não tenho como ignorar a vida que eu tive antes disso né?

 

Veja, em 2016, uma das minhas pesquisas retornou este jornal:

 

Jornal do Brasil 20.9.76


Fiquei animado pelo fato do prêmio se tratar de um Maverick e pelo premiado ter sido o Emerson Leão.

Placar 4.2.77

Foi o Emerson Leão que formou o time do São Paulo em 2004, classificou para a Libertadores de 2005 e venceu o campeonato paulista daquele ano. Daí então ele foi treinar outro clube.

O Leão teve uma passagem marcante pelo Tricolor Paulista e eu sempre admirei a atitude séria, de disciplina e trabalho que ele tem. Um homem simples, competente, polêmico e vencedor.

“Infelizmente” ele também é um homem bastante reservado quanto à sua vida pessoal. Já tentei de várias formas falar com ele sobre essa história, mas chega a ser até admirável como ele conseguiu se desligar de todos os holofotes e viver sua vida em paz como deseja.

 

Bom, eu não sou capaz de nem ao menos resumir a grande carreira do Emerson Leão, mas antes de ser técnico, ele era goleiro e foi campeão em todo lugar, principalmente na copa de 1970.

O jornal fala sobre o dia 19.9.76 quando Palmeiras (time do Leão) enfrentou o Grêmio pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou 0 X 0. Antes da partida, o Emerson Leão foi premiado com um Maverick por ter sido eleito o jogador mais popular da cidade.

 

Placar 26.11.76

Durante esses anos que estou com esse jornal, eu tenho me perguntado:

 

O que será que o Leão achou de ter ganhado o Maverick?

Quais outros tipos de prêmio “fora de campo” ele ganhou?

Qual carro ele tinha nessa época?

Será que ele gostava do Maverick?

Será que ele usou esse carro?

Restou alguma foto?

Qual modelo, cor, motor ele tinha?

Que fim ele deu para o Maverick?

 

Pois é... eu penso nessas coisas rsrsr


Acho interessante que eu não encontrei nada sobre essa premiação. A vida de um atleta fica marcada pelos títulos defendendo seu clube ou país. Acredito que até para o Leão seria uma surpresa agradável relembrar dessa conquista pessoal. Será que um dia isso chega até ele?

Seriam perguntas novas, não as mesmas de sempre que ele com certeza já está cansado de escutar rsrsr


O Maverick foi o prêmio de muitos sorteios e promoções ao longo dos anos 70 e talvez um dia eu faça uma publicação apenas sobre isso.

Mantemos o leque das nossas pesquisas aberto, pois conhecer esse contexto nos ajuda a entender cada vez mais o papel do Maverick na história.


Fala com a gente Leão!!!!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook