sábado, 15 de outubro de 2022

Maverick Hot Wheels - A Coleção do Bruno Gastaldi

Em 2017 nós trouxemos o Márcio Marcelo para falar sobre o Maverick na Hot Wheels. A pesquisa do Márcio tornou-se um guia para muita gente pois conta a linha toda de 1970 até 2017 com uma incrível riqueza de detalhes.
A Hot Wheels vai muito além de uma fabricante de brinquedos. Ela faz parte dos esportes, do cinema, da infância, do colecionismo, da história e muito mais.
O Maverick foi escolhido para ter um protótipo logo em seu ano de lançamento e desde então soma 96 versões diferentes.
A linha Maverick da Hot Wheels é mundial e ele sempre aparece nas listas dos Hot Wheels mais valiosos de todos os tempos 
Em setembro deste ano, o Maverick de corrida do Batistinha foi um dos 5 finalistas do Hot Wheels Legends Brasil.

Tudo isso mostra como o Maverick têm marcado presença de forma relevante em vários nichos da cultura. De forma alguma pode ser considerado apenas como um carro.

 

Bom, vamos conhecer um pouco como o Bruno Gastaldi iniciou sua coleção. Ele também preparou uma apresentação incrível que veremos após a entrevista:




De onde surgiu a vontade de colecionar? E Por que o colecionar o Maverick?

Atualmente possuo duas coleções que são totalmente distintas. Uma coleção está relacionada as miniaturas do Ford Maverick da Hot Wheels, e, a outra, está relacionada ao anime Os Cavaleiros do Zodíaco. De uma certa forma, tanto o carro quanto o anime marcaram positivamente minha infância, e, colecioná-los é relembrar esses bons momentos da minha vida.

 

Quanto tempo durou essa caça às minis?

Faz 13 anos que estou na caça dessas miniaturas, e, ainda me faltam 54 variações divididos em 4 modelos que foram lançados entre os anos de 1970 e 1977. Essa jornada está longe de terminar, mas, felizmente consegui encontrar os caminhos e as pessoas certas para me ajudar nesse objetivo.

 

Pretende expandir essa coleção?

Meu foco é exclusivamente as miniaturas do Ford Maverick da Hot Wheels, e, ainda preciso percorrer um longo caminho até conseguir todas lançadas na década de 70. Em uma busca acurada foi possível identificar 57 variações entre 1970 e 1977, contendo os modelos Mighty Maverick Classic, Street Snorter, Flying Colors e Super Chromes. Alguns desses variações são extremamente raras, e, talvez o único modo de as conseguir seja através de restauração.

 

Conte um pouco sobre o trabalho de identificar, encontrar e negociar as miniaturas.

Moroso! Na minha concepção existem três cenários relacionados aos modelos das miniaturas do Ford Maverick da Hot Wheels: 

 ’71 Ford Maverick Grabber e Custom Ford Maverick:

– Preço Baixo/Médio, fácil de encontrar e negociação simples.

Mighty Maverick RLC

– Preço Médio/Alto, com grande possibilidade de ser encontrado e com possibilidade de negociação, porém sem muito sucesso.

 

Mighty Maverick Classic, Street Snorter, Flying Colors e Super Chromes

– Preço Alto/Surreal, difícil de ser encontrado em condições aceitáveis (para não dizer impossível) e quase sem possibilidade alguma de negociação.

O último cenário é o mais complexo e requer muita atenção. Existem alguns anúncios que omitem informações, e, portanto, necessitam de um conhecimento relativo para não ser enganado na compra. O exemplo mais comum desse caso é comprar uma miniatura restaurada como se fosse uma original, sem qualquer tipo de manipulação/alteração. Para se ter uma ideia, em média uma miniatura desse cenário original custa no mínimo $ 100 dólares em condições “aceitáveis” com algum tipo de avaria e sem o blister. Com o blister, ou seja, lacrado, podem chegar a valer $2.500,00 dólares quando encontradas.

 

Qual foi a mais difícil de conseguir?

No ano de 2020 a fábrica da Mattel na Indonésia foi responsável por produzir o pack HW Flames contendo 5 modelos de carros, incluindo uma versão amarela do ’71 Maverick Grabber que chegou ao Brasil. Aproveitando os mesmos modelos desse pack, a fábrica fez uma pintura diferente e presenteou os seus funcionários em um pack exclusivo chamado Happy Birthday que não podia ser vendido. Esse pack possuía uma das mais bonitas variações do ’71 Ford Maverick Grabber, e, por ser extremamente limitado, mesmo tendo seu lançamento recente, considero nesse momento o mais difícil de conseguir.

 

Qual é o seu favorito e por quê?

Oficialmente meu favorito é o ’71 Ford Maverick Grabber produzido na Indonésia em 2020 e dado exclusivamente aos funcionários da Mattel. O fato de ser uns dos mais difíceis de conseguir somado com design e tema de carro de corrida diferenciado, faz com que seja o meu favorito. Toda via os Mavericks customizados pelo Clube Hot Wheels Brasil para edição de 5 anos de aniversário do clube estão no topo da lista. Eles são exatamente iguais aos que cresci vendo no quintal de casa. Nostalgia pura!

 

Sabe dizer quantos deles você comprou na loja e quantos precisou garimpar?

A grande maioria das miniaturas dos modelos ‘71 Maverick Grabber e Custom Ford Maverick são facilmente encontrados nas plataformas de e-commerce brasileiras por um preço bem acessível, inclusive os que são exclusivos de redes de supermercados americanos. Entretanto os modelos do Mighty Maverick/Street Snorter dos anos 70 e o Mighty Maverick RLC, com certeza precisam ser garimpados. Para ser exato, até a data deste artigo possuo 42 miniaturas oficiais em minha coleção divididos em: 27 adquiridas no Brasil e 15 importadas.

 

Sabe de alguma previsão para novos lançamentos de Maverick na Hot Wheels?

Neste ano de 2022 tivemos o lançamento do Custom Ford Maverick da série Spring 2022 decorado com tema de Páscoa. Contudo não tenho informações sobre futuros lançamentos de outros modelos. Uma dica é acompanhar alguns foruns e blogs de Hot Wheels. No Brasil temos o https://t-hunted.blogspot.com/ que dispensa comentários.  

 

Qual dica você dá para quem quer começar uma coleção como essa?

Seja paciente. A arte de colecionar não é comprar a qualquer custo, mas, sim, pagar o quanto vale. Dentro do “guia” é possível encontrar as referências dos Mavericks como também diversas dicas e links relacionados a esse tema. Convido a todos a acessarem para obter mais informações.

--

Por fim, aproveito para agradecer a oportunidade de mostrar minha coleção e contribuir com o assunto Ford Maverick de alguma forma.


O “guia” está disponível no link
https://bgastaldi.com/HW/maverick e receberá constantemente atualização sobre minha coleção, seja elas aquisições de novas miniaturas ou mudança na sua exposição.

Minhas Redes Sociais:

Website: https://bgastaldi.com
Facebook:
https://www.facebook.com/bgastaldi1

Twitter: https://twitter.com/bgastaldi


Grande abraço,
Bruno Gastaldi




Pré visualização:





Acesse o link da coleção e veja os detalhes de cada modelo. Realmente é um guia incrível para quem quer se aprofundar em informações corretas e fazer uma coleção de verdade.

Eu tenho apenas 14 Maverick da Hot Wheels e fiquei animado querendo comprar mais.

Mais uma vez parabéns e obrigado Bruno, por sua dedicação e pelo trabalho maravilhoso feito nesse guia das miniaturas. Com certeza servirá de inspiração para mais pessoas. As portas estão abertas para qualquer descoberta que você fizer. Muito obrigado mesmo!


E você aí, conhecia esses detalhes? Imaginava que existiam tantas versões do Maverick e por tanto tempo? Faz o seguinte, monta uma lista das suas próprias miniaturas e organize sua coleção de acordo com o que o Bruno Gastaldi nos apresentou.

Legal né? 
Que o Maverick esteja sempre em evidência!


Ford abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Nosso Facebook:

Nosso Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook