sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Selo de Identificação Ford

A História do Maverick não envolve apenas os modelos, os motores e acabamentos, ela abrange tudo o que de forma direta ou indireta estava ligada ao Maverick. Seguindo esse raciocínio, podemos ter certeza que vai levar muito tempo para que conheçamos tudo sobre o Maverick, mas o importante é que já começamos a resgatar toda essa história.

Hoje vamos falar sobre uma curiosidade que é um tanto desconhecida: Os selos de identificação nos carros Ford.

Essa pesquisa surgiu de uma conversa com o mestre Cassio Pagliarini, onde ele explicou os pormenores que veremos sem seguida.

 


Os selos identificavam os carros que teriam acesso às dependências da Ford e, como veremos, não se limitavam apenas aos veículos de sua propriedade.

 

Bom, não é comum encontrar fotos onde esse selo aparece. Separei essas:


Diário do Paraná 28.9.75


Corcel


Por mais que a foto mostre um “sinalzinho” ali no canto do parabrisa, não conseguimos distinguir do que se trata e é aí que entra toda a experiência e conhecimento do Cassio Pagliarini que trabalhou por 25 anos na Ford e possui um selo em seu Maverick.

O Cassio explicou que o selo media 2 polegadas e eram instalados sempre no canto inferior do lado esquerdo do parabrisa, por dentro. 5 cores distinguiam o selo. Eram elas:

  • Marrom: uso da Imprensa 

Utilizado em carro da Ford destinado ao uso pela Imprensa

 

  • Azul: carro Alugado

 


Utilizado em carro da Ford destinado a funcionários que o utilizavam por aluguel


  • Verde: Gerência/Diretoria

 


Utilizado em carro da Ford destinado aos membros da Diretoria da empresa

 

  • Branco: carro de Serviço/Teste


Utilizado em carro da Ford destinado a serviços e testes da própria fábrica


  • Laranja: carro Particular

 


 Utilizado em carro particular de funcionários

 

 

Selo no Maverick do Cassio Pagliarini

O selo do Maverick do Cassio está aí desde 1990 e além das marcas do tempo, ele carrega um grande peso histórico. É difícil encontrar foto antiga desse selo, quanto mais um carro que ainda o preserva!

Como o carro era do Cassio e ele trabalhava na Ford, a cor desse selo era laranja. Ele disse que se algum carro sem selo precisasse entrar ou sair da Ford, teria seu porta malas revistado. Além de que, somente carro Ford podia receber esse selo. Por exemplo, se o funcionário da Ford tivesse um Gurgel, não receberia um selo nunca.

O selo contribuía para a organização da frota e facilitava muito o trabalho dos porteiros.

Mas e aí, já conhecia os selos de identificação da Ford? Então a missão agora é analisar todas as fotos antigas com bastante atenção em busca mais selos. Se você encontrar, envie pra gente!

 Ford abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Nosso Facebook:

Nosso Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

2 comentários:

  1. Meu pai trabalhou na Ford em São Bernado por 33 anos e tinha um carro designado para uso durante a semana, portanto convivi a infância inteira com estes adesivos...muito legal ler esta matéria!

    Me permita acrescentar que com fusão com a Volkswagen no período Autolatina estes adesivos foram substituídos por um de fundo branco reticulado com as cores dos departamentos em degradê colorido e a letra "F" maiúscula.

    ResponderExcluir

No Facebook