Muito bem, trago esse assunto agora. Passei os últimos 2
meses reunindo informações que me surpreenderam bastante. O Maverick foi tirado de linha sem nenhuma chance de ter continuado? A Ford simplesmente resolveu parar a produção e ponto final?
Usam o senso comum para dizer que o Maverick foi
descartado ou tratado como uma maldição e por isso chegou ao seu fim. Vamos
notar ao final dessa pesquisa que tudo isso não passa de papo furado de quem
não sabe o que está falando.
Quatro Rodas 11.77 |
Quatro Rodas 11.77 |
Começamos com uma informação muito importante: “As características do novo Maverick (para substituir o atual, a partir de 1979) ...”
Seguindo o padrão de 2 anos, (Estudo do Maverick em 1971 para lançamento em 1973. Estudo em 1975 do modelo 1977 e agora em 1977 estudo para lançamento em 1979) a Ford mostrava de fato que tinha interesse em continuar com o Maverick em sua linha e por isso começou os estudos de um novo modelo. Seria talvez a intenção de apresenta-lo já no salão do Automóvel de 1978?
Essa Clínica foi organizada pelo IPOM – (Instituto de Pesquisas de Opinião de Mercado) e aconteceu na primeira quinzena de outubro de 1977 na Vila Olímpia em São Paulo e teve 3 fases.
São 2 protótipos do Maverick e uma outra opção seria um “novo” Maverick feito sob a base do Ford Fairmont, o carro que substituiu o Maverick nos EUA e no México.
O protótipo Nº 1 é identificado como TT. Ele é feito com base no Corcel II, possui faróis retangulares, lanternas que envolvem os paralamas, radiador saliente, parachoques largos e cobertos por borracha e possui emblema sobre o capo como o Galaxie. Nas laterais há um friso estampado na lataria, possui quebra-vento, os vidros das laterais traseiras abrem como um leque e as maçanetas são embutidas. Na traseira as lanternas têm forma de retângulo horizontal. O interior oferecia mais espaço que o Maverick atual.
O motor é o mesmo de 4 cilindros 2.3 OHC.
Bom, essa revista é realmente uma novidade para mim, só
encontrei ela agora durante essa pesquisa. Embora eu não tenha entendido muito
bem, pode ser que o YY tenha sido feito com base no Ford Fairmount.
É animador que a Ford tinha um pensamento positivo para o
futuro do Maverick no Brasil.
Como vimos na entrevista com o mestre Cassio Pagliarini, na parte que ele fala sobre o Cycle Plan, que é o ciclo da vida do produto, em 1979 o Maverick estaria no ponto para receber modificações mais pesadas, como novas superfícies externas (major reskin). Tudo indica que era essa nova fase do Maverick que a Ford estudava agora. O seu ciclo de vida estava fluindo.
Quatro Rodas 6.78 |
Assim como a edição de setembro de 1975, a Quatro Rodas traz agora novidades sobre a linha Corcel e Maverick.
Temos apenas o desenho do novo Maverick, não encontramos
nenhuma foto.
Então, essa revista mostra 2 estudos para o Corcel (4 portas na “mesma carroceria” e “nova carroceria de 2 e 4 portas), e o novo Maverick com “nova carroceria” de 2 portas.
Quatro Rodas 6.78 |
Foco no Maverick
A pesquisa realizada pela Ford e organizada pelo IPOM –
(Instituto de Pesquisas de Opinião de Mercado) aconteceu entre os dias 19 e 23
de maio de 1978 no Clube Atlético Paulistano.
O protótipo do novo Maverick ficou ao lado de um Opala de 2 portas e de um Maverick atual, os 3 na cor prata metálico.
Aqui entendemos que o “novo Maverick” era na verdade um conceito para o que poderia acontecer, pois já tinham feito um “novo Maverick”, mas agora ele aparece totalmente diferente sendo chamado novamente de “novo Maverick”.
As comparações do novo Maverick eram feitas exclusivamente com o Opala.
Quatro Rodas 9.78 |
Pela primeira vez, um Ford Granada participava de uma clínica no Brasil envolvendo o Maverick.
Quatro Rodas 9.78 |
O protótipo do Maverick é o resultado das opiniões colhidas nas várias pesquisas anteriores. Era a plataforma do Maverick 4 portas com as linhas dos modelos mais modernos (Corcel II e Granada). Os detalhes do carro são o mesmo que vimos na clínica anterior mostrada na edição de junho de 78.
Também participou dessa Clínica o Fairmont.
Várias pesquisas foram feitas e a Ford aparentemente vem modificando o carro conforme as opiniões colhidas durante as pesquisas. Tudo indica que utilizar a base do Maverick 4 portas é o mais correto a se fazer.
Desconheço totalmente a informação de que o Granada lançado nos EUA e na Europa nasceu do antigo projeto MH. O Granada americano chegou em 1975 e é bem diferente do europeu que teve início em 1972. O Granada que está na pesquisa é o modelo europeu. Lembrando também que o projeto MH era um protótipo com base no Ford Taunus.
A revista conclui dizendo que aparentemente a Ford quer saber agora se um novo modelo, com as linhas de estilo do Granada, terá condições melhores do que o Maverick atual de conquistar uma boa parte do mercado brasileiro.
A Tribuna 6.10.78 |
No mês seguinte, temos essa notícia, ou seja, nada de novo Maverick no salão do Automóvel de 1978.
Quatro Rodas 6.79 |
Essa revista mostra apenas o estudo que a Ford fez com base no Corcel II, não dizendo nada de novo sobre o Maverick. Vemos que o esse novo carro faz parte do Projeto Ômega.
Teriam se encerrado os estudos com o Maverick?
A Ford estava estudando 2 carros ao mesmo tempo, será que tinha intenção de lançar os 2? Será que estava procurando entre os 2 qual era a melhor opção? Se continuaram o projeto com base no Corcel II (Ômega) e não falaram do Maverick, será que já haviam decidido o que fariam?
Correio Braziliense 2.7.79 |
Pra mim, isso indica que nesse momento o Maverick já havia saído completamente dos planos futuros da Ford.
Folha de S. Paulo 1.10.80 |
A Ford estava fazendo estudos com 2 carros médios. O projeto Ômega teve continuidade.
Quatro Rodas 2.81 |
Vamos por partes:
“No lugar do Maverick, um carro de luxo, confortável, de bom desempenho e com a economia do Corcel. ”
Sem dúvida, a maioria das pessoas vão entender essa frase
como: “O Maverick saiu para o Del Rey entrar. O Del Rey substituiu o Maverick”.
“O novo carro vai reforçar a faixa de mercado do atual Corcel II e vai substituir o Maverick”.
Pode parecer uma interpretação muito pessoal minha, mas eu realmente entendo e acredito que o Del Rey passou a ser o novo carro médio da Ford, cargo que o Maverick ocupou um dia. De forma alguma entendo que seja uma substituição equivalente de um carro para o outro.
“... o Del Rey deve se tornar o carro status da Ford, substituindo a médio prazo até o Galaxie”.
Cara, talvez o Fusion tenha os méritos que o Galaxie tinha. Gosto do muito do Del Rey, foi o meu primeiro carro, mas nunca chegou perto do Galaxie. E aí que está o meu entendimento novamente: O Del Rey se tornando um carro com apelo de luxo elevado e o Galaxie saindo de linha, é claro que quem quiser luxo num carro da Ford, vai atrás da única opção, o Del Rey. Mais uma vez, não vejo como substituição de um carro equivalente, apenas como um carro da mesma faixa de mercado.
A revista diz que naquele estudo mostrado na edição de
setembro de 1978 o projeto já se chamava Ômega e que as pesquisas feitas eram
para substituir o Maverick.
A Ford não decidiu simplesmente tirar o Maverick de produção em 1979. Já em 1977 ela tinha planos de renovar ele assim como fez com o Corcel. Estudos foram feitos, mas a opção de fazer um carro médio com a base do Corcel II foi escolhida e o Maverick foi descontinuado.
Talvez, a decisão de não seguir em frente com um novo
Maverick tenha sido tomada após a pesquisa de agosto de 1978, bem no mês que o
Corcel II atingiu 100.000 unidades produzidas.
- 2 protótipos. 1 15 centímetros maior que o outro, mas ambos com a base do Corcel II. Frentes e traseiras possuem novas inspirações.
YY |
Opinião: São bem “revolucionários” pois fugiram bastante do Maverick atual. Eu acho que ficaria legal a frente do YY e a traseira do TT
- Carro 2 portas feito na base do Maverick 4 portas. Frente e traseira lembram o Corcel II.
Opinião: Muito legal! Ele lembra bastante o Maverick, é meio “gordo”, nada reto como os anteriores. A caída na traseira também é marcante, mas a grade e os faróis eu acho pequenos. De qualquer forma, quem olha, com certeza vai relacionar esse carro a um Maverick.
- Carro de 2 portas feito na base do Maverick 4 portas. Novas linhas inspiradas no Corcel II e no Granada.
Opinião: Pra mim, parece uma fusão dos primeiros protótipos com o anterior. Só as laterais que me lembram o Maverick e mesmo assim, muito pouco.
Eu gostaria que o Maverick estivesse sendo produzido até
hoje, mas com o mesmo modelo 1979. Como isso foi e continua sendo impossível,
eu agradeço que tudo aconteceu como aconteceu, pois ver um carro sem o espírito
do Maverick sendo considerado sua continuação, doeria muito mais.
O Maverick no Brasil, recebeu uma segunda chance, coisa que não sabemos até então se aconteceu nos outros países onde foi fabricado. A Ford mostrava com isso que via potencial no Maverick para mantê-lo em produção por mais um tempo.
O Maverick não foi tratado com relaxo ou descaso como aqueles que não conhecem sua história gostam de falar. Sem dúvida, os motivos que fizeram com que um novo Maverick não aparecesse, eram as mudanças do mercado, a nova década que se iniciava com estilos, abordagens e interesses diferentes. A Ford evoluiu muito com o Corcel II e não há nada de errado com a decisão que tomaram.
Tudo na vida tem um fim, e o fim da produção do Maverick chegou na hora certa. Cabe a nós agora aproveitar cada momento possível com os nossos exemplares, pois há muita história ainda para escrevermos com ele.
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Muito bom. Parabéns pelas pesquisas.
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