segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Carro Conceito - Maverick Estate Coupe


Chegamos a 2016, mas continuamos falando de coisa velha, coisa antiga, esquecida, abandonada, largada... Não importa se esses assuntos não são/ou foram importantes para a maioria das pessoas, é importante para o Maverick e aqui eles terão toda a atenção mereida. Esse Blog rema contra a correnteza, pois enquanto a maioria gosta somente de ver as fotos do carro, aqui eu jogo textos e textos contando a história das coisas e pra mim, é isso que conta.

Bom, vamos continuar subindo o rio, hoje trago mais um assunto pouco falado, pouco discutido, pouco explorado... etc. Falaremos sobre o protótipo/carro conceito Maverick Auto Estate ou também chamado de Maverick Runabout.

A primeira vez que ele apareceu no blog foi aqui, há quase 1 ano, mas agora temos material suficiente para apresentá-lo como merece.

Vamos lá.




Diário de Notícias 19.4.70

Curiosamente esse jornal brasileiro foi o primeiro que encontrei (por enquanto) dando as informações sobre o Maverick Runabout. Ele era apenas um dos 8 "carros dos sonhos" que a Ford apresentou, mas que como o jornal diz, não fabricou em série.


Chicago Tribune 21.2. 1971

O jornal fala bastante do Maverick e do modelo Conceito. Aqui vemos que o nome correto é Estate Coupe, Maverick Estate Coupe e não Maverick Runabout como vimos no Diário de Notícias.

Não sei porque, mas confundo com Auto Estate...

Toda a linha da Ford trazia novidades, mas foi muito bom ter o Maverick Estate Coupe como destaque.



Chicago Tribune 22.2.1971

Ele foi apresentado no Chicago Auto Show para um record de público.
Era realmente um conceito. Onde já tinha aparecido um "conversível" onde os passageiros vão cobertos por uma parte capota? Era inovador ou absurdo, mas poderia ditar novos rumos na concepção de outros carros.
A traseira dele era muito diferente do comum à época, mas vamos ver mais fotos pra comprovar:











As fotos são do site do próprio Chicago Auto Show  onde muito provavelmente tenha sido a segunda apresentação do carro, tenho como estreia o Salão de Nova York, o qual o jornal Diário de Notícias de 1970 se refere.



Valley News 8.9.1972
Legal né, as fotos saíram no jornal também, mas já era 1972,
A Galpin Ford ainda é  uma concessionária e faria uma grande apresentação, unido do Maverick Estate Coupe com a galera do Tounament of Thrills Mustang Auto Daredevils.
Mesmo depois de 2 anos após sua apresentação, ainda chamava atenção nos eventos que participava.

Chama atenção até hoje :)



The Amarillo Globe-Times, 28 9.1972
Esse anúncio não cita o nome do Maverick Auto Estate, mas traz sua foto. É bem provável que ele estivesse participando de outra apresentação com o Tounament of Thrills e com o Mustang do filme do 007 - Diamonds Are Forever.


Mas é isso? Ele foi construído pra ficar indo de exposição em exposição apenas?

Isso não é nada ruim, mas lembre-se que trata-se de um carro conceito, um carro que inspira novos desenhos de carros e na década de 80 ele cumpriu seu papel.









Chicago Tribune 17.2. 1980


O estilo do Seville parece familiar.

Pronto, essa frase e a foto do Seville já mostram tudo. É impossível negar que ele teve as linhas inspiradas no Maverick Estate Coupe!

A Cadillac diz ter-se inspirado na traseira do Rolls-Royce...é sei, aham...
O jornal diz que o Maverik Auto Estate apareceu pela primeira vez em 1971 em Chicago, mas e o Salão de Nova York em 1970? Vou precisar pesquisar sobre isso depois.
A Ford já havia utilizado a ideia de colocar mais luxo nos carros compactos, inspirada no Auto Estate, mas agora a Cadillac, assim como a Chrysler, copiavam suas linhas externas.


Interessante não é mesmo? Conheci o Cadillac Seville antes do Maverick Auto Estate e a princípio não liguei muito uma coisa a outra, mas esse jornal revela as verdadeiras inspirações dos engenheiros da Cadillac.


No Brasil tivemos a Perua, Kit Spoiler, 5000R, Centauro, Stallion... os americanos também tinham um olhar avançado para o Maverick, mas infelizmente esses conceitos não foram levados em diante. Mesmo assim serão sempre lembrados aqui no blog, pois mostraremos sempre o papel do Maverick na História.



FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .