sábado, 24 de fevereiro de 2018

Modificações #02 - Teto Solar

Dividindo o gosto de muitas pessoas, o Teto Solar é um equipamento que vemos instalados em carros que originalmente não saíram com ele de fábrica. É o caso do Maverick também. Você já viu algum por aí? Realmente se destaca e chama atenção, mas de onde surgiu essa vontade de colocar esse acessório e o que poderia ter motivado essa modificação? Tendência da época? Preferência do dono? Falta de opção?


Como regra do Blog, vamos recorrer aos jornais e revistas da época pra entender melhor:




Diário de Pernambuco 6.10.74



Essa notícia é muito importante. Vejam só, em outubro de 1974 já tinha Maverick e Corcel (carros que não saíam de fábrica com esse acessório) rodando de Teto Solar em São Paulo.
Não temos informação de como foi instalado, mas podemos ter a noção que isso poderia tornar-se ou de fato já era um tendência entre o mercado da customização.
Outro ponto que acho muito importante citar é que começaram a instalar o Teto Solar na época em que o Maverick ainda era fabricado. Então não é uma coisa que veio depois, praticamente nasceu junto com o carro.


Faz um tempo que encontrei esse recorte de jornal, guardei até esse momento porque queria encontrar ao vivo com um Maverick de Teto Solar e isso aconteceu no aniversário de 18 anos do Maverick Clube de Curitiba. Vejam só:







Além do teto solar, esse Maverick é um Super V8 com o estofamento branco nos bancos. Quando vi o carro já pensei que poderia ser um dos Maverick citados pelo jornal, mas aí é que entram os detalhes.





Meu amigo Paul W. Gregson estava junto e fez a identificação do modelo. Para nossa surpresa o nome ainda constava na peça:




Slideaway era a marca e então fui pesquisar mais sobre ela.





O Estado de S. Paulo 20.4.80
Viram os anúncios? Dos 3, o Slideaway era a melhor opção, não dava infiltração e tinha um acabamento mais bem feito. Os 3 poderiam ser instalados em qualquer carro.


Folha de S. Paulo 26.8.81

Informações valiosas nesse jornal.

A Slideaway começou a fabricar em 1979, então aqueles Maverick de 1974 usavam outra marca.
Lendo os detalhes e a história, muitos vão perder a idéia de ser uma gambiarra ou modificação barata. Os materiais utilizados eram de qualidade e além de tudo ainda tinha uma moldura reforçando o teto para que não houvesse deformações.

Esse Maverick provavelmente foi modificado ainda nos anos 80, no auge da Slideaway há pelo menos 25 anos.

Motivos para instalar eram muitos, mas e os motivos para manter o Teto Solar? Quando alguém compra um carro com modificações feitas pelo dono anterior, acaba carregando a "culpa" e "responsabilidade" por elas. Tenho quase certeza que recebem mais pedidos para voltar ao original do que para manter do jeito que está. Não vou entrar na questão de gosto e nem contestar o direito que o dono tem de fazer o que quiser com seu carro, mas uma peça dessa é bem rara, funciona perfeitamente e não afeta o funcionamento do carro, ele está assim faz tempo, então pra que tirar?

Enfim, o Teto Solar está no mercado há bastante tempo e o Maverick não ficaria imune. Gosto muito das modificações de época, elas carregam a história e nos ensinam muito.




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

Um comentário:

No Facebook