sábado, 30 de setembro de 2023

Qual é o preço do Maverick nos anos 70 corrigido para 2023?

É muito comum as pessoas perguntarem o preço do Maverick. Quanto custa? Põe o preço! É claro que a curiosidade é bem vinda e é uma ótima forma de aprendizado, mas os que mais insistem para saber o preço não vão comprar nem fazer nada positivo com aquilo.

Bom, quanto custa um Maverick hoje em dia?






Eu me preocupei extremamente com essa questão entre 2007 e 2012. Foi a época que eu estava doido pra ter o meu Maverick. Eu tinha 17 anos e zero chances de comprar um carro, muito menos um Maverick. Fiquei tão bitolado com isso que passei a ficar triste, muito triste mesmo... eu queria uma coisa que eu não podia ter. Então decidi que eu não ia mais querer saber de preço de Maverick e só voltaria a pensar nisso quando minha vida financeira estivesse pelo menos um pouco mais estabilizada.
O mais legal é que aconteceu tudo naturalmente e em 2014 eu comprei o meu tão sonhado Maverick, mas mantive esse pensamento de que o preço de Maverick não me importa, consegui comprar o meu, não penso em vender, então pra que pensar em preço? Foi mesmo traumatizante.

Quando me perguntam hoje quanto vale um Maverick, eu falo o preço dos carros que vi sendo vendidos, mas avaliar um Maverick.... isso eu não consigo, um dos motivos é que o que tem valor pra mim é mais o lado histórico do carro, mas no final das contas, qualquer Maverick V8 vai "valer" mais que um Série Prata, ou Série Ouro, um 6 cilindros 1975....
Então não me meto nisso.


Agora, não há discussão nos fatos que já entraram para a história e é sobre isso que falaremos hoje.


Existem algumas formas de atualizar o preço e ter uma noção de quanto custaria hoje uma coisa antiga.
Você pode pensar em somar quantos salários mínimos eram necessários no passado e quantos seriam necessários hoje, mas isso mostraria apenas a acessibilidade ao bem.
O Brasil enfrentou grande inflação durante os anos 70 e o dinheiro foi perdendo o seu valor conforme essa crise se intensificava.

A forma correta de atualizar os valores de época, é por meio da Calculadora do Cidadão


Separei os preços do Maverick GT com a diferença aproximada de 12 meses entre eles e corrigi cada um para agosto de 2023.

Vejamos como ficou:




As barras azuis são referentes aos preços antigos. A moeda dessa época era o Cruzeiro Cr$.
As barras verdes são referentes aos preços corrigidos. A moeda é o atual Real R$.
Os valores e datas de referências estão no gráfico.


É interessante analisar esses números.
Não sou nenhum economista ou estudioso do cenário econômico do Brasil, mas de acordo com o contexto que aprendi pesquisando sobre a história do Maverick, consigo enxergar nesse gráfico que durante os anos 70 o preço teve uma forte crescente, o que olhando sem pensar muito, pode significar que o Maverick ficou cada vez mais valorizado. É claro que ficou, o Maverick não perdeu valor, mas as notícias diziam, principalmente de 1977 em diante, que as montadoras não estavam satisfeitas com os aumentos e que na verdade eles deveriam ser maiores para cobrir os gastos e aumentar os lucros, pois elas estavam quase empatando. Isso aconteceu com todas as montadoras e não era nada exclusivo do Maverick. Ou seja, o preço final para o consumidor, não acompanhou o preço que os carros deveriam ser vendidos, considerando custos e lucro.
Olhando para os preços corrigidos, podemos entender melhor isso. Até 1975 se manteve a alta dos preços e após, podemos ver que quedas acontecem. Na minha visão isso representa os efeitos da inflação da época no período onde ela foi se tornando mais pesada.
É um tanto estranho ver que mesmo o preço antigo subindo, quando é corrigido ele abaixa. Mas é assim mesmo que funciona, cada mês de cada ano tem um indicie de correção próprio.


Ok, essa análise serve de alguma forma para precificar os carros hoje em dia?
Absolutamente NÃO!

A história deve ser analisada dentro do seu contexto. Cada período histórico tem as suas particularidades e não é possível comparar em pé de igualdade extrema cada um deles.
Inclusive, estou preparando uma pesquisa sobre isso também.

Atualmente o Maverick é visto como um clássico colecionável, um hobby para situações especiais, com forte significado sentimental para seus donos, é raro, entre muitas outras coisas... não há comparação com o que ele era nos anos 70.


Até a próxima!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Nosso Facebook:

Nosso Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook