segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A Campanha Publicitária de Lançamento do Maverick nos EUA

Pessoal, esta é a publicação número 200 do blog! Dá uma média de um pouco mais de 2 publicações por mês, mas a quantidade nunca foi o meu alvo. Sempre quis fazer um trabalho com qualidade, porém, conseguir escrever 200 vezes sobre um assunto que não está em evidência ou que não tinha tanto material assim, pode representar que eu realmente tenha ido fundo nas pesquisas. É vocês que vão dizer, eu tenho pra mim que fiz um bom trabalho.

Já falei disso várias vezes, mas parece que mesmo me esforçando bastante pra encontrar informações sobre o Maverick, algumas delas aparecem de uma forma inesperada, quando nem estou procurando por elas ou quando nem imagino que possa existir um material daquele. É muito legal, fico muito feliz e comemoro muito quando isso acontece rsrsr

Meu objetivo com esse blog sempre foi aprender sobre o Maverick. Quero saber o máximo possível desse carro que gosto tanto. Pra mim é importante saber quem, como, onde e porque as coisas aconteceram e, por isso estou sempre de olho em informações de época.

Enquanto eu passava a limpo a última pesquisa, pronto para publicar, encontrei o material que mostrarei hoje. Foi ótimo!

Vejamos do que se trata:

1

É o jornal interno da J. Walter Thompson, uma das, ou a maior empresa de propaganda da época. Eu já tinha visto que foram eles que cuidaram da publicidade do Maverick tanto nos EUA, quanto no Brasil, mas nunca imaginei encontrar um material tão incrível como esse.

Veja a data: 11 de abril de 1969. O Maverick seria lançado no dia 17 de abril.

Ótimo, vou traduzir alguns pontos do texto. Em itálico serão os meus comentários.

Apresentado o Maverick - primeiro novo carro dos anos 70.

O Maverick será lançado no dia 17 de abril, com uma campanha de publicidade diferente do comum.
Será no mesmo dia 5 anos depois do lançamento do Mustang e tanto a JWT como a Ford, esperam que o Maverick terá um sucesso similar.
Existia grupos de pessoas organizados pelo tipo de mídia onde seriam feitas as propagandas: TV, Revistas e Jornais.

O pessoal da Ford se referia às propagandas do Maverick como "mavericky". Em todo caso, a JWT refletia a natureza do nome MAVERICK em todas as mídias (jornais, revistas, radio-TV)

A publicidade apresentaria manchetes irreverentes e fotos incomuns. Os comerciais de TV também seguiriam um plano de mídia muito longe do comum. Até mesmo os nomes das cores conotavam a posição do Maverick.
A atitude geral da campanha estaria refletida na manchete das revistas. (é a propaganda que aparece acima da página) É dito que essa propaganda sairia na revista Life no dia 5 de maio, mas a data em que saiu foi 2 de maio.
O texto segue dizendo quem escreveu, quem tirou a foto... toda a equipe envolvida.

Na revista Playboy também sairia uma propaganda sobre as cores.
Era essa aqui:


Quatro páginas coloridas em 3 revistas vão ajudar a apresentação do Maverick.



2


Para os jornais, foi preparado um propaganda que sairia em 2.575 jornais nos dias 16 e 17 de abril. Encontramos 3 versões dessa propaganda em nossas pesquisas. 
É basicamente um formato de perguntas e respostas com o objetivo de responder as mais importantes perguntas que as pessoas gostariam de fazer sobre o novo carro. 
Em toda propaganda haverá a oferta de uma miniatura do Maverick por 1 dólar. Uma oferta similar foi feita na vez do Mustang e vendeu 140.000 miniaturas.

Para um grande empurrão, a JWT planejou uma noite de saturação do Maverick nas 3 maiores redes de televisão no dia 16 de abril.
A JWT comprou 15 minutos no horário nobre da NBC, CBS e ABC durante as seis maiores horas de audiência da noite.
Isso significa que os telespectadores verão as novidades sobre o Maverick não importando qual programa estejam assistindo. 

O assunto continua na outra página, mas vamos falar dos outros pontos da página.

O quadro diz:

Mais noções básicas sobre o Maverick

Nova Iorque - O Ford Maverick, que será oficialmente lançado na próxima quinta feira, é o que o mercado está chamando de subcompacto. Ele levará o preço base de $1995 e foi projetado como a resposta da Ford para os importados.
O Maverick está disponível em 2 portas. Ele é um carro para quatro passageiros, cinco polegadas menor que o Ford Falcon.
O Maverick está sendo feito nas plantas da Ford em St. Thomas, Ontario, e Kansas City, Mo.

Na parte de baixo temos outra propaganda para revista.

Sports Illustrated 21.4.69



3

Continuando...

Haveria também propaganda do Maverick em vários programas de TV durante o mês de abril.

Um dos comerciais é chamado de "Nope" (Não). Ele traz um cowboy que responde todas as perguntas com "Não", exceto uma.

Esse comercial é engraçado mesmo rsrsr

Assista:





5 comerciais de 60 segundos foram preparados para a TV. 
Um é chamado de "Kabuki". É a história de um pequeno demônio estrangeiro interpretado por dançarinos Kabuki Japoneses.

Outro, "Sigfried" é uma paródia da opera Wagnerian. Bem vindo a opera trágica, " Crepúsculo dos pequenos carros estrangeiros".

O terceiro comercial é com o grupo musical da Ford "Going Thing". Filmado numa concessionária, eles mostram também um LTD, um Torino e um Mustang.
O grupo veste as novas roupas do Maverick para o comercial. Tema: Ford te dá melhores ideias... te dá agora o Maverick."

Haveria também propaganda em outdoors.

Como esse:



No rádio, foram comprados 108 minutos.

Vamos aos quadros:

Vista antecipada do Maverick

Nova Iorque - O Maverick tem sido visto desde janeiro quando o carro foi revelado na Califórnia para escritores de revistas. Encontramos um registro desse, clique aqui.
O revendedores viram o Maverick em fevereiro.
No dia 31 de março, membros da imprensa foram levados a Carefree, Arizona para ver tudo sobre o Maverick. Veja mais aqui
O grande interesse pelo novo carro da Ford refletiu no fato dele ter sido capa de revista e jornais.
O Maverick pode ser visto agora no Salão do Automóvel de Nova Iorque.

Programa do evento: 


Depois da quinta feira (lançamento) ele será visto em outras cidades...




O outro quadro fala sobre as cartas recebidas com sugestões de mais nomes para cores do Maverick. O nome dessas cores com certeza ficam melhores em inglês, não há motivo para traduzir.



Agora a foto do meio.
Nós vimos sobre o comercial com o grupo musical da Ford e agora vemos uma foto deles. A legenda diz que eles estavam usando novas roupas, de acordo com o estilo do Maverick. 
Realmente, antes do Maverick, eles usavam roupas como se fossem uniformes da Ford, nas cores azul e branco. Não encontrei o comercial, mas achei a revista Teen sobre a nova roupa do grupo:

Teen 5.69
Teen 5.69

Este é o The Going Thing group e seu novo Maverick outfit.

Muito legal!

Continuando....


4 e 5

Aqui temos mais sobre as cores e seus curiosos e engaçados nomes.


6

Olha que legal, a propaganda da parte de cima temos aqui:





Life 18.4.69

E a outra nós já vimos aqui antes.


7

A publicidade da Associação de Revendedores Ford reflete a personalidade do Maverick

Nova Iorque - "A Ford deu à luz um novo bebê".
"Ele não é muito parecido com os nascidos anteriormente".
"A esta criança foi dado uma personalidade antes de nascer... Sim dado... ele não tem que desenvolver uma... este garoto tinha uma personalidade construída nele mesmo antes de ser nomeado. Ele foi construído em seu tamanho, em sua economia de operação, em seu conforto e conveniência. Em seu preço também."
"Você sabe o nome... Maverick. Ele não é um compacto. Ele não é pequeno como os importados. Ele é um Maverick.

"O que é obviamente necessário é uma boa publicidade para corresponder. Publicidade que reflita a personalidade do Maverick....Publicidade que seja mavericky."

Esta foi a forma que JWT abria sua palestra nos revendedores Ford em uma serie de apresentações do Maverick que começaram duas semanas atrás em Omaha.


É isso! A personalidade do Maverick! Esse é o principal motivo por eu gostar tanto desse carro. Quando você entende o nome dele e sua história, percebe que ele realmente não seguiu padrão nenhum do que era aplicado na época. Era realmente um MAVERICK.


"Venda como um Maverick" 

Durante a série contundente e arrebatadora de palestras que abrangem todo o país e toda a rede de concessionários Ford, os representantes da JWT disseram: 
"Para vender Maverick e para vender Ford, vocês precisam agir como um Maverick... Vendam como um Maverick... Seja um Maverick."

A base da campanha, como mostrou a apresentação de slides, é alcançar a mente das pessoas que não estão pensando em Detroit, mas sim em importados.

"Chegaremos à esses "rebeldes" sendo "rebeldes"... com publicidade ousada, nova e diferente."

A publicidade preparada para os revendedores reflete isso.

Uma propaganda de jornal parece com um poster de recrutamento para a primeira guerra mundial.
E há um página inteira repetindo o preço por nove vezes.
A campanha para os jornais tem a assinatura: Seja um Maverick. Veja seu Maverick no seu Revendedor Ford."

Os comerciais no Radio tinham um tom similar das propagandas impressas.
Eles tinham como alvo os compradores de carros importados e usavam uma variedade de humor.


Vamos ao quadro.
Ele traz um comercial provavelmente veiculado no radio.
As outras propagandas são ótimas, simples e objetivas, assim como o Maverick é.



8

Fotos incríveis!!! São dos comerciais Kabuki, Nope e Sigfried: 









Excelente!!!



E assim termina o jornal da JWT. 
Dá pra falar muita coisa ainda sobre esse material, mas o ponto que quero destacar é o tema utilizado para o Maverick e principalmente o humor aplicado. A Ford não teve medo de ir na contramão do tipo de publicidade que era comum, ao invés disso, mergulhou de cabeça no jeito Maverick de ser e espalhou seu produto pelo país inteiro.
Vocês viram o trabalho envolvido? Equipes, divisões, produção, palestras, treinamentos... Realmente, não basta ter um produto bom, é essencial saber apresentá-lo.
Parabéns Ford e JWT.


Podemos até traçar um paralelo com o material produzido em 73 no Brasil registrando as notícias veiculadas em jornais e revistas sobre o Maverick. Veja aqui


Depois que encontrei esse material e fiquei pulando e comemorando aqui em casa sozinho rsrs, lembrei que eu já tinha entrado em contato com a J. Walter Thompson (após uma fusão, eles mudaram o nome) perguntando sobre isso:



É assim, uma pesquisa puxa a outra. Perguntei e não tive resposta. Pouco mais de 2 anos depois, aqui estamos com um material incrível deles que acabei encontrando sozinho... Tudo tem o seu tempo né, mas não espere de braços cruzados não, vá atrás do que você quer!


Bom, acho que essa pesquisa caiu muito bem como publicação número 200 do Blog. Que venham mais!

Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook