Eu mesmo percebi há um tempo que por mais que cada
assunto esteja separado e identificado corretamente, não serve para quem quer
apenas uma visão geral sobre determinada parte da história, por exemplo o
lançamento do Maverick. A pessoa teria que ler muita coisa, preparar por conta
própria um resumo e aí sim teria a informação ao seu gosto.
Preciso confessar que eu gosto disso, eu quero que as pessoas cheguem sozinhas à uma conclusão, que elas leiam, se questionem, comparem e só aceitem aquilo após estarem totalmente convencidas. É... a intenção é nobre, mas infelizmente, a cada dia que passa, menos se importam com o que é verdade, as pessoas querem praticidade a qualquer custo e sobre qualquer coisa. É como se dissessem: “Dane-se a história, eu só preciso de um texto para colocar aqui nessa imagem…”
O que piora a situação é que os resumos e textos sobre o Maverick que dominam a internet, foram escritos há muito, muito tempo, em uma época onde o conhecimento que se tinha pelo Maverick era menor. Muita informação faltava e foi substituída por informações falsas que até hoje são encaradas como verdadeiras.
Eu remo contra a maré. Enquanto seguem um padrão sem nem
fazer ideia de onde surgiu, eu me esforço a divulgar cada vez mais fatos que
mostram o que e como as coisas aconteceram.
Bom, geralmente é falando do início do Maverick nos EUA e
no Brasil que os maiores absurdos aparecem. Já que o pessoal quer resumo pra
não ter trabalho de ler e aprender por si próprio, vou publicar 2 resumos da
época mesmo falando primeiramente sobre o Maverick nos EUA e depois sobre o
Maverick no Brasil.
Automóveis e Acessórios 4.69 |
Muito bem, está tudo escrito aí, vou apenas destacar alguns pontos.
O Maverick foi o primeiro carro da Ford (pelo menos) a
utilizar computador para otimizar o seu projeto de construção. Isso acelerou
muitos dos testes e analises iniciais, fazendo com que tudo ficasse pronto em
menos tempo.
O Maverick chegaria para ocupar a vaga de terceiro carro
da família, ou de jovens, ou até mesmo de casais idosos.
Ele foi criado para combater a venda de carros pequenos
europeus e japoneses no mercado americano.
Seu lançamento se deu exatamente 5 anos após o lançamento
do Mustang, que era então o maior sucesso de vendas da Ford depois do modelo T.
O responsável pelo sucesso do Mustang, também foi o pai do Maverick: Lee Iacocca.
O Maverick foi feito com um design totalmente novo, porém sua mecânica já era conhecida por ter sido utilizada com sucesso em outros veículos. A suspensão dianteira foi herdada do Mustang e a traseira veio do Falcon e Fairlaine.
Automóveis e Acessórios 4.69 |
Ou seja, o Maverick tinha aparência jovial, com o tamanho necessário para concorrer com os importados e, o melhor de tudo, tinha uma mecânica totalmente resistente e confiável.
Um fator que poucos entendem ou nem mesmo conhecem é que o Maverick foi projetado para ser simples de reparar. O tempo de reparo é menor pois tudo tem fácil acesso. Portanto não gastos de tempo e dinheiro além do normal para consertar qualquer item que eventualmente apresente defeito.
Como opcional, o Maverick podia ter uma caixa de câmbio semiautomática e uma outra completamente automática.
As linhas do Maverick inspiram jovialidade e esportividade. Ele também eliminou os tradicionais quebra ventos.
O Maverick foi feito para ser simples, econômico e assim
manter seu baixo preço, porém se fosse escolha do consumidor, ele poderia ter
incorporado vários tipos de opcionais e acabamentos.
O Maverick era versátil. O próprio Lee Iacocca instruiu os vendedores a não incluir muitos opcionais ao Maverick, o carro se venderia por si só, mesmo assim, o Maverick poderia ser equipado de forma a ficar um verdadeiro luxo.
O nome MAVERICK foi uma homenagem ao Samuel Augustus
Maverick, herói de guerra da Independência do Texas. Certa vez ele deixou de
seguir o costume de marcar seu gado com fogo. Essa situação ficou muito
conhecida e o nome MAVERICK passou a definir todo aquele que sabe o que quer,
individualista, indiferente, que segue seu próprio caminho.
O significado desse nome tem tudo a ver com o que o carro tinha como objetivo: ir contra o padrão das montadoras americana que eram voltadas principalmente a produção de carros grandes. Assim ele encarou os importados ao seu estilo e propósito.
Viu como é diferente quando a própria história se conta
sozinha? Não apelam para as expressões “lenda”, “dizem”, “eu acho”....
Essa revista é do mês de abril de 1969, mês de lançamento do Maverick nos EUA. Veja só como estávamos atualizados aqui no Brasil e como o lançamento de um carro lá do outro lado do continente tornou-se relevante por aqui.
Esse então foi o resumo sobre o lançamento do Maverick nos
EUA. Vejamos agora sobre o Brasil
Revista da Associação Comercial 7.73 |
Pouco mais de 4 anos após o seu lançamento nos EUA, chegou a vez do Brasil receber o Maverick!
O Maverick entrou na faixa de carro médio e completou a linha Ford que já contava com seu carro pequeno, o Corcel e o seu carro grande de luxo, o Galaxie. A Ford enxergava o todo da sua gama de produtos.
Joseph O’Neill, presidente da Ford do brasil, considera o
Maverick como um carro esportivo para a família.
No Brasil, o Maverick possuía a mesma suspensão do
americano, mas que já havia sido testada por mais de 1 milhão de quilômetros
pelo Brasil, garantindo que a confiabilidade que havia lá nos EUA, também
teríamos por aqui.
Foi lançando em 3 modelos sempre com 2 portas. (A versão 4 portas chegou em novembro de 1973) Acomodaria 5 ou 6 pessoas, dependendo do tipo de banco dianteiro.
Dois motores estavam disponíveis: O motor de 6 cilindros com 112 cavalos que equiparia a maioria dos modelos e o motor V8 com 197 cavalos, que seria de série no modelo GT e opcional para os outros modelos.
Revista da Associação Comercial 7.73 |
A Ford preparou o Maverick com esses dois tipos diferentes de motor exatamente para atender melhor a necessidade do comprador. Portando, quem queria um carro para um desempenho que atenderia suficientemente as condições gerais do transito no Brasil, escolheria o Maverick com motor 6 cilindros. Quem gostaria de ainda mais desempenho, escolheria o Maverick com motor V8.
Como já vimos, o Maverick era novo no Brasil, mas ele tinha um grande histórico nos EUA que reafirmação sua qualidade.
Revista da Associação Comercial 7.73 |
Vemos também algumas particularidades com construção do carro como um todo e itens opcionais.
Revista da Associação Comercial 7.73 |
O modelo GT é o mais equipado, porém seus itens de série
eram opcionais para os outro modelos.
Todo o acabamento e cuidado com altura e suspensão,
contribuem para um rodar com grande estabilidade e muito suave, além de ótimo
isolamento acústico.
Vemos novamente sobre o uso de computador na projeção do Maverick.
Revista da Associação Comercial 7.73 |
Vemos também sobre as duas etapas Clínica que decidiria
qual carro a Ford produziria no Brasil. Na primeira etapa, 800 pessoas
participaram e o resultado foi favorável ao Maverick. Na segunda etapa, 500
pessoas participaram e confirmaram os resultados anteriores.
Esse é um ponto muito importante e infelizmente um dos que foram mais deturpados durante os anos....
As vezes as pessoas podem pensar que se uma coisa é
antiga com mais de 50 anos, foi feita com recursos e tecnologias primitivas e
até sem muita qualidade. Acontece que o Maverick foi testado exaustivamente de
todas as formas durante a sua adaptação ao território brasileiro.
Eles tinham conhecimento de tudo sobre o carro e por testarem tanto e terem um alto nível de exigência, poderiam agora garantir que o Maverick estava pronto.
A Ford, muito organizada, preparou a linha de montagem
com obras colossais e definiu os fornecedores, tornando possível assim,
terminar o carro no tempo previsto.
Em abril, os Maverick pré-serie ficaram prontos e em 4 de junho a produção normal dava à luz ao primeiro Maverick brasileiro.
E aí está! Essas foram as trajetórias iniciais do
Maverick nos EUA e também no Brasil.
Ah Juninho, mas
então porque está escrito aí é verdade e o que falam de “errado” que você
reclama é mentira? Qual é a diferença?
A diferença é a coisa mais importante: FONTES
A história sobre os EUA está totalmente de acordo com o
que já vimos em outros jornais do Brasil, dos EUA e do Canadá. Muitos deles eu
já publiquei aqui no Blog e não é segredo para quem acompanha o assunto.
Fico pensando comigo e acredito que o texto dessa revista
tenha sido extraído ou embasado em algum material oficial da Ford, pois foi
exatamente o que aconteceu no caso da revista que contou a história do Maverick
Brasileiro. O texto é do Press Kit, o material de divulgação oficial da Ford, também conhecido como Maverick Imprensa.
É assim que funciona, para saber sobre um produto, você
precisa ir perguntar ao seu criador. Aqui era a própria Ford contando o que ela
fez para que as coisas chegassem onde chegaram.
E você acha que a
Ford só falou a verdade? Ela pode ter inventado tudo isso aí...
Não é questão de achar isso ou achar aquilo. Quem
pesquisa compara várias informações de diferentes fontes até chegar uma
conclusão.
Na época, vários jornais e revistas cobriram esses acontecimentos e ao analisar um por um, concluímos que foi exatamente assim que aconteceu.
Eu falei no começo que é difícil encontrar um resumo correto sobre a história do Maverick e que essa pesquisa serviria para mostrar a realidade. Espero que esse objetivo seja atingido, mas não é a primeira vez que faço isso aqui no blog, no aniversário de 50 anos do Maverick no Brasil, eu preparei um vídeo e publiquei o mesmo conteúdo em texto, ou seja, informação tem e de qualidade. O que será que falta para ficarem livres da desinformação?
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