O Sidney tem um Maverick Super Luxo branco nevasca 1975, 4 cilindros turbinado e com cambio automático, apelidado de Bailarina ( você já vai entender porque). Ele foi um dos fundadores do Maverick Clube do Brasil que junto com o Maverick Clube do Rio de Janeiro lançaram o famoso Power Tour, além de vários encontros, reunindo os Maverickeiros e fortalecendo a imagem do Maverick no Brasil. Vamos ver também que o Sidney já foi um Opaleiro rsrsrsrs
As entrevistas do blog são feitas por email (pelo menos por enquanto), mas não precisamos seguir aquele esquema de pergunta e resposta.
Vamos acompanhar então a narrativa escrita pelo próprio Sidney:
"Havia mudado para aquela região em setembro de 1998..na
esquina de casa havia uma agencia de carros, mas o estranho era que só havia
carros “velhos”...um Fiat 147, dois fuscas, uma Kombi e um.....maverick..com a
correria natural de uma mudança, não tive oportunidade de pelo menos ir lá ver
os carros, pois sempre gostei de carros antigos. Passaram-se alguns meses, e
quando dei por mim, a agencia havia fechado, os carros retirados, exceto por
um....o maverick branco. Fiquei intrigado porque só o maverick restou..porém
não tinha nem como perguntar nada, pois a agencia fechou e não deixou nenhum
tipo de letreiro com telefone ou contato.
O tempo passou, de vez em quando eu passava em frente e
reparava que o maverick estava com uma camada grossa de pó...outras vezes ele
estava limpo, porém na mesma posição, demonstrando que não havia sido mexido do
lugar. Passou 98...99..2000..2001...2002...2003....até que em abril de 2004,
percebi que o local estava aberto e tinha um homem dentro, e o maverick do
mesmo jeito, tomei coragem e entrei para falar com ele. Então ele me contou que
era o proprietário do lugar e que havia mudado de ramo e se desfeito dos
carros,..e que ele resolveu transformar o lugar em um salão de festas...fiz
então a pergunta clássica, sem demonstrar que estava de perna bamba olhando pro
carro...e aquele “carro”ali?...ele respondeu que tinha desde 1992,e que nunca teve coragem de
vende-lo, mas não tinha garagem em casa para ele.
Diante de tal afirmação, perdi a coragem de perguntar mais
nada....passou mais uns dias, até que tomei coragem e parei lá de novo e fui
direto ao assunto...”quer vender o maverick”???, ele com cara de susto
respondeu que não...dei meu cartão para ele, dizendo que pelo menos, estava em
1º lugar na intenção de compra, acabei fazendo amizade com ele e de vez em
quando ia lá para bater papo sobre carros antigos, enquanto durava a obra...um
certo dia, ele me ligou e falou se eu ainda estava interessado no carro...(
acho que faltou dinheiro para a obra), sem demonstrar muito entusiasmo disse
pode ser sim, vou aí pra gente conversar....e foi assim, depois de prometer que
não iria “transformar” o carro em alguma aberração, devido ao grau de
originalidade dele, que ele veio parar na minha garagem.
Daí em diante, foi um período de garimpo de algumas peças que
faltavam, e alguns frizos que não estavam 100%, naquela época, em 2004/2005,
ainda não havia um comercio regular de peças novas sobressalentes, como há
hoje, tinha que achar a original mesmo e torcer para estar em bom estado. Tenho
um amigo proprietário de uma oficina de funilaria e pintura que ocupa um
quarteirão e tem 4 andares, o conheço desde que ele guardava as tintas num
guarda roupa velho da mãe dele, e ele me disse que faria o serviço, desde que
eu desmontasse e montasse o carro, pois não tinha pessoal especializado naquele
tipo de serviço. Não tive alternativa, e como tenho uma garagem grande em casa,
desmontei ele sozinho e levei no guincho para a oficina. Posso dizer que ele
foi feito com total qualidade de serviço e material, tendo um resultado final
muito bom.
Nesse meio tempo, ainda não sabia o que faria na mecânica,
se ia manter o motor 4 cilindros original, ou iria montar um V8. Até que vi um anuncio de um
motor 4 cilindros turbo, lá no Rio de Janeiro, liguei pro cara e fui buscar o
motor, comprei ele sem testar, só na confiança, alguns amigos me disseram que o
motor devia estar “oco”, porém, qual não foi minha surpresa, quando um amigo de
uma lista de discussão falou que conhecia a pessoa que me vendeu o motor e
conhecia também quem havia feito o motor, e ele era fera na Stock car,
inclusive havia montado vários carros fortes por lá. Dito e feito, pois o motor
era realmente forte e bem feito, aliás, ainda é pois já rodei 22 mil km com
ele, e até agora só fiz o cabeçote, em 2011, quando passei ele para cambio
automático.
Fiz o cambio todo novo e parti para o abraço...apanhei um
pouco nos ajustes, carburador, velas...o acerto final veio com velas iridiun,
ignição Bosch, carburador 3E e um modulo CM. Instalei uma ventoinha elétrica, e
tudo o mais que um carro de 40 anos precisava na questão de suspensão, freios e
etc..., enquanto estava com cambio manual, lixava o asfalto com o mínimo de
força no pedal, até que resolvi colocar um cambio automático, pois já não
aguentava mais provocações dos apezeiros na rua, e vi que poderia acabar mal,
caso entrasse na deles e saísse empurrando um “carrinho” desses, como fazia nos
idos dos anos 80 pelas ruas da cidade com os “seis boca”
Sobre a mistura turbo e automático?...posso dizer que ficou
muito bom, anda muito bem, deslancha rápido e forte, porém sem aquela pegada do
manual, até porque meu cambio automático apesar de ser totalmente novo, também
é totalmente original.
Em 2009 fundamos o MCDB, tivemos uma breve historia, com encontros, passeios e dias felizes em Interlagos, fiz algumas boas amizades, conseguimos juntar muitos mavericks maravilhosos, rodamos bastante, e em virtude de problemas diversos, o Clube não está mais ativo,mas ainda tenho esperança que voltemos a nos encontrar....o tempo dirá."
"PS. O apelido foi dado por um grande amigo e um dos caras
que mais teve Mavericks na vida, chamado Claudinho ( pelo menos de 2005 para cá
eu sei que ele teve pelo menos uns 6 ).
Havia acabado de montar o carro, nem havia testado direito
os freios e fui dar umas voltas pela marginal e testar o fôlego do motor
turbo....era sábado por volta das 17hs, estava na faixa da esquerda a uns
90kmh, quando passa por mim uma limosine antiga...eu me distrai e como bom
apreciador de carros antigos, passei a observar os detalhes do carro, isso
estando a quase 100 por hora...o transito parou e eu não tinha outra coisa a fazer a não ser freiar...o carro travou,
apesar da válvula equalizadora da pampa que eu havia instalado, mas travou a roda
trazeira direita, para minha sorte, pois se fosse a esquerda, eu tinha caído no
Tiete...fiz um 180 na pista, e graças a habilidade adquirida quando jovem em
rachas e peripécias com opalas 250s pelas ruas de SãoPaulo...consegui segurar o
bicho, que ficou apontando para o lado oposto da marginal, usando apenas metade
da outra pista no giro, e parando ele alinhado na minha faixa de rolagem.... o
transito parou na minha frente e os motoristas atônitos olhando para os lados e
para cima, pois aquela cena insólita só podia ser coisa de filme....manobrei o
carro devagar e saí a lá James Bond....
Lá na frente o cara da limosine deu sinal e encostamos o
carro...ele disse que viu em slow motion a frente do maverick passar a míseros
centímetros da sua trazeira e ainda deu tempo de ver a minha cara impassiva
segurando o volante do carro.
Contei essa peripécia na lista BR Mavericke então o
Claudinho cunhou o “Bailarina” e a partir daí, ele ficou assim conhecido."
Sidney meu amigo, sua história é inspiradora! Você teve a paciência para comprar, a técnica para montá-lo e escolheu a melhor maneira para curti-lo!
O Bailarina está ótimo e como é do Maverick, desafiando tudo e todos, nesse caso os que acham que não dá pra ter turbo e cambio automático juntos.
Muita gente acompanhou o Maverick Clube do Brasil e, pelo Youtube, o Power Tour. É uma pena que tenha acabado, nós ficamos órfãos, mas independente do que tenha acontecido, espero mesmo que cada um dos cabeças do Clube entendam que já é hora de recomeçar e levar o Maverick a lugares ainda não alcançados.
A explicação o apelido do Bailarina foi ótima, você conseguiu me deixar curioso até hoje rsrsrsr Foi no momento da rodopiada que a experiência de opaleiro falou mais alto né, já estava acostumado com essas situações que eu acredito ter sido a única com o Maverick rsrsrsrs
Muito obrigado por ter aceitado o convite. A sua história e do Bailarina já estão registradas.
Ford abraço!
FORD
MAVERICK NA HISTÓRIA
Pra
quem quer saber a história por trás da história.
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para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
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