sábado, 22 de novembro de 2014

Venha Conhecer a Fábrica de Sonhos

Dando sequencia, vou falar agora sobre um pessoal muito especial, os responsáveis pela Fábrica de Sonhos.
Este Blog preza pela história e honra do Maverick, nós pesquisamos, mostramos como aconteceu de verdade e assim ajudamos e preservamos a história do carro, a Fábrica de Sonhos faz muito mais que isso, é por meio dela que hoje ainda vemos Maverick originais rodando por aí.

Como assim Juninho? É uma oficina, uma organização? Posso levar meu carro? Onde fica?

A Fábrica de Sonhos teve início há mais de 10 anos quando dois amigos, Carlos e Luciano, juntaram suas paixões por Maverick e passaram a trabalhar em restaurações  e reparos em seus próprios carros, logo estavam fazendo carros extraordinários e conforme as ofertas vinham, acabavam vendendo.

Da direita para a esquerda - Luir, Emerson, Sr. Orlando, Carlos, Itamar, Sr. João e Luciano


Já são duas gerações apaixonadas por carros, apaixonadas por Ford. O Luir e o Luciano são filhos do Sr. Orlando e o Sr. João é o pai do Carlos. O Emerson é primo do Luir e Luciano e o Itamar é um companheiro de longa data que também presta serviços de mecânica para a Fábrica de Sonhos em sua oficina, a Neuspeed.

Pessoas de primeira qualidade. Em outra oportunidade vou falar do Maverick que o Sr. Orlando comprou em 1973. Vocês precisam conhecer essa história.


Ponto importante: A Fábrica de Sonhos, não é uma empresa, não é um clube, não é um programa de TV, mas sim um hobby particular que o Carlos e o Luciano encontraram para fugir da correria da cidade, portanto, eles não aceitam encomendas, nem sempre tem Maverick prontos para venda e não são comerciantes de peças. Como são somente os dois e eles tem outras atividades, não é possível pegar um serviço de terceiro para entregar em uma determinada data. Entendem? Resta-nos esperar uma oportunidade de comprar um carro feito por eles.

 


Quem aí nunca viu um monte de Maverick estacionado numa rua perto da praça onde ocorre o encontro em Águas de Lindóia? Pois é, são eles.



Humm.... O que os torna tão especiais?

Escolher trabalhar somente com Maverick já é um ponto forte, mas a característica principal da Fábrica de Sonhos é que eles restauram os Maverick no padrão original, nada é alterado ou trocado. Cada modelo é feito segundo sua plaqueta de identificação. Eles podem comprar o melhor Maverick que encontrarem, mesmo assim, desmontam o carro por completo e fazem tudo novo, como por exemplo: motor, cambio, suspensão, interior, funilaria, pintura... TUDO mesmo. Eles chegaram a um nível de cuidado com os detalhes que é de encher os olhos.
Eles fazem parte das poucas pessoas que lutam pela originalidade do Maverick. Nada contra se você gosta de modificações, agora nós estamos falando de Maverick original, exatamente como saiu da Ford.

Ao longo desses mais de 10 anos, mais de 50 Maverick já passaram por eles. Isso mostra a dedicação e o amor pelos Maverick, visto que esse serviço é "apenas" um hobby.

Já fui em vários encontros, já vi muitos Maverick, mas parece uma impressão digital, você reconhece um Maverick feito na Fábrica de Sonhos só de olhar. Realmente chama atenção pelo acabamento, detalhes e originalidade.


Poxa, mais de 10 anos e eu ainda não conhecia?


Eles estão nas estradas, vão rodando com seus Maverick aos principais encontros, mas é a primeira vez que abrem as portas para seu trabalho ser divulgado na internet (que sorte e honra a minha!). Os conheci esse ano no encontro de Campos do Jordão depois nos reunimos em Águas de Lindóia e fiquei muito feliz de poder estar com eles novamente em Curitiba.

No Sul Brasileiro a Fábrica dos Sonhos fez uma coisa que nunca será esquecida. Reuniu 26 dos Maverick feitos por eles. Pensa assim, no encontro havia 53 Maverick, quase a metade eram só deles! É impressionante! Lembrando que são apenas amigos, sem compromisso algum, sem dever algum... é a amizade e a paixão por Maverick que move a Fábrica de Sonhos.

Estou gostando. Me dá mais imagens!













Prata Régio Metálico




Marrom Castor Metállico








Azul Regata Metálico




Marrom Conhaque


A perua e o marrom conhaque ainda passarão por restauração. Estou ansioso pra ver pronto.








Colossal! É um melhor que o outro! Tem o Maverick Perua e até um modelo americano!


Quem via perguntava se ali era a linha de montagem da Ford e também aproveitavam para fazer dos carros uma referência para seus próprios projetos. Eu fui um deles, fotografei vários detalhes do LDO, já pensando no meu carro, mas acho que não vou conseguir deixá-lo original....

Na penúltima foto estão os Maverick que ficaram popularmente conhecidos pela foto da cegonha de Maverick. Sim, aquelas jóias foram restauradas pela Fábrica de Sonhos.

Obs.: Nem acredito, mas pude dirigir o GT branco 1ª fase.

Está começando a entender? Você já conhecia o trabalho deles, só não sabia quem estava por trás de tudo isso. Legal né? Costumo dizer que o mundo é pequeno, o mundo do Maverick então, é menor ainda. Por isso estamos sempre nos encontrando. Isso é muito bom.


Impressionante! Mas eles mesmos fazem a funilaria, a pintura e a mecânica?

A Fábrica de Sonhos pensou no público e levou um Maverick recém pintado e em fase de montagem para mostrar como são feitos os passos de uma restauração bem feita. Vejam:












Chamou muita atenção. Só a pintura interna, aquela que não vai ficar a mostra, já é melhor que a externa de muito carro por aí.





Quem faz a lanternagem/funilaria é o Carioca, ele tem uma fila enorme de serviço.

Pude conhecer o responsável por esse trabalho magistral de pintura, o sr. Alberto. Em uma conversa, ele contou mais detalhes.

O senhor Alberto é o proprietário da Tomacheski Pinturas Automotivas e está no ramo desde 27 de julho de 1974. Atualmente trabalha com mais três pessoas: Antônio e Fernando e Pablo

Conheceu o Carlos há mais ou menos 20 anos, quando ainda estava nos Aero-Willys, Corcel e então os Maverick.


Dos carros presentes no stand da Fábrica de Sonhos, pelo menos 10 foram pintados por sua oficina, mas ao todo, por sua mão já passaram mais de 30 Maverick entre pinturas completas e retoques.



Comentei que na minha região não é nada fácil encontrar um profissional desse nível e o sr. Alberto disse que ele tem dificuldade em encontrar mão de obra qualificada.



Uma pintura feita pela Tomacheski leva em média 800 horas. Se eles trabalhassem todo dia o dia todo, demoraria mais de 33 dias. São de 4 a 6 camadas de tinta. Então, primeiro vem o primer, a tinta e nas cores lisas o acabamento é com PU. Nas cores metálicas passa-se o verniz.

O sr. Alberto ficou muito feliz em ver novamente o Maverick LDO americano que ele havia pintado 3 anos atrás.


Esse carro foi premiado esse ano em Águas de Lindóia. O sr. Alberto fez questão de dizer que a plotagem da linha que esse carro tem na lateral é feita pelo amigo Davi, ele tira as medidas, plota e o seu Alberto pinta e enverniza.

Esse detalhe meio perolizado faz parte da cor original. Assim com o Carlos e o Luciano, o sr. Alberto é muito rígido quando se trata a originalidade e mandaram fazer a tinta exata para o carro.

A meta da Tomacheski é fazer um serviço perfeito do início ao fim e pra isso toma os mesmos cuidados da pintura da parte externa também na parte interna do carro.


Os próximos projetos do Carlos e Luciano que passaram pela Tomacheski são mais dois Maverick.

Da esquerda para a direita: Fernando, Luciano, Paulo José, Sr. Alberto e Carlos
O Paulo José é filho do sr. Alberto. Esperamos que ele crie juízo e mantenha o serviço junto com seu pai.

Você achou que era uma oficina cheia de robôs, estufas e máquinas? O sr. Alberto não precisa disso para fazer um serviço bem feito.

Parabéns sr. Alberto. E a mecânica?

É aqui onde o quebra-cabeças é montado


É impossível entrar nesse lugar e ficar indiferente, é praticamente um sonho. Olha só:


















Algumas pessoas nunca viram esse tecido Dixie "pijaminha" do banco. É muito raro.




O que será que tem nesse container?












E aí? Quase teve um infarto ou não? rsrsrs São mais de 30 anos mexendo com Maverick. O Luciano disse que deve ter mais ou menos 5 carros desmontados além, é claro de muitas e muitas peças originais extras que deu pra ver nas fotos. Eu tentei colocar poucas fotos, mas não dá, tem muita coisa rara pra mostrar. Uma pessoa com essa experiencia não poderia montar carros mal feitos, concorda?

Ahh tem as ferramentas também!









E o resultado? Esse Maverick abaixo não estava lavado, mas não tem nenhum ponto de vazamento, nada enferrujado, nada solto, nada feio. Vejam:







Esse é o "cantinho" do Luciano. Não podemos deixar de falar do "cantinho" do Carlos, o Auto Posto Alphaville, onde seu carro é bem cuidado e você é bem atendido.


O melhor de tudo é que sempre tem Maverick no patio do posto :)







O Posto Alphaville é refúgio dos Maverick na região de Pinhais/Curitiba. Só os grandes abastecem aqui.




Estrada da Graciosa, 554 - Jardim Atuba I
Pinhais / PR


Anexo ao Posto, temos o Restaurante Alphaville do grande Álvaro. A comida é muito boa e o ambiente é agradável. Recomendo. Dá uma olhada:





Pra quem não sabe, o Álvaro é um dos fundadores do Maverick Clube de Curitiba. Ele incentivou muita gente durante esse tempo todo. Seu filho Álvaro Junior está seguindo de perto os passos do pai. Juntos eles mantêm um Maverick muito integro e bonito:






Gostei de tê-los conhecido pessoalmente. Fui recebido muito bem e eles foram muito legais comigo. Parabéns e obrigado amigos, estamos juntos!




Ok, voltando ao assunto, a intenção da Fábrica de Sonhos é deixar o carro original como nos anos 70, mas será que eles conseguem mesmo????

























Nada é mais original, mais certo do que as propagandas de época e vocês viram a comparação? Eu gostaria de poder explicar meu sentimento ao ver isso..... fico sem palavras.


Trabalhando com muita dedicação eles transformam os sonhos em realidade.




Mas não para por aqui, o Carlos e o Luciano pensaram em tudo. Para apresentar os carros, tínhamos a Camila Souza, nossa musa. Muito gentil e atenciosa, aceitou tirar umas fotos ao lado dos Maverick. Posso dizer que ganhamos mais uma Maverickeira, ela gostou da história do Maverick e da idéia de ser a primeira modelo a posar ao lado do Maverick SW.













Camila, você é linda como todos podem ver, mas obrigado mesmo pela atenção e parabéns por ser uma pessoa tão educada e gentil. É pra levar pra frente esse gosto por Maverick heim rsrsr


Havia também duas Pin-ups e não pude deixar a oportunidade passar:



Essas danadinhas foram uma atração a parte. Obrigado meninas!

Posso dizer que o Salão do Automóvel ficou no chinelo rsrsrs, Além de muito bem organizado, a Fábrica de Sonhos expôs o carros, mostrou o passo a passo de uma restauração e ainda recebeu os visitantes com produtos Jasmine, além é claro daquele churrasco pra lá de bom.






Da esquerda para a direita: Jeferson, Luciano, Paulo, Sr. Alberto e Paulo José, Sr. João, Carlos, Nilo, Luir, Sr. Orlando e Emerson
Foi muito difícil juntar todo mundo pra foto kkkk no final das contas ficou cada um numa foto diferente, mas o dias que passamos juntos foi daqueles que se guarda no coração. Não vou me arriscar a citar o nome de todos, porque a gente sempre acaba pulando um, mas agradeci pessoalmente e agradeço novamente a todos vocês não só pela parceria, mas por manter a história do Maverick viva. Vocês são campeões!
O que falar mais do Carlos e do Luciano? São conhecidos por sua educação e vasto conhecimento com os Maverick. Eu sou muito grato os dois pela experiência e por terem me recebido tão bem.

Puxa, fazia tempo que eu não escrevia tanto! Quem é a favor da história do Maverick vai gostar. Você estava no Sul Brasileiro? Já conhecia o Carlos e o Luciano? Deixe seu comentário.

Ford Abraço!





FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
Pra quem quer saber a história por trás da história.

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Obrigado pela visita!

Deixe seu comentário

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .