Vejamos do que se tratava.
O Estado do Mato Grosso 25.7.75 |
Portanto a nova categoria de monoposto terá inicio em março de 1976. Para isso, Luis Antonio Greco e John Garner passaram um mês na Europa analisando qual a melhor forma de criar essa nova categoria;
Já vimos que seria uma categoria de monopostos, a parte do Maverick, ficaria por conta do motor 2.3 OHC que equiparia essas máquinas.
Podemos dizer que era um projeto promissor, pois a própria Ford estava por trás, totalmente interessada em levar a idéia para frente.
Veja 6.8.75 |
A apresentação do projeto foi realizada no dia 27 de julho em Goiás.
Agora uma parte que merce destaque. Enquanto alguns teimam em dizer que o motor 4 cilindros do Maverick não é grande coisa, na Fórmula Maverick, ele renderia 280 cavalos atingindo 270 km/h. Está bom pra você?
Seria um carro único, fabricado com o chassis Lola e a escolha do nome da categoria foi um tanto difícil.
John Garner era o Gerente do Departamento de Competições da Ford Brasil, ele era O Cara. Tornou-se o principal responsável pela criação dessa categoria.
O nome Fórmula Maverick acabou sendo escolhido após uma pesquisa com jornalistas e pilotos.
A Ford tinha por objetivo atrair mais público para sua marca e assim vender mais produtos.
Grecco e Garner levaram um 4 cilindros para a Europa e o entregaram ao John Nicholson, preparador de motores da McLaren. Ele fez sua mágica e o rendimento desse motor aumentou em 181 cavalos!
Mais outros detalhes estavam sendo resolvidos e um desafio estava se formando: encontrar pilotos capazes de controlar toda essa velocidade, mas José Carlos Pace estava cuidando disso.
Placar Magazine 8.8.75 |
Placar Magazine 8.8.75 |
Nem tem como eu comentar muito, a matéria é bem objetiva e não deixa dúvidas. É muito interessante as colocações do Grecco.
Em comparação com o que saiu na Veja, a Placar aumentou todos os dados do novo carro. Eu não duvido que seja verdade. Agora o motor poderia render 350 cavalos com um cabeçote que aceitaria uma carburação dupla.
Placar Magazine 8.8.75 |
E o nome Fórmula 2 Maverick foi dado pela Placar Magazine.
O texto do Lemyr Martins dispensa comentários. Ótimo!
Placar Magazine 26.9.75 |
Placar Magazine 6.3.76 |
Finalmente chegou março de 76, mas todas as expectativas e trabalhos foram superados pela crise do petróleo....
Assim, sem nem ter começado, termina a Fórmula 2 Maverick. Em 1976 muitas coisas se perderam por causa da crise do petróleo, a principal delas foi o interesse da Ford pelas corridas. Parece que entramos nesses "20%" de espera....
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário