domingo, 4 de outubro de 2015

1970 - Ford Maverick in American History

Já vimos aqui a repercussão que o Maverick teve no Brasil em 1970, mas e lá nos EUA e Canadá? Estamos de volta com jornais e revistas em inglês para mostrar um pouco dessa história, lembrando que há mais material dessa época aqui para consulta e download.    

Veja primeiro como foi em 1969 clicando aqui.

Ok? Vamos começar.


Popular Science 1.70



Logo de cara a revista Popular Science pegou os 4 carros americanos mais baratos para fazer um teste. Somos apresentados aos concorrentes do Maverick: Plymouth Duster, Chevy Nova e AMC Hornet.

Como primeiro carro americano compacto, o Maverick influenciou a industria para produção de mais carros dessa categoria. O título da matéria diz que eles são carros básicos, mas não tão baratos.

A revista já diz que o Hornet foi mais econômico que o Maverick, diz também que o Nova e o Duster não são tão práticos de lidar, logo, podemos perceber que é com o Hornet que deveremos ficar mais atentos.


Popular Science 1.70
Falando do Maverick, a revista já aponta como defeito: mal acabamento, pouco visibilidade para frente e para trás, além da posição de dirigir e freios insatisfatórios. Como pontos positivos: desempenho, dirigibilidade e estabilidade.

Popular Science 1.70

Bom, depois de falar um pouco sobre os prós e contras de cada carro, a revista mostra as especificações e resultados do teste. É muito interessante notar que o Maverick é o carro com menos cavalos no motor, porém o que tem mais torque.

As imagens do Maverick são muito boas também. Achei um teste bem honesto que fez o Hornet deixar de ser apenas um concorrente do Maverick, para se tornar um rival  a altura.



Life 9.1.70 
O preço do Maverick era mesmo tentador, mas a Ford tinha muito mais para falar sobre ele, como podemos ver nesse anúncio.

Curioso para mim é a Ford dizer como ponto positivo que o Maverick não é um carro leve, mas que pesa 1.128Kg. A Ford diz que essa é o peso exato para que carro tenha aderência sem atrapalhar a aceleração e economia.

Ele é "esperto" e acelera rápido com seu motor 6 cilindros de 170 polegadas cúbicas.

Ele é econômico o suficiente para lhe dar ma autonomia de 563km.

Fácil de estacionar por ser mais curto que os carros importados.

Bem construído e forte.

Exige poucos cuidados de manutenção.

Tem a manutenção tão simples que você mesmo pode fazê-la.

Depois do Mustang, o Maverick tornou-se o carro mais vendido.


Esse o Ford Maverick, difícil escolher outro caro...

Desert Sun, 13 January 1970
Os carros da Ford não são apenas bonitos, eles tem competência para te levar onde desejar. Os fatos apresentados nesse anuncio são mais que verdadeiros.



Town Topics, 29 January 1970
Propaganda muito legal! O Maverick continua o mesmo, $1995,00. Lembrando que houve aumento nos veículos em 1969, mas a Ford não repassou para seus clientes, deixando o Maverick como o carro mais barato por mais tempo.




Popular Mechanics 2.70


Popular Mechanics 2.70



Popular Mechanics 2.70


Popular Mechanics 2.70
Essa revista mostra como esses carros são simples de reparar. O Maverick é o que mais se destaca.


Desert Sun, 18 February 1970
Aqui o Maverick figura entre os grandes da Ford.


The Stouffville Sun-Tribune. February 26, 1970
Maverickland!? Mais um revendedor Ford.




Desert Sun, 3 March 1970
Se você quer um pouco mais do que o Maverick oferece, então fique com o Maverick Grabber, a versão esportiva ainda com o motor 6 cilindros de 200 polegadas cúbicas.




Desert Sun, 17 March 1970

O pequeno Maverick e o gigante LTD.


Le Franco-Albertain, 25 de Março de 1970

Esse jornal é canadense e escrito em francês. Se eu não tivesse morado em Le Mans, não teria entendido o que o jornal diz. Mentira rsrsrsr Não falo francês, mas dá pra entender que o jornal se refere a Ford, Chevrolet, AMC e Plymouth e seu carros compactos.


Popular Mechanics 4.70
Aqui vemos sobre um novo carro que a Ford prepara. Ele será menor que o Maverick. A Mercury também prepara uma versão do Maverick para lançar em 1971.
Temos a notícia de que o preço do Maverick vai subir, mas a parte boa é que está vindo um V8 aí.




Desert Sun,, 7 April 1970
Propaganda muito eficiente. Além da descrição objetiva, temos o desenho dos dois modelos para comparar as diferenças. O Grabber tem uma cara muito esportiva.



The Cornell Daily Sun, 16 April 1970
Existia também o Mustang Grabber com o V8 302, mas o Maverick ainda não tinha recebido um motor V8.


Desert Sun, 21 April 1970
Esses eram o carros de entrada que a Ford tinha. O Falcon já era bem conhecido e talvez estivesse perdendo espaço para o Maverick. Muitas coisas estavam mudando...


Town Topics, 14 May 1970
Essa propaganda é a mais interessante que vi até agora! Você vai descendo o olhar e dá de cara com o Maverick na estrada para a economia. Perfeito.


 Desert Sun, 19 May 1970
Mais um crossover entre os Ford. O Maverick aparece mais uma vez ao lado do Torino.

Life 29.5.70


Desert Sun, 2 June 1970

Essa informação não é tão relevante...


Desert Sun, 5 June 1970
O carro certo para comprar.

Desert Sun, 10 September 1970 
Nós lemos que a Ford preparava um carro menor que o Maverick, não foi? Aí está, é o Ford Pinto, que vai se encaixar entre o Mustang e o Maverick.

St. Albert & Sturgeon Gazette (St. Albert, Alta.), 16 September 1970
Olha só, talvez este seja um dos primeiros anúncios com o Mercury Comet e do Ford Pinto.

Desert Sun, 17 September 1970
E como todo lançamento, o Ford Pinto ganhou destaque.


Popular Science 10.70

A revista Popular Science diz que agora o Maverick está bem melhor do que em seu lançamento porque ganhou uma nova direção e alavanca do cambio no assoalho. Motor de 6 cilindros com 250 polegadas cubicas e 155 cavalos. Um novo modelo de 4 portas e outras coisinhas mais.


The Cornell Daily Sun, 5 November 1970
Quem tem o maior carro pequeno preparado para 1971?

Agora vemos as três versões do Maverick juntas: o modelo Simples, o Grabber e o Sedan 4 portas.


É isso por enquanto. 1970 foi mais um ano bom para o Maverick, onde ganhou mais uma opção de motor e a versão de 4 portas. As pesquisas não param e a qualquer momento poderá passar por atualização.


Essa foi a publicação número 99 do Blog. Estou preparando algo especial para a nossa próxima pesquisa. Fiquem ligados!


FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .