Já vimos
aqui a repercussão que o Maverick teve no Brasil em 1970, mas e lá nos EUA e Canadá? Estamos de volta com jornais e revistas em inglês para mostrar um pouco dessa história, lembrando que há mais material dessa época
aqui para consulta e download.
Veja primeiro como foi em 1969
clicando aqui.
Ok? Vamos começar.
|
Popular Science 1.70 |
Logo de cara a revista Popular Science pegou os 4 carros americanos mais baratos para fazer um teste. Somos apresentados aos concorrentes do Maverick: Plymouth Duster, Chevy Nova e AMC Hornet.
Como primeiro carro americano compacto, o Maverick influenciou a industria para produção de mais carros dessa categoria. O título da matéria diz que eles são carros básicos, mas não tão baratos.
A revista já diz que o Hornet foi mais econômico que o Maverick, diz também que o Nova e o Duster não são tão práticos de lidar, logo, podemos perceber que é com o Hornet que deveremos ficar mais atentos.
|
Popular Science 1.70 |
Falando do Maverick, a revista já aponta como defeito: mal acabamento, pouco visibilidade para frente e para trás, além da posição de dirigir e freios insatisfatórios. Como pontos positivos: desempenho, dirigibilidade e estabilidade.
|
Popular Science 1.70 |
Bom, depois de falar um pouco sobre os prós e contras de cada carro, a revista mostra as especificações e resultados do teste. É muito interessante notar que o Maverick é o carro com menos cavalos no motor, porém o que tem mais torque.
As imagens do Maverick são muito boas também. Achei um teste bem honesto que fez o Hornet deixar de ser apenas um concorrente do Maverick, para se tornar um rival a altura.
|
Life 9.1.70 |
O preço do Maverick era mesmo tentador, mas a Ford tinha muito mais para falar sobre ele, como podemos ver nesse anúncio.
Curioso para mim é a Ford dizer como ponto positivo que o Maverick não é um carro leve, mas que pesa 1.128Kg. A Ford diz que essa é o peso exato para que carro tenha aderência sem atrapalhar a aceleração e economia.
Ele é "esperto" e acelera rápido com seu motor 6 cilindros de 170 polegadas cúbicas.
Ele é econômico o suficiente para lhe dar ma autonomia de 563km.
Fácil de estacionar por ser mais curto que os carros importados.
Bem construído e forte.
Exige poucos cuidados de manutenção.
Tem a manutenção tão simples que você mesmo pode fazê-la.
Depois do Mustang, o Maverick tornou-se o carro mais vendido.
Esse o Ford Maverick, difícil escolher outro caro...
|
Desert Sun, 13 January 1970 |
Os carros da Ford não são apenas bonitos, eles tem competência para te levar onde desejar. Os fatos apresentados nesse anuncio são mais que verdadeiros.
|
Town Topics, 29 January 1970 |
Propaganda muito legal! O Maverick continua o mesmo, $1995,00. Lembrando que houve aumento nos veículos em 1969, mas a Ford não repassou para seus clientes, deixando o Maverick como o carro mais barato por mais tempo.
|
Popular Mechanics 2.70 |
|
Popular Mechanics 2.70 |
|
Popular Mechanics 2.70 |
|
Popular Mechanics 2.70 |
Essa revista mostra como esses carros são simples de reparar. O Maverick é o que mais se destaca.
|
Desert Sun, 18 February 1970 |
Aqui o Maverick figura entre os grandes da Ford.
|
The Stouffville Sun-Tribune. February 26, 1970 |
Maverickland!? Mais um revendedor Ford.
|
Desert Sun, 3 March 1970 |
Se você quer um pouco mais do que o Maverick oferece, então fique com o Maverick Grabber, a versão esportiva ainda com o motor 6 cilindros de 200 polegadas cúbicas.
|
Desert Sun, 17 March 1970 |
O pequeno Maverick e o gigante LTD.
|
Le Franco-Albertain, 25 de Março de 1970 |
Esse jornal é canadense e escrito em francês. Se eu não tivesse morado em Le Mans, não teria entendido o que o jornal diz. Mentira rsrsrsr Não falo francês, mas dá pra entender que o jornal se refere a Ford, Chevrolet, AMC e Plymouth e seu carros compactos.
|
Popular Mechanics 4.70 |
Aqui vemos sobre um novo carro que a Ford prepara. Ele será menor que o Maverick. A Mercury também prepara uma versão do Maverick para lançar em 1971.
Temos a notícia de que o preço do Maverick vai subir, mas a parte boa é que está vindo um V8 aí.
|
Desert Sun,, 7 April 1970 |
Propaganda muito eficiente. Além da descrição objetiva, temos o desenho dos dois modelos para comparar as diferenças. O Grabber tem uma cara muito esportiva.
|
The Cornell Daily Sun, 16 April 1970 |
Existia também o Mustang Grabber com o V8 302, mas o Maverick ainda não tinha recebido um motor V8.
|
Life 14.4.70
|
|
Desert Sun, 21 April 1970 |
Esses eram o carros de entrada que a Ford tinha. O Falcon já era bem conhecido e talvez estivesse perdendo espaço para o Maverick. Muitas coisas estavam mudando...
|
Town Topics, 14 May 1970 |
Essa propaganda é a mais interessante que vi até agora! Você vai descendo o olhar e dá de cara com o Maverick na estrada para a economia. Perfeito.
|
Desert Sun, 19 May 1970 |
Mais um crossover entre os Ford. O Maverick aparece mais uma vez ao lado do Torino.
|
Life 29.5.70 |
|
Desert Sun, 2 June 1970 |
Essa informação não é tão relevante...
|
Desert Sun, 5 June 1970 |
O carro certo para comprar.
|
Desert Sun, 10 September 1970 |
Nós lemos que a Ford preparava um carro menor que o Maverick, não foi? Aí está, é o Ford Pinto, que vai se encaixar entre o Mustang e o Maverick.
|
St. Albert & Sturgeon Gazette (St. Albert, Alta.), 16 September 1970 |
Olha só, talvez este seja um dos primeiros anúncios com o Mercury Comet e do Ford Pinto.
|
Desert Sun, 17 September 1970 |
E como todo lançamento, o Ford Pinto ganhou destaque.
|
Popular Science 10.70 |
A revista Popular Science diz que agora o Maverick está bem melhor do que em seu lançamento porque ganhou uma nova direção e alavanca do cambio no assoalho. Motor de 6 cilindros com 250 polegadas cubicas e 155 cavalos. Um novo modelo de 4 portas e outras coisinhas mais.
|
The Cornell Daily Sun, 5 November 1970 |
Quem tem o maior carro pequeno preparado para 1971?
Agora vemos as três versões do Maverick juntas: o modelo Simples, o Grabber e o Sedan 4 portas.
É isso por enquanto. 1970 foi mais um ano bom para o Maverick, onde ganhou mais uma opção de motor e a versão de 4 portas. As pesquisas não param e a qualquer momento poderá passar por atualização.
Essa foi a publicação número 99 do Blog. Estou preparando algo especial para a nossa próxima pesquisa. Fiquem ligados!
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário