segunda-feira, 29 de abril de 2019

6 anos de Maverick na História

É a 6ª vez que venho aqui para comemorar e agradecer por mais um ano no ar com o Blog Maverick na História.

Foto: Edison Guerra



Esse último ano foi bastante produtivo e quero destacar 3 pontos que foram muito importantes:




  • Levou quase 5 anos, mas consegui ir na AutoMotor conversar com o senhor Baptista. Eu fico muito feliz em ter conquistado sua confiança. O senhor Baptista é uma pessoa incrível e cedeu seu acervo riquíssimo para que eu pudesse publicar aqui. O material revelou muitas informações importantes sobre o lançamento e as mudanças do Maverick durante os anos. Ainda tenho mais arquivos para publicar. Muito obrigado meu amigo e mestre!


  • Valter Barragan Neto! Quando ele apareceu com o projeto de montar o Cadastro Nacional do Maverick, mais uma porta se abriu. O Valter é um Gênio do excel e um profundo conhecedor da rotina da linha de produção. Ele montou o Cadastro Nacional do Galaxie e vem fazendo um trabalho incrível no Blog História do Galaxie. O CNM tem sido muito importante para criarmos um padrão para decifrar as plaquetas do Maverick entre muitos outros assuntos. Obrigado Valter, obrigado mesmo amigo.


  • Em julho, encontrei o senhor Luiz Hetessy Junior, o desenhista do Departamento de Estilo da Ford. Devemos esse encontro ao Rafael Curi Godoy, pois sua vontade de conhecer o senhor Luiz era tão grande que me contagiou e assim chegamos a Luzia que cuidou para que nos encontrássemos. Foi um dia maravilhoso e muito emocionante. Mês passado encontrei novamente o senhor Luiz e pretendo repetir a visita em breve. Obrigado Rafael, senhor Luiz, Luzia e família, vocês são pessoas especiais!



Esses 3 acontecimentos foram praticamente a base do Blog no último ano. Chegamos a resultados relevantes não só para o Blog, mas posso dizer que para a história do Maverick também. É isso o que quero, minhas pesquisas sendo relevantes para a memória do Maverick, não apenas pra mim.


Amadureci bastante nesse tempo. Quanto mais aprendo, mas vejo como eu não sei de nada.... Aprendi também que pela internet as conversas acontecem mais facilmente, porém com um risco enorme de se tornarem mal entendidos. As vezes acreditamos que alguém tem algo contra nós, mas no final das contas é apenas o jeito da pessoa. Podemos imaginar que a pessoa é fechada e não dá atenção pra ninguém, mas quando encontramos pessoalmente, vemos que não passava de um mal entendido.
As pessoas não precisam concordar umas com as outras, mas no mínimo elas precisam entender de fato o que a outra pensa. Muitas vezes conversas por texto não deixam que isso aconteça. Por isso existem os encontros de carros antigos, os clubes, os bares.... Temos que sair, nos encontrar, conversar... Isso é muito sadio


Nesses 6 anos, abri espaço para as pessoas contarem suas historias com o Maverick,  para enviarem arquivos e participarem das pesquisas, para comentar, para fazer parte como pudessem. Muita gente participou e participa. Eu fico muito contente com isso e sempre cito o nome e dou os créditos para todos. Sempre que vejo uma coisa interessante, compartilho direto da fonte. Além de ser o correto, é uma forma de reconhecer o trabalho de quem encontrou aquele material que eu admirei tanto.

Por outro lado, vejo diariamente páginas e perfis do tipo: Antigos bla bla bla, Maverick bla bla bla, Carros Antigos bla bla bla... sabe, páginas que deveriam ser sérias, criar conteúdo e divulgar as coisas de forma organizada... Essas mesmas copiam as coisas do Blog e publicam como se fossem trabalho deles pois não citam fonte, não dão os créditos... Removem minha marca d'agua para publicar! Querem ter fama as custas de outros. Eu não aprovo essa atitude e por isso não a pratico.

Quero deixar claro que estou me referindo exclusivamente a aqueles que copiam e postam. pois eu sei que muita gente acaba recebendo e depois posta. A esses eu não tenho nada contra.

Por isso caros leitores, antes de ficarem impressionados com o que veem por aí, procurem saber de onde sai tudo aquilo. Talvez vocês estejam sendo enganados.
A maioria que está lendo faz parte dos entusiastas e fãs de Maverick e digo a vocês que não parem de salvar as coisas e mostrar aos seus amigos, isso eu aprovo e apoio. Tudo o que está nesse Blog deve ser conhecido e vocês tem paixão por Maverick, não fazem isso com a mesma intenção dos donos dessas páginas e perfis.

Tem tanta gente encarando o sol, gastando dinheiro e tempo para fotografar, pesquisar, trazer coisas diferentes, mas aí vem alguém que simplesmente copia e fica com a fama. É um gesto tão bonito dar os créditos...

"Melhor merecer e não ter o reconhecimento, do que ter o reconhecimento sem merecer."


Talvez seja uma coisa que eu nunca aprenda a lidar....


Adotei a frase de Isaac Newton na assinatura do blog: "Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."

Reconheço e agradeço sempre por ter existido pessoas antes de mim e na minha geração que se esforçam para proteger a história do Maverick.


Bom, tenho muitos projetos para o futuro. Serão várias pesquisas para completar os assuntos que já estão no Blog para que no final, se é que tem um final, eu conseguir contar a história do Maverick em apenas uma publicação, pois ela estará baseada nas outras pesquisas.
É como o trabalho feito no Universo Cinematográfico da Marvel, foram 19 filmes durante 10 anos para contar a história completa. Quem sabe eu termine isso daqui há 4 anos...

Eu quero trabalhar com vídeos também. Eu tenho uma grande limitação para isso, mas quero fazer um de teste, mesmo que não fique exatamente como imagino rsrsr vai valer pela experiência.




É isso! Muito obrigado a todos que acompanham e participam, juntos podemos fazer muito mais pelo Maverick.

Ford abraço Maverickeiros!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook