segunda-feira, 22 de abril de 2019

Crash Test

Recentemente, vários acidentes com Maverick aconteceram. As redes sociais levaram as imagens de destruição e tristeza.
Em um momento da minha vida, eu olhava essas fotos sem ter muito sentimento, até mesmo, a primeira pesquisa deste blog foi sobre um acidente, mas hoje em dia eu não gosto de divulgar fotos ou noticias sobre isso. As pesquisas sobre acidentes tem bastante material para atualização, mas elas  não acontecerão tão cedo.

Bom, basicamente há duas formas de ver um acidente: 1- Não faço parte dele. 2- Faço parte dele.
Geralmente que não faz parte, não pensa muito em quem está envolvido e acaba tratando a situação sem respeito, não usam de empatia. Poxa...eu não gostaria de passar por uma situação dessas....

Os comentários mais comuns são de que o Maverick é forte e que não sofre danos, enquanto o outro carro envolvido no acidente fica todo destruído, mas sabemos que todo acidente é perigoso, temos que ter sempre cuidado e evitá-los.

Há uns 3 anos, encontrei uma imagem de um Crash Test do Maverick e um bom tempo depois encontrei mais informações, porém, incompleto.





Agora sim podemos analisar a situação olhando pela segurança. O Maverick é um carro seguro? Quais as minhas chances em um acidente? Acho que isso deve ter relevância ao invés de ficar se orgulhando de que "não amassou nada"... Aquelas pessoas que batem com a mão e dizem: "Isso que é lata"


Mas repito, as informações não estão completas e não tenho a conclusão dos testes realizados. Eu não tinha publicado ainda por isso, mas como aconteceram vários acidentes em tão pouco tempo, resolvi publicar pois pode servir para conscientizar ou ajudar de alguma forma.

Vamos lá:




Este é o documento




O trabalho realizado ocorreu ente 30 de junho de 1970 e 31 de março de 1971.

São 3 volumes com testes e análises tão técnicos que para mim é difícil de entender, além do mais, como eu já disse, estão incompletos.

Foi o primeiro Crash Test com carros compactos.
Vários carros foram testados. A velocidade do impacto com o Maverick foi sempre de 30.4 mph ou 48.64 km/h.


Já vimos no material de lançamento no Brasil a seguinte informação:


Ou seja, o Maverick foi feito para se deformar, amassar, contorcer... em beneficio e segurança dos ocupantes. Isso é ótimo! Se o motorista não for capaz de evitar que o Maverick se "machuque", ele por outro lado, entregará "sua vida" para impedir que o motorista saia do acidente com alguma lesão.


Devemos ter em mente que o projeto do Maverick é de 1966 e que desde o início lá na América do Norte, ele sempre teve cinto de 3 pontas e encosto de cabeça, itens que no Brasil nunca foram cogitados. Podemos entender que o nível de tolerância das leis de um pais para o outro variavam muito e com certeza isso ainda acontece.
Nem pensar também em comparar este teste com os de hoje. Ok?


No restante, a estrutura do Maverick é a mesma, então vamos ver algumas das fotos desse Crash Test:



Interessante esse "pano" branco no painel




As duas fotos de cima são antes da colisão e as de baixo são após.





As marcas nos pneus e essa linha zebrada na lateral são utilizados na análise por vídeo.



Até onde eu li, o Maverick foi lançado nos EUA como um carro para 4 ocupantes e isso não incluía 3 no banco dianteiro. De qualquer forma, também foi testado assim.

Como podemos ver, havia uma abertura no teto do carro.




Vemos aí a sequencia da batida.



Veja como a dianteira se deforma...


Aparentemente, a estrutura do Maverick fez o seu trabalho e não deformou o compartimento dos ocupantes.



Cadê o cinto de segurança deles?



Hummm



Isso não é bom...Aparentemente a trava de regulagem do banco não aguentou o impacto e fez tudo se deslocar para frente. Com certeza machucou.



O interior...



Vemos um pouco de recuo do motor, mas pela foto de cima, podemos perceber que não reduziu tanto o espaço para as pernas dos ocupantes.




Agora vemos que aquele pano branco tratava-se de um airbag. Estavam testando o funcionamento de airbag nos carros de 1970!

Vejam, dos 12 carros testados, 7 deles tiveram problemas com a trava do banco e 5 dos 12 tiveram problemas com a bateria do equipamento de airbag.

Muuuito interessante!

O Crash Test para definir aspectos da estrutura e segurança do Maverick com certeza foi outro. O Maverick era apenas um participante desse teste junto com outros 11 carros. De qualquer forma, é útil para nós.


Coincidentemente, o amigo Harerton Dourado entrou em contato esses dias para enviar um documento a respeito do uso de bonecos em testes como esse. O veículo utilizado também foi um Maverick:




Foto de frente com o veículo

Do Maverick, só tem isso mesmo, mas o documento, em inglês, mostra o conceito e a construção do boneco. Diz que foram utilizados cadáveres para criar um boneco o mais próximo da realidade.

Assustador? São esses testes e estudos que contribuem para a o aumento da segurança dos veículos.



Diário do Paraná 8.6.75
A Ford do Brasil também construiu um boneco. Ele foi utilizado para testar os bancos, inclusive o do Maverick. O Oscar seguia as normas SAE e ajudou bastante nos projetos.


Faltou mesmo a conclusão do assunto, mas quem sabe um dia nós encontremos...


Que essa pesquisa sirva para conhecermos mais da estrutura e construção do Maverick e também nos faça lembrar disso ao dirigir, para que tenhamos sempre atenção nas estradas. Eu sei, não é simples manter a calma e segurar os ânimos ao acelerar um Maverick, mas as consequências podem ser irreversíveis. Pense nisso.



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

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