domingo, 6 de dezembro de 2020

As leis de segurança que mudaram o Maverick no Brasil

Nós já falamos muito aqui das atualizações que a Ford fez no Maverick de um modelo para o outro buscando a melhoria do produto com base na necessidade do consumidor, mas devemos destacar também as mudanças que ocorreram por conta das leis do CONTRAN – Conselho Nacional de Transito, que tinham o objetivo de deixar os carros brasileiros mais seguros. Isso não significa, é claro, que a Ford não faria essas alterações por vontade própria.

 

Banco:

A partir de 1º de janeiro de 1976, o Maverick passou a ter trava de segurança nos encostos dos bancos dianteiros individuais. Resolução 463/73 do Contran.

Essa trava evita o deslocamento do encosto do banco para a frente

Já introduzido: Aumento da área de varredura do limpador de parabrisa e vidros temperados de segurança

 

Diário de Pernambuco 8.2.76


Lembrando que isso foi em 1976 e essas mudanças atingiam a todos os carros nacionais. Aqui o assunto é o Maverick, mas muitos outros carros precisaram se atualizar para atender às leis do CONTRAN.



Agora uma sequência de atualizações de segurança:



O Estado de S. Paulo 19.11.76


Em novembro de 1976 teve início a produção do modelo 1977, que já receberam as atualizações do CONTRAN.


Extintor de Incêndio:

Extintor de incêndio ao alcance do motorista ou passageiros.

Dessa forma, o local de fixação do extintor deixou de ser dentro do porta malas,


 

Para ficar dentro do carro no espaço dos pés do passageiro.

 

 

 

Nós nunca esperamos ter que usar o extintor, mas é sempre bom tê-lo por perto. Hoje em dia a lei mudou e não obriga mais que o carro possua extintor, mas a lei não impede que aconteça algum incêndio né... precaução é tudo.

 

Painel:

Luz piloto para denunciar falha no sistema de freios

Vejam a diferença dos painéis:

 



Além de acrescentar a nova luz espia, a Ford alterou a posição das luzes já existentes.

Apenas essas 4 luzes são suficientes para rodar sem medo pra quem fazer revisão e mantém o carro em ordem, pois pra quem só quer andar, andar e andar, vai ter um problemão, mas isso não é culpa das luzes do painel...


Freios:

Duplo Circuito de freios de serviço.

O duplo circuito de freios impede que em caso de um rompimento, o carro fique totalmente sem freios. Neste ocasião, a Ford incorporou também como opcional o servofreio ou hidrovácuo, que torna a frenagem mais macia e fácil de ser feita

 


Este equipamento faz uma diferença enorme na frenagem. Sem ele, o tempo de reação do motorista deve ser muito mais rápida, pois a frenagem fica menos eficiente.



Embora o jornal diga que haveria mudanças na coluna de direção para não ser penetrante, a alteração efetiva só vimos em fevereiro de 1978:

 

Volante:

 

O Cruzeiro 22.4.78





A partir de então, todos os modelos do Maverick passaram a ter esse volante de quatro raios. 


Não posso garantir que essas são todas as modificações feitas com a motivação do CONTRAN, são as que eu consegui pesquisar.
O Maverick terminou sua produção nos EUA e no Brasil (principalmente) muito mais evoluído do que começou. Podemos destacar:

Freios a disco;
Direção Hidráulica;
Ar Condicionado;
Espaço interno;
Bancos mais confortáveis;
Pneus radiais e mais largos;
Lanternas maiores;
Melhorias na suspensão; 
Melhorias nos freios;
Motor ainda mais eficiente;
Ignição eletrônica;
Pacote LDO com com muito mais luxo e requinte;
e outros...


É importante falar disso pois pra quem não conhece, o Maverick nasceu e morreu sem mudança alguma. Recomendo a leitura da história do Maverick para se atualizar.

Pode haver divergência entre o gosto da aparência do carro e a necessidade das mudanças, mas o fato é que a Ford sempre investiu para deixar o seu produto com o melhor que podia oferecer. Nesse contexto, o último modelo 77 nos EUA e o 79 no Brasil, são mais avançados que seus antecessores, ou seja, o que era bom, ficou ainda melhor. 
Isso exalta a qualidade Ford e seu compromisso com o consumidor em oferecer sempre mais.


Já conhecia essas mudanças e a motivação por trás delas? Comente aí


Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook