Nós já falamos muito aqui das atualizações que a Ford fez no
Maverick de um modelo para o outro buscando a melhoria do produto com base na
necessidade do consumidor, mas devemos destacar também as mudanças que
ocorreram por conta das leis do CONTRAN – Conselho Nacional de Transito, que
tinham o objetivo de deixar os carros brasileiros mais seguros. Isso não significa, é claro, que a Ford não faria essas alterações por vontade própria.
Banco:
A partir de 1º de janeiro de 1976, o Maverick passou a ter
trava de segurança nos encostos dos bancos dianteiros individuais. Resolução
463/73 do Contran.
Essa trava evita o deslocamento do encosto do banco para a
frente
Já introduzido: Aumento da área de varredura do limpador de
parabrisa e vidros temperados de segurança
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Diário de Pernambuco 8.2.76 |
Lembrando que isso foi em 1976 e essas mudanças atingiam a todos os carros nacionais. Aqui o assunto é o Maverick, mas muitos outros carros precisaram se atualizar para atender às leis do CONTRAN.
Agora uma sequência de atualizações de segurança:
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O Estado de S. Paulo 19.11.76 |
Em novembro de 1976 teve início a produção do modelo 1977, que já receberam as atualizações do CONTRAN.
Extintor de Incêndio:
Extintor de incêndio ao alcance do motorista ou passageiros.
Dessa forma, o local de fixação do extintor deixou de ser
dentro do porta malas,
Para ficar dentro do carro no espaço dos pés do passageiro.
Nós nunca esperamos ter que usar o extintor, mas é sempre bom tê-lo por perto. Hoje em dia a lei mudou e não obriga mais que o carro possua extintor, mas a lei não impede que aconteça algum incêndio né... precaução é tudo.
Painel:
Luz piloto para denunciar falha no sistema de freios
Vejam a diferença dos painéis:
Além de acrescentar a nova luz espia, a Ford alterou a posição das luzes já existentes.
Apenas essas 4 luzes são suficientes para rodar sem medo pra quem fazer revisão e mantém o carro em ordem, pois pra quem só quer andar, andar e andar, vai ter um problemão, mas isso não é culpa das luzes do painel...
Freios:
Duplo Circuito de freios de serviço.
O duplo circuito de freios impede que em caso de um rompimento, o carro fique totalmente sem freios. Neste ocasião, a Ford incorporou também como opcional o
servofreio ou hidrovácuo, que torna a frenagem mais macia e fácil de ser feita
Este equipamento faz uma diferença enorme na frenagem. Sem ele, o tempo de reação do motorista deve ser muito mais rápida, pois a frenagem fica menos eficiente.
Embora o jornal diga que haveria mudanças na coluna de direção para não ser penetrante, a alteração efetiva só vimos em fevereiro de 1978:
Volante:
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O Cruzeiro 22.4.78 |
A partir de então, todos os modelos do Maverick passaram a ter esse volante de quatro raios.
Não posso garantir que essas são todas as modificações feitas com a motivação do CONTRAN, são as que eu consegui pesquisar.
O Maverick terminou sua produção nos EUA e no Brasil (principalmente) muito mais evoluído do que começou. Podemos destacar:
Freios a disco;
Direção Hidráulica;
Ar Condicionado;
Espaço interno;
Bancos mais confortáveis;
Pneus radiais e mais largos;
Lanternas maiores;
Melhorias na suspensão;
Melhorias nos freios;
Motor ainda mais eficiente;
Ignição eletrônica;
Pacote LDO com com muito mais luxo e requinte;
e outros...
É importante falar disso pois pra quem não conhece, o Maverick nasceu e morreu sem mudança alguma. Recomendo a leitura
da história do Maverick para se atualizar.
Pode haver divergência entre o gosto da aparência do carro e a necessidade das mudanças, mas o fato é que a Ford sempre investiu para deixar o seu produto com o melhor que podia oferecer. Nesse contexto, o último modelo 77 nos EUA e o 79 no Brasil, são mais avançados que seus antecessores, ou seja, o que era bom, ficou ainda melhor.
Isso exalta a qualidade Ford e seu compromisso com o consumidor em oferecer sempre mais.
Já conhecia essas mudanças e a motivação por trás delas? Comente aí
Ford abraço!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
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