terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Evolução dos modelos do Maverick nos EUA

O Maverick está perto de completar 54 anos do seu lançamento nos Estados Unidos da América, mas ainda existe muita dúvida e falta de conhecimento sobre o que é um Maverick americano, por exemplo.
Algumas pessoas acreditam que todo Maverick americano é o Grabber; outros pensam que todo Maverick americano tem parachoque grande; há ainda que diga que nos EUA não existe Maverick, e sim o Mercury Comet.... enfim, a cabeça vira uma bagunça.






Pensando nisso, resolvi publicar um trecho de um livro que encontrei há muito tempo, é o American Car Spotter's Bible 1940-1980:






Pois bem, abrindo a bíblia na parte que fala do Maverick, vemos:



Muito legal esses recortes não é mesmo? Conseguiu lembrar de onde eles foram tirados? Veremos muito mais ainda!

Temos então o resumo com os principais pontos para entender a história e os modelos do Maverick nos EUA. Algumas informações faltarem, eu vou acrescentando.


Lançado no dia 17 de abril de 1969
Modelo Standard, apenas 2 portas.
Custava $1995,00
Motor 6 cilindros 170" (2.784 cc) - 105hp
Motor 6 cilindros 200" (3.276 cc) - 120hp
Fabricados a partir de 19/09/1969, são considerados "oficialmente" como modelo 1970.
O modelo Grabber foi lançado em fevereiro de 1970, trazendo como opcional o motor 6 cilindros 250" (4.095cc) - 155 hp

A produção do modelo 1970 somou 578.914 unidades.




 
O modelo 1971 foi lançado no dia 11/09/1970
Foram adicionadas novas cores, opcionais e detalhes.
O 4 portas foi lançado.
No início de janeiro de 1971, o motor 302 V8 (4.950cc) - 210hp, chegava em toda linha Maverick , fazendo companhia para os motores 170 e 200 e 250.
O Grabber ganhou nova pintura e entradas de ar no capo.

A produção do modelo 1971 somou 271.897 unidades.


O modelo 1972 foi lançado no dia 24/09/1971
Adicionado a opção LDO ao Maverick.
Em fevereiro, foi lançando a série Sprint, que foi limitada apenas à esse ano.



O modelo 1973 teve início em setembro de 1972
Os parachoques ficaram maiores (parachoque médio)
O Grabber ganhou nova pintura e perdeu as entradas de ar no capo junto com o spoiler traseiro.
O motor 170 saiu de linha, ficando o 200 como de série e o 250 e 302 como opcionais.

A produção do modelo 1973 somou 291.675 unidades.





O modelo 1974 teve início em julho de 1973.

Os parachoques ficaram maiores (parachoque grande).
O Grabber ganhou nova pintura.

A produção do modelo 1974 somou 301.048 unidades.






O modelo 1975 teve início em agosto de 1974.
Este foi o último ano de produção do Grabber.




O modelo 1976 teve início em setembro de 1975
Foi a introdução do modelo Stallion, que assumiu a vaga deixada pelo Grabber. Sua produção foi exclusiva para esse ano.

A produção do modelo 1976 somou 139.687 unidades.



O modelo 1977 teve início em agosto de 1976.
Lançado uma edição limitada para o 2 portas e o 4 portas.
Este foi o ultimo ano de produção do Maverick nos EUA.


A produção do modelo 1977 somou 98.506 unidades. 




E é isso o que o livro nos mostra. Como disse, algumas informações eu adicionei, pois achei importante.
Que fique claro que esse é o resumo básico, houveram muitas mudanças nos emblemas, faixas, opcionais, potencia dos motores, grades, rodas, pneus, cores.... Ok? Temos aqui uma visão geral do que foi o Maverick nos EUA.  

Devemos lembrar também que a produção do Maverick nos EUA aconteceu simultaneamente com a produção no Canadá, ou seja, tiveram inicio e fim na mesma data.
Praticamente não há diferenças entre o Maverick do mercado americano para o mercado canadense. Assim também como as mudanças para o mercado mexicano e venezuelano também são poucas.
O Maverick do Brasil é o mais distinto, pois manteve características marcantes que o diferenciam facilmente dos outros. A Ford do Brasil teve grande liberdade para fazer as modificações que achava necessário e as mudanças na parte estética foram feitas em sua maioria pelo excelente Luiz Hetessy Junior.


LEGAL DEMAIS!

Pra fixar:

  • Maverick foi feito pela FORD nos EUA, Canadá e Venezuela entre 1969 e 1977, no México entre 1970 e 1977 e no Brasil entre 1973 e 1979;
  • Grabber era apenas um modelo do Maverick americano;
  • O Maverick americano teve 3 tipos de parachoque;
  • Comet é o carro da Mercury (Divisão da Ford) feito na mesma base do Maverick.


Um dia vou tentar fazer umas montagens assim sobre o Maverick brasileiro.

Ford abraço!



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