terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A História Oficial do Maverick

Este blog se dedica há mais de 10 anos para resgatar e divulgar a história do Maverick. As pesquisas estão separadas por assunto e data, não atrapalhando a linha do tempo e assim, tornando o entendimento bastante simples.

Eu mesmo percebi há um tempo que por mais que cada assunto esteja separado e identificado corretamente, não serve para quem quer apenas uma visão geral sobre determinada parte da história, por exemplo o lançamento do Maverick. A pessoa teria que ler muita coisa, preparar por conta própria um resumo e aí sim teria a informação ao seu gosto.

Preciso confessar que eu gosto disso, eu quero que as pessoas cheguem sozinhas à uma conclusão, que elas leiam, se questionem, comparem e só aceitem aquilo após estarem totalmente convencidas. É... a intenção é nobre, mas infelizmente, a cada dia que passa, menos se importam com o que é verdade, as pessoas querem praticidade a qualquer custo e sobre qualquer coisa. É como se dissessem: “Dane-se a história, eu só preciso de um texto para colocar aqui nessa imagem…”

O que piora a situação é que os resumos e textos sobre o Maverick que dominam a internet, foram escritos há muito, muito tempo, em uma época onde o conhecimento que se tinha pelo Maverick era menor. Muita informação faltava e foi substituída por informações falsas que até hoje são encaradas como verdadeiras.

Eu remo contra a maré. Enquanto seguem um padrão sem nem fazer ideia de onde surgiu, eu me esforço a divulgar cada vez mais fatos que mostram o que e como as coisas aconteceram.

 




Bom, geralmente é falando do início do Maverick nos EUA e no Brasil que os maiores absurdos aparecem. Já que o pessoal quer resumo pra não ter trabalho de ler e aprender por si próprio, vou publicar 2 resumos da época mesmo falando primeiramente sobre o Maverick nos EUA e depois sobre o Maverick no Brasil.



Automóveis e Acessórios 4.69


Muito bem, está tudo escrito aí, vou apenas destacar alguns pontos.

O Maverick foi o primeiro carro da Ford (pelo menos) a utilizar computador para otimizar o seu projeto de construção. Isso acelerou muitos dos testes e analises iniciais, fazendo com que tudo ficasse pronto em menos tempo.

O Maverick chegaria para ocupar a vaga de terceiro carro da família, ou de jovens, ou até mesmo de casais idosos.

Ele foi criado para combater a venda de carros pequenos europeus e japoneses no mercado americano.

Seu lançamento se deu exatamente 5 anos após o lançamento do Mustang, que era então o maior sucesso de vendas da Ford depois do modelo T.

O responsável pelo sucesso do Mustang, também foi o pai do Maverick: Lee Iacocca.

O Maverick foi feito com um design totalmente novo, porém sua mecânica já era conhecida por ter sido utilizada com sucesso em outros veículos. A suspensão dianteira foi herdada do Mustang e a traseira veio do Falcon e Fairlaine.



Automóveis e Acessórios 4.69

Os dois motores inicialmente disponíveis também já eram conhecidos de outros Ford e apresentavam bom desempenho e economia.

Ou seja, o Maverick tinha aparência jovial, com o tamanho necessário para concorrer com os importados e, o melhor de tudo, tinha uma mecânica totalmente resistente e confiável.

Um fator que poucos entendem ou nem mesmo conhecem é que o Maverick foi projetado para ser simples de reparar. O tempo de reparo é menor pois tudo tem fácil acesso. Portanto não gastos de tempo e dinheiro além do normal para consertar qualquer item que eventualmente apresente defeito.

Como opcional, o Maverick podia ter uma caixa de câmbio semiautomática e uma outra completamente automática.

As linhas do Maverick inspiram jovialidade e esportividade. Ele também eliminou os tradicionais quebra ventos.

O Maverick foi feito para ser simples, econômico e assim manter seu baixo preço, porém se fosse escolha do consumidor, ele poderia ter incorporado vários tipos de opcionais e acabamentos.

O Maverick era versátil. O próprio Lee Iacocca instruiu os vendedores a não incluir muitos opcionais ao Maverick, o carro se venderia por si só, mesmo assim, o Maverick poderia ser equipado de forma a ficar um verdadeiro luxo.

O nome MAVERICK foi uma homenagem ao Samuel Augustus Maverick, herói de guerra da Independência do Texas. Certa vez ele deixou de seguir o costume de marcar seu gado com fogo. Essa situação ficou muito conhecida e o nome MAVERICK passou a definir todo aquele que sabe o que quer, individualista, indiferente, que segue seu próprio caminho.

O significado desse nome tem tudo a ver com o que o carro tinha como objetivo: ir contra o padrão das montadoras americana que eram voltadas principalmente a produção de carros grandes. Assim ele encarou os importados ao seu estilo e propósito.

Viu como é diferente quando a própria história se conta sozinha? Não apelam para as expressões “lenda”, “dizem”, “eu acho”....

Essa revista é do mês de abril de 1969, mês de lançamento do Maverick nos EUA. Veja só como estávamos atualizados aqui no Brasil e como o lançamento de um carro lá do outro lado do continente tornou-se relevante por aqui.



Esse então foi o resumo sobre o lançamento do Maverick nos EUA. Vejamos agora sobre o Brasil



Revista da Associação Comercial 7.73


Pouco mais de 4 anos após o seu lançamento nos EUA, chegou a vez do Brasil receber o Maverick!

O Maverick entrou na faixa de carro médio e completou a linha Ford que já contava com seu carro pequeno, o Corcel e o seu carro grande de luxo, o Galaxie. A Ford enxergava o todo da sua gama de produtos.

Joseph O’Neill, presidente da Ford do brasil, considera o Maverick como um carro esportivo para a família.

No Brasil, o Maverick possuía a mesma suspensão do americano, mas que já havia sido testada por mais de 1 milhão de quilômetros pelo Brasil, garantindo que a confiabilidade que havia lá nos EUA, também teríamos por aqui.

Foi lançando em 3 modelos sempre com 2 portas. (A versão 4 portas chegou em novembro de 1973) Acomodaria 5 ou 6 pessoas, dependendo do tipo de banco dianteiro.

Dois motores estavam disponíveis: O motor de 6 cilindros com 112 cavalos que equiparia a maioria dos modelos e o motor V8 com 197 cavalos, que seria de série no modelo GT e opcional para os outros modelos.


Revista da Associação Comercial 7.73


A Ford preparou o Maverick com esses dois tipos diferentes de motor exatamente para atender melhor a necessidade do comprador. Portando, quem queria um carro para um desempenho que atenderia suficientemente as condições gerais do transito no Brasil, escolheria o Maverick com motor 6 cilindros. Quem gostaria de ainda mais desempenho, escolheria o Maverick com motor V8.

Como já vimos, o Maverick era novo no Brasil, mas ele tinha um grande histórico nos EUA que reafirmação sua qualidade.


Revista da Associação Comercial 7.73


Vemos também algumas particularidades com construção do carro como um todo e itens opcionais.



Revista da Associação Comercial 7.73


O modelo GT é o mais equipado, porém seus itens de série eram opcionais para os outro modelos.

Todo o acabamento e cuidado com altura e suspensão, contribuem para um rodar com grande estabilidade e muito suave, além de ótimo isolamento acústico.

Vemos novamente sobre o uso de computador na projeção do Maverick.



Revista da Associação Comercial 7.73


Veja que nenhuma parte da vinda do Maverick para o Brasil foi segredo. A Ford não escondeu e mesmo se quisesse não conseguiria, pois, os testes eram feitos pelas estradas onde todos tinham acesso, inclusive e principalmente a imprensa. Ainda bem que tudo isso ficou registrado.

Vemos também sobre as duas etapas Clínica que decidiria qual carro a Ford produziria no Brasil. Na primeira etapa, 800 pessoas participaram e o resultado foi favorável ao Maverick. Na segunda etapa, 500 pessoas participaram e confirmaram os resultados anteriores.

Esse é um ponto muito importante e infelizmente um dos que foram mais deturpados durante os anos....

As vezes as pessoas podem pensar que se uma coisa é antiga com mais de 50 anos, foi feita com recursos e tecnologias primitivas e até sem muita qualidade. Acontece que o Maverick foi testado exaustivamente de todas as formas durante a sua adaptação ao território brasileiro.

Eles tinham conhecimento de tudo sobre o carro e por testarem tanto e terem um alto nível de exigência, poderiam agora garantir que o Maverick estava pronto.

A Ford, muito organizada, preparou a linha de montagem com obras colossais e definiu os fornecedores, tornando possível assim, terminar o carro no tempo previsto.

Em abril, os Maverick pré-serie ficaram prontos e em 4 de junho a produção normal dava à luz ao primeiro Maverick brasileiro.


E aí está! Essas foram as trajetórias iniciais do Maverick nos EUA e também no Brasil.


Ah Juninho, mas então porque está escrito aí é verdade e o que falam de “errado” que você reclama é mentira? Qual é a diferença?

 

A diferença é a coisa mais importante: FONTES

A história sobre os EUA está totalmente de acordo com o que já vimos em outros jornais do Brasil, dos EUA e do Canadá. Muitos deles eu já publiquei aqui no Blog e não é segredo para quem acompanha o assunto.

Fico pensando comigo e acredito que o texto dessa revista tenha sido extraído ou embasado em algum material oficial da Ford, pois foi exatamente o que aconteceu no caso da revista que contou a história do Maverick Brasileiro. O texto é do Press Kit, o material de divulgação oficial da Ford, também conhecido como Maverick Imprensa.

É assim que funciona, para saber sobre um produto, você precisa ir perguntar ao seu criador. Aqui era a própria Ford contando o que ela fez para que as coisas chegassem onde chegaram.

 

E você acha que a Ford só falou a verdade? Ela pode ter inventado tudo isso aí...

 

Não é questão de achar isso ou achar aquilo. Quem pesquisa compara várias informações de diferentes fontes até chegar uma conclusão.

Na época, vários jornais e revistas cobriram esses acontecimentos e ao analisar um por um, concluímos que foi exatamente assim que aconteceu.

Eu falei no começo que é difícil encontrar um resumo correto sobre a história do Maverick e que essa pesquisa serviria para mostrar a realidade. Espero que esse objetivo seja atingido, mas não é a primeira vez que faço isso aqui no blog, no aniversário de 50 anos do Maverick no Brasil, eu preparei um vídeo e publiquei o mesmo conteúdo em texto, ou seja, informação tem e de qualidade. O que será que falta para ficarem livres da desinformação?



Até a próxima!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Nosso Facebook:

Nosso Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook