Confesso que detalhes do interior, acabamentos e tecidos não são o meu forte. Eu ainda não foquei nesse assunto aqui no blog, porém estou preparando pesquisas interessantes sobre o assunto.
Vamos começar:
Essa foto é totalmente nítida e bonita. Quando peguei ela em mãos lá na AutoMotor, tive a sensação que era recente. É um material muito bem conservado que o senhor Baptista tem.
Bom, pelos detalhes, podemos notar que esse é o interior de um Maverick GT.
Este é o verso da foto.
A Ford pensou em conforto e conveniência para fazer o interior do Maverick.
Como podemos ver, até então, os Maverick tinham pouca diferença entre os seus modelos, o que torna fácil de memorizar.
Interessante o detalhe do painel. Realmente a luz não atrapalha sua visibilidade. O painel é simples, mas que atendia ao que era pedido.
E olha que bem pensado o desenho dos botões do lado direito!
Eles tem formatos diferentes para que o motorista saiba qual é apenas pelo tato.
A alavanca da seta tem um botão para lampejar o farol alto.
O porta luvas tem chave e iluminação interna.... Ainda não vi iluminação no porta luvas... vou começar a prestar mais atenção nisso.
Detalhe dos volantes:
No Super, apenas o botão central da buzina é acolchoado e no GT, além da buzina ser acolchoada, o aro do volante é revestido com um material que imita o couro. O desenho é o mesmo, só muda o revestimento do aro.
No Super Luxo, o volante tem dois raios mais largos, almofadados e com interruptor da buzina nas extremidades.
Alavanca na coluna de direção para os modelos equipados com motor 6 cilindros e no assoalho para os que são equipados com motor V8.
Uma inovação na época e que confunde muita gente hoje em dia, é que para travar a direção e tirar a chave, deve-se engatar a marcha à ré.
A ausência de quebra vento também era uma novidade. Hoje em dia mais nenhum carro usa esse tipo de abertura.
O que era de série nos modelos:
Super:
- Cinzeiros traseiros;
- Encosto dos bancos dianteiros com trava;
- Porta Luvas com chave;
- Trava na coluna de direção e alavanca de marchas;
- Lavador do parabrisa;
- Tampa de gasolina com chave;
- Luz de ré e
- Tapete de borracha no porta malas.
Super Luxo e GT:
- Tapetes de buclê e nailon;
- Descansa braços nas portas;
- Buzina dupla;
- Acendedor de cigarros;
- Lampejador de farol na alavanca da seta;
- Um friso cromado no painel do modelo Super Luxo;
- No GT: Contagiros na coluna de direção, console central com relógio elétrico, assentos individuais de encosto alto e trava do encosto de facil acesso são de série no GT e opcionais para os outros modelos.
"Esses assentos individuais são estofados em vinil, mas podem ser adquiridos opcionalmente numa combinação de vinil e tecido jérsei."
Pausa aqui.
Sempre vi sobre a combinação de vinil e tecido, mas essa é a primeira vez que vejo que o tecido era o jérsei. Esse ponto é muito interessante. Há outras pesquisas em andamento onde falaremos mais sobre isso.
- Ventilador e desembaçador elétrico de 3 velocidades, rádio e conjunto de luzes de cortesia para iluminação do porta malas e compartimento do motor são opcionais para toda linha Maverick.
Lembrando sempre da data: 20/06/1973
Aqui vemos todos os comando descritos no texto. Esse volante é o do modelo Super Luxo.
Poderia ter mais fotos não é mesmo? Mas acontece que isso era um PressKit, não uma enciclopédia do Maverick.
Essas informações confirmam muitas coisas que já sabemos e nos ensina muitos outros detalhes. Precisamos estudar sempre para não cair no esquecimento.
Depois do Interior, conheceremos o Exterior do Maverick. Ah que carro maravilhoso, com linhas marcantes e fortes.
Pretendo não demorar para publicar a próxima parte, então fique de olho.
Agradecimentos à AutoMotor que cedeu seu acervo para publicarmos.
Acompanhem a AutoMotor!
Ford abraço!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
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