Essa pesquisa está cheia de informações importantes e
imagens incríveis!
The Toronto Daily Star 9.1.69 |
34 fábricas é muito ou é pouco?
Vejamos mais informações:
Santa Maria Times 16.1.69 |
Esse jornal é incrível!
Agora as 34 fábricas:
Na grande Detroit serão 6:
Em adição a isso, o material do forro do teto será feito em Mt. Clemens, cortado e costurado na fábrica de acabamentos em Utica.
Michigan:
Ohio:
Nova York:
Allabama:
Ford
Aluminum Castings Sheffield Plant: Pistões;
Ilionois:
Chicago Stamping Plant: Portas dianteiras e capo
Indiana:
Indianapolis Ind. Plant: engrenagens da caixa de direção;
Pensilvania:
Philco-
Ford Corporation, Lansdale: Radio
Tenesse:
Ford Glass Plant, Nashville: Vidros
Canadá:
Niagaa Glass Plant: Vidros
Fantástico! Nunca tivemos um detalhamento desse tipo aqui no blog.
A coordenação para a montagem de um carro é grande, mas vendo quantas fábricas e quantas pessoas estão envolvidas, muda completamente a nossa perspectiva. Se apenas uma delas falha, todo o processo estará prejudicado...
Sensacional!
The Windsor Star 19.3.69 |
St Catherines Standard 26.3.69 |
A produção de parabrisas e vidros traseiros chegaram a marca de 11 mil unidades cada, apenas nesta semana. Os vidros das portas e laterais traseiros são feitos na fábrica em Nashville.
Perfeito!
Agora se prepara.... teremos uma sequência de imagens que
podem causar aceleração elevada dos batimentos cardíacos....
St Louis Post Dispatch 30.3.69 |
Que imagens!!! Incrível!
Este jornal é do dia 30, data em que estava programado o início da produção, mas lemos que o primeiro Maverick ficou pronto na última quinta-feira, ou seja, dia 27 de março. Essa informação faz sentido, mas vou procurar mais contraprovas para confirmar o dia exato que o primeiro Maverick de Kansas City ficou pronto.
A foto de baixo mostra o processo de pintura. Sobre a pintura, nós já vimos bastante aqui também.
St Louis Post Dispatch 30.3.69 |
Que jornal maravilhoso…. Obrigado senhor!
O texto faz a introdução do Maverick contextualizando com
a situação do mercado de automóveis americano.
A outra foto mostra em primeiro plano um Maverick de teste que saiu de St. Thomas para Kansas City, onde os engenheiros fizeram buracos nele para ver como ele era montado. A foto compara os tamanhos do Maverick, um Mustang e um Ford LTD.
Que material impressionante!
Olha a roda com 4 furos...
St Louis Post Dispatch 30.3.69 |
Olha essa máquina! Ela une as laterais com o assoalho. São 270 pontos de solda.
E o pessoal inspecionando a construção do porta malas.
St Louis Post Dispatch 30.3.69 |
Aqui as imagens estão escuras, mas o texto nos traz
grandes informações.
Kansas City fabricava o Fairlane e ficou fechada durante
3 semanas para converter as linhas de produção para o Maverick.
35 Maverick ficam prontos a cada hora.
O motor 170 instalado. O capo está vazado?
St Louis Post Dispatch 30.3.69 |
Parecem mesmo ser fotos da etapa de montagem e
conferência geral.
Olha que interessante, haviam vídeo da maior parte dos passos de montagem. Eles vieram de St. Thomas. Meu Deus, será que vai aparecer algum vídeo desse um dia?
St Louis Post Dispatch 30.3.69 |
Sem palavras.. essa foi a visão mais próxima que tivemos
da produção do Maverick.
The Kansas City Star 30.3.69 |
Jornal do mesmo dia!
Excelente!
A primeira foto é do primeiro Maverick feito em Kansas City. Mas será mesmo? Bom, enquanto não encontrarmos outra fonte... vamos dizer que é ele sim.
Uma coisa me chama atenção nesse carro, é o emblema
lateral. Não parece com o MAVERICK que conhecemos. Isso me fez lembrar essa
outra foto que destaquei em fevereiro em nossa página no instagram:
A grafia é bastante parecida... Seria o mesmo carro, ou um carro feito em Kansas City? Qual será a história por trás deste emblema? Vou ficar de olho...
The Kansas City Times 10.4.69 |
Os convidados dirigiram os Maverick após conversarem e andarem pelas instalações.
E na foto vemos os políticos ao redor do motor do
Maverick.
Niagara Falls Evening Review 22.4.69 |
É isso
aí!
The Akron Beacon Journal 10.6.69 |
The_Windsor_Star 18.6.69 |
Mudança de direção da fábrica de St. Thomas, sai o responsável pelo período de introdução do Maverick, Marvin T. Runyon e entra Dale W. Miller.
The Windsor Star 24.7.69 |
A Ford está transformando a fábrica de chassis e
transmissão em Windsor, em uma fábrica de motores. A complexidade dessa
conversão gerou atrasos, mas quando tudo estiver pronto, será capaz de produzir
mais de 1 milhão de motores por ano.
Ainda não se sabe qual motor será produzido.
Para o Maverick, está fábrica vai produzir cubos de roda
e tambores de freio.
The Kansas City Star 3.9.69 |
E o Maverick tomou conta!
John Naughton anunciou que a linha de produção do Falcon na fábrica de Kansas City será totalmente convertida para o Maverick.
O Maverick ganhava mais espaço e aumentaria o seu ritmo de produção. Realmente estava indo tudo muito bem com as vendas e sua aceitação no mercado
St Catherines Standard 18.4.70 |
E no aniversario de 1 ano de lançamento do Maverick, St. Thomas comemorava a produção de 250.000 unidades!
The Leader Post 7.8.70 |
O Ford Pinto entrará em produção e o Maverick voltará a
dividir a fábrica com outro carro.
The_Kansas_City_Star 19.8.70 |
Uma vantagem (inicial) do Comet sobre o Maverick é ter o
motor V8 302 como opcional. A partir de agora, Comet e Maverick passarão a ter
a versão 4 portas.
Interessante né?
Na foto, temos novamente o Joseph J. Kaye e o Earl Westfall. A produção começou 17 de agosto de 1970. Atingirão a produção máxima em 10 dias.
43 Niagara_Falls_Review 12.11.70 |
Veja só… a produção do Maverick e do Pinto precisou ser
interrompida após vários carros terem sido estragados propositalmente dentro da
própria fábrica de St. Thomas.
Isso aconteceu 1 dia após a empresa demitir 6 trabalhadores e suspender outros 17 por pararem ilegalmente de trabalhar. Que situação...
The Toronto Star 6.10.72 |
Essa pode ser apenas uma foto da linha de montagem,
talvez não seja da data do jornal.
The Windsor Star 28.8.73 |
Muito bem, vimos muito sobre as fábricas de St. Thomas e
Kansas City, mas agora o plano da Ford é levar a produção do Maverick para a
fábrica de Wayne, em Detroit.
Detroit Free Press 15.12.73 |
A Ford entendeu que os carros pequenos eram prioridade,
mas preparava também grandes investimentos em várias frentes, incluindo o
Brasil, Espanha e Austrália.
Além de despesas em Wayne, outras das fábricas que já vimos junto com mais algumas outras, também receberão investimentos.
St Louis Post Dispatch 20.1.74 |
Detroit Free Press 3.2.74 |
Esse Maverick na foto, é 1 dos 10 que foram montados praticamente a mão antes da transformação da fábrica. Eles servirão para testar a nova linha de montagem. Isso é o que chamamos de carro de Pré-Série.
Messenger Inquirer 11.2.74 |
Aqui vemos praticamente a mesma noticia, mas com a atualização de que o Maverick começa a ser produzido hoje, dia 11 de fevereiro de 1974 na fábrica de Wayne.
The Atlanta Journal 14.2.74 |
Dois outros carros serão adicionados a produção em Wayne
junto com o Maverick. O presidente Lee Iacocca vai confirmar oficialmente os
novos carros, que até o momento são conhecidos apenas pelo codinome Maverick X.
Lemos que o Comet também seria feito em Wayne.
Vou tentar me aprofundar mais nesse assunto.
O jornal continua dizendo que os nomes mais cotados para os carros novos são Grenada e Eagle.
Acho que o certo era Granada né...
Detroit Free Press 15.2.74 |
A Ford quer aumentar o preço dos carros, mas a notícia de
destaque é que, além de mostrar o primeiro Maverick produzido em Wayne ao
governador de Michigan, Lee Iacocca confirmou os 2 novos carros, um da Ford e
um da Mercury. Eles terão a mesma distância entre eixos do Maverick.
Infelizmente não temos o dia exato da produção do primeiro Maverick em Wayne.
Buffalo Evening News 21.8.75 |
E a fábrica de Buffalo estava em produção total das portas dos Maverick e Comet 4 portas. 75% da produção do Maverick para o modelo 1976 está programada para ser de 4 portas. Era 46% em 1974 e foi 50% em 1975.
São dados interessantes.
Nosso Instagram:
www.youtube.com/user/mvk8/
E-mail para contato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário