segunda-feira, 29 de abril de 2024

11 anos do Maverick na História

29 de abril é aniversário do Maverick na História! Estamos completando 11 anos. O tempo voa...
O último ano foi muito bom para a história do Maverick, fizemos algumas pesquisas exclusivas, tivemos o aniversário de 50 anos no Brasil e outras coisinhas mais.
Por mais que eu fique vendo e falando de história o tempo todo, minha memória é péssima, então vamos relembrar juntos os principais assuntos do blog no ano passado.



O Maverick Berta-Hollywood em detalhes!

 


 

Quando conheci o Berta-Hollywood e entrei nele, fiquei imaginando como ele era por dentro na época. Eu já tinha encontrado algumas poucas imagens, mas essa revista aqui mostra tudo o que eu queria ver. Essa revista é pouco conhecida e as imagens acabaram ficando perdidas no tempo.

  

Maverick no Gran Turismo 7!

 


 

Gran Turismo é o melhor jogo de corrida do mundo. Sou fã desde... sei lá 2003, 2004... mas fiquei sem jogar durante muito tempo, até que ano passado, um Maverick foi incluído no jogo. Eu tratei logo de comprar o vídeo game para jogar. Nesse meio tempo, o Rogerio entrou em contato e fez o Maverick da equipe Mercantil-Finasa-Motorcraft e o macacão e o capacete do José Carlos Pace, meu ídolo. Desde então, jogo com ainda mais alegria.

 

Maverick, 50 anos no Brasil! - Conheça essa história



Esse foi um ponto muito alto no ano. Aniversário de 50 anos do Maverick no Brasil... puxa vida, tentei me preparar por uns 4 anos para essa ocasião. A intenção inicial era fazer um documentário, entrevistando pessoas e visitando lugares, mas ficaria impraticável para mim, então adiantei as pesquisas que eu devia fazer para conseguir contar por meio de vídeo, a história do Maverick como história mesmo e não como leitura de manual como muitos fazem. 
Eu acredito que o que me diferencia no mundo do Maverick é focar no contexto histórico, expor as fontes e estar sempre atrás de mais informações, em atualização constante. Então nesse vídeo falo de como e porque as coisas foram acontecendo 
No final das contas, não ficou como eu imaginei kkkk não tenho todas as habilidades de edição e nem de narração, mas de forma alguma deixaria passar essa data tão emblemática. Feito é melhor que perfeito.


 

Luiz Hetessy Junior - Um amor de pessoa!

 


Nesse dia eu gastei todo o meu estoque de lágrimas... A família Hetessy é sensacional e ver o seu Luiz do animado e disposto andando pra lá e pra cá, conversando com todo mundo pra depois sentar e ainda tomar uma cerveja, não tem preço. Esse homem mudou a minha forma de enxergar a vida, aprendi muito sobre o Maverick, mas também sobre ter atitude, caráter e um nome a zelar. Depois disso, nos vimos mais uma vez no hospital e por mais que a situação não fosse a melhor, também demos muitas risadas e passamos momentos inesquecíveis. Infelizmente o seu Luiz faleceu esse ano e deixou um vazio enorme, mas essa é a única parte triste, todas as outras foram muito boas e é o que eu guardo no meu coração.

 

Ficha Técnica Maverick 1979

 

 



1979 é um ano onde as informações técnicas são mais escassas e difíceis de encontrar. Esse documento ficou guardado um período e ainda há outros que preciso publicar para enriquecer os detalhes do Maverick

 

Acervo físico - Revistas

 

 

Essa contribuição que recebemos também me fez chorar. Sim, depois que eu assisti Rambo I, percebi que se ele chora, qualquer homem pode chorar à vontade kkkkkk. O Willian Risi confiou esse riquíssimo material a mim e me senti honrado. Já utilizei parte dele aqui no blog, mas tem muita coisa ainda para mostrar. Eu gostaria de ter mais tempo viu...

 

Naquela época...

 


 

Essa é uma visão, uma análise minha sobre as fases que o Maverick passou durante os 50 anos que está no Brasil. Muita gente se perde e embaralha tudo na hora de falar as coisas de época. Como disse, não sou bom de memória, então esse tipo de análise é uma forma mais fácil de colocar tudo em ordem cronológica e entender melhor a história do Maverick.

 

Ao Volante do Maverick do1º Raid da Integração Nacional

 


 

Está vendo, não é apenas um jogo... Eu enxergo como uma plataforma para dar vida aos eventos que o Maverick protagonizou. Esse vídeo deu bastante trabalho e quase teve 20 minutos de duração rsrsr, mas no final das contas achei bem legal. Só dizer que o Maverick percorreu estradas ruins pelo Brasil durante 24 dias fica meio vago, mas o vídeo torna mais real e pesada essa experiência incrível.

Claro que só foi possível com o trabalho do mestre em Gran Turismo, Rogepsan. Obrigado mais uma vez meu amigo.

 

A História Oficial do Maverick

 


De tanto ver e ler várias coisas erradas sobre o Maverick, me dá uns 5 minutos de raiva que acabo querendo falar um monte de coisas, mas mesmo me acalmando, sinto a necessidade de mostrar como de fato as coisas aconteceram. Essa é uma pesquisa de fatos históricos puros para que alguém realmente interessado use como base para escrever o seu próprio texto, mas sem as fantasias e mentiras que contam por aí.

É complicado... estou aqui pra falar do Maverick, mas teria assunto pra um blog só pra desmentir esse monte de desinformação aí na internet.

 

 

O que não te contaram sobre Ford Taunus no Brasil

 



Outro caso de desinformação é sobre o Maverick e sua relação com o Taunus. Essa pesquisa trouxe novidade até pra mim e considero como uma leitura obrigatória pra quem for falar do assunto.

A história está bem aí, mas as pessoas preferem se agarrar no achismo e “conhecimento” comum para rebater qualquer argumento válido... Haja paciência.

 

 

1968 - Projeto Delta: O Novo Ford Maverick

 


 

O lançamento do Maverick foi em 1969 e fiquei totalmente animado quando encontrei um tempão atrás, uma notícia em jornal brasileiro sobre o Maverick, mas em 1968. Desde então passei a olhar com mais cuidado para esse período. O resultado foi essa pesquisa que eu gostei muito de fazer, revelando também pontos importantes que fazem a diferença ao analisar a história como um todo.

 

O Maverick #16 no Track Day

 


Poxa, esse dia também ficou marcado em mim. Eu já tinha visto esse carro de todos os jeitos, já tinha ouvido suas histórias contadas diretamente pelo senhor Baptista, só faltava vê-lo em ação. Finalmente este dia chegou e eu estava lá. É um misto de emoções porque esse carro na verdade é como o Berta-Hollywood, tem uma história impressionante e continua em atividade, cada vez mais rápido. Nós hoje em dia respeitamos muito o Berta-Hollywood e a geração atual e as seguintes, verão no Maverick #16 da Automotor aquilo que vemos no Berta. Realmente um marco. O legado que esse carro construiu não é pra qualquer um.

 

 

Por dentro das Fábricas do Maverick

 




Essa foi uma das pesquisas que mais gostei de fazer nesse último ano. Informações e imagens do Maverick sendo montado são sempre bem vindas e aqui temos material exclusivo. 
Nem sempre esse tipo de pesquisa tem o alcance merecido e por mais que seja um assunto que as pessoas gostem, são poucos os que vão atrás dele.  
Aqui foi utilizado material em inglês, assim como em outras pesquisas, então serve para mais pessoas. Em breve vou atualizar com informações sobre a produção no Brasil.


Também tivemos muito conteúdo no Youtube, Instagram e Facebook que não saem aqui no blog, então vale a pena conferir nossas redes sociais para ficar sempre por dentro do que acontece. 

Agradeço à todos que valorizam e dão continuidade à história do Maverick. Há ainda muita coisa para falar e fazer para que essa grande história seja cada vez mais conhecida.

Fique à vontade para enviar sugestões e participar com a sua história de Maverick aqui no blog.

Muito obrigado mesmo e bora pra mais um ano!






MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Nosso Facebook:

Nosso Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook