quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Essa você não tinha visto – Maverick Stallion no Brasil em 1976


Seguindo com as pesquisas intensas e profundas, como no caso do MAVERICK QUADRIJET, encontrei uma informação há muito esquecida a respeito do Maverick Stallion. Confira:

Pra quem não sabe, o Maverick Stallion é um dos modelos americanos do Maverick caracterizado principalmente por seu inconfundível emblema do cavalo e sua pintura com duas cores. Ele foi produzido somente no ano de 1976, substituindo o modelo Grabber.

No dia 15 de novembro de 2013, estive no 4º Encontro de Veículos Antigos de Holambra, onde fiz novas amizades e também conheci ao vivo e a cores esse Maverick.

Cheguei 1 hora e meia antes do evento começar e quando estacionei a moto já vi aquele Maverick preto e branco chegando. Não pensei duas vezes, sai correndo em sua direção. Na minha cabeça era o Maverick Grabber, mas o proprietário, Vinícius disse que se tratava do Maverick Stallion, placa preta e único no Brasil.




Pela qualidade do vídeo dá para ver que eu estava tão impressionado com o carro que não consegui me concentrar em gravar direito, mas pelo menos já é um registro daquele momento incrível.
Depois, com mais tempo, tirei essas fotos ainda com o carro pra fora do galpão e sem aquelas malditas fitas zebradas rsrsrs















Grandioso!

Todos que passavam elogiavam o carro. Haviam 3 ou 4 opalas do lado e mesmo assim a turma elogiava. Ainda fiquei um bom tempo conversando com um dos donos do Opala ali perto do Maverick.
O carro chamou mesmo atenção durante o dia todo e eu fiquei feliz por ter visto mais um modelo, ainda mais por ser um tão raro como este.

Naquele dia não consegui mais encontrar o dono do carro, mas depois que montei um álbum na página do blog no Facebook com essas fotos, (este álbum está no final do blog para aqueles que não tem conta no Facebook poderem ver) sabia que o dono apareceria e foi isso que aconteceu. O Maverick Stallion foi totalmente restaurado e está mesmo a venda e quem estiver interessado pode entrar em contato aqui.
Descobri também que este carro pertencia ao amigo dos States, Ray Parrish.
Como esse mundo é pequeno não é mesmo?! Nesse ponto eu tiro o chapéu para o Facebook.

Muito bem, esse é o Maverick Stallion: Fabricado nos Estados Unidos, raro e valioso, com um único representante no Brasil.

Agora vem o mais impressionante:


Prepare-se....






Jornal do Brasil 26.5.76


Caiu da cadeira? 


O que acharam? Incrível não é mesmo!?



Em 1976 a Caltabiano Ford fazia réplicas do Maverick Stallion aqui no Brasil. Ao contrário do Maverick 5000 R, o Stallion da Caltabiano, não sofria nenhuma alteração “física” e como nós vimos na foto, a única diferença externa para o modelo Americano é o parachoque.

Tenho certeza que todos gostariam de ver o Maverick Stallion com o parachoque do Maverick brasileiro não é?

Aposto que do final do século 20 até os dias atuais ninguém sabia a respeito e tudo isso aconteceu em 1976, aí eu me pergunto: Como é que até hoje eu e você não tinha visto isso em lugar nenhum? Como ninguém comentou ou apareceu com o Maverick desses por aí? Como é possível isso passar em branco? Como!!! Nããããooooo.............

Mesmo que não tenham sido feitas/transformadas muitas unidades, o Maverick Stallion da Caltabiano existiu e agora repousa na história com toda sua atenção merecida. A Caltabiano fazia replicas, tinha equipe de corrida e modificou um Maverick completo sob a orientação do mestre Anísio Campos. Isso mostra que o Maverick tinha muita aceitação e os brasileiros estavam bem servidos quando o assunto era Maverick modificado.

Assim eu encerro. Minha intenção era seguir o roteiro e contar tudo isso no post que faço sobre a historia completa do ano, no caso o de 1976, mas não consegui segurar. Pensando melhor agora, dessa forma ficou muito melhor.
Um abraço ao Vinícius pela colaboração

ATUALIZAÇÃO - 4.1.18

O Stallion substituiu o modelo Grabber como esportivo. Isso foi em 1976 e infelizmente já em 1977 o Maverick deixou de ser fabricado nos Estados Unidos.

Mais detalhes da linha Stallion:

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Em breve mostrarei mais material sobre esse modelo.


Ford Abraço!





MAVERICK NA HISTÓRIA
Pra quem quer saber a história por trás da história.

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Obrigado pela visita!
Deixe seu comentário

4 comentários:

  1. Belissima matéria......Da ate vontade de transformar meu Maverick em uma replica do Stallion sinceramente, a cada descoberta dessas sobre esse carro me sinto mais feliz em ter um exemplar....acho que todos os apaixonados pelo carro tem esse sentimento na verdade...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Vitor!
      É uma paixão sem explicação mesmo. Seria muito legal ver um desses rodando.
      Obrigado pela visita.
      Ford Abraço!

      Excluir
    2. Parabens Juninho,fico contente pois poucos conhecem a historia do Maverick Stallion,fico muito agradecido por seus comentarios e fotos.

      Excluir
    3. Poxa, eu que agradeço! Ou melhor, TODOS nós que te agradecemos. Você que trouxe essa maravilha pra cá e agora vimos que o Brasil já tinha um Maverick devidamente vestido para recebe-lo rsrs.
      Abração!

      Excluir

No Facebook