terça-feira, 14 de julho de 2015

Um Maverick 4X4

Há mais de um ano eu pesquisava pelo Facebook e encontrei na página Arquivo do Carro Nacional, essa imagem:


E a partir daí dois sentimentos fizeram com que essa pesquisa se tornasse realidade.




Um dos sentimentos foi o espanto e imenso interesse em saber mais sobre esse carro. O outro sentimento foi de "raiva" por não ter mais informações junto com a imagem rsrsrsr

A vida segue e no mês passado, no encontro de Águas de Lindóia eu encontrei a revista com essa matéria e com essa surpresa veio mais um sentimento: "Agora vou mostrar pra quem quiser ver mais detalhes desse Maverick".

Antes de começar, quero deixar claro que esse Maverick 4X4 é pura e simplesmente uma questão de gosto. Eu respeito o gosto de quem admira e respeito o gosto de quem não faria uma modificação dessas. Existem muitos outros Maverick 4X4 pelo país e com certeza mais outros aparecerão.


Bom, essa é a capa:




Sinceramente eu não conhecia essa revista, é a primeira 4X4 & Pickup que coloco no blog.
O ano é 1983 e a matéria do Maverick modificado me fez lembrar essa pesquisa sobre o Quebra Car, claro que não se compara com o Quebra Car, mas segue a mesma linha de pensamento que nos anos 80 muitos Maverick foram utilizados para outros fins.


Não se pode falar simplesmente que isso é um pecado, que está errado, que acabou com o carro... Lemos que foi com "muito trabalho, persistência e um pouco de sorte" que ele montou esse carro. São os mesmos meios que eu estou usando para montar o meu Maverick. Ou seja, ele fez isso consciente e teve um trabalhão pra fazer tudo funcionar direito.
Não estou defendendo nem atacando, somente mostrando que é apenas uma questão de gosto que todos devem respeitar.

Eu respeito, mas não me amino de ouvir que o Maverick tem motor 4100 do Opala, suspensão e câmbio de Rural Willys e com tração nas quatro rodas. Definitivamente esse não é o meu sonho para fazer com um Maverick rsrsr
Pela foto, podemos ver que trata-se de um Super Luxo com todos os frisos, sem amassados, Fase II... um modelo raro e a pergunta que eu faço é: Por que não usar um Maverick mais detonado pra fazer isso? Essa pergunta faz sentido hoje em dia, onde o Maverick é tão adorado que em casos extremos até mesmo causa divisão entre as pessoas, mas nos anos 80, o Maverick não valia nada, logo, tanto faz ser um modelo raro ou não, bem conservado ou não.
Outra coisa: Se é um 4X4, porque só as rodas traseiras estão girando?

Claudiney Armelin foi o engenheiro nessa obra e como lemos ele era um aficcionado pelo motor Chevrolet. Já havia colocado em Galaxie e Dart, sempre acompanhado de muitas modificações.
Ele trocou uma Harley Davidson em um Maverick e começou a festa. Como um grande fã, colocou a mecânica Chevrolet, que não aguentou o serviço pesado, então comprou a mecânica de uma Rural e tudo começou a dar certo.


Aqui vemos a trabalheira que deu para construir esse "sem-fronteiras-ou-desafios a toda prova". O Claudiney podia se orgulhar. Essas fotos nos dão uma idéia da performance do Maverick.

A outra etapa foi conseguir a legalização desse Frankentein, que como vimos até a publicação da revista ainda não tinha saído.
Será que ele conseguiu?
Seria um caso até então único que eu conheço. Um Maverick que poderia deixar de ser um Maverick, pois com o licenciamento, o Claudiney torna-se o Pai, o Criador, podendo escolher a "marca" e/ou nome do novo veículo. Interessante não é mesmo?


Essa é a matéria que me deixou curioso por um bom tempo. Quero agradecer ao pessoal da página Arquivo do Carro Nacional, que mesmo não dando os detalhes que eu queria, publicou a imagem que fez eu ter mais um motivo para pesquisar. Obrigado. Seu conteúdo é muito bom, ainda tem mais umas coisas que me intrigam.


Vejam, vou repetir: Acredito que a partir do momento que você paga e é dono, tem o direito de fazer o que quiser com o seu bem. Tenham isso em mente quando forem comentar kkkk

A matéria da revista 4X4 & Pickup apresentada, está disponível para download aqui.

Ford abraço!

FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .