quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Maverick no Super Drift Brasil

No dia 24 de novembro de 2018 aconteceu a última etapa do Super Drift Brasil no ECPA. Há muito tempo tenho vontade de ir nesse autódromo e dessa vez deu tudo certo.

Eu já fui para outras pistas para ver o Maverick correndo em arrancada, circuito, mas pela primeira vez eu teria contato com o drift. Era tudo novo para mim, mas a ansiedade de ver um Maverick deslizando nas curvas fez com que eu me aprofundasse mais no assunto.



Bom, no Super Drift Brasil, corre o piloto João Barion, o Sheriff . Ele tem um Mustang 65, um 370Z e um Maverick, inclusive já falamos dele em nossa página no Facebook.  Quando fiquei sabendo que ele ia correr em Piracicaba, tratei logo de perguntar se o Maverick estaria presente e fiquei muito satisfeito com a resposta que ele estaria lá sim, mas o carro principal seria o Mustang.
Pra mim estava ótimo! Eu ia conhecer o pessoal, ver o monstro de perto...


Fui comprar meu ingresso para a corrida e o pessoal da Insane Drivers Brazil estava promovendo uma exposição de carros dentro do autódromo. Pronto, ficou ainda melhor. Fiz o pedido, meu carro foi aceito e comecei os preparativos.
A única coisa que me incomodava era a previsão de chuva. Eu não tenho problema algum em sair com o meu carro na chuva, acontece que com o clima assim, você não consegue aproveitar nada do passeio. É complicado, não dá pra controlar a hora que vai chover ou fazer sol... Mas de qualquer forma eu iria.

O evento começou as 14h00. Peguei chuva no caminho, mas quando cheguei lá estava sol e apenas algumas nuvens, mas eu nem me liguei muito nisso porque ouvi um som maravilhoso ecoando pelo autódromo e fui ver... Era o Maverick ... aí eu fiquei mais contente! Eu sabia que ele estaria lá, mas até então ele não iria correr. 








Tratava-se do Treino Livre. Peguei a câmera e fiz essas imagens:







Eu sei.. ficou tremido e tal, mas foi o que deu pra fazer.
Não deu muito tempo de encontrar o melhor lugar para ficar. Depois percebi que eu deveria ter ficado próximo ao curvão...

O João Barion fez belas voltas. Gostei de ver como ele prepara o carro antes de exigir o máximo nas acelerações. Lembrei de umas dicas que o mestre Bird Clemente me contou um dia.
O Maverick estava indo bem e as minhas esperanças de que ele tomasse o lugar do Mustang só aumentavam kkkkk

Depois dos treinos livres, os carros voltaram para os boxes porque a próxima fase seria o Classificatório, onde cada piloto dá 3 voltas e os juízes avaliam por pontuação quem foi o 1º, 2º, 3º... e depois o 1º batalha com o último, o 2º com o penúltimo e assim por diante.

Como expositor, eu também tinha acesso aos boxes e tive o privilégio de conhecer o João Barion e o pessoal da oficina Nando Serviços Automotivos. Foi muito bom porque você vê esses caras pela internet e fica pensado:  “poxa, esses caras são legais...”, aí você conhece pessoalmente e vê que eles superam suas expectativas kkkkk.
Pessoal atencioso, educado, sério, engraçado... Me trataram muito bem, deram atenção a todos que passavam. Fiquei muito contente e a vontade.

Só me enganei quando pensei que não tinha como ficar melhor. O Maverick ia correr sim! Ele se adequava melhor à pista do que o Mustang.

O Nando e o Eric continuaram fazendo os acertos, visto que o Maverick não corre sempre e necessita de uma atenção mais detalhada.











Tudo pronto. Era hora de sair para o Classificatório.














Como puderam ver, o Maverick começou com o mesmo desempenho dos treinos livres, mas alguma coisa aconteceu e ele acabava morrendo. Mesmo assim, a primeira volta foi muito boa e garantiu a 4ª posição.

Os carros voltaram aos boxes e os portões foram abertos:





O João Barion é um cara muito querido, tinha fila pra tirar foto ou pegar um autografo dele.




Eu ficava olhando para o Maverick no meio daquele monte de carros japoneses ( assim como o meu também ficou exposto rodeado de importados) e ficava pensando: “ O Maverick vai acabar com vocês na pista kkkkkk” “Vocês vão sentir a força do Ford V8”.

Acabo me comportando como membro da equipe, mas sempre tomando cuidado para não atrapalhar, porque enquanto eu estou ali me divertindo, o pessoal está trabalhando duro para atingir seus objetivos como uma equipe de corrida.

Fiquei apreensivo com o que estaria acontecendo com o Maverick, mas o Eric estava no comando e ia resolver qualquer problema.






Como essa etapa seria a noite, o Maverick precisou de faróis e luzes de freio para atender o regulamento.
O João também põe a mão na massa:





Pude presenciar vários momentos em que pilotos e equipes adversários se cumprimentavam, brincavam uns com os outros, emprestavam ferramentas... um clima bastante amigável, como se fossem uma família, a família do Drift.
Comecei a pensar como é que demorei tanto para ver essa categoria de perto... Talvez a culpa não seja toda minha, num país onde praticamente somente o futebol é considerado esporte, só poderia acontecer esse tipo de coisa mesmo.
Claro que ter um Maverick correndo pesa bastante na minha decisão, já fiz cada uma pra ver esse carro por aí kkkkk

Mas é isso, o esporte a motor precisa de divulgação, incentivo e participação do público. Pretendo ir mais vezes.

Bom, as batalhas já iam começar e o coração batia mais rápido. Em contrapartida, o céu ficava cada vez mais escuro, com nuvens carregadas prontas para desabar como chuva em nossas cabeças.
Corri pra arquibancada, dessa vez próximo ao curvão. Estava escuro e minha câmera, ou eu, não presta pra fotografar com pouca luz kkkkk mas eu estava lá.

Então o João Barion foi chamado e entrou na pista despejando todo o poder do Maverick em suas rodas traseiras. Ele abriu a porta e colocou metade do corpo pra fora!

Vejam:






Quase que eu não consegui filmar tudo, mas essa parte valeu muito!!!



Os outros pilotos foram chegando... a chuva foi chegando... todo mundo saiu correndo para se proteger e pegar os guardas chuva... raios caiam e iluminavam tudo a sua volta... Eu já estava preocupado em ficar próximo das árvores...


Cada um se protegeu como podia




Os carros saíram da pista para os boxes e mesmo devagar, um deles rodou no curvão, muito provavelmente por causa da chuva.

A princípio, a chuva não estava forte e logo passou. O pessoal da organização começou a andar pela pista para analisar as condições. Eles puxaram a água com rodo, passaram carros no trajeto para espalhar a água e quando parecia que estava tudo pronto, a chuva voltou com ainda mais força.

Aí eu já podia imaginar que iria atrasar muito, ou o evento seria encerrado. Eu ainda tinha mais uma viagem para fazer e não podia sair tarde de lá, ainda mais com esse tempo de chuva. Então esperei um pouco, até vi o João Barion com o Mustang na pista, mas acabei indo embora. Era por volta das 20h00.

Depois fiquei sabendo que realmente a prova tinha sido encerrada ali, sem ter acontecido as batalhas. Teve gente que não gostou, teve gente que reclamou, uns não se importaram, outros acharam um absurdo, mas essa foi a decisão. Eu não me envolver nisso, não há porque, mas a explicaçãooficial do caso está no facebook do Super Drift Brasil

O que eu achei ruim, foi ter ido embora sem me despedir direito do pessoal do Maverick. Então fica aqui meu agradecimento pela forma que me receberam e minha parabenização pelo profissionalismo, humildade e parceria que vocês têm. Dá gosto de ver!

João Barion com um equipamento muito forte e seus braços totalmente técnicos que deram um show de pilotagem.
A família Nando SA, Orlando, o Nando (pai). Cristhiane (mãe) Eric (filho) e Amanda (filha) que mostraram ser tranquilos, unidos e competentes.

Parabéns pessoal, continuem assim!



Assim como estão de parabéns todos os pilotos e equipes que participam desse campeonato. Teve várias histórias de bastidores que mostram a comprometimento desses caras. Realmente elogiável.

O campeonato terminou com o Diego Higa Campeão pela 3ª vez. Que agressividade ele tem! Muito merecido.
O Vice campeonato ficou com o João Barion e em 3º lugar, Erick Medici.

Foi uma experiência ótima e eu recomendo para todos. Eu vou voltar, ainda mais que o Eric disse que o Maverick vai passar por umas modificações. Ano que vem promete.


É isso aí, tem mais alguma categoria com Maverick correndo? Acho que agora estamos em dia.


Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
https://www.youtube.com/c/MavericknaHistoria



E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook