Hoje faz 45 anos do lançamento do Maverick Qu4tro Portas no Brasil!
Nada melhor para esse dia do que ver o Press Kit de
lançamento. Eu tinha conhecimento desse material, mas somente o vi por completo
na minha última visita à AutoMotor. Assim como outros itens, o senhor Baptista
cedeu para que eu publicasse aqui no Blog. Então vamos lá, chegou o dia!
O Press Kit é uma pasta com fotos e informações, assim como o Press Kit Maverick Imprensa
Para mais detalhes de como foi a expetativa e o lançamento, você pode ver clicando aqui.
Maverick Sedan, o novo carro da Ford
Lançado em Brasilia no dia 14 de novembro de 1973, o novo
Maverick não é uma simples adaptação de um carro de duas portas. Ele tem
características próprias.
Ele é 18cm no total e 17cm no entre eixos maior que o modelo
de 2 portas, oferecendo mais conforto e espaço para os passageiros.
A versão de 4 portas está disponível nos modelos Super e
Super Luxo e pode levar de 5 a 6 pessoas, dependendo do banco dianteiro.
As fotos apresentavam detalhes em seu verso.
O carro será apresentado também no RJ dia 20 e em SP dia 21. Estará à venda nos primeiros dias de dezembro.
Foi projetado para oferecer mais conforto às famílias. Ele oferece
novas opções como ar condicionado, ventilação interna com ar quente, direção
hidráulica, transmissão automática. Opções que poderão equipar os outros
modelos a partir de 1974.
Seu estilo assemelha-se ao cupê, mas parece mais elegante e
mais sóbrio.
O carro será produzido em maior quantidade com o motor de 6
cilindros.
Maverick: Diferenças entre Sedan e Cupê
É um carro praticamente novo, embora mantenha a mesma
mecânica e o estilo básico do modelo de 2 portas. É a primeira vez no Brasil
que não se fez uso de uma plataforma para duas versões diferentes do carro.
Por ser maior, há mais espaço interno para as pernas, cabeça
e facilidade de acesso pelas portas traseiras. A largura do banco traseiro
aumentou de 133,10cm contra 114,30cm do cupê.
A frente se manteve a mesma, as maiores mudanças foram na parte traseira.
O vidro traseiro é maior e oferece melhor visibilidade.
Maverick Sedan: Transmissão automática e novas opções
A transmissão automática é uma das principais novidades.
Idêntica à do Galaxie, ela tem 3 marchas à frente e ré.
Vemos aqui a descrição do funcionamento.
Estava disponível também a transmissão manual de 3 marchas na coluna de direção para os motores V8.
A direção hidráulica é opcional para os Maverick equipados com o motor V8.
O Ar Quente tem a capacidade de elevar a temperatura a 40°C
e poderá equipar todos os modelos da linha Maverick.
O Ar Condicionado abaixa a temperatura até 18°C.
Maverick Sedan: Detalhes e Mecânica
Vemos as características mecânicas que são as mesmas do
cupê, com exceção de algumas novidades que estavam sendo lançadas.
Os freios do modelo Super eram a tambor nas 4 rodas.
Os freios dianteiros a disco eram opcionais para toda a
linha, mas de série no Super Luxo com motor V8.
Maverick Sedan: Ficha Técnica
Transmissões opcionais
Direção opcional
E as informações de performance.
A relação peso/potência não me parece muito correta...
A relação peso/potência não me parece muito correta...
Gostaram? Eu gostei muito!
Talvez você já tenha visto algumas dessas fotos, mas agora você sabe que fazem parte do Press Kit do Maverick 4 portas.
Parabéns Maverick Qu4tro Portas pelos 45 anos no Brasil!
Você tem um sedan na garagem? Envie a foto pra gente!
Mais uma vez, muito obrigado ao senhor Baptista por ceder seu acervo para nós.
Acompanhem a AutoMotor!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Justo o que eu procurava sobre kit para porta de correr
ResponderExcluir