quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Maverick Berta-Hollywood – Nasce um Ícone das Pistas

Há muito tempo eu queria falar sobre o Magnifico Maverick Berta-Hollywood! Neste Blog, apresento a História do Maverick contada como você nunca viu! E hoje não será diferente.
Passei esse tempo todo separando e organizando todo o material sobre o Maverick da Equipe Hollywood que acumulei e o que lhes mostrarei é realmente muito diferente do que já foi mostrado pela internet.
Veremos o período quando ele correu (1973 a 1975). Montei um resumo com todas as corridas que ele participou e os resultados obtidos.

Não tem como eu publicar tudo isso de uma vez só, então vou dividir em 3 partes. Hoje vamos acompanhar o Maverick da Equipe Hollywood e o nascimento do Maverick Berta-Hollywood.

Primeiro, precisamos entender que a Equipe de corridas chamada Hollywood já participava dos campeonatos antes de 1973, quando o Maverick foi lançado no Brasil. Ele foi escolhido pela Equipe Hollywood para correr na Divisão 1, carros com poucas modificações. Em 1974, o Maverick passou por uma preparação pesada feita pelo Mago Oreste Berta, contratado pela Equipe Hollywood para tal tarefa. Assim surgiu o Maverick Berta-Hollywood.
Certo? Agora vejamos como isso aconteceu.




Sua primeira corrida foi nas 25 horas de Interlagos de 1973. A vitória ficou com outro Maverick, mas o da Equipe Hollywood fez a melhor volta da prova e chegou em 5º lugar.


Quatro Rodas 9.73

Quatro Rodas 9.73

Aqui vemos sobre a corrida deles. Tiveram problemas com bomba de gasolina, balanceiro de válvulas e pneus 

Quatro Rodas 9.73

Jornal do Brasil 4.9.73
 Excelente trabalho do Maverick!!!

Jornal do Brasil 9.9.73

Luiz Pereira Bueno, Tite Catapani e Alex Dias Ribeiro foram os heróis que levaram o Maverick do início ao fim das 25 Horas de Interlagos e ainda fazendo a melhor volta da prova.

Veja 19.9.73

A traseira parece conter os frisos do modelo Super Luxo. Vamos ver se encontramos mais evidencias.
Outro ponto interessante: Uma abertura no porta malas. Seria o tanque de combustível? Tenho certeza que sim.
O Globo 9.9.73

500Km de Interlagos.
As desconfianças começaram logo nos treinos classificatórios. Vejam como era o esporte na época, o Grande Chico Landi fez um depósito de 2 mil para que os motores dos 4 primeiros colocados fossem abertos, em busca de irregularidades, pois não acreditava que os tempos de classificação poderiam ser tão baixos.

A iniciativa partiu do piloto participante, eles tinham essa consciência. Muito interessante!

Diário da Tarde 9.9.73

Vitória do Maverick da Dropgal-Ford, mas dessa vez o Maverick da Hollywood chegou em 2º. As coisas estavam melhorando para a equipe.

Quatro Rodas 10.73

Devia ser emocionante ver o Luizinho e o Bird batalhando com seus carros na pista. Dois excelentes pilotos que são reconhecidos por todos.

Quatro Rodas 10.73

Luizinho fez a melhor volta da corrida justamente enquanto disputava com o Bird para manter a primeira posição.

Infelizmente o consumo de pneus foi bem maior do que a Equipe Hollywood esperava e perdeu-se mais tempo na parada do boxe. 

Quatro Rodas 10.73

Segundo lugar garantido.

A vitória está próxima...



Folha de S. Paulo 29.10.73

A Ford estava com tudo!

Folha de S. Paulo 30.9.73

Em seguida, a corrida seria em Porto Alegre – RS.
Muita expectativa para o que pode acontecer.


Jornal do Brasil 1.10.73

O Maverick da Equipe Hollywood venceu as 6 Horas de Tarumã!
Primeira vitória do Maverick da Equipe Hollywood!



O Globo 1.10.73

Talvez esse fosse o Maverick com mais potência. Dessa vez eles conseguiram livrar-se dos problemas e fizeram uma excelente pilotagem, garantindo a vitória.

Jornal dos Sports 29.10.73

De volta a São Paulo, ele venceu as 200 Milhas de Interlagos

Jornal do Brasil 29.10.73

Folha de S. Paulo 29.10.73

Como podemos perceber, o carro número 20 dos irmãos Clemente, não participou da prova. O que será que eles estavam aprontando...

O Globo 29.10.73

Carro Nº 1 em primeiro, carro Nº 2 em segundo. 

Jornal do Comercio 23.12.73

Vejam eles abastecendo pela abertura no porta malas.

Quatro Rodas 12.73
 Belas fotos.


Quatro Rodas 12.73

Parece que a Equipe Hollywood havia encontrado o caminho certo. Foram 2 vitórias em 4 corridas contra adversários muito fortes.

Auto Esporte 12.73

Dá pra fazer um quadro com essa foto

Auto Esporte 12.73

Foi uma pena para a Equipe Manah.
Prova sem graça... ah tá bom...


Auto Esporte 12.73

Interlagos é um lugar mágico! Essa foto antes da largada me traz boas recordações.




Nos dias 8 e 9 de dezembro, aconteceram as Mil Milhas Brasileiras. Essa prova foi disputada por carros da D3, por isso a Equipe Hollywood não participou. Se bem que a Dropgal-Ford “transformou” o carro número 20, dos irmãos Clemente, correu as Mil Milhas e venceu. Talvez seja por isso que eles não participaram das 200 Milhas de Interlagos, já deviam estar mexendo no carro.

Jornal do Brasil 2.1.74

Satisfeitos com os resultados da Equipe na temporada, vemos pela primeira vez o nome de Oreste Berta relacionado ao carro da Divisão 4 para a temporada de 1974.
O jornal continua dizendo que para a Divisão 1 não há grande novidade e que a Divisão 3 será abandonada.
Interessante....
A Equipe Hollywood era a maior equipe independente de corridas. Eles estavam em praticamente todas as categorias e nós vamos precisar falar um pouco de tudo para entender o contexto do nascimento do Maverick Berta-Hollywood.


D1

DATA / CIDADE / AUTÓDROMO / CORRIDA / PILOTO / NÚMERO DO CARRO / POSIÇÃO DE LARGADA / CHEGADA / OBSERVAÇÕES

  • 25-26/08 - São Paulo / Interlagos - 25 Horas de Interlagos – Copa Souza Cruz. Estreia do Maverick Hollywood D1 – Luiz Pereira Bueno, Tite Catapani e Alex Dias Ribeiro #8. – 5º lugar -  Recorde da pista.

  • 09/09 - São Paulo / Interlagos – 500 km de Interlagos / Anel Externo - Luiz Pereira Bueno e Tite Catapani #11 – L 3º / C 2º - Melhor volta da corrida por Luiz Pereira Bueno.

  • 30/09 – Porto Alegre / Tarumã – 6 Horas de Tarumã - Luiz Pereira Bueno, Tite Catapani e Alex Dias Ribeiro #11. Vitória.

  • 28/10 - São Paulo / Interlagos - 200 Milhas de Interlagos - Luiz Pereira Bueno e Tite Catapani #1 – L 2º / Vitória.


PARTICIPOU DE 4/4 CORRIDAS / 2 VITORIAS / 1 2º LUGAR / 1 5º LUGAR



A temporada acabou, mas nós ainda queremos saber onde é que Oreste Berta e o Maverick se cruzam.




Vamos continuar

O Cruzeiro 27.3.74
Vejam só!
Essa matéria é sobre o D4, mas podemos ver que o contato da Hollywood com o Oreste Berta vem desde 1971 e finalmente seu trabalho em conjunto estava saindo.

Correio Brazilense 17.6.74

O chassi ficou pronto, mas queremos mesmo é saber mais sobre o Oreste Berta.
Ele é um preparador de motores e construtor de carros de corrida. Foi das mãos dele que saiu o primeiro monocoque da América do Sul e o primeiro motor sulamericano para carros de competição.


Ninguém na América do Sul estava mais avançado em conhecimento e tecnologia do que Oreste Berta. A Equipe Hollywood fez uma excelente parceria.

Folha de S. Paulo 23.6.74


Esse recorte!
Pelo que li, entendo que o mesmo Maverick utilizado na D1, estava sendo acertado para a D3. Ou seja, o Maverick Berta-Hollywood utilizou o mesmo carro que a Equipe já tinha. Não existiram 2 Maverick da Hollywood.



Vejam:


Imagens da Luz
Maverick D1 da Equipe Hollywood nos 500 KM de Interlagos de 1973



Comparem com essa foto incrível!



Foto publicada no Facebook, porém dias depois foi apagada. Não tenho o nome da pessoa que publicou.

Maverick da Equipe Hollywood passando por modificações na oficina de Oreste Berta na Argentina.

Podemos ver que se trata realmente do mesmo carro.

Mais detalhes mostram que o Maverick da Hollywood era um Super Luxo. Na foto do Rogerio P. D. Luz, podemos notar os frisos das caixas de roda, da soleira da porta e que o emblema da grade não parece muito o do Super, muito menos do GT.


As coisas estavam mudando para melhor! 



O Cruzeiro 26.6.74

Aqui vemos um resumo da situação do carro D4.

O Cruzeiro 3.7.74
Com uma notícia simples e direta ficamos sabendo, ou melhor, confirmando que o Maverick também receberia os trabalhos do Oreste Berta.



Diário do Paraná 21.7.74

Esse jornal é muito interessante e importante para a história!
É uma entrevista com o Grande Anísio Campos, diretor da Equipe Hollywood. Em 1973, eles usaram um Opala na D3 e agora vão de Maverick. Vejamos os motivos da escolha:

Maior capacidade volumétrica do motor V8,
Menor comprimento e mais equilíbrio do motor V8, podendo ser inserido em carros esporte,
Com o mesmo custo de preparação, o Maverick atingia 60 hp a mais que o Opala.

Eles faziam a conta de 88 hp por litro do motor.

Após essas considerações, Anísio fala sobre suspensão, cambio, diferencial, direção, freios, dirigibilidade, rodas e pneus e sobre a aerodinâmica.
Como a D3 permitia alterar todas essas partes, é claro que pouca ou praticamente nenhum sistema original permaneceria.

Vejam: A Equipe Hollywwod tinha experiência com o Opala na D3 e com o Maverick na D1. Quando foram definir qual seria o carro para a D3 de 74, escolheram o Maverick.
Não há o que dizer, era um produto superior.
A Equipe Hollywood vai com tudo para a D3!

Ansiosos para ter mais notícias da transformação do D1 e nascimento do Maverick Berta-Hollywood?
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Vejam só que incrível a matéria dessa revista!

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Parabrisas Corsa 18-24.9.74

Essa revista também foi publicada no Facebook, porém dias depois foi apagada. Não tenho o nome da pessoa que publicou.

Embora a revista seja do final de setembro, acredito que os testes apresentados foram realizados no mês de julho.


Impressionante não é mesmo?
Vejam só a foto do carro, o close no motor... Meus Deus!!! São, até o momento, as primeiras fotos do Maverick Berta-Hollywood.

Lemos que o Maverick já tinha ido para o Brasil e que tinha 430hp.
Os testes ocorreram na pista de Oscar Cabalén.
Vemos que foi o Anísio Campos que ficou encarregado de conseguir o “motor Gurney-Eagle”. Gurney-Eagle eram os cabeçotes. O bloco ainda era o Ford 302 original do Maverick.

Sem estar com a pintura e os detalhes totalmente prontos, o Maverick tem um aspecto imponente.

No dia dos testes, estava muito frio. Oreste Berta e Luizinho estavam gripados e não puderam pilotar o carro.
Berta contou que a aceleração do Maverick poderia apenas ser comparada a um Formula 1 ou os Fórmula 5000.
Luizinho e Anísio ficaram muito satisfeitos com o “novo” carro.

Eu também estou muito satisfeito rsrsr


Nós vamos encerrar a 1ª parte aqui.
Pudemos ver a estreia do Maverick da Hollywood na Divisão 1, sua participação nas 4 corridas e como nasceu o Maverick Berta-Hollywood.
A 2ª parte vai mostrar a temporada de 1974 e muito mais detalhes desse grandioso automóvel de corridas, um ícone até os dias de hoje.


Foi uma transformação e tanto!


Muito obrigado pela atenção e fiquem ligados para a continuação.
Ford Abraço!





MAVERICK NA HISTÓRIA
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