Há muito tempo eu queria falar sobre o Magnifico Maverick
Berta-Hollywood! Neste Blog, apresento a História do Maverick contada como você
nunca viu! E hoje não será diferente.
Passei esse tempo todo separando e organizando todo o
material sobre o Maverick da Equipe Hollywood que acumulei e o que lhes mostrarei
é realmente muito diferente do que já foi mostrado pela internet.
Veremos o período quando ele correu (1973 a 1975). Montei um resumo com todas as
corridas que ele participou e os resultados obtidos.
Não tem como eu publicar tudo isso de uma vez só, então vou
dividir em 3 partes. Hoje vamos acompanhar o Maverick da Equipe Hollywood e o
nascimento do Maverick Berta-Hollywood.
Primeiro, precisamos entender que a Equipe de corridas
chamada Hollywood já participava dos campeonatos antes de 1973, quando o
Maverick foi lançado no Brasil. Ele foi escolhido pela Equipe Hollywood para
correr na Divisão 1, carros com poucas modificações. Em 1974, o Maverick passou
por uma preparação pesada feita pelo Mago Oreste Berta, contratado pela Equipe
Hollywood para tal tarefa. Assim surgiu o Maverick Berta-Hollywood.
Certo? Agora vejamos como isso aconteceu.
Sua primeira corrida foi nas 25 horas de Interlagos de 1973.
A vitória ficou com outro Maverick, mas o da Equipe Hollywood fez a melhor
volta da prova e chegou em 5º lugar.
Quatro Rodas 9.73 |
Quatro Rodas 9.73 |
Aqui vemos sobre a corrida deles. Tiveram problemas com
bomba de gasolina, balanceiro de válvulas e pneus
Quatro Rodas 9.73 |
Jornal do Brasil 4.9.73 |
Jornal do Brasil 9.9.73 |
Luiz Pereira Bueno, Tite Catapani e Alex Dias Ribeiro foram os heróis que levaram o Maverick do início ao fim das 25 Horas de Interlagos e ainda fazendo a melhor volta da prova.
Veja 19.9.73 |
A traseira parece conter os frisos do modelo Super Luxo. Vamos ver se encontramos mais evidencias.
Outro ponto interessante: Uma abertura no porta malas. Seria
o tanque de combustível? Tenho certeza que sim.
O Globo 9.9.73 |
500Km de Interlagos.
As desconfianças começaram logo nos treinos
classificatórios. Vejam como era o esporte na época, o Grande Chico Landi fez
um depósito de 2 mil para que os motores dos 4 primeiros colocados fossem
abertos, em busca de irregularidades, pois não acreditava que os tempos de
classificação poderiam ser tão baixos.
A iniciativa partiu do piloto participante, eles tinham essa
consciência. Muito interessante!
Diário da Tarde 9.9.73 |
Vitória do Maverick da Dropgal-Ford, mas dessa vez o
Maverick da Hollywood chegou em 2º. As coisas estavam melhorando para a equipe.
Quatro Rodas 10.73 |
Devia ser emocionante ver o Luizinho e o Bird batalhando com
seus carros na pista. Dois excelentes pilotos que são reconhecidos por todos.
Quatro Rodas 10.73 |
Luizinho fez a melhor volta da corrida justamente enquanto
disputava com o Bird para manter a primeira posição.
Infelizmente o consumo de pneus foi bem maior do que a
Equipe Hollywood esperava e perdeu-se mais tempo na parada do boxe.
Quatro Rodas 10.73 |
Segundo lugar garantido.
A vitória está próxima...
Folha de S. Paulo 29.10.73 |
A Ford estava com tudo!
Folha de S. Paulo 30.9.73 |
Em seguida, a corrida seria em Porto Alegre – RS.
Muita expectativa para o que pode acontecer.
Jornal do Brasil 1.10.73 |
O Maverick da Equipe Hollywood venceu as 6 Horas de Tarumã!
Primeira vitória do Maverick da Equipe Hollywood!
O Globo 1.10.73 |
Talvez esse fosse o Maverick com mais potência. Dessa vez eles conseguiram livrar-se dos problemas e fizeram uma excelente pilotagem, garantindo a vitória.
Jornal dos Sports 29.10.73 |
De volta a São Paulo, ele venceu as 200 Milhas de Interlagos
Jornal do Brasil 29.10.73 |
Folha de S. Paulo 29.10.73 |
Como podemos perceber, o carro número 20 dos irmãos Clemente, não participou da prova. O que será que eles estavam aprontando...
O Globo 29.10.73 |
Carro Nº 1 em primeiro, carro Nº 2 em segundo.
Jornal do Comercio 23.12.73 |
Vejam eles abastecendo pela abertura no porta malas.
Quatro Rodas 12.73 |
Quatro Rodas 12.73 |
Parece que a Equipe Hollywood havia encontrado o caminho
certo. Foram 2 vitórias em 4 corridas contra adversários muito fortes.
Auto Esporte 12.73 |
Dá pra fazer um quadro com essa foto
Auto Esporte 12.73 |
Foi uma pena para a Equipe Manah.
Prova sem graça... ah tá bom...
Auto Esporte 12.73 |
Interlagos é um lugar mágico! Essa foto antes da largada me
traz boas recordações.
Nos dias 8 e 9 de dezembro, aconteceram as Mil Milhas
Brasileiras. Essa prova foi disputada por carros da D3, por isso a Equipe
Hollywood não participou. Se bem que a Dropgal-Ford “transformou” o carro
número 20, dos irmãos Clemente, correu as Mil Milhas e venceu. Talvez seja por
isso que eles não participaram das 200 Milhas de Interlagos, já deviam estar
mexendo no carro.
Jornal do Brasil 2.1.74 |
Satisfeitos com os resultados da Equipe na temporada, vemos
pela primeira vez o nome de Oreste Berta relacionado ao carro da Divisão 4 para
a temporada de 1974.
O jornal continua dizendo que para a Divisão 1 não há grande
novidade e que a Divisão 3 será abandonada.
Interessante....
A Equipe Hollywood era a maior equipe independente de
corridas. Eles estavam em praticamente todas as categorias e nós vamos precisar
falar um pouco de tudo para entender o contexto do nascimento do Maverick
Berta-Hollywood.
D1
DATA / CIDADE / AUTÓDROMO / CORRIDA / PILOTO / NÚMERO DO
CARRO / POSIÇÃO DE LARGADA / CHEGADA / OBSERVAÇÕES
- 25-26/08 - São Paulo / Interlagos - 25 Horas de Interlagos – Copa Souza Cruz. Estreia do Maverick Hollywood D1 – Luiz Pereira Bueno, Tite Catapani e Alex Dias Ribeiro #8. – 5º lugar - Recorde da pista.
- 09/09 - São Paulo / Interlagos – 500 km de Interlagos / Anel Externo - Luiz Pereira Bueno e Tite Catapani #11 – L 3º / C 2º - Melhor volta da corrida por Luiz Pereira Bueno.
- 30/09 – Porto Alegre / Tarumã – 6 Horas de Tarumã - Luiz Pereira Bueno, Tite Catapani e Alex Dias Ribeiro #11. Vitória.
- 28/10 - São Paulo / Interlagos - 200 Milhas de Interlagos - Luiz Pereira Bueno e Tite Catapani #1 – L 2º / Vitória.
PARTICIPOU DE 4/4 CORRIDAS / 2 VITORIAS / 1 2º LUGAR / 1 5º
LUGAR
A temporada acabou, mas nós ainda queremos saber onde é que Oreste Berta e o Maverick se cruzam.
Vamos continuar
O Cruzeiro 27.3.74 |
Essa matéria é sobre o D4, mas podemos ver que o contato da
Hollywood com o Oreste Berta vem desde 1971 e finalmente seu trabalho em
conjunto estava saindo.
Correio Brazilense 17.6.74 |
O chassi ficou pronto, mas queremos mesmo é saber mais sobre o Oreste Berta.
Ele é um preparador de motores e construtor de carros de corrida. Foi das mãos dele que saiu o primeiro monocoque da América do Sul e o primeiro motor sulamericano para carros de competição.
Ninguém na América do Sul estava mais avançado em conhecimento e tecnologia do que Oreste Berta. A Equipe Hollywood fez uma excelente parceria.
Folha de S. Paulo 23.6.74 |
Esse recorte!
Pelo que li, entendo que o mesmo Maverick
utilizado na D1, estava sendo acertado para a D3. Ou seja, o Maverick
Berta-Hollywood utilizou o mesmo carro que a Equipe já tinha. Não existiram 2
Maverick da Hollywood.
Vejam:
Imagens da Luz |
Comparem com essa foto incrível!
Foto publicada no Facebook, porém dias depois foi apagada. Não tenho o nome da pessoa que publicou. |
Maverick da Equipe Hollywood passando por modificações na
oficina de Oreste Berta na Argentina.
Podemos ver que se trata realmente do mesmo carro.
Mais detalhes mostram que o Maverick da
Hollywood era um Super Luxo. Na foto do Rogerio P. D. Luz, podemos notar os
frisos das caixas de roda, da soleira da porta e que o emblema da grade não
parece muito o do Super, muito menos do GT.
As coisas estavam mudando para melhor!
O Cruzeiro 26.6.74 |
Aqui vemos um resumo da situação do carro D4.
O Cruzeiro 3.7.74 |
Diário do Paraná 21.7.74 |
Esse jornal é muito interessante e importante para a
história!
É uma entrevista com o Grande Anísio Campos, diretor da
Equipe Hollywood. Em 1973, eles usaram um Opala na D3 e agora vão de Maverick.
Vejamos os motivos da escolha:
Maior capacidade volumétrica do motor V8,
Menor comprimento e mais equilíbrio do motor V8, podendo ser
inserido em carros esporte,
Com o mesmo custo de preparação, o Maverick atingia 60 hp a
mais que o Opala.
Eles faziam a conta de 88 hp por litro do motor.
Após essas considerações, Anísio fala sobre suspensão,
cambio, diferencial, direção, freios, dirigibilidade, rodas e pneus e sobre a
aerodinâmica.
Como a D3 permitia alterar todas essas partes, é claro que
pouca ou praticamente nenhum sistema original permaneceria.
Vejam: A Equipe Hollywwod tinha experiência com o Opala na
D3 e com o Maverick na D1. Quando foram definir qual seria o carro para a D3 de
74, escolheram o Maverick.
Não há o que dizer, era um produto superior.
A Equipe Hollywood vai com tudo para a D3!
Ansiosos para ter mais notícias da transformação do D1 e
nascimento do Maverick Berta-Hollywood?
Vejam só que incrível a matéria dessa revista!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Parabrisas Corsa 18-24.9.74 |
Essa revista também foi publicada no Facebook, porém dias depois foi apagada.
Não tenho o nome da pessoa que publicou.
Embora a revista seja do final de setembro, acredito que os testes apresentados foram realizados no mês de julho.
Impressionante não é mesmo?
Vejam só a foto do carro, o close no motor... Meus Deus!!! São, até o momento, as primeiras fotos do Maverick Berta-Hollywood.
Lemos que o Maverick já tinha ido para o Brasil e que tinha
430hp.
Os testes ocorreram na pista de Oscar Cabalén.
Vemos que foi o Anísio Campos que ficou encarregado de
conseguir o “motor Gurney-Eagle”. Gurney-Eagle eram os cabeçotes. O bloco ainda
era o Ford 302 original do Maverick.
Sem estar com a pintura e os detalhes totalmente prontos, o
Maverick tem um aspecto imponente.
No dia dos testes, estava muito frio. Oreste Berta e
Luizinho estavam gripados e não puderam pilotar o carro.
Berta contou que a aceleração do Maverick poderia apenas ser
comparada a um Formula 1 ou os Fórmula 5000.
Luizinho e Anísio ficaram muito satisfeitos com o “novo”
carro.
Eu também estou muito satisfeito rsrsr
Nós vamos encerrar a 1ª parte aqui.
Pudemos ver a estreia do Maverick da Hollywood na Divisão 1,
sua participação nas 4 corridas e como nasceu o Maverick Berta-Hollywood.
A 2ª parte vai mostrar a temporada de 1974 e muito mais detalhes
desse grandioso automóvel de corridas, um ícone até os dias de hoje.
Foi uma transformação e tanto!
Ford Abraço!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário