quarta-feira, 24 de março de 2021

Maverick Stallion – Fábrica de Sonhos Garagem

Nós já falamos sobre o Maverick Stallion aqui no blog, mas ele está com novo dono e de cara nova. Há quase 10 anos no Brasil e há 2 com o novo proprietário, o Stallion fica cada vez melhor.

Você já pensou se pudesse montar um Maverick escolhendo os opcionais que estavam disponíveis nos 5 países em que ele foi fabricado? Foi isso que o Carlos Albuquerque da Fábrica de Sonhos Garagem fez.

 

 

Bom, mas para entender melhor as mudanças neste carro, vamos lembrar como ele era originalmente

  



 

 



 


 



 

The Current Local 15.7.76

A versão Stallion era a nova aparência do Maverick americano para 1976 e disponível apenas no 2 portas. Ela chegou para substituir o modelo Grabber. Com exceção dos parachoques e maçanetas que eram cromados, todos os outros frisos eram pretos, incluindo os braços do limpador de parabrisa. Era equipado com retrovisor do lado direito. Ele tinha pintura em dois tons e o emblema do garanhão em adesivo no paralama dianteiro.
A aparência Stallion estava disponível também para o Pinto e o Mustang.
Haviam 5 cores disponíveis: Prata, Vermelho, Amarelo, Branco e Azul Prateado, sempre com teto e parte debaixo na cor preta.

Ele tinha o 302 V8 como opcional e alguns outros itens que poderiam ser escolhidos.

Stallion significa Garanhão, o cavalo reprodutor. Essa versão/modelo é destinada aos donos de Maverick com espirito esportivo.

Lembrando que já mostramos aqui a concessionária Caltabiano transformando os modelos brasileiros em Stallion.

 

Jornal do Brasil 16.5.76

 

O Carlos Albuquerque restaurou o dele assim:

 












 


 




O padrão da pintura, que é exclusiva desse modelo foi mantido, então mesmo com as modificações, quem olha o carro ainda enxerga um Stallion, mas com o toque todo especial do dono.

Há muito capricho em cada detalhe. Vários emblemas novos dão um toque a mais para esse Garanhão.

 


 

Acho que o item mais legal desse carro é o tacômetro (contagiros) montado externamente no capô.

 




 Esta peça era um opcional para o Maverick e o encontramos no catálogo do México de 70 e de 72

 




Encontrei também nos EUA em 1970, mas somente para carros com motor V8. Naquela época o Maverick ainda não havia recebido o 302 V8.

Bom, ter encontrado apenas nesses 3 momentos, não significa que sejam os únicos que existiram.

 

Outros itens que o carro possui:


Capô Grabber/GT


Todo o sistema de trava de fechamento também foi adicionado

 


Volante GT 77/78

O cobiçado volante de 3 raios do modelo brasileiro

 


Emblema “Maverick” na grade

Um emblema especial que não fazia parte do modelo, mas ficou muito bom ainda mais pelo detalhe em vermelho.

 

Parachoques pequenos


Esse parachoque devolve a harmonia estética do projeto inicial do Maverick

 

Setas/luz de posição abaixo do parachoque

Com a modificação do parachoque, abriu-se espaço para as setas abaixo de sua linha

 

Rodas Magnum 500

Não encontrei elas no catálogo, mas eram utilizadas em outros modelos Ford e cai como uma luva no Stallion

 

Motor 302 V8 totalmente moderno, com cabeçotes de alumínio, comando, coletor e quadrijet.

O motor 6 cilindros 250 e seu cambio de 3 marchas foram substituídos em grande estilo. Como o Stallion possui suspensão Heavy Duty, nada precisou ser alterado. Foi instalado o cambio 4 marchas com acionamento no assoalho do modelo brasileiro

 

Ar condicionado


Ele já tinha direção hidráulica e agora está completo com o ar condicionado

 

Servo freio/Hidrovácuo


Os freios dianteiros já são a disco e agora com hidrovácuo as frenagens ficam ainda mais fáceis, seguras e eficientes.

 

Outro item bastante útil que o Carlos adicionou ao carro, são películas transparentes aplicadas aos vidros que protegem contra os raios ultravioletas e também não deixa passar tanto calor.

 

 

Esse carro é especial para o Carlos Albuquerque pois desde 2015 quando sem querer querendo vendeu o seu GT 74, não tinha ficado com um Maverick dele sem ser para fazer negócio. O Stallion é de 1976, mesmo ano do nascimento do Carlos e é um carro exclusivo no Brasil.

Não importa o estado em que o carro se encontra, quando o Carlos compra acaba fazendo tudo novamente e esse Maverick passou por uma restauração completa com atenção e carinho em cada detalhe, mantendo o padrão de acabamento e confiabilidade da Fábrica de Sonhos Garagem. Os revestimentos dos bancos, painéis de porta e forros do teto ainda são os originais, revelando como esse carro era íntegro.

A princípio o Carlos faria tudo original, mas como seria um carro para ele, decidiu mudar os parachoques e o motor, com o tempo já tinha ideias para outras modificações chegando nas condições de agora.

Vejamos o capricho que o Maverick Stallion recebeu:

 



















E aqui temos que destacar o trabalho feito em todos os carros que passam pelas mãos do Carlos Albuquerque. Tudo é feito por profissionais competentes, dedicados e que amam o que fazem. Sem dúvida alguma, o Maverick sai melhor de uma restauração dessa do que saía da fábrica. 



Após montado, começam os testes e tudo é avaliado. Ajustes feitos, correções aplicadas... Ele só é considerado pronto depois de passar por uma bateria de avaliações feitas pelo Carlos.












Realmente esse carro é muito bonito...

 






 


 


Eu fico muito contente que este carro esteja preservado e fico ainda mais feliz pelo meu amigo Carlos Albuquerque que comprou o Stallion no seu aniversário, batalhou bastante e agora tem o carro do jeito que sempre quis. Se ele era único, após esse toque da Fábrica de Sonhos Garagem, passou a ser totalmente exclusivo.

Parabéns Carlos, não tem 1 carro que você colocou a mão que não tenha ficado bom. Acho que você também acabou pegando o gosto por customização heim, sempre fazendo os Maverick originais ou com pouquíssimas mudanças, agora viu que dá pra fazer muita coisa legal. Bom gosto você tem de sobra!

Enfim, dá pra falar muito sobre esse carro. Em breve pretendo vê-lo de perto e mostrar por vídeo toda a magnitude desse Maverick

 

Tenho pra mim que carro bom é o carro que anda e carro bonito é o que agrada primariamente ao dono. Sem mais.

Que essa pandemia acabe logo para podermos estar juntos nos encontros por aí.

 

Acompanhe a Fábrica de Sonhos Garagem no Instagram clicando aqui.


O Carlos restaurou até mesmo a caixa termica que veio com o carro dos EUA:



Ford abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook