A produção do Maverick já foi bastante discutida aqui no
blog. É um assunto importantíssimo, mas um tanto quanto complicado de tratar,
pois as informações não apareceram de uma vez ao longo dos anos. Estamos a cada
dia encontrando algo novo.
As pesquisas onde falei sobre a Produção estão nesse link.
Cada uma trouxe uma novidade dando novos pontos de vista
sobre o assunto. Em alguns casos, coisas que acreditávamos ser de uma forma,
hoje vemos que aconteceu de outra maneira.
Isso é totalmente comum no processo de pesquisa. Conforme o tempo passa e conseguimos olhar em mais fontes, a tendência é encontrar material capaz de reforçar o que já temos ou de mudar aquilo que acreditamos. Portanto, o trabalho de pesquisa deve ser constante e sempre focado em encontrar coerência e exatidão.
Hoje vamos trazer novidades e atualizar tudo o que já foi
visto aqui no Blog.
Muita coisa começou a ficar clara após o início do
Cadastro Nacional do Maverick. Esse projeto grandioso foi todo preparado pelo
mestre dos Galaxie, Valter Barragan Neto. Ele já tinha vasta experiência
com a produção do Galaxie e contribuiu grandemente para entendermos melhor como
a do Maverick funcionava. O Valter criou toda a plataforma do CNM e passou para
que eu cuidasse dos cadastros. Esse cara é um exemplo pra mim... Obrigado mais
uma vez irmão.
Graças à colaboração dos participantes do CNM, recebemos
diversos materiais sagrados para o Maverick, como:
Por meio desses documentos oficiais, passamos a
desenvolver uma nova tabela de cores, entendemos melhor alguns dos códigos da
plaqueta de identificação (ex: Teto de Vinil) e também vimos que a sequência
numérica do chassis não é a sequência que o carro foi feito (ficou pronto).
Vamos um assunto de cada vez:
A Plaqueta de
Identificação mostra as informações de data de fabricação e sequência de
chassis (falamos chassis, mas todos sabemos que o Maverick possui monobloco).
Traz também as características mecânicas, de modelo e de cores do carro.
Data de fabricação:
LB5BPT – P significa o ano
e T significa o mês em que o chassis foi montado.
12345 – Ordem numérica da sequência que o chassis. Vai de 00001 à 99999 e recomeça do 00001 novamente.
DATA – Existem dois padrões no campo DATA da plaqueta, um deles com apenas dois algarismos e outro com cinco algarismos. Esse valor representa o dia (quando tem apenas dois algarismos) ou o dia, mês e ano (quanto tem 5 algarismos) em que o carro ficou pronto e saiu da linha de montagem.
Isso é totalmente comum no processo de pesquisa. Conforme o tempo passa e conseguimos olhar em mais fontes, a tendência é encontrar material capaz de reforçar o que já temos ou de mudar aquilo que acreditamos. Portanto, o trabalho de pesquisa deve ser constante e sempre focado em encontrar coerência e exatidão.
- Plaqueta;
- CRLV antigos,
- Cartão do Proprietário;
- Nota Fiscal de compra do carro;
- Ficha de Automóveis Novos e Usados,
- Boletim de Distribuição e
- Os dados oficiais da ANFAVEA com a produção do Maverick.
12345 – Ordem numérica da sequência que o chassis. Vai de 00001 à 99999 e recomeça do 00001 novamente.
DATA – Existem dois padrões no campo DATA da plaqueta, um deles com apenas dois algarismos e outro com cinco algarismos. Esse valor representa o dia (quando tem apenas dois algarismos) ou o dia, mês e ano (quanto tem 5 algarismos) em que o carro ficou pronto e saiu da linha de montagem.
Devemos salientar que a produção do Galaxie e do Maverick não eram totalmente idênticas, mas seguiam o mesmo padrão Ford.
ANO MODELO – Indica o ano modelo do carro. É por esse
número que define, por exemplo a tabela de cores que o carro segue. Então pode
ser que a data de montagem do chassis e até mesmo a DATA final de montagem
sejam de, por exemplo 1975, mas o ANO MODELO seja 76.
Portanto, a produção do Maverick não segue a sequência de
carro 00001 fica pronto, faz o carro 00002 que fica pronto e então começam o
carro 00003 e sucessivamente. Entendido? É a DATA que vai mostrar qual deles
foi feito primeiro, desde que sejam em dias diferentes...
Modelo, cores e mecânica:
Ao modelo, estão amarradas as informações de PESO kg e
CARROÇ. (Carroceria)
As cores são indicadas pelo código em COR e ESTOF.
(Estofamento) – Cor da pintura externa, vinil e cor do interior.
A mecânica é definida por MOTOR, EIXO, TRANS.
(Transmissão) e também PESO kg. A informação de PESO kg não é exatamente o peso
líquido do carro. Nós observamos que cada modelo tem um valor de PESO kg
diferente e o tipo de motor também influencia nisso.
Eles eram preenchidos na máquina de escrever, mas também encontramos alguns preenchidos à caneta.
Ela traz descrições de acabamento e opcionais que não constam na plaqueta, mas não indica a DATA de produção.
Nem todas as NF trazem os mesmos detalhes, mas ajudam a entender algumas questões.
Quem enviou pra gente as Fichas que temos foi o grande
Silvio Postingher! Que cara bacana e apaixonado por tudo o que envolve o carro
antigo. Muito obrigado mais uma vez meu amigo!
A Ficha de Automóveis Novos traz a “capivara” completa do
carro. Todas as informações da plaqueta e até mais detalhes do que consta na
Nota Fiscal com os opcionais, incluindo o número do motor do carro.
Isso é fantástico!
Quero agradecer mais uma vez ao meu amigo senhor Baptista por ter cedido seu material para publicarmos aqui. Ele continua sendo seu, por isso sempre agradeço e lembro com muito carinho do seu gesto. Obrigado mesmo!
A ANFAVEA,
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores é o órgão responsável por contabilizar a produção de veículos no
Brasil. A montadora passa mensalmente a quantidade de carros produzidos e dos
vendidos para a ANFAVEA fazer o controle. Já tínhamos visto a tabela geral da
Produção anual do Maverick, mas agora nós possuímos tanto a tabela de produção,
quanto a de vendas completa por mês.
O total de veículos indicado é 108237, mas
encontramos o chassis 08248 (108248), que não sabemos se é o maior de todos,
mas já é um número mais elevado do que o informado pela ANFAVEA.
A conclusão que chego é que os 108237 veículos apontados
na ANFAVEA são apenas 108237 carros, mas não que a numeração de chassis tenha
sido contada do 00001 ao (1)08237.
Existe uma conta feita pela FORD, que encontramos nos documentos onde existe carro fabricado em abril de 1973 e chassis maior do que
08237 e também existe a conta feita para informar a ANFAVEA, onde a produção é
contabilizada a partir de junho de 1973 e termina com 108237 carros.
O número de carros Produzidos segundo a ANFAVEA é 108237
enquanto que o vendido é de 108106. Lembrando que é a montadora que informa os
números.
Agora o raciocínio começa a complicar um pouco...
Pode ser que o número real de Maverick produzido seja
maior do que o informado na ANFAVEA.
Pode ser que PRODUZIDO sejam os carros destinados à clientes finais e não para protótipos, testes, clínicas e uso desse tipo.
Pode ser que VENDIDOS não contabilize os carros que saíram da fábrica com a Natureza de Operação da Nota Fiscal como doação, por exemplo.
Algumas dessas coisas levaram mais tempo para que
entendamos por completo. O que temos de oficial é que foram produzidos 108237
Maverick no Brasil de acordo com os dados enviados pela Ford à ANFAVEA.
Não quero ficar viajando em suposições, elas servem apenas como pistas para novas pesquisas.
Mas Juninho, e
aquela pesquisa sobre o último Maverick fabricado? Está certa ou não?
Indicamos que há número de chassis maior do que aquele
que acreditamos ser o último ( 08237), mas como vimos aqui, o que define a
ordem de finalização do carro é a DATA. (desde que seja em dias diferentes)
Precisamos encontrar todos os veículos após o número 08237 para cravar qual de
fato foi o último de acordo com a produção da FORD.
Se levarmos em consideração que foram produzidos 108237
(ANFAVEA) Maverick e aquele é o número 108237, então ele é sim o último de
todos.
Todo mundo quer uma resposta curta e direta para qualquer
tipo de assunto, do mais simples, ao mais complexo, só que isso não é possível.
Há outras coisas para se levar em consideração e, responder essa pergunta
apenas com SIM ou NÃO fica totalmente vago.
Bônus: Não
darei mais detalhes, mas posso dizer que o Primeiro Maverick Fabricado no Brasil não é o chassis número 00001 como eu pensava. Após a pesquisa sobre o
Maverick de Pré-Série, ficou fazendo menos sentido ainda achar que o Maverick
sorteado como Primeiro era mesmo o chassis 00001, pois em julho quando houve o
sorteio, seria um carro "velho".
Bom, tenho os documentos que mostram que ele realmente não era o 00001, mas isso não tira em nada o brilho desse carro, ele fazia referência ao Primeiro Maverick Fabricado no Brasil. Ele saiu de graça para a sua dona e talvez hoje seja o mais valioso de todos. Estou ansioso para vê-lo.
Muito bem, só como é trabalhoso resgatar a história de um
carro? Nem tudo está disponível no mesmo espaço de tempo. É preciso ter
paciência e persistência para encontrar “novos” materiais que vão dar
embasamento às pesquisas. Por isso que por mais que conheçamos um tanto
considerável da história do Maverick, não devemos deixar de procurar aprender
mais, pois é assim que um dia chegaremos ao conhecimento completo do assunto.
Faz um tempo que eu estava para publicar essas
informações, mas como tudo precisa de cautela, só fiz agora.
Bom, não deixem de conhecer o Cadastro Nacional do Maverick e também fazer parte dele enviando os dados para o cadastro.
Talvez alguns considerem esse assunto como coisa de nerd,
zé frisinho ou frescura, mas como que você quer ter um carro se não sabe nem
qual o modelo ou a sua origem?
É muito importante! Você precisa conhecer o carro que possui, precisa conhecer e conseguir identificar o carro que você quer comprar e precisa saber do que está falando quando conta todo orgulhoso para seus amigos que tem um Maverick.
Se não resgatarmos essas informações, estaremos entregando a história do Maverick à sua própria sorte e o fim estará cada vez mais próximo.
Pode ser que PRODUZIDO sejam os carros destinados à clientes finais e não para protótipos, testes, clínicas e uso desse tipo.
Pode ser que VENDIDOS não contabilize os carros que saíram da fábrica com a Natureza de Operação da Nota Fiscal como doação, por exemplo.
Não quero ficar viajando em suposições, elas servem apenas como pistas para novas pesquisas.
Bom, tenho os documentos que mostram que ele realmente não era o 00001, mas isso não tira em nada o brilho desse carro, ele fazia referência ao Primeiro Maverick Fabricado no Brasil. Ele saiu de graça para a sua dona e talvez hoje seja o mais valioso de todos. Estou ansioso para vê-lo.
É muito importante! Você precisa conhecer o carro que possui, precisa conhecer e conseguir identificar o carro que você quer comprar e precisa saber do que está falando quando conta todo orgulhoso para seus amigos que tem um Maverick.
Se não resgatarmos essas informações, estaremos entregando a história do Maverick à sua própria sorte e o fim estará cada vez mais próximo.
Ford abraço!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
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