terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Identificação e Produção do Maverick – Números e Particularidades

A produção do Maverick já foi bastante discutida aqui no blog. É um assunto importantíssimo, mas um tanto quanto complicado de tratar, pois as informações não apareceram de uma vez ao longo dos anos. Estamos a cada dia encontrando algo novo.
 
As pesquisas onde falei sobre a Produção estão nesse link.




Cada uma trouxe uma novidade dando novos pontos de vista sobre o assunto. Em alguns casos, coisas que acreditávamos ser de uma forma, hoje vemos que aconteceu de outra maneira.
Isso é totalmente comum no processo de pesquisa. Conforme o tempo passa e conseguimos olhar em mais fontes, a tendência é encontrar material capaz de reforçar o que já temos ou de mudar aquilo que acreditamos. Portanto, o trabalho de pesquisa deve ser constante e sempre focado em encontrar coerência e exatidão.
 
Hoje vamos trazer novidades e atualizar tudo o que já foi visto aqui no Blog.
 Muita coisa começou a ficar clara após o início do Cadastro Nacional do Maverick. Esse projeto grandioso foi todo preparado pelo mestre dos Galaxie, Valter Barragan Neto. Ele já tinha vasta experiência com a produção do Galaxie e contribuiu grandemente para entendermos melhor como a do Maverick funcionava. O Valter criou toda a plataforma do CNM e passou para que eu cuidasse dos cadastros. Esse cara é um exemplo pra mim... Obrigado mais uma vez irmão.
 
Graças à colaboração dos participantes do CNM, recebemos diversos materiais sagrados para o Maverick, como:
 
  • Plaqueta;
  • CRLV antigos,
  • Cartão do Proprietário;
  • Nota Fiscal de compra do carro;
  • Ficha de Automóveis Novos e Usados,
  • Boletim de Distribuição e
  • Os dados oficiais da ANFAVEA com a produção do Maverick.
 
Por meio desses documentos oficiais, passamos a desenvolver uma nova tabela de cores, entendemos melhor alguns dos códigos da plaqueta de identificação (ex: Teto de Vinil) e também vimos que a sequência numérica do chassis não é a sequência que o carro foi feito (ficou pronto).
 
 
Vamos um assunto de cada vez:
 
 
A Plaqueta de Identificação mostra as informações de data de fabricação e sequência de chassis (falamos chassis, mas todos sabemos que o Maverick possui monobloco). Traz também as características mecânicas, de modelo e de cores do carro.
 
Data de fabricação:
 
LB5BPT P significa o ano e T significa o mês em que o chassis foi montado.
12345 – Ordem numérica da sequência que o chassis. Vai de 00001 à 99999 e recomeça do 00001 novamente.
DATA – Existem dois padrões no campo DATA da plaqueta, um deles com apenas dois algarismos e outro com cinco algarismos. Esse valor representa o dia (quando tem apenas dois algarismos) ou o dia, mês e ano (quanto tem 5 algarismos) em que o carro ficou pronto e saiu da linha de montagem.
 





Esse ponto é muito importante pois pela observação que fizemos nas muitas plaquetas que recebemos, vimos que por exemplo, o carro número de chassis 1000 pode ter ficado pronto e saído da linha de montagem antes do carro 0999, pois é o valor do campo DATA que define isso. Assim como também há carros com o chassis de um mês e a DATA de outro mês.
 
Os motivos para isso acontecer são vários e o Valter explicou muito bem nesta publicação.
Devemos salientar que a produção do Galaxie e do Maverick não eram totalmente idênticas, mas seguiam o mesmo padrão Ford.
 

ANO MODELO – Indica o ano modelo do carro. É por esse número que define, por exemplo a tabela de cores que o carro segue. Então pode ser que a data de montagem do chassis e até mesmo a DATA final de montagem sejam de, por exemplo 1975, mas o ANO MODELO seja 76.
 
Portanto, a produção do Maverick não segue a sequência de carro 00001 fica pronto, faz o carro 00002 que fica pronto e então começam o carro 00003 e sucessivamente. Entendido? É a DATA que vai mostrar qual deles foi feito primeiro, desde que sejam em dias diferentes...
 
 
Modelo, cores e mecânica:
 
Ao modelo, estão amarradas as informações de PESO kg e CARROÇ. (Carroceria)
 
As cores são indicadas pelo código em COR e ESTOF. (Estofamento) – Cor da pintura externa, vinil e cor do interior.
 
A mecânica é definida por MOTOR, EIXO, TRANS. (Transmissão) e também PESO kg. A informação de PESO kg não é exatamente o peso líquido do carro. Nós observamos que cada modelo tem um valor de PESO kg diferente e o tipo de motor também influencia nisso.

 
 
CRLV – Já ouviu falar de Maverick ano e modelo 1973? Pois é, isso acontecia sim, mas somente no documento do carro. Todas as plaquetas que vi até hoje (mais de 500, incluindo a plaqueta do chassis 00024, talvez a mais antiga que tenha sobrevivido) não trazem 73 no ANO MODELO.
 


 
O Cartão do Proprietário é um item mais difícil de encontrar em comparação com a plaqueta, mas ele traz as mesmas informações. Dos documentos (que temos conhecimento até então) que acompanham o carro e seu dono, o Cartão do Proprietário é o único que possui as informações da plaqueta.
Eles eram preenchidos na máquina de escrever, mas também encontramos alguns preenchidos à caneta.
 
 




A Nota Fiscal de compra do carro é um item ainda mais raro de se ver. Claro, possui preço, natureza de operação, mas o nosso foco é a identificação do carro.
Ela traz descrições de acabamento e opcionais que não constam na plaqueta, mas não indica a DATA de produção.





Nem todas as NF trazem os mesmos detalhes, mas ajudam a entender algumas questões.





 
A Ficha de Automóveis Novos e a de Automóveis Usados é o que considero de mais incrível quando o assunto é identificação. Elas pertenciam às concessionárias.

Quem enviou pra gente as Fichas que temos foi o grande Silvio Postingher! Que cara bacana e apaixonado por tudo o que envolve o carro antigo. Muito obrigado mais uma vez meu amigo!

A Ficha de Automóveis Novos traz a “capivara” completa do carro. Todas as informações da plaqueta e até mais detalhes do que consta na Nota Fiscal com os opcionais, incluindo o número do motor do carro.





Isso é fantástico!
 


É comum colocarem a culpa na Ford por desorganização ou ser relaxada... Na verdade, tudo era organizado e registrado, nós hoje em dia é que não temos todo esse material e as vezes só temos alguns fragmentos deles, mas não é culpa da Ford.
 
 
Essas Fichas nos ajudaram especialmente a identificar a questão dos Conjuntos I, II, III e IV dos opcionais, Conjuntos de Aparência e o Revestimento Interno Especial.
 
Havia muita confusão a respeito das cores das calotas do Super Luxo, tipos de retrovisores, filetes, pintura em duas cores.... Mas agora já temos um norte para seguir.
 
 
Falamos bastante dos Boletins de Distribuição no blog. Esse material serviu para uma infinidade de coisas e tornou-se um guia para comparar com as informações contidas nas plaquetas e nas Fichas.
Quero agradecer mais uma vez ao meu amigo senhor Baptista por ter cedido seu material para publicarmos aqui. Ele continua sendo seu, por isso sempre agradeço e lembro com muito carinho do seu gesto. Obrigado mesmo!
 



A ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores é o órgão responsável por contabilizar a produção de veículos no Brasil. A montadora passa mensalmente a quantidade de carros produzidos e dos vendidos para a ANFAVEA fazer o controle. Já tínhamos visto a tabela geral da Produção anual do Maverick, mas agora nós possuímos tanto a tabela de produção, quanto a de vendas completa por mês.
 



Este é outro dado valioso para estudar à fundo os números de produção do Maverick, ainda mais depois que encontramos o carro chassis 00024 de pré-série.
 
Outra constatação importante foi feita com os dados da ANFAVEA: A Ford informou que a produção normal do Maverick teve início em Abril de 1973. O chassis 00024 foi feito em maio, mas na ANFAVEA só há registros de produção a partir de junho. 
O total de veículos indicado é 108237, mas encontramos o chassis 08248 (108248), que não sabemos se é o maior de todos, mas já é um número mais elevado do que o informado pela ANFAVEA.
 
A conclusão que chego é que os 108237 veículos apontados na ANFAVEA são apenas 108237 carros, mas não que a numeração de chassis tenha sido contada do 00001 ao (1)08237.
 
Existe uma conta feita pela FORD, que encontramos nos documentos onde existe carro fabricado em abril de 1973 e chassis maior do que 08237 e também existe a conta feita para informar a ANFAVEA, onde a produção é contabilizada a partir de junho de 1973 e termina com 108237 carros.
 
O número de carros Produzidos segundo a ANFAVEA é 108237 enquanto que o vendido é de 108106. Lembrando que é a montadora que informa os números.
 
Agora o raciocínio começa a complicar um pouco...
 
 
Pode ser que o número real de Maverick produzido seja maior do que o informado na ANFAVEA.
Pode ser que PRODUZIDO sejam os carros destinados à clientes finais e não para protótipos, testes, clínicas e uso desse tipo.
Pode ser que VENDIDOS não contabilize os carros que saíram da fábrica com a Natureza de Operação da Nota Fiscal como doação, por exemplo.
 
 
Algumas dessas coisas levaram mais tempo para que entendamos por completo. O que temos de oficial é que foram produzidos 108237 Maverick no Brasil de acordo com os dados enviados pela Ford à ANFAVEA.
Não quero ficar viajando em suposições, elas servem apenas como pistas para novas pesquisas.
 
 
 
Mas Juninho, e aquela pesquisa sobre o último Maverick fabricado? Está certa ou não?
 
 
Indicamos que há número de chassis maior do que aquele que acreditamos ser o último ( 08237), mas como vimos aqui, o que define a ordem de finalização do carro é a DATA. (desde que seja em dias diferentes) Precisamos encontrar todos os veículos após o número 08237 para cravar qual de fato foi o último de acordo com a produção da FORD.
 
Se levarmos em consideração que foram produzidos 108237 (ANFAVEA) Maverick e aquele é o número 108237, então ele é sim o último de todos.
 
 
Todo mundo quer uma resposta curta e direta para qualquer tipo de assunto, do mais simples, ao mais complexo, só que isso não é possível. Há outras coisas para se levar em consideração e, responder essa pergunta apenas com SIM ou NÃO fica totalmente vago.
 
 
Bônus: Não darei mais detalhes, mas posso dizer que o Primeiro Maverick Fabricado no Brasil não é o chassis número 00001 como eu pensava. Após a pesquisa sobre o Maverick de Pré-Série, ficou fazendo menos sentido ainda achar que o Maverick sorteado como Primeiro era mesmo o chassis 00001, pois em julho quando houve o sorteio, seria um carro "velho".
Bom, tenho os documentos que mostram que ele realmente não era o 00001, mas isso não tira em nada o brilho desse carro, ele fazia referência ao Primeiro Maverick Fabricado no Brasil. Ele saiu de graça para a sua dona e talvez hoje seja o mais valioso de todos. Estou ansioso para vê-lo.
 
 
  
 
Muito bem, só como é trabalhoso resgatar a história de um carro? Nem tudo está disponível no mesmo espaço de tempo. É preciso ter paciência e persistência para encontrar “novos” materiais que vão dar embasamento às pesquisas. Por isso que por mais que conheçamos um tanto considerável da história do Maverick, não devemos deixar de procurar aprender mais, pois é assim que um dia chegaremos ao conhecimento completo do assunto.
 
Faz um tempo que eu estava para publicar essas informações, mas como tudo precisa de cautela, só fiz agora.
 
Bom, não deixem de conhecer o Cadastro Nacional do Maverick e também fazer parte dele enviando os dados para o cadastro.
 
Talvez alguns considerem esse assunto como coisa de nerd, zé frisinho ou frescura, mas como que você quer ter um carro se não sabe nem qual o modelo ou a sua origem?
É muito importante! Você precisa conhecer o carro que possui, precisa conhecer e conseguir identificar o carro que você quer comprar e precisa saber do que está falando quando conta todo orgulhoso para seus amigos que tem um Maverick.
Se não resgatarmos essas informações, estaremos entregando a história do Maverick à sua própria sorte e o fim estará cada vez mais próximo.

  


Ford abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

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