segunda-feira, 15 de abril de 2024

Por dentro das Fábricas do Maverick

Para falar do Maverick é necessário expandir a mente e entender que se trata de um automóvel que foi produzido em 5 países e vendido oficialmente no continente americano e no europeu.
Quanto mais nos envolvemos neste assunto, mais descobrimos, fazendo com o que o conhecimento que tínhamos anteriormente seja superado, ficando mais completo e esclarecedor.
Bom, já vimos aqui no blog sobre os países e fábricas que produziram o Maverick, falamos detalhes de como o primeiro Maverick de todos nasceu, mas agora vamos entrar nas fábricas e conhecer como a linha de produção do Maverick funcionava.

Essa pesquisa está cheia de informações importantes e imagens incríveis!



Estamos em 1969:


The Toronto Daily Star 9.1.69

Veja só, não podemos ficar presos achando que apenas uma fábrica tinha todas as peças necessárias para se montar um carro. A Ford utilizaria peças feitas em 34 de suas fábricas para montar o Maverick. Ou seja, várias fábricas fariam partes do Maverick que depois seriam todas utilizadas em uma fábrica só para montar o carro completo.

34 fábricas é muito ou é pouco?

Vejamos mais informações:


Santa Maria Times 16.1.69

Esse jornal é incrível!

Vamos lá, Willian D. Innes, o vice presidente de manufatura da Ford explicou todos os detalhes.
O Maverick seria fabricado (montado) em duas fábricas: St. Thomas, em Ontário no Canadá, com início partir ao dia 17 de março de 1969 e em Kansas City, em Missouri nos Estados Unidos da América a partir do dia 30 de março de 1969 (domingo???)

Agora as 34 fábricas:

Na grande Detroit serão 6:

Ford Steel Division: fornecerá parte do aço necessário;
Dearborn Stamping Plant: Caixas de rodas, paralamas e a “grelha” próxima ao parabrisa;
Dearborn Frame Plant: Dobradiças das portas;
Dearborn Specialty Foundry: Comando de válvulas e virabrequins;
Dearborn Iron Foundry: Diferencial e caixa de direção e
Dearborn Engine Plant: Radiador, tanque de combustível e balanceiros.

Em adição a isso, o material do forro do teto será feito em Mt. Clemens, cortado e costurado na fábrica de acabamentos em Utica.


Michigan:

Northville Valve Plant: Válvulas de motor;
Mt. Clemens Paint Products Plant: Tintas;
Sheldon Road Plant (Plymouth Township): Aquecedores e Ar Condicionado;
Van Dyke Plant (Sterling Heights): Suspensão dianteira;
Sterling Plant: Eixos traseiros e eixos de transmissão;
Livonia Plant: Transmissão manual;
Woodhaven Stamping Plant: Assoalho dianteiro, pilares centrais da carroceria e painéis da tampa do porta malas;
Owosso Plant: Bateria;
Monroe Plant: molas dianteiras, rodas e parachoques;
Ypsilanti Plant: Amortecedor, buzina e motor de partida;
Rawsonville Plant: Carburador, alternador e cilindro mestre de freio;
Saline Plant: conjunto de instrumentos e uma variedade de partes de plástico.

 

Ohio:

Fostoria Plant: Velas de ignição;
Sharonville Plant: Transmissão automática;
Lima Engine Plant: Motores;
Canton Plant: Semi eixo traseiro e manga de eixo;
Sandusky Plant: Lampadas e fechadura de portas;
Cleveland Foundry: Blocos de motor, cabeçotes e coletores
Cleveland Stamping Plant: painéis de instrumentos, painéis laterais e rack de teto.

 

Nova York:

Buffalo Stamping Plant: Assoalho central e traseiro;
Green Island Plant: molas traseiras e evaporadores

 

Allabama:

Ford Aluminum Castings Sheffield Plant: Pistões;

 

Ilionois:

Chicago Stamping Plant: Portas dianteiras e capo

 

Indiana:

Indianapolis Ind. Plant: engrenagens da caixa de direção;

 

Pensilvania:

Philco- Ford Corporation, Lansdale: Radio

 

Tenesse: 

Ford Glass Plant, Nashville: Vidros

 

Canadá:

Niagaa Glass Plant: Vidros



Fantástico! Nunca tivemos um detalhamento desse tipo aqui no blog.

A coordenação para a montagem de um carro é grande, mas vendo quantas fábricas e quantas pessoas estão envolvidas, muda completamente a nossa perspectiva. Se apenas uma delas falha, todo o processo estará prejudicado...

Sensacional!


The Windsor Star 19.3.69

Conforme planejado, no dia 17 de março a produção do Maverick teve início em St. Thomas.
Essa foto mostra vários Maverick prontos, ou seja toda a cadeia de fábricas e logística estava funcionando corretamente.


St Catherines Standard 26.3.69

A produção de parabrisas e vidros traseiros chegaram a marca de 11 mil unidades cada, apenas nesta semana. Os vidros das portas e laterais traseiros são feitos na fábrica em Nashville.

Perfeito!

Agora se prepara.... teremos uma sequência de imagens que podem causar aceleração elevada dos batimentos cardíacos....







St Louis Post Dispatch 30.3.69

Que imagens!!! Incrível!

São da fábrica de Kansas City.
Os Maverick estão sem o teto, aguardando transporte para a área que fará a instalação deles. 

Este jornal é do dia 30, data em que estava programado o início da produção, mas lemos que o primeiro Maverick ficou pronto na última quinta-feira, ou seja, dia 27 de março. Essa informação faz sentido, mas vou procurar mais contraprovas para confirmar o dia exato que o primeiro Maverick de Kansas City ficou pronto.

A foto de baixo mostra o processo de pintura. Sobre a pintura, nós já vimos bastante aqui também. 


St Louis Post Dispatch 30.3.69

Que jornal maravilhoso…. Obrigado senhor!

O texto faz a introdução do Maverick contextualizando com a situação do mercado de automóveis americano.

Vamos voltar nossa atenção às fotos. 
O emblema é muito bonito, mas não lembro de ter visto ele antes. Parece mesmo ser um modelo que não foi aprovado. O que o torna raríssimo.

A outra foto mostra em primeiro plano um Maverick de teste que saiu de St. Thomas para Kansas City, onde os engenheiros fizeram buracos nele para ver como ele era montado. A foto compara os tamanhos do Maverick, um Mustang  e um Ford LTD.

Que material impressionante!

Olha a roda com 4 furos...



St Louis Post Dispatch 30.3.69

Olha essa máquina! Ela une as laterais com o assoalho. São 270 pontos de solda. 

E o pessoal inspecionando a construção do porta malas.




St Louis Post Dispatch 30.3.69

Aqui as imagens estão escuras, mas o texto nos traz grandes informações.

Kansas City fabricava o Fairlane e ficou fechada durante 3 semanas para converter as linhas de produção para o Maverick.

35 Maverick ficam prontos a cada hora.

O motor 170 instalado. O capo está vazado?



St Louis Post Dispatch 30.3.69

Parecem mesmo ser fotos da etapa de montagem e conferência geral.

Olha que interessante, haviam vídeo da maior parte dos passos de montagem. Eles vieram de St. Thomas. Meu Deus, será que vai aparecer algum vídeo desse um dia?


St Louis Post Dispatch 30.3.69

Sem palavras.. essa foi a visão mais próxima que tivemos da produção do Maverick.


The Kansas City Star 30.3.69

Jornal do mesmo dia!

Bom, a fábrica de Kansas City também é chamada as vezes de Claycomo. É o mesmo lugar, mas por vários motivos que não vem ao caso agora, é chamado de mais de um nome. Isso acontece com várias das fábricas, mas a gente vai entendendo conforme isso aparecer.

O jornal diz que o primeiro Maverick saiu na última semana... Realmente, estou bastante inclinado para aceitar que aconteceu no dia 27.
Até o dia 5 de março, Kansas City produzia o Falcon e o Fairlane, então 181 engenheiros e suas equipes converteram as ferramentas do Fairlane para a produção do Maverick.
Uma das ferramentas pesa mais de 90 toneladas. É chamada de Pivoting Pillar Body Framing Fixture. Ela solda o monobloco. Essa máquina é tão grande que ao ser carregada no trem, precisou que o trafego fosse interrompido porque não havia espaço para outro trem passar ao lado.

Joseph J. Kaye, chefe de 4600 empregados da fábrica estava presente quando o primeiro Maverick ficou pronto. Eles começaram com 16 carros por hora e estimam que em 3 semanas serão 46 Maverick e Falcon por hora. Eles trabalham de sábado e a proporção inicial é 3 Maverick para cada Falcon.
Por usar muitas das peças que perecem ao Falcon e o Mustang, incluir a produção do Maverick nesta fábrica foi natural.
Joseph Kaye disse que St. Thomas é menor que Kansas City, mas como lá somente o Maverick será fabricado, conseguirão fazer mais do que em Kansas City.

Excelente!

A primeira foto é do primeiro Maverick feito em Kansas City. Mas será mesmo? Bom, enquanto não encontrarmos outra fonte... vamos dizer que é ele sim. 

Uma coisa me chama atenção nesse carro, é o emblema lateral. Não parece com o MAVERICK que conhecemos. Isso me fez lembrar essa outra foto que destaquei em fevereiro em nossa página no instagram:

 

 

A grafia é bastante parecida... Seria o mesmo carro, ou um carro feito em Kansas City? Qual será a história por trás deste emblema? Vou ficar de olho...



The Kansas City Times 10.4.69

O prefeito da cidade de Kansas City e outros importantes representantes de outras áreas foram conhecer a linha de montagem do Maverick.
Entre outras coisas, Joseph Kaye disse que este era o melhor carro que eles tinham começado com o ponto de vista de corrigir as falhas. Continuou dizendo que os planos são de continuar testando intensivamente aproximadamente 3000 veículos nas estradas.

Os convidados dirigiram os Maverick após conversarem e andarem pelas instalações. 

E na foto vemos os políticos ao redor do motor do Maverick.



Niagara Falls Evening Review 22.4.69

Houve tanta demanda pelo Maverick que no dia 12 de maio a fábrica de St. Thomas começará operar em 2 turnos.
Nos 3 primeiros dias de venda, foram 2300 Maverick embora.
A fábrica de vidros de Niagara Falls ajustará seu ritmo para atender o segundo turno de St. Thomas.

É isso aí!


The Akron Beacon Journal 10.6.69

Mas nem tudo são flores. Os quase 4000 trabalhadores de Kansas City fizeram greve de 10 dias exigindo melhores condições de cargas de trabalho, saúde e segurança


The_Windsor_Star 18.6.69

Mudança de direção da fábrica de St. Thomas, sai o responsável pelo período de introdução do Maverick, Marvin T. Runyon e entra Dale W. Miller.


The Windsor Star 24.7.69

A Ford está transformando a fábrica de chassis e transmissão em Windsor, em uma fábrica de motores. A complexidade dessa conversão gerou atrasos, mas quando tudo estiver pronto, será capaz de produzir mais de 1 milhão de motores por ano.

Ainda não se sabe qual motor será produzido.

Para o Maverick, está fábrica vai produzir cubos de roda e tambores de freio.


The Kansas City Star 3.9.69

E o Maverick tomou conta!

John Naughton anunciou que a linha de produção do Falcon na fábrica de Kansas City será totalmente convertida para o Maverick.

O Maverick ganhava mais espaço e aumentaria o seu ritmo de produção. Realmente estava indo tudo muito bem com as vendas e sua aceitação no mercado


St Catherines Standard 18.4.70

E no aniversario de 1 ano de lançamento do Maverick, St. Thomas comemorava a produção de 250.000 unidades!


The Leader Post 7.8.70

Assim como a fábrica de Kansas City também é conhecida como Claycomo, St. Thomas também é conhecida como Talbotville.

O Ford Pinto entrará em produção e o Maverick voltará a dividir a fábrica com outro carro.


The_Kansas_City_Star 19.8.70

Claycomo também vai produzir o novo Mercury Comet, que é um Maverick mais refinado. O jornal diz que sua produção teve início essa semana.

Uma vantagem (inicial) do Comet sobre o Maverick é ter o motor V8 302 como opcional. A partir de agora, Comet e Maverick passarão a ter a versão 4 portas.

Interessante né?

Na foto, temos novamente o Joseph J. Kaye e o Earl Westfall. A produção começou 17 de agosto de 1970. Atingirão a produção máxima em 10 dias.



43 Niagara_Falls_Review 12.11.70

Veja só… a produção do Maverick e do Pinto precisou ser interrompida após vários carros terem sido estragados propositalmente dentro da própria fábrica de St. Thomas.

Isso aconteceu 1 dia após a empresa demitir 6 trabalhadores e suspender outros 17 por pararem ilegalmente de trabalhar. Que situação...


The Toronto Star 6.10.72

Essa pode ser apenas uma foto da linha de montagem, talvez não seja da data do jornal.


The Windsor Star 28.8.73

Muito bem, vimos muito sobre as fábricas de St. Thomas e Kansas City, mas agora o plano da Ford é levar a produção do Maverick para a fábrica de Wayne, em Detroit.


Detroit Free Press 15.12.73

A Ford entendeu que os carros pequenos eram prioridade, mas preparava também grandes investimentos em várias frentes, incluindo o Brasil, Espanha e Austrália.

Além de despesas em Wayne, outras das fábricas que já vimos junto com mais algumas outras, também receberão investimentos.


St Louis Post Dispatch 20.1.74

E a fábrica de Wayne já está sendo preparada para produzir o Maverick


Detroit Free Press 3.2.74

Dave Anyan, o homem à frente do trabalho de transformar a fábrica de Wayne para produzir o Maverick disse que não reconheceriam mais aquele lugar, está se transformando em uma nova fábrica. Wayne é enorme. O Maverick vai percorrer mais de 3 quilômetros na linha de montagem. Quando estiver à todo vapor, será capaz de produzir 60 Maverick por hora.
Anteriormente feita para produzir carros grandes, agora Wayne vai ajudar a Ford com a produção dos “pequenos”.

Esse Maverick na foto, é 1 dos 10 que foram montados praticamente a mão antes da transformação da fábrica. Eles servirão para testar a nova linha de montagem. Isso é o que chamamos de carro de Pré-Série.

Messenger Inquirer 11.2.74

Aqui vemos praticamente a mesma noticia, mas com a atualização de que o Maverick começa a ser produzido hoje, dia 11 de fevereiro de 1974 na fábrica de Wayne.


Essa é a primeira confirmação que vejo sobre a produção do Maverick em Wayne, assim como na Venezuela, não há muitos registros sobre ela.


The Atlanta Journal 14.2.74

Dois outros carros serão adicionados a produção em Wayne junto com o Maverick. O presidente Lee Iacocca vai confirmar oficialmente os novos carros, que até o momento são conhecidos apenas pelo codinome Maverick X.

Lemos que o Comet também seria feito em Wayne.

Estamos em fevereiro e a Ford vai começar a produção do novo carro em setembro.
A informação é que originalmente, a intenção da Ford era que esse(s) carro(s) novo(s) substituísse(m) o Maverick e o Comet, mas no final de 1973 ficou decidido que seriam mantidos todo juntos em produção. 

Vou tentar me aprofundar mais nesse assunto.

O jornal continua dizendo que os nomes mais cotados para os carros novos são Grenada e Eagle.

Acho que o certo era Granada né...


Detroit Free Press 15.2.74

A Ford quer aumentar o preço dos carros, mas a notícia de destaque é que, além de mostrar o primeiro Maverick produzido em Wayne ao governador de Michigan, Lee Iacocca confirmou os 2 novos carros, um da Ford e um da Mercury. Eles terão a mesma distância entre eixos do Maverick.

Infelizmente não temos o dia exato da produção do primeiro Maverick em Wayne.


Buffalo Evening News 21.8.75

E a fábrica de Buffalo estava em produção total das portas dos Maverick e Comet 4 portas. 75% da produção do Maverick para o modelo 1976 está programada para ser de 4 portas. Era 46% em 1974 e foi 50% em 1975.

São dados interessantes.

Claramente o Maverick estava sendo reposicionado dentro da linha de produtos da Ford. 




Essa pesquisa nos deu uma visão mais clara da história como um todo. Conseguimos confirmar a produção do Maverick em 3 fábricas simultaneamente (mercado dos EUA e Canadá). A produção em Wayne é um assunto pouco conhecido, mas vimos aqui a foto do primeiro Maverick feito por lá.
Aqui não estão todas as fotos da linha de montagem que eu encontrei, o foco é entender onde as peças eram feitas e como cada fábrica se conectava. Essa visão ampla faz "pensamentos" como de desorganização, falta de planejamento, descaso e coisas do tipo por parte da Ford, caírem por terra. Infelizmente, pessoas que não se atualizam, vão continuar falando abobrinha até o final de seus dias.

Em breve trarei atualizações com informações sobre a fábrica no Brasil.



Aproveite que está aqui e dê uma olhada nas outras pesquisas :)



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