terça-feira, 11 de agosto de 2020

Entrevista - Fabio Crespi

Momento especial aqui no blog! O ex-piloto carioca Fabio Crespi aceitou o convite e contou um pouco da sua carreira pra gente.

Faz anos que queria chamar o Fabio para uma entrevista, mas sempre achei que o incomodaria... Mas em abril fiz o convite e após alguns contratempos, aqui estamos nós!

O Fabio Crespi é uma pessoa muito simples e simpática. Está sempre publicando seu acervo de fotos no Facebook, comentando e participando dos grupos... Um cara muito legal. Mais uma vez Fabio, muito obrigado pela participação. Espero que goste do que preparei.

 

O Fabio tem 74 anos e correu de Maverick sendo o vencedor do campeonato paulista da Divisão 1 em 1974, além de muitas outras vitórias. Bom vamos ver o que ele nos contou:

  

 

Qual foi a sua primeira corrida da carreira?

1965 Circuito do Fundão. Corri de Simca ganhei na Categoria de Estreantes.

 

Nas 25 Horas de Interlagos de 1973 (agosto), primeira corrida do Maverick no Brasil, você participou com um Opala, ficando em 7º. Como os pilotos viam o Maverick recém chegado e podendo fazer frente ao Opala, absoluto até então?

Logo em seguida transformei meu Opala em Divisão 3 fiz uma Prova em Curitiba, e vendi. Comprei em seguida meu primeiro Maverick.

 

Em outubro de 1973 você já estava correndo de Maverick nas 200 Milhas de Interlagos. Como aconteceu para você ter ido correr de Maverick?

O carro era mais rápido, e consegui patrocínio de uma concessionária Ford no Rio de Janeiro.

 

P Nessa época, como o Maverick era visto para os pilotos? Era o carro a ser batido, o pessoal não confiava muito... como era?

Era o carro a ser batido tanto que a GM lançou o 250S e aí ficaram mais competitivos.

 

Qual a corrida com o Maverick mais importante para você?

Em 1974 no Campeonato Paulista das 12 Provas ganhei 8 me sagrando Campeão.

 

As provas de longa duração eram um grande teste para o piloto e para o carro. Você tem alguma recordação desse tipo de corrida?

Fiz diversas provas longas a maioria cheguei no pódio.

 

Quais pilotos eram os seus maiores rivais?

Paulo Gomes, José Carlos Pace, Bob Sharp, Edgard Mello Filho, Aloysio Andrade, Mario Patti Filho, Beto Diloretto… etc

 

Você pilotou o Maverick V8 e o Maverick Quadrijet. Explica pra gente a sensação e a diferença de potência que eles tinham durante a corrida.

Mudança da água para o vinho a nível de potência, com a mesma suspensão, freios e pneus. Tivemos que aprender a guiar o carro outra vez.

 

Qual você considera o melhor conjunto: Opala 4100 (1973), Maverick V8 ou Maverick Quadrijet?

Maverick Quadrijet.

 

Você participou do Torneio Maverick 4 cilindros em 1975. Tem alguma história curiosa sobre as corridas de SP e de Brasilia?

Sim participei das 2 Provas em SP larguei em 23º quando já estava em 5º na ferradura o Vitorio Brambilla piloto de F1 convidado que eu havia ultrapassado na entrada da ferradura, me bateu no meio saímos os 2 da prova, e mais vários outros carros que vinham atrás.

 

Como era o interior de um carro de Divisão 1? 

R Igual ao original de acordo com o Regulamento.

  

Você correu até qual ano? Sente falta das corridas?

Corri até 2005 foi um período fantástico na minha vida, mas é uma página virada.

 

P Fale um pouco do seu trabalho atual, deixe o contato para o pessoal conhecer melhor.

Hoje trabalho com manutenção de carros em geral e blindados

Blindagem de Veículos e Recuperação de Vidros Blindados

@personauto

Personauto 1 no Face.

21 983845124. Fabio

 

 

Que fantástico! É sempre bom conhecer a história por quem esteve presente e fez parte dela!

Que carreira! 40 anos nas pistas, vitórias, títulos... pegou toda a grande fase do automobilismo brasileiro.

Acho que para um piloto, o carro favorito é aquele que anda na frente. A mudança feita do Opala para o Maverick foi bem rápida. Isso mostra não só a qualidade do carro, mas principalmente a atenção que o Fabio teve em pular logo para a chance de ser campeão, resultado que chegou rápido também, vencendo 8 das 12 corridas e sendo campeão em 1974. Incrível! Conhece muito Interlagos heim Fabio?!

Só correu com e contra feras, se destacando sempre. Que privilégio!

Que interessante, o Quadrijet realmente era superior e com um comportamento muito mais agressivo que o Maverick V8. É fácil de imaginar que seria o escolhido como o melhor.

O Brambilla fez uma grande confusão naquela corrida e estragou o espetáculo, é uma pena que você tenha se envolvido também.

 

Perguntei sobre o interior pois hoje é difícil de imaginar um carro correndo com bancos, vidros, painel, todo o isolamento... Que ótimo, era muito próximo mesmo dos carros de rua, tanto é que a Ford utilizava esse argumento em suas propagadas.

 

Correu, correu, correu e ficou satisfeito! Acho que não tem forma melhor de parar não é mesmo? Acabou incorporando a pescaria em alto mar como seu hobby e está sempre feliz! Muito legal, parabéns!!!

 

 

Bom, revirei todo o acervo do blog em busca dos registros do Fabio Crespi e aqui estão os principais:

 

 

1973

Quatro Rodas 9.73


Chegada em 7º com o Opala nas 25 Horas de Interlagos

Quatro Rodas 12.73


28 de outubro de 1973 na sua primeira corrida de Maverick V8 nas 200 Milhas de Interlagos chegando em 3º. Correu com o Carlos Quartin de Moraes.


Jornal do Brasil 7.11.73

Veja só como as coisas foram se desenrolando! Após o grande resultado nas 200 Milhas de Interlagos, a equipe do Fabio Crespi decidiu participar de todas as provas do calendário. 

Lembrando que essa foi apenas a primeira prova deles com o Maverick heim. O pensamento é de ir para a Divisão 3.



1974



Diário do Paraná 16.2.75

Olha só! Das 44 vitórias que o Maverick conquistou ao longo de 1974, a primeira delas foi com o Fabio Crespi!
Quatro Rodas 4.74
Quatro Rodas 4.74

Quatro Rodas 4.74


Acervo Fabio Crespi


Acervo Fabio Crespi


31 de março de 1974, 2º lugar nos 1000 Quilômetros de Brasília, correndo dessa vez em dupla com Newton Pereira.

Veja 10.4.74

Aqui vemos o porquê do Fabio ter abandonado o Opala e ir direto para o Maverick. A superioridade era imensa! Pôde até mesmo fazer parte da propaganda.


Folha de S. Paulo 8.4.74
Acervo Fabio Crespi


Acervo Fabio Crespi


7 de abril de 1974, vitória pelo Campeonato Paulista da Divisão 1. Outro jornal diz que nessa prova, o piloto José “Coelho” Romano correu com o Opala 250-S, mesmo assim, não foi páreo para o Fabio com o seu Maverick V8.




O Globo 19.4.74

Um carioca vencedor em São Paulo!
Boa entrevista, legal saber que o Fabio Crespi prefere carros de turismo do que os monopostos. Acho muito mais interessante também.



O Globo 24.5.74 


Acervo Fabio Crespi
Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi


Folha de S. Paulo 25.5.74


25 e 26 de maio de 1974, participação com o Aureliano Machado e Sérgio Matos nas 25 Horas de Interlagos, a corrida mais polêmica de todas por causa da briga entre Quadrijet e 250-S



Quatro Rodas 10.74
Acervo Fabio Crespi



Acervo Fabio Crespi


25 de agosto de 1974. A Uma Hora de Velocidade não foi boa para o Fabio. Como ele disse na entrevista, tiveram que aprender novamente a como guiar o Maverick Quadrijet.



Acervo Fabio Crespi


6 de setembro de 1974. Participação nas 6 Horas de Tarumã




O Globo 16.8.74


Folha de S. Paulo 17.9.74


15 de setembro de 1974, após dura briga com o grande Edgar Mello Filho, vitória do Fabio com o seu Maverick Quadrijet em Interlagos.




O Estado de S. Paulo 1.10.74
Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi

29 de setembro de 1974. O jornal diz que mesmo chegando em 2º, o Fabio venceu o torneio (A.P.V.C.)





Jornal do Brasil 6.11.74


Os resultados do Fabio Crespi estavam ótimos e a projeção era melhor ainda.
Esse jornal fala de uma corrida no dia 26 de outubro, mas não encontrei mais detalhes...



Jornal do Brasil 11.11.74
Acervo Fabio Crespi

10 de novembro de 1974. 3º lugar no campeonato paulista.



Folha de S. Paulo 12.11.74


Agora o espaço é só dele!

Liderança do campeonato e muito próximo do título. Aí vemos que aconteciam 2 campeonatos simultaneamente


Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi


Folha de S. Paulo 18.11.74


O Globo 18.11.74

17 de novembro de 1974. Campeão do campeonato Paulista da Divisão 1! Levou o título de forma antecipada!

O jornal diz que ele trabalha durante a semana no RJ e na sexta feira vai para SP para competir. Ele também tem interesse de correr na Formula Ford.

Imagina, Paulo Gomes, Camilo Christofaro e Fabio Crespi, cada um com um Maverick disputando as curvas e retas de Interlagos... Com certeza foi lindo!



Diário de Notícias 22.12.74

Momento fofoca. Um jantar com muitos motivos para comemorar.









Acervo Fabio Crespi
Quatro Rodas 5.75


20 de abril de 1975. 9º lugar para Fabio Crespi e Sergio Matos nos 1000 km de Brasilia



Jornal dos Sports 27.4.75


O homem por trás do volante!
Totalmente organizado e responsável, conseguindo conciliar todas as atividades sem ter que fiar louco da cabeça.
Sem dúvida esse é o motivo de ir tão bem nas corridas, sempre com a cabeça no lugar e com tudo sob controle... Excelente Fabio!




Quatro Rodas 6.75
Quatro Rodas 6.75

Acervo Fabio Crespi


Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi

18 de maio de 1975. Correu com Sérgio Matos e Raul Natividade. Nos 500Km de Interlagos



Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi

Quatro Rodas 8.75


Quatro Rodas 8.75


20 de julho de 1975. Corrida em dupla com o argentino Juan Traverso na Prova da Amizade





Quatro Rodas 8.75

Acervo Fabio Crespi

Quatro Rodas 8.75

Olha o Fabio ali com o troféu nas mãos do lado esquerdo no pódio, entre o José Carlos Pace e o Sérgio Matos

Acervo Fabio Crespi

Todos felizes após essa longa corrida!


27 de julho de 1975. Excelente 3º lugar nas 12 Horas de Goiânia em dupla com Sérgio Matos.





Jornal do Brasil 13.8.75


Ainda em clima de comemoração pelo resultado em Goiânia, mas muito focados no restante da temporada.



Auto Esporte 10.75
Placar Magazine 26.9.75

O Globo 15.9.75

Detalhe para o Fabio pulando o guard-rail para se proteger
Acervo Herberto Hahmann

E assim ficou o seu carro, após ter sido tirado da corrida no acidente com o Brambilla

14 de setembro de 1975 – Etapa de Interlagos do Torneio Maverick 4cilindros. Carro nº28 



Auto Esporte 10.75
Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi

Quatro Rodas 10.75


21 de setembro de 1975 – Etapa de Brasília do Torneio Maverick 4cilindrosCarro nº30.




Quatro Rodas 10.75
Quatro Rodas 10.75

28 de setembro de 1975. Em dupla com Sérgio Matos, chegaram em 7º nos 500Km de Brasília




Quatro Rodas 11.75
Quatro Rodas 11.75
Quatro Rodas 11.75


11 e 12 de outubro de 1975. Em dupla com Sérgio Matos ficou em 4º nas 12 Horas de Tarumã.









Jornal do Brasil 16.6.76


Quatro Rodas 8.76


Diário do Paraná 11.7.76



Jornal do Brasil 29.9.76


Fabio Crespi disposto para a Formula Super Vê e para a Divisão 1







1977




Jornal dos Sports 20.7.77

Nova equipe.
Vemos também um breve currículo do grande Fabio Crespi.

Jornal do Brasil 27.7.77

Privilégio do Fabio Crespi em ser o primeiro a entrar na nova pista do RJ com um Formula Vê!



O Fluminense 20.8.77


Após ter problemas com o seu Formula Vê, o Fabio Crespi disse: 

"Agora estou me preparando para a prova do dia 28 com um Maverick, com o qual tenho maior intimidade e é uma máquina competitiva. Na divisão 1, onde tenho algumas boas vitórias creio que, somando o conhecimento que já tenho da pista, vou conseguir chegar melhor que na Formula Super Vê."

Sem dúvida! O Maverick já era um carro em estado avançado de preparo e o Fabio devia conhecê-lo como a palma da mão. 



Acervo Fabio Crespi
Acervo Fabio Crespi
Acervo Fabio Crespi
Acervo Fabio Crespi

Acervo Fabio Crespi



Na reinauguração do autódromo de Jacarepaguá. Jayme Figueiredo que corria em dupla com o Fabio, capotou o Maverick na volta de apresentação da segunda bateria. Mesmo assim, largaram do box e chegaram em 4º lugar! 

Um pouco de azar, mas ninguém se machucou e anda terminaram bem colocados


É isso aí!



Que fantástico!!!
Infelizmente não tenho tudo sobre todas as corridas, mas continuarei procurando.
Estou impressionado com a regularidade que ele teve nas pistas numa época em que chovia grandes pilotos e e equipes.
Mestre Fabio Crespi, muito obrigado por dividir essa história conosco, sei que é bem maior que isso, pois além de um grande piloto você é também um grande Homem. Parabéns pelas conquistas, o seu nome está escrito, grifado e sublinhado na história do automobilismo brasileiro e na história do Maverick.



Ford abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook