terça-feira, 28 de novembro de 2023

Ao Volante do Maverick do 1º Raid da Integração Nacional

Voltamos com mais um trabalho do @Rogepsan, nosso mestre das artes para o jogo Gran Turismo 7!

O Rogério tinha feito o Maverick de corrida pilotado pelo José Carlos Pace e agora, atendendo gentilmente meu pedido, fez o Maverick do 1º Raid da Integração Nacional.
Eu tive essa ideia antes, mas achava que esse carro não combinaria com jogo de corrida. Ah, como eu estava enganado! O Gran Turismo 7 é muito mais que um jogo de corrida, ele proporciona
experiências de todas as formas com os carros e tentei fazer isso com o Maverick do Raid.

Bom, mas se você ainda não sabe o que foi o 1º Raid da Integração Nacional, veja aqui neste link as nossas pesquisas sobre o assunto



terça-feira, 10 de outubro de 2023

Naquela época...

O Maverick tem 50 anos no Brasil e ouve-se muito o pessoal mais antigo quando lembram do Maverick, dizendo: “ Naquela época só quem era rico tinha um desse”, “Naquela época ninguém queria”, “Naquela época não valia nada” “Naquela época virou moda e todo mundo começou a gostar”....

Tá, mas qual época foi essa? Não dá pra tudo isso ter sido na mesma época. Essas épocas aconteceram mesmo? E na época que estamos, como o Maverick é visto?

 

Farei uma análise dos 50 anos do Maverick no Brasil entrando no contexto de suas diferentes épocas.

Acho que podemos dividi-las APROXIMADAMENTE em 4:


1 – Produção: 1973 – 1979

2 – Inflação e Crise: 1980 – 1995

3 – Resgate: 1995 – 2005

4 – Glória: 2005 – atualmente (2023)

sábado, 30 de setembro de 2023

Qual é o preço do Maverick nos anos 70 corrigido para 2023?

É muito comum as pessoas perguntarem o preço do Maverick. Quanto custa? Põe o preço! É claro que a curiosidade é bem vinda e é uma ótima forma de aprendizado, mas os que mais insistem para saber o preço não vão comprar nem fazer nada positivo com aquilo.

Bom, quanto custa um Maverick hoje em dia?






Eu me preocupei extremamente com essa questão entre 2007 e 2012. Foi a época que eu estava doido pra ter o meu Maverick. Eu tinha 17 anos e zero chances de comprar um carro, muito menos um Maverick. Fiquei tão bitolado com isso que passei a ficar triste, muito triste mesmo... eu queria uma coisa que eu não podia ter. Então decidi que eu não ia mais querer saber de preço de Maverick e só voltaria a pensar nisso quando minha vida financeira estivesse pelo menos um pouco mais estabilizada.
O mais legal é que aconteceu tudo naturalmente e em 2014 eu comprei o meu tão sonhado Maverick, mas mantive esse pensamento de que o preço de Maverick não me importa, consegui comprar o meu, não penso em vender, então pra que pensar em preço? Foi mesmo traumatizante.

Quando me perguntam hoje quanto vale um Maverick, eu falo o preço dos carros que vi sendo vendidos, mas avaliar um Maverick.... isso eu não consigo, um dos motivos é que o que tem valor pra mim é mais o lado histórico do carro, mas no final das contas, qualquer Maverick V8 vai "valer" mais que um Série Prata, ou Série Ouro, um 6 cilindros 1975....
Então não me meto nisso.


Agora, não há discussão nos fatos que já entraram para a história e é sobre isso que falaremos hoje.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Acervo físico - Revistas

Quem acompanha o blog sabe que ele foi criado a partir da minha vontade de conhecer o Maverick. Para isso, sempre utilizei jornais e revistas dos anos 70 como base para encontrar a verdadeira história.
Na época, alguém havia disponibilizado para download todos os testes da revista Quatro Rodas.
Então, percebi que haviam basicamente esses dois tipos de fontes: um com testes em revistas automotivas e o outro com notícias dos mais diversos meios de comunicação.

Enquanto os testes com suas fotos bonitas se espalharam pela internet e chamaram a atenção de todos, eu continuei em busca de notícias, porque eu precisava saber da história e para entender o contexto dos testes, pois, uma imagem, nessa situação, não diz mais do que mil palavras.

A partir disso, acumulei um vasto acervo digital com notícias dos mais diversos assuntos sobre o Maverick. Quando possível e encontrava, também acabei comprando revistas e livros físicos, mas a quantidade em relação ao acervo digital é muito pequena.

Infelizmente, muita gente acha que as revistas automotivas só servem para publicar fotos bonitas e dizer qual carro é o mais rápido. Esquecem-se completamente das notícias do mercado, das especulações quanto ao futuro, entrevistas com personalidades da área, fornecedores de acessórios e outras partes, o automobilismo.... Todas essas coisas foram deixadas de lado e, foi aí que entrei para conseguir encontrar fontes e chegar ao entendimento de assuntos que até então estavam sem solução.

Amigos, não há história sem que saibamos o contexto.

Por mais que eu ainda não tenha publicado todo o material que juntei durante mais de 10 anos, sinto que posso estar muito próximo de já ter visto tudo o que está disponível em acervos pela internet, por outro lado, ainda resta incontáveis periódicos de época em formato físico que eu ainda preciso ver e muito mais ainda que eu preciso conhecer primeiro.

Acredito que o que temos sobre a História do Maverick é suficiente para afirmar que não vai aparecer nada de diferente que faça o conhecimento que temos mudar por completo. Há sim carência de mais detalhes sobre alguns assuntos, mas isso não impede de entender o tema como um todo.

Uma das coisas importantes para a credibilidade das informações é que na maioria das vezes, fontes diferentes noticiaram o mesmo acontecimento, mostrando que eram fatos reais com grande repercussão. Dessa forma, não ficamos refém de apenas uma fonte para confiar.

Bom, falei tudo isso para introduzir a importância dos jornais e revistas físicos. Há muito o que ser resgatado neles.

Entendido essa necessidade, apresento uma parte da doação de revistas que recebi do iluminado e de grande coração, Willian Roberto Pagliarini Risi. Ele entrou em contato comigo após ver a entrevista do seu primo, Cassio Pagliarini aqui no blog.

O Willian Risi possui várias revistas automotivas da época e sentiu que chegou a hora de passar esse acervo adiante, para alguém com real interesse. Ele ofereceu a mim e a princípio fiquei até sem saber como responder, pois fiquei feliz de ter sido reconhecido como alguém que merecesse ficar com elas, mas também fiquei um tanto incrédulo com aquela oferta. Aceitei antes de qualquer coisa e então fomos conversando.
O pai do Willian trabalhou com o Luiz Antônio Greco no tempo da Willys. Ele participou de tudo de impressionante que eles realizaram no automobilismo brasileiro. O Willian contou que cresceu nesse meio e sempre foi fã de todos esse universo. Além do mais, temos o senhor Baptista da Automotor como amigo em comum, então instantaneamente virei fã do Willian, pois uma pessoa com esse desprendimento e generosidade é mesmo raro de se ver.
Após alguns meses, o Willian Nisi tinha conseguido separar uma parte das revistas e nos encontramos no evento de comemoração dos 50 anos do Maverick, que aconteceu em São Paulo. Que honra a minha! Eu já tinha chorado algumas vezes naquele dia e achei até que as lágrimas haviam acabado, mas em pouco tempo de conversa, elas voltaram a escorrer novamente.

Foi um gesto muito bonito e fiquei realmente emocionado. Sem pressa e sem compromisso algum, o Willian Nisi vai separar mais um tanto de revistas.

 

As principais revistas são:

Grand Prix, Auto Esporte e Quatro Rodas, mas também tem revistas mais novas sobre motos, revistas em Inglês sobre Formula 1, sobre o Senna... tem até um folheto da Alfa Romeo.

 


segunda-feira, 31 de julho de 2023

Ficha Técnica Maverick 1979

É muito comum e bem mais fácil encontrar as informações sobre o Maverick a respeito dos anos 1973 à 1975. Daí pra frente, as coisas começam a ficar escassas, levando até as pessoas acreditarem que tudo continuava igual. Acho que isso foi a pior parte, pois começa a bagunçar toda a história por resumir tudo a uma coisa só. As pessoas precisam parar de achar que se ela não viu a informação, significa que a informação não existe. Nada disso, significa apenas que a pessoa não viu.



Aqui no blog já publicamos vários documentos oficiais e outros materiais de época que resgatamos. Ainda tem um manual sobre 1977 que recebi do senhor Baptista e ainda publiquei, mas agora veremos a ficha técnica do Maverick para 1979

 

terça-feira, 20 de junho de 2023

Maverick, 50 anos no Brasil! - Conheça essa história

É hoje! 20 de junho de 2023 é o dia de comemorar os 50 anos do Maverick no Brasil!
A história desse carro é grandiosa e nós temos tratado ela com todo o respeito que merece nos 10 anos que este blog está no ar. 
Por mais que 50 anos tenham se passado, resgatamos e ainda temos muita coisa para resgatar sobre a vida deste amado carro.

Estive pensando nessa data nos últimos 3 anos. Minha vontade era fazer um documentário, tipo History Channel, mas realmente estava fora da minha realidade. Então percebi que por mais que nossas pesquisas fossem detalhadas e organizadas cronologicamente, para alguém que chegasse ao blog e quisesse saber a história do Maverick, teria que ler as mais de 230 publicações para entender alguma coisa. Isso não é nem um pouco prático, por isso, resolvi que para os 50 anos, eu faria um vídeo sim, mas com o resumo da história do início ao fim do Maverick no Brasil. 
Me dei por satisfeito. Tem muito video sobre a história do Maverick, mas o meu foi feito para contar a história mesmo, com foco no contexto, nos acontecimentos e datas, para que quem assista, entenda o que e como tudo aconteceu. 


Vá até o final desta publicação para ver o vídeo. Transcrevi aqui para termos o registro por escrito também.



quinta-feira, 15 de junho de 2023

8º Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia - 2023

Estivemos em mais um encontro em Águas de Lindóia. Esse ano o evento teve 4 dias de duração, mas eu fiquei 4 dias e meio pois além dos carros, é o ponto de encontro com o pessoal da Fábrica de Sonhos GaragemVeteran do ParanáCWB Old Garage e muitos outros amigos.




Está sendo um mês incrível, tivemos a festa dos 50 anos, Águas de Lindóia e logo chega o tão aguardado dia 20. Eu estou de férias e pretendo aproveitar cada momento desse mês envolvido com o Maverick.

Mas a gente está aqui pra falar de Maverick né? Então vamos ver os Maverick que encontrei em Águas de Lindóia entre os dias 7 e 11 de junho de 2023:


terça-feira, 6 de junho de 2023

Luiz Hetessy Junior - Um amor de pessoa!

Um amor de pessoa. Sem dúvida essa é uma forma bastante apropriada para se referir ao senhor Luiz Hetessy Junior. Essa foi a terceira vez que encontrei este amigo. Se você não acompanhou, veja aqui como foram as outras vezes.

Em janeiro quando soube que o Ford Maverick Clube do Brasil estava preparando uma festa para comemorar os 50 anos do Maverick, corri para a Luzia Hetessy, filha do seu Luiz para convidá-los a participar. Fomos alinhando e ajustando e aconteceu. O evento foi abrilhantado com presença mais que especial do senhor Luiz Hetessy Junior que compareceu no sábado com sua filha Luzia, neta Beatriz e genro José Carlos e sua cuidadora, a Vera.





Não é surpresa e nem vergonha dizer que ele nem tinha descido do carro e eu já estava chorando rsrsr, mas essa foi a primeira de muitas vezes que chorei naquele dia.

A última vez que encontrei o seu Luiz foi em 2019 e foi ótimo ver ele sem o aparelho de audição e cheio de energia, assim como foi das outras vezes. No dia 9 de julho, ele completa 88 anos com muita lucidez. Ele disse que agora precisa de uma bengala, que a vista já não é mais a mesma, assim como a firmeza das mãos, mas isso não impediu nem um pouco que andássemos pelo evento olhando o trabalho dele nos Maverick e recebendo os cumprimentos das pessoas que o encontravam.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Festa de comemoração dos 50 Anos do Maverick no Brasil

Este ano está sendo maravilhoso para nós Maverickeiros! Não é sempre que se faz 50 anos, não é mesmo?
Eu venho pensando nessa data há uns 3 anos e ela já está aí.
Para não deixar passar em branco, o Ford Maverick Clube do Brasil organizou juntamente com outros clubes, uma festa para celebrar os 50 anos do Maverick.
Eu não poderia ficar de fora, e após várias mudanças de planejamento, estive presente nos 2 dias, mas sem o meu Maverick 







Antes mesmo de mostrar as fotos, já adianto que foi um evento incrível, sem vaidade, totalmente harmonioso e bem organizado, com muitos Maverick de todos os tipos e lugares do país... Realmente fantástico.

Vamos ver umas fotos e depois eu falo mais:

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Maverick no Gran Turismo 7!

E o Maverick não para de surpreender!
Lançado em 1969, o Maverick dá sinais que ainda é um jovem cheio de disposição e com uma lista enorme de tarefas que deseja cumprir.
Se não bastasse toda sua história construída nos anos 70 e desenvolvida durante as décadas, dessa vez sua trajetória atingiu um nível ainda maior.

Em 1997, foi lançado o jogo Gran Turismo que revolucionou a indústria dos games e incentivou muitas pessoas a gostarem de automobilismo, carros e todo esse universo. Esse jogo se destacava pela realidade dos carros, sons, dinâmicas, quantidade de veículos disponíveis.... Realmente era o melhor que se poderia ter.

Os anos se passaram e hoje o Gran Turismo está na sua 7ª versão, é sucesso em todo mundo, conta com campeonatos mundiais e até um piloto brasileiro já foi campeão, mas é claro o Igor Fraga não é qualquer um, esse cara pilota demais!

  


sábado, 6 de maio de 2023

O Maverick Berta-Hollywood em detalhes!

O Maverick de corrida mais emblemático de todos!

Anteriormente, já mostrei aqui no blog a trajetória do Maverick Berta-Hollywood. Vimos ficha técnica, fotos incríveis, informações novas, revista com o carro lá na Argentina... Eu não encontrei outra publicação na internet que reúne tanta informação sobre o Berta-Hollywood quanto a que fiz.

Tive o privilégio de ver este carro pessoalmente em 2021 na oficina do meu amigo Baptista e naquele momento eu fiquei satisfeito por achar que tinha completado o ciclo de, pesquisar sobre o carro e ver de perto. É, eu ainda quero ver ele acelerando em alguma pista por aí, mas já estava muito feliz.

Mas aí é que está, não paro de pesquisar e dessa vez a emoção foi ainda mais forte ao encontrar uma matéria sensacional que é pouco, ou totalmente desconhecida. É sobre ela que vamos falar agora.

 

Prepare-se!

  


 

 

sábado, 29 de abril de 2023

10 Anos do MaverickNaHistória !

Cara, isso é muito tempo! Ainda mais se levarmos em conta que somos um blog para contar a história de coisas que já aconteceram. Estamos há 10 anos contando o que já se sabia e descobrindo ainda mais informações.

Isso é incrível. Lembro que em 2015 mais ou menos, um amigo perguntou o que eu ia fazer depois que eu acabasse de contar a história do Maverick, pois ele achava que seria rápido. Naquela época eu sabia que não seria tão simples, mas não imaginava que iria resgatar tanta coisa nova e que ainda estaria por aqui em 2023.

 



Esse ano foi intenso, eu estava atrasado para deixar as pesquisas necessárias prontas para poder chegar no cinquentenário do Maverick com tudo completo.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

O Maverick é Notícia na Europa e Ásia!

O Maverick é muito mais do que um vencedor de corridas. Ele foi fabricado em 5 países e rodou o mundo, tendo sido visto atualmente em 5 dos 6 continentes.
A sua missão de ser o primeiro carro compacto americano a combater os europeus e japoneses foi tão impressionante que virou notícia no mundo todo.

Damos agora um novo passo nas pesquisas, saindo da órbita dos países onde o Maverick foi produzido e expandindo nosso alcance para o planeta Terra como um todo.

Para não perder o contexto, é importante que você tenha conhecimento do que já falamos nas seguintes pesquisas:

 

1969 - Ford Maverick in American History





Veremos agora jornais de 11 países falando sobre o Maverick. Se antes tínhamos que saber pelo menos um pouco de inglês e espanhol, agora vamos precisar lidar com idiomas totalmente diferentes.

Preparado?

 

quinta-feira, 30 de março de 2023

Pedro Pedreira Responde – O que é verdade sobre o Maverick?

 Estamos em 2023, o Maverick vai completar 54 anos de lançamento nos EUA e 50 no Brasil. É muita coisa! Mas mesmo tanto tempo passado, sua história não está clara para muita gente.

De fato, é triste ver como pessoas e meios de comunicação que posam como criadores de conteúdo, jornalistas e grandes entusiastas do antigomobilismo, destratam a arte de pesquisar, aprender sobre o assunto e aí sim falar sobre ele. No geral, o que temos hoje é somente a repetição da mesma conversa errada que contaram uma vez lá atrás, que ninguém consultou, nem viu se era verdade, apenas replicaram.

A humanidade está cheia de assuntos que passam por isso e o Maverick está incluso nisso.

Este blog completará 10 anos em breve e desde o início, temos pesquisado em fontes primárias todo o contexto e fatos sobre o Maverick. Entramos numa missão um pouco parecida com a de Sócrates ao procurar onde estava e de onde vinha o conhecimento das pessoas, usando perguntas e fatos para provocar no leitor o que é de fato verdade sobre o assunto.




terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Evolução dos modelos do Maverick nos EUA

O Maverick está perto de completar 54 anos do seu lançamento nos Estados Unidos da América, mas ainda existe muita dúvida e falta de conhecimento sobre o que é um Maverick americano, por exemplo.
Algumas pessoas acreditam que todo Maverick americano é o Grabber; outros pensam que todo Maverick americano tem parachoque grande; há ainda que diga que nos EUA não existe Maverick, e sim o Mercury Comet.... enfim, a cabeça vira uma bagunça.






Pensando nisso, resolvi publicar um trecho de um livro que encontrei há muito tempo, é o American Car Spotter's Bible 1940-1980:

sábado, 7 de janeiro de 2023

O Maverick do Tom Tjaarda

Em junho de 2017 tivemos a triste notícia do falecimento do Tom Tjaarda e acompanhado dela, a informação de que ele era o “pai do Maverick”.

Desde então tento entender como ele poderia ter sido o “pai do Maverick” e não ter nada registrado sobre ele escrito na história do Maverick.
Quando dizem que o Tom Tjaarda é o “pai do Maverick”, é no sentido de ter desenhado o carro. Tom Tjaarda foi um grande designer especializado em carros pequenos.

Em junho de 2020 eu fiz um vídeo onde explico e mostro que o Tom Tjaarda não participou da criação do Maverick.

Em julho de 2020 eu encontrei o responsável pelo desenho do Maverick, o homem que seria o verdadeiro “pai do Maverick”. Eu não estava satisfeito em apenas saber que o Tom Tjaarda não foi o autor dos traços que resultaram no Maverick, eu queria saber quem realmente foi, se é que seria possível saber o nome da pessoa, pois até então a informação que tínhamos é que os créditos dessa criação eram do departamento de Design da Ford.
Bom, dessa vez foi um site da própria Ford que disse ter sido o Virgil Exner Jr. o autor do desenho inicial que serviu de base para o desenho completo do Maverick.

Ótimo! Nós sabíamos o responsável e a “paternidade” do Maverick estava resolvida.

Eu, Juninho Fonseca, considero como PAI, aquele que idealizou, coordenou, se envolveu com a criação, propaganda e vendas. Esse homem foi o mestre Lee Iacocca.
Essa não é apenas uma constatação minha, o Iacocca era chamado assim na época pelos jornais e revistas, então de fato ele é o Pai do Maverick.

 

Ok, mas onde é que o Tom Tjaarda entra nessa história?

 


No Facebook