segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Clássicos Brasil 2015

Os dias 23, 24 e 25 de janeiro ficaram marcados por terem sido a data de lançamento do primeiro encontro Clássicos Brasil. Esse encontro tem uma proposta muito boa e importante para os carros antigos brasileiros. São aceitos somente inscrições de carros nacionais com mais de 80% de originalidade, tornando bem rígido a entrada de carros, mas valorizando e muito a originalidade e história de cada modelo.

É verdade que achei estranho não ver os carros importados, mas mesmo assim foi um encontro maravilhoso. Acredito que para a edição do ano que vem haverá algumas mudanças na organização, espaço, variedade de barracas... enfim. tende a melhorar e muito.
O local escolhido para receber o Clássicos Brasil foi o Clube Hípico de Santo Amaro, que ofereceu um espaço todo gramado para os carros, lembrando os encontros  mais famosos da Europa e America do Norte.
Outro fato que chamou a atenção foi a disposição dos carros. Estavam separados por modelos, e marcas, exatamente como um encontro organizado deve ser.
O critério de escolha dos carros e a organização do espaço foi exatamente o que eu já imaginava pra um encontro bem feito. Foi o encontro de carros antigos mais organizado que eu já fui. Gostei muito.





O Encontro

Cheguei no segundo dia (24) bem cedo, o gramado ainda estava molhado do sereno. Da entrada já pude ver os Maverick  organizados em formato de círculo e pensei: Vai ser complicado tirar uma foto com vários carros juntos rsrsrsr.


Eu realmente gosto de chegar cedo. Os carros estavam molhados, assim como meus pés também ficaram por andar pelo gramado rsrsr



Mas logo o sol saiu, o pessoal que estava encarregado que limpar os carros também apareceram e aí pude tirar mais fotos.








Então começaram as solenidades, apresentações e o encontro foi ganhando cada vez mais o meu respeito. O mundo do antigomobilismo é maravilhoso, independente do carro é sempre uma aula sobre a cultura de um povo.





Ótimos carros estavam expostos:


















Maravilhosos, mas meu negócio é Maverick!

Graças a Garagem Vaz e ao amigo Júlio, havia 15 exemplares no encontro. O pessoal parece ter gostado muito!




























Será que já passaram tantos cavalos por esse centro hípico? rsrsrs Falando nisso, também sou um apaixonado por cavalos. Tive um quando era pequeno e infelizmente não tenho mais tempo para poder ter e cuidar de um cavalo novamente. Conheci uma moça muito especial pela internet que também tem a mesma paixão: Cavalos e Maverick, esse foi um motivo a mais para fotografar essa égua que estava por lá.



Ela estava mais interessada em comer do que em posar para as fotos hehehe.
Ny, essas fotos são para você ;)


Ok. O Clássicos Brasil também tinha uma premiação para os carros. Para isso, foram escolhidas as seguintes categorias:

JK - Envolvendo os carros fabricados até o ano de 1960.

Tropicalismo - Abrangendo o período dos anos 1961 e 1966.

Milagre Brasileiro - Com os carros dos anos 1967 e 1973.

Geração Disco - ( o melhor período de todos) carros fabricados entre 1974 e 1982.

Nova República - de 1983 a 1992.

Cada categoria com a seu charme e particularidade, contou exatamente a história do Carro no Brasil. Mas para escolher os melhores carros em meio a tantas preciosidades, os Juízes tiveram um trabalho e tanto!





Enquanto isso, tive a sorte e a satisfação de encontrar algumas pessoas que eu só conhecia pela internet, como o caso da Thais Roland, Reinaldo Silveira, Mauricio Augusto Marx e o Edison Guerra. Assim como fazer novas amizades também, é ou não é Júlio?
Passei um bom tempo conversando com o senhor Edison. Puxa que pessoa maravilhosa! Amante do Maverick desde pequeno ele mantém a mesma paixão acessa como no início. Ele esteve presente no Salão do Automóvel de 1972 e trocou até umas palavras com Joseph O'Neil, presidente da Ford na época. Ainda vamos nos ver meu amigo!

Foi uma grande honra falar com todos vocês, infelizmente não dá tempo de falar tudo com todos, mas encontro de carro antigo é assim mesmo. Teve algumas pessoas que eu perdi a chance de cumprimentar... minha timidez é uma droga..


Encerado o sábado, nos despedimos das vedetes e voltamos no domingo.


Domingo encerrou o encontro com a premiação dos carros e adivinha se algum Maverick ganhou?

Mas é claro que sim!
Foram 3!

Cupe Super Luxo V8 Amarelo Indy 1974

Sedan Super Luxo V8 Verde Mangueira Metálico 1974

GT Vermelho Mustang 1977

Sim, o Maverick estava muito bem representado. Aqui no Blog você acompanhou a restauração desse Maverick GT, lembra? LEIA AQUI.
Este foi o primeiro encontro desse carro, apenas um mês após ter sua restauração terminada. Esse prêmio coroa a história do Maverick, o trabalho da Fábrica de Sonhos e o bom gosto e cuidado que a Garagem Vaz tem com seus carros. Parabéns a todos!


Gostei muito do Clássicos Brasil, acredito que a próxima edição deverá ser em um lugar maior, pois com certeza mais entusiastas aparecerão. Nesse mesmo final de semana teve corrida em Interlagos e talvez por isso, não havia tantas pessoas como o esperado. Aqui você viu o encontro, no GearHeadBanger você verá o que aconteceu em Interlagos.

Um assunto que não dá pra deixar de lado é o da placa preta. Infelizmente alguns carros não honram a placa preta que possuem, tornando-se motivo de chacota e por isso, muitas pessoas perderam a fé na importância desse certificado de originalidade. Amigos meus não puderam levar seus carros por causa dos 80% de originalidade. Eles gostam, cuidam, usam os carros e tem prazer em estar nos encontros, mas por essa questão da placa preta, ficaram de lado.
Sei, a intenção do Clássicos Brasil é resgatar esse valor, é fazer do carro antigo, um objeto cultural por meio da placa preta e isso é maravilhoso, um sonho! Mas acho que não faria mal a ninguém em receber carros sem toda essa originalidade... Bom, sei que é um assunto delicado e que a organização do evento encontrará a melhor solução.


Assista como foi a premiação dos Maverick, o discurso do Presidente da FBVA Roberto Suga e apresentação dos jurados, em especial do Carlos e Luciano que formam a Fábrica de Sonhos.





FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook