Isso é incrível. Lembro que em 2015 mais ou menos, um
amigo perguntou o que eu ia fazer depois que eu acabasse de contar a história
do Maverick, pois ele achava que seria rápido. Naquela época eu sabia que não
seria tão simples, mas não imaginava que iria resgatar tanta coisa nova e que
ainda estaria por aqui em 2023.
Esse ano foi intenso, eu estava atrasado para deixar as pesquisas necessárias prontas para poder chegar no cinquentenário do Maverick com tudo completo.
Muito do material que publiquei esse ano, eu já tinha guardado, mas tive que pesquisar os assuntos novamente pois surgiram novas fontes e novos entendimentos dos ocorridos.
Bom, vamos relembrar então o que fizemos aqui neste
último ano:
É incrível o abismo que existe entre 1977 e 1979 na
história do Maverick. Pode procurar por aí. Tratam tudo como se fosse uma coisa
só e sem muitos detalhes. Realmente não temos tanta informação sobre esse
período como temos de 1973 à 1976, mas elas existem e aqui temos baste delas.
Essa pesquisa de 1978, mostra o contexto da Ford e do
Maverick, é claro. São mostrados pontos relevantes que explicam o rumo que o
Maverick tomou no Brasil.
1979 – O Fim da Produção do Maverick
1979 durou apenas 4 meses para o Maverick, mas guarda
muita coisa de bastidores.
Quando falamos em fim da produção do Maverick,
automaticamente vem na cabeça das pessoas a ideia de que o carro não presta,
mas conhecendo o contexto, fica claro que o Maverick nunca foi um carro ruim.
Sua produção chegou ao fim porque chegou a hora de terminar. O Brasil não
passava por um momento normal em sua economia e o mercado de carros havia
mudado completamente do que era no começo da década.
Em 1979, o Maverick só era fabricado no Brasil e até
hoje, tem muito estrangeiro que não sabe disso.
Clínica – Um novo Maverick
Mais um assunto importante.
Quem não conhece o contexto e só “aprendeu” do Maverick
pelo o que dizem por aí, acreditam que o Maverick foi quase que como expulso da
linha de produção, que foi um fracasso, que se arrependeram de fabricar esse
carro aqui, que nada dele servia e que até não deveria nem ter sido feito no
Brasil.
Bom, quem procura saber o que aconteceu para aí sim ter
uma opinião embasada, chega nessa pesquisa e vê que a Ford tinha planos sim
para manter o Maverick em produção. A partir do final de 1977 até meados de
1978, a Ford fez várias clínicas para colher opiniões sobre os seus protótipos.
O motivo de não ter ido pra frente, veio por meio da
decisão da Ford de não fazer nenhuma alteração em sua linha de carros até 1981.
Assim, o Maverick não continuou e nem apareceu um Maverick novo.
Minha entrevista para
rádio
Tive mais uma vez o privilégio de participar de uma
entrevista na rádio aqui da cidade com o meu amigo Osni Martins.
O tempo voa quando falamos de Maverick. Um programa de 5
horas ainda seria pouco rsrsr
1970 - Maverick Runabout
Foi notícia até no Brasil.
O Maverick do Tom Tjaarda
Ah esse assunto... Já falei sobre isso pelo menos umas 3 vezes, mas nessa pesquisa fomos além. Até então, nós havíamos mostrado que o Tom Tjaarda NÃO É O PAI DO MAVERICK, mostramos quem fez o desenho inicial e dessa vez descobrimos qual foi a participação do Tjaarda com o Maverick. É o fim das especulações.... ou melhor, deveria ser, já que as pessoas tem mais dificuldade em desaprender os conceitos antigos/errados para aprender coisas novas/corretas.
Tirando essa questão, essa pesquisa mostra o interesse da
Ford americana no Maverick de uma forma que ainda não tínhamos visto. Houve a
possibilidade de já em 1974, o Maverick vir totalmente redesenhado, ganhando
uma “vida nova”. No final das contas, a Ford atualizou apenas o Mustang, em
seguida lançou o Granada, mas manteve o Maverick, até que em 1977 com a nova
plataforma FOX, o Maverick saiu de linha e toda a linha Ford foi atualizada.
Evolução dos modelos do
Maverick nos EUA
Muita gente acha que o Maverick americano se chama GRABBER ou que é o COMET. Fazem confusão com os parachoques, entradas de ar e tudo mais. Nessa pesquisa, mostramos um livro ilustrado de uma forma muito pratica e fácil de entender ano a ano as mudanças, modelos e detalhes do Maverick nos EUA.
Pedro Pedreira Responde – O que é verdade sobre o
Maverick?
O Maverick é Notícia na Europa e Ásia!
Essa pesquisa me deixou muito feliz e satisfeito. É muito
bom ver que a conversa que falam por aí do Maverick, não tem nada a ver com a
realidade. E quanto mais pesquisamos, mais vemos que o que contam por aí não
tem base em nada confiável.
O Maverick, um novo carro pequeno americano que entraria
num mercado super concorrido em seu país, não deixou de ser conhecido pela
Europa e Ásia, casa dos veículos com os quais iria concorrer.
Nós podemos ver o alcance que o Maverick atingiu por meio
dos jornais e revistas e isso talvez explique o porquê atualmente já
encontramos Maverick em 5 dos 6 continentes e em 36 países.
O Maverick é um produto mundial e se quem contar sua história não levar isso
em consideração, vai deixar muito a desejar.
Youtube
Neste último ano aumentei a quantidade de conteúdo para o
Youtube. Fiz uns testes, aprendi algumas coisas e talvez esse seja o futuro das
minhas publicações. Agora que o Blog está com a base praticamente completa,
posso utiliza-lo como fonte para vídeos mais resumidos. Mas não quero apenas
repetir em vídeo o que está escrito. Pretendo fazer análises e trazer coisas
novas também.
Tudo vai depender de como acontecer no dia 20 de junho
desse ano.
Muito obrigado!!!
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