quinta-feira, 29 de abril de 2021

8 anos de Maverick na História

Aqui estamos!!!!
Estou muito feliz com a conclusão de mais um ano de muitas pesquisas neste Blog!




Sempre faço a seleção das principais pesquisas do ano, mas dessa vez não conseguir deixar nenhuma de fora. Embora não tenha sido tantas, foram sobre assuntos novos e importantes. Vamos relembrar um pouco sobre cada uma:





Não é com certeza absoluta, mas muito provavelmente esse é sim o carro número 1.000.000 produzido pela Ford no Brasil. Foi muito interessante como essa pesquisa aconteceu, pois eu já sabia da história e já conhecia o carro, mas nunca tinha visto a plaqueta dele para juntar uma coisa à outra rsrsr. Deu tudo muito certo!



O Maverick pertencia ao eterno Biu Diaz Ferreira e pouco tempo depois tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente e ainda dirigir o Maverickão pisando fundo. O Biu mostrou ser o que eu esperava, um cara doido, bem humorado, correto, livre, inteligente, talentoso e amigo. Foi um dia inesquecível.






A notícia triste é que nessa época ele já lutava contra um câncer e no início desse ano veio a falecer entristecendo todos nós... Sem dúvida será lembrado para sempre por muitos maverickeiros, corceleiros, galaxeiros e mais uma pancada de gente. Obrigado por tudo Biu!!!





Esse era um assunto incompreendido e pouco conhecido. Em especial, dois amigos, Herberto Hahmann e o Harerton Dourado, sempre conversaram comigo sobre isso e tentamos de toda forma descobrir o que tinha acontecido na Venezuela que envolvesse o Maverick.  




Mas as pesquisas nem sempre são possíveis no momento que queremos. Somente nesse último ano consegui encontrar um material oficial da Ford sobre a Venezuela e os carros produzidos lá. 
Sinto muito orgulho dessa "descoberta" pois até então não havia um consenso sobre o assunto. Foi um passo muito importante para a história do Maverick.








Puxa vida.... Essa pesquisa é especial de tantas formas.... Ela mostra o meu método de pesquisa e como cada detalhe é importante. As vezes apenas vemos as fotos das revistas e não damos tanta atenção ao texto, deixando assim muita coisa valiosa para trás.



O Mestre Alexandre Mesquita foi fundamental para chegar a essa pesquisa, que além de mostrar que tratava-se de um mesmo carro, ainda encontrou mais uma revista sobre o Maverick Quadrijet.
Foi um quebra cabeças! O tipo de pesquisa que eu mais gosto e que há muito tempo não fazia.





Eu estava procurando cobre e acabei encontrando ouro. Dizem que o responsável pelo desenho do Maverick foi o Tom Tjaarda. Sim, apenas dizem, mas não mostram nada que comprove isso.


Aqui conhecemos o Virgil Max Exner, o homem que participou de fato da equipe de desenvolvimento do Maverick e teve o seu desenho escolhido como base para início do carro. 
Aliás, preciso atualizar essa pesquisa com mais umas fotos...

Mais pessoas precisam ler sobre isso para que parem de serem mal informadas





Ah, o Fábio Crespi é uma pessoa incrível! 
Eu demorei muito tempo para convidá-lo à essa entrevista, mas ficou ótima.



A gente sempre viu a história do ponto de vista do carro, então é muito bom ver e conhecer o lado do piloto.
Muito obrigado Campeão!!!






Estamos há 8 anos no ar pesquisando e resgatando a história do Maverick. Pessoas que viveram e viram tudo acontecer ainda distorcem tudo e contam a partir de seu ponto de vista coisas que não são fatos. 

Não estou aqui pra defender o Maverick, a questão é mostrar a verdade sobre cada etapa da história dele.

Nessa ocasião tive a honra de estar com o Mestre Sr. Baptista mais uma vez, só que agora em vídeo para explicar e esclarecer as algumas informações incorretas que vem sendo espalhadas pela internet.



A nossa diferença, é que temos fontes confiáveis enquanto os outros têm apenas opiniões formadas a partir de achismos e estórias. 

Se você quer saber sobre um assunto. procure um especialista nele.
Muito obrigado meu amigo Batistão pelo convite!






Essa aqui também foi muito boa de fazer. É do mesmo tipo daquela do Maverick de testes.
Meu método de pesquisa ficou bem evidente aqui. Antes de sair apontando e chutando o que uma foto pode significar, temos que conhecer o seu contexto e posição na linha do tempo.



Apenas uma foto desencadeou a busca de uma série de outros materiais muito interessantes.






Essa aqui me deixou com o sorriso no rosto o mês inteiro! rsrsrs É nesses momentos que tenho orgulho de mim mesmo rsrsr

Após encontrar um material semelhante sobre o lançamento no Brasil, eu passei a procurar lá nos EUA.
Demorou muito, mas quem acredita sempre alcança (pelo menos dessa vez rsrs)


Esse material é incrível e explica muitos pontos importantes. Espero explorá-lo ainda mais.






Outro dia especial na minha vida. Pela primeira vez eu vi o meu Maverick de competição favorito em ação. Cara, que carro fantástico!



O Batistinha pilotou e faturou mais um recorde.



Esse foi o ano que mais encontrei com o Sr. Baptista rsrsrsr, mas também conheci pessoalmente outras duas pessoas maravilhosas que integram essa equipe de sucesso: a Carol e o Marreta. 
Obrigado por tudo pessoal!





Talvez essa pesquisa não tenha ficado como eu gostaria.... mas tenho um projeto maior para ela. Só falta tempo para colocar em prática



Considero importante conhecer o motivo de tudo e, no caso, sobre algumas modificações e melhorias no Maverick. São os detalhes....






Cara...
Aqui vemos um pouco sobre o projeto da Ford por meio da Kar-Kraft para desenvolver um Maverick capaz de receber o monstruoso V8 429 BOSS!!!



Sem palavras... o Maverick participou de TUDO!


Essa pesquisa trata de um assunto de muito interesse e por ter acontecido nos EUA, eu acabo publicando de uma forma que eu e quem fala português entenda. O Blog é do Brasil. 
Alguns americanos reclamaram dessa pesquisa por não estar em inglês e assim, não conseguirem ler....
Pois é.... aí vemos como existe gente com má vontade nesse mundo. Eu vi tudo isso em inglês e dei o meu jeito, mas o que é simples pra mim, parece ser um absurdo para outros.... Não vou mudar o padrão de pesquisas, o desafio de aprender outro idioma faz parte do caminho e vale pra todo mundo.




Essa pesquisa é como uma prestação de contas e uma apresentação do nosso acervo utilizado para determinar a tradução dos códigos das plaquetas do Maverick.



Eu agradeço de coração à todos que participam do Cadastro Nacional do Maverick, seja enviando os dados para cadastro, enviando documentos, coletando plaquetas... Todos vocês fazem parte disso. É um trabalho enorme, mas totalmente necessário para trazer exatidão às informações encontradas.





Eu tenho uma ligação muito forte com este Maverick. Foi o primeiro modelo americano que vi pessoalmente. Atualmente ele pertence a outro amigo e está todo customizado.



O Carlos Albuquerque da Fábrica de Sonhos é detalhista, perfeccionista, conhece Maverick e tem uma paixão enorme por eles. Ingredientes essenciais para um trabalho sem igual de restauração.

Pretendo ir em breve vê-lo pessoalmente.






Quando ficam falando alguma coisa que você sabe que não é verdade, qual atitude você toma? Fica calado ou conta o outro lado da história?

O trabalho nesse blog tem se tornado acabar com a desinformação espalhada por aí. Dizem o que querem sem mostrar prova alguma, mas aqui o trabalho é completo.




Não houve a utilização de outro bloco de motor em um Maverick de competição no Brasil nos anos 70.


Nesse ano muito tempo foi utilizado para mostrar que o Maverick foi escolhido sim na Clinica, para mostrar que o responsável pelo desenho do Maverick não foi o Tom Tjaarda e recentemente sobre o motor do Divisão 3.
Bom, um dos meus papéis é mostrar a realidade, se vão aceitar, acreditar ou levar a sério, não depende de mim.





É isso aí!
Fiquei muito feliz relembrando esse ano. Realmente não tem como escolher uma pesquisa mais importante que a outra...

Posso adiantar que está em andamento uma outra pesquisa que vai quebrar a internet rsrsr Há outras também, mas tudo exige tempo e infelizmente é o que está me faltando.
Não foi um ano fácil, todos estamos sofrendo com a pandemia. Sinto muita saudade dos encontros de carros antigos porque era principalmente nessas ocasiões que eu via os meus amigos. Precisamos nos cuidar para que quando tudo isso acabar possamos estar juntos novamente.


Agradeço sinceramente à todos que fazem parte deste Blog, seja lá qual tenha sido a contribuição. Muito obrigado pessoal! Que nesse ano possamos encontrar mais tesouros sobre o Maverick! 

Ford abraço!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook