domingo, 22 de dezembro de 2024

Comerciais inéditos do Maverick!

O Maverick nunca deixa de me surpreender! Mesmo pesquisando há mais de 11 anos, sempre aparece algo "novo" que completa o que já investigamos. Chegamos a um nível que, por mais espetacular que seja o achado, nós já temos outras partes do assunto para poder entender e apresentar o contexto geral.

Já falamos aqui sobre os bastidores dos comerciais do Maverick, mostramos também o Catálogo de propagandas utilizado pelas concessionárias e o material original da J. Walter Thompson sobre a publicidade do Maverick. De fato, mergulhei nesse assunto e fui juntando as partes de incrível quebra cabeças.

Recentemente, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Cássio Pagliarini e ele me surpreendeu com uma fita de vídeo original com os comerciais do Maverick. Foi inexplicável ter aquela fita em mãos, ainda mais porque ele me deu de presente! Eu fiquei sem ter o que falar.... Comecei a imaginar se ali teria algo inédito, mas isso daria um trabalho enorme.



sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Viagem de Maverick pela Argentina e Chile

O Veteran Car Club do Brasil no Paraná organizou mais uma longa viagem e dessa vez o destino era o deserto do Atacama, no Chile.

A previsão era cumprir os 5.569 quilômetros em 17 dias e então no dia 2 de novembro de 2024, 22 carros partiram rumo à aventura com percursos de até 651 quilômetros por dia.

Dos 22 veículos, 3 eram Maverick e são neles que vamos focar aqui.

 



terça-feira, 25 de junho de 2024

Obrigado por tudo seu Baptista!

Nos conhecemos em 2013, mas foi em 2018 que passei a ter mais contato com o seu Baptista. Ele sempre me tratou bem com uma atenção enorme. Eu moro um tanto quanto longe e não nos vimos tanto assim nesse período, mas foi o suficiente para meus parentes acharem “ruim” de eu não ir visitá-los, mas “sempre” estar com tempo para ir ver o seu Baptista e ir em encontros por causa do Maverick.

É claro, conheci ele por causa do Maverick, mas logo fiquei impressionado com a sabedoria, a perspicácia e a serenidade que ele tinha. O seu Baptista era um profundo conhecedor dos carros e de como lidar com a vida também. Quando eu ia na oficina encontrá-lo, acabava perguntando e falando mais sobre a vida e aprendendo das suas experiências do que falando de Maverick. Eu via, e continuo vendo ele como um exemplo, então nessas horas, o Maverick realmente não tinha prioridade nenhuma.


terça-feira, 4 de junho de 2024

Encontro em Águas de Lindóia 2024

Este ano, o encontro em Águas de Lindóia aconteceu entre os dias 30 de maio e 2 de junho.
A expectativa é sempre grande e eu acabo escolhendo as minhas férias na mesma data para o meu trabalho não atrapalhar o meu entretenimento kkkkk

Dessa vez, infelizmente uma grande tradição foi quebrada, a Fábrica de Sonhos Garagem não esteve presente e a rua conhecida por sempre ter Maverick ficou um tanto quanto irreconhecível.

Cheguei no dia 29 à tarde e até o domingo dia 2, vi muita coisa interessante. 
Vamos às fotos:





quarta-feira, 22 de maio de 2024

Ford Maverick BOSS 302 Kar-Kraft

Em 2021 publicamos aqui sobre o Maverick Boss 429 feito de forma experimental pela Kar-Kraft. Na ocasião já tínhamos conhecimento que o mesmo livro que contava essa história, também falava do Maverick Boss 302.
De lá pra cá, eu tenho procurado esse livro para saber o que ele fala exatamente sobre o Boss 302. Até cheguei bem perto, mas não tinha certeza se era tudo o que estava no livro apenas parte do assunto.
Em março deste ano recebi a iluminação vinda do Felipe Viana, um jovem de idade, mas muito maduro e racional na forma de pensar e agir. O Felipe tinha o livro e compartilhou comigo, fazendo a minha felicidade ir de 0 a 100 em 3,7 segundos kkkkk

É assim que as pesquisas acontecem. Nem sempre tudo está disponível no mesmo lugar e data, então vamos juntando um pouco aqui, depois de um tempo aparece mais alguma coisa alí... e no final tudo se encaixa. Essa pesquisa aqui nós devemos ao Felipe. Muito obrigado meu amigo.

 


 

Bom, sabemos que o motor BOSS 302 é famoso, mas o que realmente tinha de interessante nele?

Em 1968 a Ford havia preparado o motor 302 Tunnel Port para as corridas da Trans-Am, mas o resultado não foi como esperado e para resolver isso, em 1969 chegou o Chefão para por ordem na casa. Assim nasceu o Mustang Boss 302 com intenção de entrar nas corridas e derrotar o Camaro e foi isso que aconteceu em 1970.
O Boss 302 era feito sob o regulamento da Trans-Am, com um bloco melhorado, cabeçotes diferentes e alimentação muito maior.

 


 E o Maverick?

Vamos ver o que o livro é o Kar-Kraft: Race Cars, Prototypes and Muscle Cars of Ford's Special Vehicle Activity Program nos conta:

 

terça-feira, 14 de maio de 2024

Visita ao escritório da Ford do Brasil!

Realizei o sonho de conhecer as instalações da Ford e estou muito feliz por isso. Muita coisa tem passado na minha cabeça desde que o convite chegou para mim. Sempre conto as minhas aventuras do início para o fim, mas dessa vez inverterei a ordem para ir logo para a parte mais importante.

 


Ficou combinado para o dia 9 de maio na parte da manhã. Eu me preparei e fui com o Maverick para São Paulo. Quem fez o convite foi o Dennis Rossini, responsável pelo marketing da Ford. Eu estava tão ansioso por esse momento que entendi que deveria chegar às 10h, mas na verdade, era até as 10h que o Dennis estaria disponível.
Depois de superar uns perrengues que contarei depois, cheguei por volta das 9h30 ao escritório da Ford, que fica na Vila Olímpia.
Fui muito bem atendido na recepção e logo o Dennis chegou e finalmente pude dar um abraço nele. Olha, vocês precisam assistir essa entrevista dele.  Fiquei impressionado com a clareza, a calma, com o jeito de falar, no bom humor e história de vida que o Dennis tem. Foi ótimo poder conhecê-lo pessoalmente.
O Dennis Rossini me apresentou a Mari, Mariana di Sessa, responsável pela picape Maverick e pela F-150.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

11 anos do Maverick na História

29 de abril é aniversário do Maverick na História! Estamos completando 11 anos. O tempo voa...
O último ano foi muito bom para a história do Maverick, fizemos algumas pesquisas exclusivas, tivemos o aniversário de 50 anos no Brasil e outras coisinhas mais.
Por mais que eu fique vendo e falando de história o tempo todo, minha memória é péssima, então vamos relembrar juntos os principais assuntos do blog no ano passado.


segunda-feira, 15 de abril de 2024

Por dentro das Fábricas do Maverick

Para falar do Maverick é necessário expandir a mente e entender que se trata de um automóvel que foi produzido em 5 países e vendido oficialmente no continente americano e no europeu.
Quanto mais nos envolvemos neste assunto, mais descobrimos, fazendo com o que o conhecimento que tínhamos anteriormente seja superado, ficando mais completo e esclarecedor.
Bom, já vimos aqui no blog sobre os países e fábricas que produziram o Maverick, falamos detalhes de como o primeiro Maverick de todos nasceu, mas agora vamos entrar nas fábricas e conhecer como a linha de produção do Maverick funcionava.

Essa pesquisa está cheia de informações importantes e imagens incríveis!



Estamos em 1969:

domingo, 24 de março de 2024

O Maverick #16 no Track Day

O Maverick de corrida mais antigo em atividade do Brasil acordou! Após um tempo parado para uma série de atualizações e melhorias, o Maverick #16 da Automotor e do Batistinha marcaram presença no Track Day dia 23 de março. 

Eu já tinha visto esse carro de perto, já tinha ouvido o motor, já tinha visto ele desmontado, mas nunca tive a oportunidade de vê-lo acelerando na pista.
Quando fiquei sabendo que ele iria participar, tratei logo de comprar meu ingresso, mesmo sem saber se conseguiria um lugar interessante na pista para filmar alguma coisa.
A previsão do tempo era de tempo nublado, mas logo cedo saindo da minha cidade, comecei a tomar chuva. Eu fui de moto. Cheguei no autódromo com muito vento e frio, mas sem chuva.




domingo, 17 de março de 2024

Quem comprou o primeiro Maverick?

O Primeiro Maverick?

Sim! Como vimos anteriormente no blog, a produção do Maverick teve início no dia 17 de março de 1969 na fábrica de St. Thomas no Canadá. Foi assim que o primeiro Maverick chegou ao mundo.
Também vimos na apresentação do carro, o jornal St. Thomas Times-Journal sendo indicado como o dono daquele Maverick, mas nós queremos saber se o dono era o jornal ou se uma pessoa física.

A resposta veio 1 ano depois...

 



 

segunda-feira, 4 de março de 2024

1968 - Projeto Delta: O Novo Ford Maverick

Embora eu ainda tenha que atualizar várias pesquisas, já mostrei aqui sobre os anos de 1969 à 1979, que foi o período de produção do Maverick no mundo. De cada história principal saem várias outras histórias paralelas que aumentam o alcance do Maverick no contexto geral e isso desperta fortemente a nossa curiosidade para saber cada vez mais detalhes de tudo o que aconteceu.



Nós falamos aqui que a ideia inicial do Maverick aconteceu em 1966, mas hoje nós vamos para 1968 ver como foi o desenrolar desse projeto e sua repercussão no Brasil.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Maverick e o Dia da Terra

Há 54 anos, estudantes cheios de boa vontade e donos de uma consciência ambiental gigantesca, destruíram um Maverick totalmente novo para salvar a Terra.

É isso mesmo, mas como assim?

Não vou conseguir falar desse assunto sem usar ironia, acho que é impossível...
Em 1969 aconteceu um enorme vazamento de uma plataforma de petróleo no mar em Santa Barbara, Califórnia e infelizmente gerou uma devastação na fauna e na flora.
Aquilo chocou as pessoas e o senador, Gaylord Nelson, tomou a frente para que esse tipo de coisa não mais acontecesse.
Se hoje em dia o meio ambiente não é totalmente respeitado, imagine nos anos 70. Eu não acho que as pessoas faziam de propósito, mas havia falta de entendimento da necessidade de não estragar o planeta.
Gaylord fez discursos e movimentou muitas pessoas para a causa do Meio Ambiente. Ele instituiu o Dia da Terra, que aconteceria em 22 de abril de 1970.
Enquanto isso, os estudantes do San Jose State College, que em 1972 tornou-se a San Jose State University e é assim até hoje, resolveram fazer a Survival Faire entre os dias 16 e 20 de fevereiro de 1970. Tudo isso aconteceu na Califórnia...


A Survival Faire contaria com discursos, apresentação de filmes, mas o clímax seria enterrar um carro novo, nunca dirigido antes. Eles tinham a pira de que se eles não matassem o carro, o carro os matariam.

E é aqui que o Maverick foi incluído na história.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O que não te contaram sobre Ford Taunus no Brasil

Peguei meu remo mais uma vez, montei no barco em direção a cabeceira do rio. Não é nada popular ir contra o conhecimento comum das pessoas, mas o papel principal deste blog é falar sobre fatos históricos, se vão gostar, não é prioridade.

O Ford Taunus é pouquíssimo conhecido no Brasil, alguns o confundem com o Ford Taurus, mas a maioria mesmo nunca ouviu falar. Onde é que ele é mais citado? Justamente no meio da história do Maverick. De forma geral, a única coisa que as pessoas “sabem” sobre o Taunus, é que ele participou com o Maverick e outros carros de uma pesquisa da Ford no Brasil. Aí os que “entendem” ainda mais, completam dizendo que na realidade, o Taunus era para ter sido fabricado no Brasil no lugar do Maverick.

Sinceramente, esse assunto me deixa muito cansado... o foco aqui será mostrar de onde e quando surgiu o interesse da Ford brasileira pelo Taunus e até onde isso chegou.

O Taunus é basicamente um carro de 1939 que foi evoluindo e se modificando até 1969, quando foi anunciado seu último modelo, o P7. Sim, pois em 1970 a Ford da Alemanha, que fabricada o Taunus, se uniu à Ford Inglesa para formarem a Ford Europa. Foi uma decisão da Matriz visando racionalizar a produção e ser mais competitiva.

Em setembro de 1970, a Ford Europa lançou dois carros, a fábrica da Alemanha o TC e a fábrica Inglesa o Cortina MK3. Ambos tinham a mesma base, mas se diferenciavam pelo acabamento e estilo.

Não se esqueça do P7, ele ficou em produção simultânea com o TC até 1971.

A partir de então, o TC (Taunus/Cortina) levou o nome Taunus em frente. Só para deixar mais claro, existia, portanto, o TC, alemão e o Cortina, inglês. A produção desses carros era de forma semelhante, mas mantiveram suas identidades, mesmo tendo o mesmo monobloco. Resumindo, a Ford Europa tinha 1 base só e a partir dela fazia dois carros diferentes.

Ótimo, até aqui é o suficiente, pois a clínica feita no Brasil onde esses carros foram comparados aconteceu a partir de julho de 1971 e foi aí que a história do Taunus e a do Maverick se cruzaram.



O conhecimento comum sobre o encontro desses dois carros diz que: “a Ford precisava lançar um carro médio no Brasil e para isso fez uma pesquisa onde comparam o Maverick, o Taunus e outros carros. O carro escolhido pelos convidados seria o novo Ford brasileiro. O Taunus venceu, mas a Ford percebeu que não seria possível fabricar este carro no Brasil, então escolheu o Maverick porque este era mais fácil de fazer por aqui. Dizem também que um Maverick era utilizado dentro da Fábrica, indicando que a Ford já tinha decidido pelo Maverick independentemente do resultado da pesquisa, ou seja, já estava tudo armado para o Maverick vir para o Brasil. “

Quem acompanha as nossas pesquisas sabe exatamente onde está cada erro dessa conversa fiada aí.

Nessa pesquisa, vamos chegar ao mais próximo possível da relação da Ford do Brasil com o Taunus e deixar claro se era possível fabricá-lo no Brasil, se a Ford tinha preferência pelo Maverick, vamos falar também da pesquisa/clínica... Nós vamos abranger esse assunto da forma que sempre fazemos, com fontes confiáveis, dentro do contexto e com o máximo de detalhes.

Vamos lá então.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A História Oficial do Maverick

Este blog se dedica há mais de 10 anos para resgatar e divulgar a história do Maverick. As pesquisas estão separadas por assunto e data, não atrapalhando a linha do tempo e assim, tornando o entendimento bastante simples.

Eu mesmo percebi há um tempo que por mais que cada assunto esteja separado e identificado corretamente, não serve para quem quer apenas uma visão geral sobre determinada parte da história, por exemplo o lançamento do Maverick. A pessoa teria que ler muita coisa, preparar por conta própria um resumo e aí sim teria a informação ao seu gosto.

Preciso confessar que eu gosto disso, eu quero que as pessoas cheguem sozinhas à uma conclusão, que elas leiam, se questionem, comparem e só aceitem aquilo após estarem totalmente convencidas. É... a intenção é nobre, mas infelizmente, a cada dia que passa, menos se importam com o que é verdade, as pessoas querem praticidade a qualquer custo e sobre qualquer coisa. É como se dissessem: “Dane-se a história, eu só preciso de um texto para colocar aqui nessa imagem…”

O que piora a situação é que os resumos e textos sobre o Maverick que dominam a internet, foram escritos há muito, muito tempo, em uma época onde o conhecimento que se tinha pelo Maverick era menor. Muita informação faltava e foi substituída por informações falsas que até hoje são encaradas como verdadeiras.

Eu remo contra a maré. Enquanto seguem um padrão sem nem fazer ideia de onde surgiu, eu me esforço a divulgar cada vez mais fatos que mostram o que e como as coisas aconteceram.

 




Bom, geralmente é falando do início do Maverick nos EUA e no Brasil que os maiores absurdos aparecem. Já que o pessoal quer resumo pra não ter trabalho de ler e aprender por si próprio, vou publicar 2 resumos da época mesmo falando primeiramente sobre o Maverick nos EUA e depois sobre o Maverick no Brasil.

No Facebook